Otimização de Sites Para Mecanismos de Pesquisa (SEO Básico)

search engine optimization

Otimização de sites para mecanismos de pesquisa para iniciante ou avançado da forma correta. Entenda agora como fazer.

Conteúdo
  1. Otimização em mecanismos de buscas - SEO básico e avançado
  2. Otimização de sites para mecanismos de pesquisa (SEO)
  3. Otimização de Sites, Método de SEO: Compactação Com GZIP
  4. Utillizando o Cpanel Para Otimização de Sites - Otimização de sites SEO
    1. Otimização para mecanismos busca para otimização de sites?
    2. Check-In otimização de sites
    3. Otimização de sites (SEO)
    4. Usando descrições de imagem

Otimização em mecanismos de buscas - SEO básico e avançado

Para posicionar o site nas primeiras posições do Google é imprescindível que aplique várias técnicas de SEO, e isso não é uma tarefa fácil e rápida. Você sabe o que é otimização de sites e como faz? O próprio google recomenda isso e para analise disponibiliza este serviço em PageSpeed Insights.

Otimização de sites para mecanismos de pesquisa (SEO)

Os motores de busca como o Google, por exemplo, visitam constantemente o site e analisa vários aspectos como a qualidade dos artigos, se os artigos e páginas estão linkadas, a estrutura do site, os links, se tem sites relevantes estão apontando para o seu site e vários outros aspectos para que eles possam premiar com uma boa colocação.

Como dito acima são várias implementações e teste que precisa fazer e nesse post vou abordar alguns fatores nessa somatória de conceitos de SEO que recomendo você colocar em prática.

Isso deve fazer parte da estratégia de crescimento de qualquer empreendimento online otimização de sites para os sites de buscas.

Otimização em mecanismos de buscas

Otimização de Sites, Método de SEO: Compactação Com GZIP

Otimização de sites

Literalmente a intenção de aumentar o ranking do site na pesquisa da web realizada pelo visitante, o SEO básico é um dos aspectos importantes para gerar e direcionar o tráfego para um site específico.

Os princípios

Acompanhamento do ranking do site deve ser uma prioridade para garantir que os esforços atuais colocados na conteúdo e as escolha das palavras chaves para incentivar os cliques relevantes para o site.

Plataformas como Alexa e barra de ferramentas do Google são necessárias entender e acompanhar no processo de SEO básico.

Palavras chaves são como ímã para obter a atração do SEO básico, assim, criando possibilidades de classificação favoráveis.

Inserir as palavras chaves em pontos reconhecíveis, como no título, tag e cabeçalho da página também ajuda no SEO básico e logo chegará na otimização de sites.

O ranking SEO básico também leva em conta os links do site que se consegue criar.

A integração de links internos é uma maneira fácil de aumentar o tráfego para o site individual ou página criando assim um elemento de reconhecimento ou com uso de plugins.

  • Para WordPress

Plugin W3 Total Cache

Plugin WP HTTP Compression

Utilizando .htaccess

Abra o .htaccess e insira este código abaixo:

# compress text, html, javascript, css, xml:

AddOutputFilterByType DEFLATE text/plain

AddOutputFilterByType DEFLATE text/html

AddOutputFilterByType DEFLATE text/xml

AddOutputFilterByType DEFLATE text/css

AddOutputFilterByType DEFLATE application/xml

AddOutputFilterByType DEFLATE application/xhtml+xml

AddOutputFilterByType DEFLATE application/rss+xml

AddOutputFilterByType DEFLATE application/javascript

AddOutputFilterByType DEFLATE application/x-javascript

AddType x-font/otf .otf

AddType x-font/ttf .ttf

AddType x-font/eot .eot

AddType x-font/woff .woff

AddType image/x-icon .ico

AddType image/png .png

Para este processo pelo .htaccess poderá ser feito também com o plugin WP htaccess Control.

É só instalar o plugin e ir na aba do lado esquerdo do painel e procurar  WP htaccess Control inserir os dados acima.

Poderá ser feito através do plugin SEO By Yoast se preferir. Se for fazer através deste plugin vá em Painel ~> SEO By Yoast ~> Editar Arquivos e no campo de Arquivo .htaccess insira o código mencionado acima.

Utillizando o Cpanel Para Otimização de Sites - Otimização de sites SEO

Se o seu plano de hospedagem possui o Cpanel. Abra o Cpanel e abra na aba Software/Serviços ~> Otimizar. Agora marque a opção compactar todo o conteúdo e clique em "Atualizar configurações".

Plugin W3 Total Cache

O W3 Total Cache é um ótimo plugin para otimização de sites e usado por muitos blogs. Com o plugin  W3 Total Cache instalado e ativado agora vá  em Peformance ~> Browser Cache e marque a opção Enable HTTP (gzip) compression.

