Aprenda como criar uma lista de palavras chave relevantes eficientes

Descobrir as palavras chave relevantes mais importantes e com menos concorrência é extremamente importante para trabalhar o SEO do seu blog ou site. Aprenda agora como fazer e ganhar as primeiras posições.

Quanto mais palavras chave bem posicionadas, maior o volume de tráfego específico para uma determinada área e em última instância significa que você poderá ganhar mais dinheiro explorando programas de afiliados específicos para cada categoria do seu blog.

Neste artigo eu vou ensinar como criar uma lista de palavras chaves relevantes para o o nicho do seu blog usando apenas recursos oferecidos pelo Google. Leia até o final vou passar uma técnica que uso para conseguir algumas palavras-chave.

Como descobrir as famosas palavras chave relevantes

Iremos usar basicamente, as sugestões do Google que aparecem à medida que você digita algo no campo de busca, usaremos também a ferramenta de palavras chave Google e o  Google Trends.

Vamos fazer de conta que o nicho do seu blog é a respeito de fábricas em geral. o primeiro passo é usar as sugestões do Google para as palavras chave fábrica de.

Você percorrerá todo o alfabeto, à partir de fábrica de a até fábrica de z, pegando sempre a primeira sugestão e colocando em um arquivo texto linha por linha.

Para que as imagens não fiquem muito grandes, nesse exemplo irei até a 10ª letra do alfabeto.

Veja:

Palavras chave começadas com A

Palavras chave começadas com Z

Obviamente não é necessário colocar todas as imagens.

Consegui esta lista com palavras chave relevantes:

fábrica de atores
fábrica de bonés
fábrica de chocolate
fábrica de doces
fábrica de eventos
fábrica de flow
fábrica de gesso em salvador
fábrica de heróis
fábrica de ideias
fábrica de jeans

Obs: você tem que levar em conta que algumas sugestões podem estar fora do contexto  como por exemplo fábrica de heróis pois o nicho do nosso blog de exemplo seria sobre fábricas no sentido literal, nesse caso você poderia optar pela segunda  ou terceira sugestão, dependendo da que melhor se enquadra, mas para nosso exemplo vamos deixar a primeira mesmo.

Atenção: Infelizmente o planejador de palavras chaves do google não mostra as informações completas como antes e infelizmente oculta algumas informações importantes.

O segundo passo é usar a ferramenta de palavras chave do Google fazendo uma lista das palavras chave obtidas, escolhendo a opção Mostrar apenas ideias estritamente relacionadas com os meus termos de pesquisa e também Opções e Filtros Avançados escolhendo: localização= Brasil e idioma= português.

Resultado obtido com outras palavras chave relevantes:

Agora vamos usar o Microsoft Word, marcando toda a tabela, copiando e colando, para termos uma tabela editável, veja:

Observe principalmente os valores para Pesquisas locais mensais.

Agora iremos usar as palavras chave novamente, só que no Google Trends

Separe as palavras chave por vírgulas.

Obs: o Google trends trabalha no máximo com 5 frases, portanto será necessário fazer o processo mais de uma vez até acabar todas as palavras chave encontradas.

Depois dos resultados obtidos, mude para pesquisa apenas no Brasil :

Veja o resultado:

Bem, as palavras chave não são das melhores, mas como é só um exemplo, vamos continuar.

Observe o gráfico em forma de barras (aqui não ficou tão visível exatamente por que as palavras chave são fracas)

Então as palavras chave mais fortes são fábrica de chocolate com pontuação 6 e fábrica de eventos com pontuação 1, as demais obtiveram  pontuação 0.

Vamos agora para nosso arquivo criado no Word com a lista de palavras chave, e iremos atribuir esses valores.

Veja que eu coloquei os valores logo após cada palavra chave e pintei de vermelho para destacar.

O passo seguinte é verificar a concorrência em número de site no Google para cada palavra chave, veja:

Então, novamente iremos incluir esses valores no documento Word:

Agora você tem uma tabela com todos os dados que necessita para analisar quais as melhores palavras chave para trabalhar, levando em conta todas as variáveis, levando em consideração as melhores médias.

Por exemplo:

A palavra chave fábrica de eventos, apesar de ter pontuação 1 no Google Trends e um volume de pesquisas mensais mais baixa do que a palavra chave fábrica de chocolate, que tem pontuação 6 no Google trends e volume de pesquisas mensais locais de 90.500 contra 14.800, tem a concorrência em número de sites muito maior, cerca de 15.300.000 contra 6.490.000.

Portanto a palavra chave fábrica de chocolate  é um investimento bem melhor do que a palavra chave fábrica de eventos.

Você poderá fazer listas também até a segunda, terceira letras etc, usando o mesmo processo, tipo  fábrica de ab, fábrica de ac  sabendo que nesse caso, buscando até a segunda letra, a tendência é que o volume de pesquisas sejam menores, já que não foram palavras chave sugeridas prioritariamente.

As  atualizações no algoritmo do Google vem cada vez mais privilegiando o conteúdo de qualidade e também  quantidade desde que mantenha um bom padrão de qualidade, não adianta apenas quantidade.

Vamos pensar na seguinte situação: alguém pode ler um artigo onde a palavra chave principal aparece apenas uma vez, porém palavras chave secundárias podem aparecer mais de uma vez, no entanto o leitor humano pode perceber pelo conteúdo do texto, que apesar de tal palavra chave aparecer apenas uma vez ela é de fato a mais relevante para o texto.

