Google rescinde contrato com a Appen, mas mantém E-E-A-T como critério de SEO

Constantes mudanças no Google

Em dezembro de 2023, o Google surpreendeu a comunidade online ao incorporar um segundo "E" para Experiência (E-E-A-T). Isso foi implementado para verificar se o autor de um conteúdo possui uma vivência real no assunto abordado, como ter experimentado um produto ou visitado um lugar.

Essa adição reforçou ainda mais a importância da credibilidade no mundo digital.

E dessa forma o Google rescinde o contrato global com a Appen, um de seus maiores fornecedores de avaliadores de qualidade de pesquisa. A empresa australiana fornecia serviços de avaliação de conteúdo sob os parâmetros E-E-A-T, que ainda serão usados pelo Google.

Conteúdo
  1. Google diz adeus à Appen: Fornecedora de avaliadores E-E-A-T perde contrato global
    1. O valor dos avaliadores E-E-A-T
    2. O que isso significa para os SEOs?

Google diz adeus à Appen: Fornecedora de avaliadores E-E-A-T perde contrato global

Estratégia Geo e seu impacto
Estratégia Geo e seu impacto

O contrato entre as duas empresas expira em 19 de março de 2024. A Appen estima que a decisão do Google represente uma perda de US$ 82,8 milhões anuais em receita.

O Google afirmou que o cancelamento do contrato é apenas uma mudança de provedor, uma decisão que havia planejado há um ano. A empresa não revelou quem será o novo fornecedor de avaliadores de qualidade.

Leia também: Testes rigorosos – Como funciona a Pesquisa Google

O E-E-A-T, que significa Experiência, Perícia, Autoridade e Confiabilidade, é um dos critérios que o Google usa para classificar os sites nos resultados de pesquisa. Sites com alto E-E-A-T são considerados mais relevantes e confiáveis.

O valor dos avaliadores E-E-A-T

Os avaliadores de qualidade, compreendendo uma força de trabalho que varia de 10.000 a 17.000 profissionais ao redor do planeta, desempenhavam um papel crucial no processo de garantir que o conteúdo online atendesse aos padrões rigorosos de Experiência, Perícia, Autoridade e Confiabilidade. Cobrando US$ 15 por hora nos Estados Unidos, esses especialistas eram uma peça vital na engrenagem dos algoritmos do Google.

A decisão do Google de rescindir o contrato com a Appen pode gerar dúvidas sobre o futuro do E-E-A-T. No entanto, a empresa afirmou que o critério continuará sendo usado em seus algoritmos de classificação.

Apesar da surpresa gerada pela rescisão do contrato com a Appen, o Google esclareceu que essa mudança de fornecedor não foi impulsiva. A empresa alega ter planejado essa transição há cerca de um ano, como divulgado pelo Search Engine Land.

Aqui estão alguns detalhes adicionais sobre a rescisão do contrato entre o Google e a Appen:

  • A Appen é uma empresa australiana de tecnologia que fornece serviços de crowdsourcing e inteligência artificial. A empresa fornecia serviços de avaliação de qualidade de pesquisa para o Google desde 2013. O Google afirmou que a Appen não atendia mais às suas necessidades de qualidade e eficiência.

O que isso significa para os SEOs?

A rescisão do contrato entre o Google e a Appen não afeta o E-E-A-T, que continuará sendo um critério importante para o SEO.

No entanto, pode ser necessário que os SEOs adaptem suas estratégias para garantir que seus sites tenham alto E-E-A-T.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Google rescinde contrato com a Appen, mas mantém E-E-A-T como critério de SEO
Em SEO temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up