Os links de saída podem ser bons para SEO?

No último artigo falamos sobre linkagem interna com plugins, porém hoje temos um assunto polêmico no mundo SEO. Linkagem externa (links de saída) é bom ou ruim? Você perde juice (força)?

Links externos são hiperlinks que apontam para uma página em um site diferente.

Será que os links externos são bons para SEO?

Links externos são bons para SEO
Links externos são bons para SEO

Esse assunto tem duas linhas de pensamentos e cada um defende aquilo que acredita ou estudou.

Quando se trata de fazer links externos, alguns dos melhores profissionais estão divididos sobre se isso é importante ou não. Então você vai ter que tomar uma decisão com base em sua pesquisa.

Alguns dizem que se você fizer link externo perde juice

Link externo perde juice
Link externo perde juice

Vamos dizer que você tenha feito um artigo sobre beber chá e os benefícios para sua saúde.

Usamos links de afiliados neste artigo, por exemplo para direcionar esse visitante para uma máquina de fazer chá na Amazon.

Porém muitos não concordam que ao fazer um artigo, não sendo indicado criar link externo para algum outro site e dizem que não deve, passar autoridade mesmo sendo complementar ao seu assunto.

Mas porque não deveria esse tipo de link?

Porque não deveria esse tipo de link
Porque não deveria esse tipo de link

Em conversa com alguns dizem: Você deseja ter esses links apenas em seu PageRank e impedir que ele flua pelos links de outros sites? Então não faça links externos.

Você quer que o Google saiba que sua página tem todas as informações, então ela deve ter uma classificação mais alta do que as páginas com menos conteúdo, que o seu ou até mesmo sendo complementar.

Você não quer que os clientes acessem sua concorrência ao clicar em um link externo e desperdiçar seu trabalho correto? Hum será?

Linkar para seus concorrentes e ajudar a subir nas serps nem pensar – correto? Será que é assim mesmo?

Tudo isso são pontos válidos e precisam ser analisados, pois podem fazer sentido.

Bem, cada um com o seu projeto e o seu pensamento.

Mas agora também vamos analisar a opinião de outros profissionais que eu consegui em algumas conversas recomendando fazer.

Alguns dizem que você pode fazer link externo e não perde juice, o Google sabe e gosta disso

Link externo não perde juice
Link externo não perde juice

O exemplo sobre beber chá permanece o mesmo para esse assunto.

Você quer ser um bom cidadão da web – o Google não vai gostar que você faça linkagem externa assim (não esqueça que toda a internet depende da sua interconexão e do que você faz).

O Google gosta que você mostre outras fontes de referências. Ninguém sabe tudo e o site de ninguém é perfeito. Seu conteúdo deve ser melhorado consultando outras fontes e isso significa fornecer links para elas na forma de evidência.

Fazer links para outros webmasters não apenas aumenta a chance de eles criarem links para você, mas também os tornará mais propensos a ajudá-lo de outras maneiras, mas nem todos pensam assim ainda mais quando é um blog novo e pequeno apontando para um site maior e antigo. É outro ponto que precisa analisar.

Apontar para outros sites dizem que constrói credibilidade e autoridade.

Vamos expandir um pouco esse pensamento.

Bem, esse é realmente um assunto com dois lados da história e alguns momentos poderá ficar perdido, mas é necessário ter uma posição.

Muitos SEOs acreditam que links externos ajudam o Google a aprender mais sobre seu site, para que ele possa fazer um trabalho melhor ao marcar páginas com palavras-chave.

Bem lembrando fazer links externos para sites ruins ou sites de conteúdo adulto pode ser um problema, mas também depende muito do assunto.

Você deve sempre lembrar que pessoas reais chegam ao seu site. Os links de saída ajudam você a tornar seu conteúdo mais útil, o que o ajudará a se conectar melhor e apoiá-los. Mas claro não vai apontar para um concorrente se está vendendo algo igual você.

Bem, agora é a opinião do Claudio Gomes do Blog Marketing Online links externos ajudam com SEO, embora não sejam um fator enorme, pois o Google usa mais de 200 fatores.

Outro ponto ninguém sabe ao certo qual a informação correta sobre esse assunto, então é necessário testar.

Outro ponto pode fazer linkagem externa dofollow ou nofollow.

Mas se eu faço link externo posso perder o meu visitante?

link externo posso perder o meu visitante
link externo posso perder o meu visitante

Já pensou qual o motivo para o visitante estar presente no seu site? Você sente que tem a resposta para o problema deles? Eles também. Eles acreditam que se eles simplesmente chegarem na sua frente (site), você será capaz de ajudar.

Deixa avisar uma coisa sobre os visitantes: Eles precisam da solução agora e não se importam com quem a entrega.

Mesmo que o seu site não tenha a resposta para aquele momento, o link externo complementar que você fez poderá ajudar esse visitante, que vai lembrar qual site ele chegou e mostrou a solução.

Essa é a linha da reciprocidade.

Aqui no Blog Marketing Online o que mais tem são links externos dofollow e nofollow. Claro, os dofollow são os links que eu vendo (ganho dinheiro) com alguma propaganda.

Você leitor para que tenha ideia já fiz vários links externos “para um concorrente“ Neil Patel, pois ele tem bons artigos que achei útil e complementar para o qual escrevi, porém ele nunca apontou um link de volta para o meu blog, mas eu vou ficar esperando, por isso? Não. somente achei útil e fiz.

Agora deixo algumas dicas úteis quando faço linkagem externa.

links de saida
Links de saída

Sempre que possível e achar útil faça um link externo (nofollow) para um site de autoridade.

Links para páginas que cobrem bem o tópico e que tenham autoridade sobre o assunto.

Outro ponto que vejo se o artigo tem um bom compartilhamento social.

5/5 - (1 vote)
2 Comentários
  1. Eduardo Diz

    Achei legal que você abordou o tema por uma ótica que ainda não tinha visto. Tenho um site de receitas e estou tentando aprender mais sobre backlinks. Gostei demais e me ajudou muito!

    1. Claudio Gomes Diz

      Agora coloque em prática e faça os testes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informações