Mas o Google assim como outros mecanismos de busca continuam precisando de sinais matemáticos para encontrar as palavras chave mais relevantes, provavelmente esses sinais não precisa ser tão intenso quanto antes pois o Google consegue hoje perceber esses sinais com mais sutileza, inclusive fazer relações entre palavras sinônimas, porém, por melhor que seja, não é um ser pensante e auto conciente e não tem a mesma capacidade interpretativa de um ser humano por enquanto.

Portanto continua sendo importante fornecer estes sinais matemático para que o Google perceba a relevância de uma determinada palavra chave para o texto e claro, em uma análise fria de um conjunto de rotinas que irá interpretar o texto o número de vezes que as palavras chave aparecem é um indicativo de importância sim.

Quando me refiro a sinais matemáticos não me refiro apenas ao número de vezes que uma palavra chave aparece, se ela está em negrito tem um peso maior, digamos peso 2 enquanto se estiver sem nenhum destaque terá peso 1, isto também é sinal matemático.

O que você tem que tomar cuidado é para que esses mesmo sinais matemáticos que podem ser seus aliados também não venham a ser seus inimigos. Você precisa fugir de sinais que possam permitir ao Google perceber que o conteúdo contenha sinais artificiais.

Imagine que em todas as suas postagens a palavra chave principal apareça na frase inicial, depois no segundo parágrafo com negrito e sempre no último, na frase final, e seu blog tenha uns 100 artigos do mesmo jeito. Uau!! que coincidência não?

Não estou afirmando aqui que um fato como esse realmente iria prejudicar o seu blog, só estou dando um exemplo de como o Google poderia enxergar sinais matemáticos que poderiam ser interpretados como tentativa de manipulação, então por que arriscar.

Uma dica na qual eu uso muito é olhar em sites de revistas e busco títulos, assuntos, palavras-chave, nichos e sub-nichos. Vou deixar algumas dicas de sites que uso e poderá explorar.

http://www.abril.com.br/revistas/

http://revistaglamour.globo.com/

http://www.360graus.com.br/

http://www.mountainvoices.com.br/

http://www.webventure.com.br/h/

http://www.edhorizonte.com.br/revistas/

http://acervodigital.net/revistas-gratis-informatica-tecnologia-e-outros/

https://canaldoensino.com.br/blog/107-sites-de-revistas-gratis-para-voce-baixar

Inglês – https://www.magazines.com/

Técnica ninja que uso para achar algumas palavras-chave [Bônus]

Quem já conhece beleza e quem não conhece comece a usar. Esta dica é uma forma de conseguir mais tráfego orgânico para o seu site sem backlinks ou compartilhamento social.

Essa técnica eu chamo de método clique magnético.

Uma forma na qual muitos fazem uso é entrar em alguma rede social grande no qual tenha muita interação e você seja, frequente em ajudar e pedir para que entrem no famoso Google e procure pela palavra que deseja e clique no seu link no meu caso seria método clique magnético.

O que isso faz?

Simples vai ajudar você nas posições junto ao Google subindo de posições e passando os seus concorrentes.

O Google quer mostrar ao usuário o melhor resultado para determinada palavra-chave. E eles determinam o melhor resultado, olhando algumas coisas como Backlink, On-page SEO, Ações Sociais e muito mais. O Google também usa a sua taxa de clique para determinar onde você poderá classificar nas posições de buscas.

Você está criando tráfego orgânico de maneira diferente.

E como fica a taxa de rejeição?

Alguns podem chamar este método como spammer de visitante orgânico. O visitante que você pediu para procurar pela palavra e achou o seu link vai clicar e sair rapidamente, (normalmente) a não ser que seja um artigo valioso e útil para leitura..

Sinceramente usei muito esse método acima, porém hoje eu uso mais o método clique magnético.

É um processo simples de duas etapas que uso para classificar e achar as melhores palavras-chave do meu concorrente.

Isso mesmo você vai usar um pouco do que o seu concorrente usou.

Agora vou mostrar exatamente como eu faço e você pode fazer a mesma coisa. A ideia é bem simples: buscar no google a palavra chave que deseja e olhar o que os anunciantes tem postado no Google Adwords (propagandas) e adicionar no seu título e meta descrição..

Etapa 1 – Localizar Anúncios Do Google Adword

Você precisa encontrar anúncios do Google AdWords para sua palavra-chave (alvo) ou para uma palavra-chave relacionada.

PORQUE?

O anunciante do AdWords gasta muito dinheiro e tempo em publicidade para um objetivo principal, que é obter clique. Quando você vê anúncios do Google AdWords no Google, sabe que está otimizado para maximizar os cliques.

 Etapa 2 – Inclua Frases De Palavras De Anúncios Do Google AdWords Em Tags De Título E Descrição

Certifique-se de adicionar os termos/palavras a sua tag de descrição e título. Uma vez que você adicionou essas frases em seu título e descrição, você poderá conseguir mais cliques e mais tráfego orgânico do Google.

Agora vou mostrar mais um bônus que você pode usar para melhorar o seu clique.

Esta técnica junto com o método clique magnético eu chamo de palavras de energia. Tudo que você precisa fazer é adicionar essas palavras no título do artigo e na meta descrição.

Hoje
Agora mesmo
Rápido
Funciona rapidamente
Passo a passo
Fácil
Rápido
Simples

Eu consigo mais cliques em títulos com essas palavras atraindo mais cliques junto ao google.

Qual o motivo para usar isso no título ou meta descrição?

Quem procura algo no Google normalmente não é muito paciente, normalmente querem ler o conteúdo que vai ajudar agora. Quando você adiciona isso na sua descrição e título, você será o resultado que eles querem clicar.

Aprenda como criar uma lista de palavras chave relevantes eficientes
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