Domínios Expirados – Realmente compensa?

0

Já vou começar avisando e deixando bem claro “eu” não sou o dono da verdade e cada um tem a sua opinião e testes. Vou compartilhar o que penso e sobre os meus testes com domínios expirados.

Já vou deixar uma dica extra: comprar domínio expirado nem sempre faz o milagre que deseja. Outro fator também existem alguns problemas com domínios expirados.

Em vários blogs de SEO ou de otimização de sites, existem discussões a respeito da compra de domínios expirados. A maioria deles considera a compra desses domínios como sendo uma técnica Black Hat.

Primeiramente é preciso explicar o que é Black hat: trata-se de técnicas que são ilegais perante ao Google e para alguns não são éticas.

Leia também: Aprenda como encontrar domínios expirados com autoridade

Ética é uma questão muito discutível. Para a maioria das pessoas, matar alguém não é ético, além de ser um crime. Para um soldado essa questão é bem diferente. A verdade é que cada grupo de pessoas possui um conjunto de normas de comportamento, que se costuma chamar de ética ou costumes.

Ainda sobre essa questão ética, o Google é muito claro ao dizer que não é para se comprar links a fim de melhorar o posicionamento de um site, mas ao mesmo tempo vende links patrocinados e coloca os que pagam no topo das buscas. Acho que a tradução disso é mais ou menos assim: não pague para os outros, pague pra mim. E pague muito, pois são bilhões de dólares de faturamento por ano.

Leitura: https://developers.google.com/search/docs/advanced/guidelines/paid-links

Se o Google tirasse aqueles links patrocinados no topo da página, o faturamento de bilhões passaria para as mãos do pessoal de SEO. Certamente eles foram bem inteligentes quando resolveram vender aquelas posições através dos links patrocinados.

Independentemente do que pensamos em relação a isso, há como fazer o processo sem infringir nenhuma norma do Google, pois não se pagou pelos links. Há uma diferença semântica entre comprar um link e comprar um domínio expirado que já possui links. Boa desculpa não é?

Outras informações: Como encontrar domínios expirados de autoridade

Quando se compra um domínio expirado os links que apontam para aquele domínio continuam. Claro que se a pessoa perceber que o domínio no qual apontou está fora do ar vai remover.

Comprou o domínio e fez um redirecionamento 301, passando a apontar para o domínio que quisermos (tome cuidado com isso depois do Google Pinguim, pois passou-se a ser considerado como spam). 

Ora, mas isso é o mesmo que comprar links, diria o mais pudico dos otimizadores.

O problema é que não foi comprado nenhum link, eles vêm compulsoriamente quando se compra um domínio expirado. Uma nova e boa desculpa não é?

Agora essa é a minha opinião para quem tem um blog novo e deseja redirecionar um expirado. Cada site deve receber no máximo 5 redirecionamentos, seja 301 ou 302. Mais do que isso expõe o site ao risco de estar praticando spam com a finalidade de dar uma autoridade artificial ao domínio, então não abuse da prática. Faça com calma.

Como citei no começo existem riscos e um deles é se o Google achar que isso não é lá muito ético, da noite pro dia um site aparecer com autoridade sem ter nenhum link apontando para ele. Por isso, tenha cuidado e não abuse. Sempre esquente antes o seu site com artigos e tráfego orgânico principalmente.

Como encontrar um bom domínio expirado?

A primeira coisa é pesquisar em ferramentas on-line que fornecem a listagem de domínios que estão expirando ou já estão expirados. Há muitas, basta usar o próprio Google para achar.

Indicação de leitura: Como Comprar Domínios Baratos com Honey

Muitos sites também fazem leilão de domínios, que também valem a pena comprar, pois são domínios já com um certo tempo de existência e que reduzem drasticamente o trabalho de linkbuilding.

Após encontrar um domínio, é preciso analisar vários fatores antes de registrar. Algumas que eu uso são Majestic, Ahrefs, Semrush e WayBackMachine para ver o histórico do site.

Na época quando achei esse domínio expirado pensei em criar um blog sobre marketing em inglês, porém não achei um redator. Depois mudei de ideia e pensei em comprar para redirecionar para o Blog Marketing Online, mas vou citar abaixo os motivos para não ter feito a compra. Esse domínio está expirado até o momento que escrevo esse artigo para a nossa análise. O domínio é o smartmarketing.org.

Esse domínio, a priori, possui o termo marketing incorporado no próprio domínio, o que, em tese, é bom, pois supõe-se que os links que apontam para ele também são de marketing. Ter palavras-chave específicas no próprio domínio é importante para localizar os domínios interessantes.

Atenção esse print é bem antigo, tenho guardado algum tempo e vou usar nesse exemplo. Quem for olhar novamente vai perceber hoje informações diferentes.

É um domínio que possui a seguinte configuração:

dominio expirado google
Expired domain

Perceba que os links que apontam para o domínio somam muitos backlinks e o mais importante: são de quase 200 IPs diferentes, inclusive com domínios .edu. Mas usando a ferramenta do Majestic, percebe-se que os textos âncora que apontam para esse domínio são muito diferentes do que se esperava.

google dominio
Google expired domain

Um outro fator que deve ser analisado é a questão de para onde os links externos estão apontando para aquele domínio expirado que estamos querendo comprar. Perceba que os links se distribuem nas páginas internas do antigo domínio, eles não surtem a mesma força que links apontados para a página inicial, a home, pois quando fazemos o redirecionamento 301 colocamos apenas uma única página no domínio. 

