Google adia a morte dos cookies de terceiros para 2025

Google adia a morte dos cookies

O Google adia a morte dos cookies de terceiros no Chrome para 2025, impactando a publicidade digital, mídias digitais e marcas. A API de Tópicos substitui os cookies, mas gera polêmica e incertezas.

Uma maratona de mudanças para a publicidade digital.

Resumo:

  • O Google adiou a eliminação dos cookies de terceiros no Chrome para 2025, após testes e críticas.
  • A API de Tópicos, substituta dos cookies, baseia a publicidade em interesses, mas gera dúvidas sobre eficiência e segmentação.
  • Mídias digitais aceleraram estratégias para capturar dados primários (registros e assinaturas).
  • Marcas aumentam investimentos em SEO para complementar campanhas publicitárias.
  • Autoridades do Reino Unido expressam preocupação com o impacto da API de Tópicos nas pequenas empresas de tecnologia.

Desenvolvimento:

O fim dos cookies de terceiros no Chrome, inicialmente previsto para o final de 2024, foi adiado para 2025 pelo Google. Essa mudança impacta a indústria da publicidade digital, exigindo adaptações de mídias digitais, agências e anunciantes.

A API de Tópicos, proposta pelo Google como alternativa aos cookies, baseia a publicidade em tópicos de interesse do usuário, não mais em seu histórico de navegação. Essa mudança gera questionamentos sobre a eficiência e segmentação da publicidade, pois a taxonomia de tópicos da API é considerada genérica e limitada.

Em meio a essa transformação, as mídias digitais aceleraram suas estratégias para capturar dados primários, como registros e assinaturas, buscando maior controle sobre a audiência e receita. As marcas, por outro lado, aumentam seus investimentos em SEO para complementar as campanhas publicitárias, buscando tráfego orgânico e relevância.

Mais informações: Update on the plan for phase-out of third-party cookies on Chrome / How We’re Protecting Your Online Privacy

No entanto, a API de Tópicos enfrenta críticas de autoridades do Reino Unido, que temem que a nova solução concentre ainda mais poder nas mãos do Google e prejudique pequenas empresas de tecnologia. A corrida por soluções eficazes na publicidade digital sem cookies continua, agora com um prazo mais extenso para que todos os players se adaptem à nova realidade.

O futuro da publicidade digital dependerá da capacidade de encontrar soluções eficazes e equilibradas que atendam às necessidades de anunciantes, mídias digitais e, principalmente, dos consumidores.

Google decide manter cookies de terceiros no Chrome

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Google adia a morte dos cookies de terceiros para 2025
Em SEO temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up