WP HTTP Compression

Com o plugin WP HTTP Compression já instalado e ativado, deverá verificar se está funcionando corretamente neste site, o endereço é IS MY SITE WORKING.

Depois de colocar o endereço do site ou blog receberá um diagnóstico se o plugin está funcionando corretamente ou não.

Saiba Por Que De Alguns Dados Técnicos: 

A implementação que tem o melhor resultado para o desempenho e otimização de sites é a Compactação GZIP – Enable gzip compression. Com este procedimento o conteúdo da página é comprimido aumentando a velocidade de transferência desde o servidor ao computador do usuário.

O módulo a ser utilizado para configurar o gzip dependerá da versão do Apache. A versão 1.3 utiliza mod_gzip já as 2.x utilizam mod_deflate.

Para verificar que está tudo correto faça um teste neste site www.gidnetwork.com.

Otimização para mecanismos busca para otimização de sites?

Determinar e monitorar suas pesquisas

O crescimento das empresas ou negócios online será sempre o objetivo final então você deve considerar os elementos que são necessários para monitorar o sucesso desse crescimento de maneira eficiente.

SEO-básico

Check-In otimização de sites

A seguir algumas dicas como isso pode ser efetivamente alcançado:

Uma das recomendações seria usar para ajudar a manter o controle sobre a pesquisa do ranking da página com as ferramentas como Alexa e barra de ferramentas do Google.

Tornando-se uma prática periódica verificar os logs de referência para acompanhar os movimentos dos visitantes no site e os termos de buscas que estão sendo popularmente utilizados para encontrar o que deseja.

Estar comprometido com o processo para determinar e monitorar as posições de buscas  é algo que deve ser considerado em um período de tempo.

Isto porque a maioria dos resultados e informações recolhidos que consegue à longo prazo e será útil e eficaz se feito em uma quantidade razoável de tempo.

Ter objetivos claramente definidos também ajuda e facilita o acompanhamento que e os esforços em termos de SEO.

Aconselho o uso do Google Analytics vai ajudar na hora de criar uma imagem mais clara do que está funcionando e o que precisa mudar.

Acompanhamento da página, tráfego e rendimento também é uma métrica que determina como esta a página ou se é capaz de direcionar o tráfego dos motores de buscas.

Como um serviço de hospedagem bom esse também é um dos elemento fundamentais para o SEO básico e sucesso da página para garantir sua visibilidade para os motores de buscas e levar o visitante o mais mais rápido possível para o site.

Usar as palavras chaves certas para as pesquisas nos motores de buscas e melhorar o SEO básico e otimização pois não existe nada pior em um negócio online que é usar as palavras chaves erradas ou enganosas.

Otimização de sites (SEO)

A escolha das palavras chaves determina muito o fluxo de tráfego para o site, criando assim o ranking SEO desejado e esta fazendo a otimização de sites.

Pesquisar as palavras chaves é vital para qualquer campanha de otimização de sites e cada palavra deve ser levada em conta a quantidade de buscas e valor.

Usar palavras chaves que não tem nada a ver com o conteúdo do site é terrível para o visitantes e vai perde o visitante e vai atrapalhar na hora de melhorar a otimização de sites.

Segmentação de palavras chaves erradas colocaria em risco o custo investido no empreendimento, uma vez que seria basicamente dizer que o dinheiro que está sendo usado não produziria o tráfego desejado para o site.

Use links internos

Indico e aconselho o uso de links internos no site indicando outros conteúdos internos no mesmo assunto ou tema usando plugins ou direcionando manualmente essa é uma das técnicas de otimização de sites.

Portanto estudar a possibilidade do uso de links internos para aumentar o interesse em um site definitivamente vale a pena o esforço.

A maioria dos comerciantes do Internet experientes sabem muito bem os benefícios da utilização de links internos que Links para uma página para outra dentro de seu site.

Isso facilita o acesso eficiente e rápido para informações no local sem muitos processos complicados.

Alguns pontos pra considerar e ajudar a entender o uso de links internos:

As ligações internas são consideradas texto âncora que deve ser criado usando palavras chaves.

Essas palavras chaves vão identificar as ligações entre a página inicial e a página do tópico, assim, as palavras chaves escolhidas devem ter um conjuntivo ou valor para o site.

Se as palavras nos links internos correspondem com os da home page, em seguida, a busca do Google vai colocar uma taxa de escalão superior e melhorar o resultado das pesquisas.