Se tiver links com apontamento para páginas internas, o trabalho aumenta e, devemos ter páginas no nosso site que sejam próximas ou equivalentes àquelas palavras-chave que estão no texto âncora. Perceba que esse domínio, além de ter textos que nada têm a ver com marketing, ainda tem uma distribuição muito segmentada em links internos.

expired domain google
Domínio expirado

Logo, esse domínio é imprestável para compra. Usamos esse exemplo apenas para mostrar o que não deve ser comprado. Basicamente um domínio expirado serve para isso mesmo: acelerar o processo de links de um site.

Em certos casos a aquisição de um domínio expirado pode consumir um tempo razoável para análise, pois são vários fatores que devem ser vistos. Quando se analisa diversos domínios, esse tempo pode chegar a um dia inteiro de trabalho apenas para decidir pela compra de um único domínio. E todos os dias há domínios expirando e  a todo momento se tem a oportunidade de comprar algum ótimo domínio que alguém resolveu parar.

Quantos links externos podem ter um domínio expirado?

O Google monitora a quantidade de links que apontam para um site através do seu algoritmo. Esse monitoramento se dá através de um gráfico de ganho de links.

É preciso ter um certo cuidado nisso, não se pode comprar um domínio expirado com dezenas de milhares de links e apontar para um site, pois isso vai acender uma lâmpada de advertência para o Google. O ideal é que se compre domínios com poucos links para começar e dar naturalidade. Compre domínios cuja soma seja de no máximo uns 2000 backlinks por mês para não correr riscos. Lembrando essa é a minha opinião e não é a verdade absoluta.

A quantidade de IPs também influi. Se vai comprar um domínio expirado, procure comprar um que não ultrapasse os 200 IPs. Vá crescendo aos poucos, não tenha pressa. O tempo que você gastaria apontando links em Blogs, às vezes sem nenhuma relevância, pois normalmente os links relevantes são os que estão na Home do outro site.

Procure um domínio que também tenha sites do tipo .edu ou .gov apontando para ele. Esse tipo de site fornece autoridade/confiança.

Use os seguintes parâmetros para decidir pela aquisição de um domínio expirado:

Verifique se o domínio está listado em blacklist: http://rbls.org/.

Veja os arquivos referentes ao domínio no http://archive.org/.

Confira a idade do domínio, quanto mais velho, melhor no http://whois.domaintools.com/

Confira a autoridade do domínio no SEOMOZ http://www.opensiteexplorer.org/

Confira os IPs, backlinks e textos âncora no https://www.majestic.com/

E veja que mesmo analisando tudo que pode, ainda assim vai depender da sorte para adquirir um domínio que não tenha sido penalizado pelo Google antes de expirar.

Outras dicas: Como recuperar um domínio expirado e ganhar dinheiro

Domínios expirados são uma verdadeira mina de ouro para se aplicar link building e não só isso, em alguns casos pode-se até mesmo utilizar o próprio domínio expirado, fazendo um site novo dentro desse domínio. Logo, um domínio expirado também serve para esse propósito.

Um domínio expirado custa, em média, uns R$ 40,00 reais por ano, sendo que internacional os valores são diferentes. Além de ser barato, é melhor do que pagar para ter um link apontando para o seu site. Se bem que, comprando ou não um link, não sei como o Google vai determinar como foi o processo de aquisição daquele link. Minha opinião: ele teria que saber o que e como foi negociado para um link aparecer numa página.

O processo de aquisição de popularidade através da compra de um domínio expirado não é proibido, mas é discutível do ponto de vista ético. Em resumo é uma técnica blackhat meio enrustido com a diferença de que não é possível detectar como 100% blackhat. Talvez por esse motivo o Google não consiga, ainda, classificar 100% desse modo, mas com a inteligência artificial tudo pode mudar num piscar de olhos. 

O uso é por sua conta e risco. Se quiser fazer o teste, use em algum domínio somente para esse fim e não no seu site principal.

Atenção: vou deixar um relato de uma conversa com um colega. Ele tem um site de um segmento e comprou vários domínios expirados de outros segmentos e âncoras totalmente diferentes do site dele e fez o redirect. Isso acabou causando confusão no Google eu já  falei para ele tirar para que não fosse considerado algum tipo de tentativa de manipulação, mas infelizmente ainda não me ouviu. Ele diz que isso não adianta, mas na verdade não adianta da forma que ele faz.

No passado podia afirmar que o algoritmo do Google não era tão inteligente o suficiente para saber quando não se está tentando manipular algo e em outras ocasiões, quando se tem manipulação, ele não era 100% capaz de detectar. Como já disse antes, tudo está evoluindo principalmente com uso da inteligência artificial.

Ensinamos aqui como pesquisar para obter links através da aquisição de domínios expirados, sendo que o processo de escolha não é tão simples quanto se deduz, contendo vários elementos importantes que podem fazer com que um site obtenha um ranqueamento melhor na busca orgânica.

5/5 - (6 votes)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informações