Faça URLs de busca amigável

Não criei urls complicadas como www.seusite.com/pop/testei/lol/123.hmtl se você esta usando WordPress abra na opção Configurações, Links Permanentes marque a opção “Nome do Post” – www.seusite.com/post-exemplo/. Quanto mais fácil para o visitante será melhor.

URLs amigáveis ​​pode ser a melhor e mais fácil maneira de melhorar a usabilidade do site em termos busca amigável.

No entanto, também envolve um monte de ajuste fino e exercícios corretivos para garantir os melhores resultados.

As URLs devem conter as informações relevantes e de forma fácil.

Fornecer informações úteis, como parte da URL seria uma vantagem, uma vez que iria garantir a maior exploração do site.

URLs amigáveis ​​também funcionam bem para os motores de buscas.

Além de ser fácil de detectar que deveria também ser fácil de lembrar.

Saiba o que evitar

• Esquecer de incluir tags "alt" para as imagens pode ser prejudicial na questão otimização de sites.

• A duplicação de conteúdo é outra coisa a ser cuidadosamente evitado a todo custo. Ele não beneficia além de mostrar o baixo nível de comprometimento e reações negativas do SEO e pode até resultar em algum tipo de penalização.

• O uso excessivo de palavras chaves também deve ser evitado, isso não só tornaria o material do site chato e monotonamente repetitivo no conteúdo, e também prejudica o SEO e penalizações nos motores de buscas.

Usando descrições de imagem

Usando imagens vai certamente contribuir positivamente para o tráfego nas opções de buscas de imagens nos sites de buscas.

Por isso, seria prudente ter algum conhecimento sobre como isso funciona e o seu lado positivo nos fatores que facilitam o fluxo de tráfego.

Descrição

Adicionando descrições para qualquer imagem enviada também conhecido como tags alt o objetivo das descrições de imagens é ajudar o motor de busca compreender o conteúdo das imagens e seu assunto relacionado.

Portanto, quanto mais a informação que possa ser fornecida terá uma melhor compreensão e eventual colocação pelo SEO básico.

Através do alt o SEO básico também será capaz de direcionar o tráfego para um site, quando a busca de imagens é digitada.

Reveja sempre todo o conteúdo do site ou use algum programa e nunca esqueça você precisa aprender sobre otimização de sites o mais rápido possível o Google deseja bons conteúdos e um bom SEO básico.

Para os webmasters mais antigos no qual tenho contatos e recebo emails com perguntas sobre o algoritmo do Google sempre deixo uma mensagem padrão.

Pare de culpar o Google pelo seu pagehank ser baixo a culpa é sua.

Google nunca definiu o que é conteúdo de qualidade ou o que está procurando apenas joga seu algoritmo com os seus critérios desconhecidos e se o site não tem que deseja, em seguida vai lascar seu pagehank.

Eu tenho visto muitos site de alta qualidade sendo vítimas das atualizações do Google.

Google nunca disse que eles amam se é qualidade ou conteúdo exclusivo.

Google é muito inteligente. Eles sabem que quando as pessoas estão tentando ganhar o sistema.

Faça conteúdos para os visitantes voltarem e não um conteúdo somente para ganhar posição no Google.

Escolha um bom nicho e que você tenha conhecimento sobre o assunto ou tenha um serviço terceirizado.

A verdade é que muitos webmasters não tem "conteúdo de baixa qualidade", só que eles foram atingidos por um algoritmo offpage ou também conhecido como "off-page seo" porque táticas que funcionaram em 2009, não funciona em 2010, as de 2011 não funciona em 2012, de 2012 não funciona em 2013 e é claro que vai continuar a mudar em 2014 e além.

A melhor parte de conselho é "não perseguir o algoritmo".

Diversificar fortemente com sinais diferentes redes sociais, tipos de ligações e seu texto âncora.

Gostou? Leia o artigo SEO e os motores de buscas como sobreviver?

Se você precisa de uma forma automatizada para acelerar o seu site no topo dos sites de buscas, aconselho fortemente que acesse o portal pbn com vários serviços automatizados clicando aqui.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Otimização de Sites Para Mecanismos de Pesquisa (SEO Básico)
Em SEO temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

  1. Samário de Oliveira disse:

    Muito Bom! Já fazia um bom tempo que eu estava atrás de encontrar um tutorial que me ensinasse esta técnica passo a passo e até que enfim encontrei seu blog. Me ajudou bastante.Obrigado!

  2. André Melo disse:

    Ótimas dicas.

    Um site otimizado e que é renderizado rapidamente conta bastante para a experiência do usuário e na relevância para o Google.

    Uma outra dica, é não instalar muitos plugins no WordPress. Temos que levar em conta que quanto mais plugins, mais tempo o site vai levar para carregar.

    Abraço e sucesso!

    1. É sim André. Abraço e sucesso!

  3. Parabéns pelo artigo amigo ficou muito bom sério mesmo. Um site bem otimizado e Responsivo fica maravilhoso aos olhos do Google, principalmente se o conteúdo também for bom ai o resto é só esperar os resultados.

    1. Obrigado Everton. Um grande abraço e sucesso!

  4. Jack Dutra disse:

    Eu nem sabia que era possível deixar o site mais rápido com o SEO.
    Pra mim ele era apenas uma ferramenta de tráfego.
    Obrigada pelo conteúdo de ótimas informações 😉

  5. Edvania disse:

    Ótima dica! Eu particularmente não sabia dessa técnica! Obrigada por dividir seus conhecimentos!

    1. Obrigado Edivania. Abraço e sucesso!

  6. Jonas Alves disse:

    Dessa eu não sabia.. obg por compartilhar Claudio

  7. Alienderson Santos disse:

    Olá Claudio, muito bom o seu artigo. Sinceramente eu não sabia dessa dica para compactar o conteúdo do site para melhorar a performance. Vou dar uma olhada nas opções que você indicou para poder escolher uma para colocar em meu blog. Parabéns e obrigado pela dica

    1. Obrigado Alienderson, realmente essas etapas são importantes para a velocidade do site!
      Abraço e sucesso!

  8. Erielton Gonçalves disse:

    Oi Claudio muito bom seu artigo, gostei muito porque você mostrou tudo passo a passo inclusive parabéns muito bom mesmo.

    1. Obrigado pelo elogio Erielton. Abraço e sucesso!

  9. Juliana disse:

    Eu uso o w3 total cache e gosto muito!

    1. O plugin WordPress W3 Total Cache é excelente. Obrigado Juliana e sucesso.

  10. Raphael Miranda disse:

    Ótimas dicas Claudio,

    Deixar seu site mais rápido e otimizado é muito importante, pois esse é um dos fatores que os motores de busca levam em consideração e fazendo essa otimização você ganha algumas posições para visibilidade neles. Abraço

    1. Obrigado Raphael e sucesso!

  11. Reginaldo disse:

    Boa Claudio, sem duvidas nenhuma ter um site mais rápido pode ser o deferencial dos concorrentes.
    Com todas essas informações citadas aqui, ficou muito mais fácil para inciantes e até mesmo quem já esta no meio a mais tempo e não sabia dessa sacada.
    Sucesso sempre.

    1. Obrigado Reginaldo e sucesso!

  12. Paulo Partezani disse:

    Ola Claudio!!!

    Nossa amigo, você me ajudou muito agora, acabei de ir correndo acertar a minha configuração de otimização de sites, muito obrigado mesmo!!!

    Um grande abraço e sucesso!!!

    1. Obrigado Paulo e sucesso!

  13. Vanessa Souza disse:

    Muito interessante e bem detalhado o seu artigo Claudio.
    Valeu por compartilhar essas dicas.
    Sucesso pra você!

    1. Obrigado Vanessa e sucesso!

  14. Thyago França disse:

    Verdadeira aula Claudio, ficar instalando plugins o tempo todo pode barras você nos mecanismos de busca pelo fato de demorar a carregar Dicas de SEO é sempre bem vinda grande abraço…

    1. Obrigado Thyago.
      Abração!

  15. ELLEN disse:

    Nossa que artigo massa, muito bom mesmo. Há dias eu estava querendo umas orientações sobre otimização de blogs e seu artigo tá perfeito pro que eu queria. Valeu mesmo, obrigado e sucesso!

    1. Obrigado pelo elogio Ellen.
      Abraço!

  16. Nayara de Melo disse:

    Ótimas informações, pois em termos de SEO, a velocidade do site conta bastante também!

    Esses ajustes são poderosos se aliados a prática, só assim podemos contribuir para um melhor ranqueamento em nossos empreendimentos na internet!

    Grande abraço para você, e bastante sucesso!

    Vou seguir acompanhando suas dicas, pois são ótimas!

    1. Muito obrigado Nayara, realmente SEO é muito importante para nossos negócios online.
      Muito sucesso pra você, e gosto muito do seu trabalho!

  17. Valderlei de Jesus disse:

    Muito interessante. Realmente, é muito importante ter os sites e blogs leves para carregar mais rapidamente, o que facilita o ranqueamento no Google e facilita a experiencia do visitante.

    1. É sim Valderlei. A velocidade de carregamento é muito importante. Abraço e sucesso!

  18. Maria disse:

    Olá, gostei do artigo, vai com certeza me ajudar muito, vc passou informações importantes para que eu melhore meu blog, obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up