Entrevista com Rafael de Souza um dos maiores nomes no Brasil em SEO
Você sabe o que é SEO? Quer aprender um pouco mais sobre o assunto?
Conheça o profissional e blogueiro Rafael de Souza uma das referências no Brasil na questão de SEO.
Eu posso afirmar esse é o cara Rafael de Souza em termos de SEO e fico super feliz por ele passar um pouco do seu conhecimento nessa entrevista leia tudo e aprenda um pouco mais com esse super profissional.
- Hoje você vai aprender um pouco mais sobre SEO com esse fabuloso profissional Rafael de Souza
- 1 - Fale um pouco sobre a sua história
- 2 – O que fez para decidir pelo marketing digital?
- 3 – Quem vence essa guerra Whatsapp ou Telegram? O que tirar de proveito?
- 4 – Mito ou verdade keywords em subdomínios? Realmente funciona deixar comentários com keywords?
- 5 - Link building ainda tem força? Pagerank ainda serve como métrica?
- 6 – SEO aprende ou contrata um profissional para resolver?
Hoje você vai aprender um pouco mais sobre SEO com esse fabuloso profissional Rafael de Souza
1 - Fale um pouco sobre a sua história
Comecei minha vida profissional na empresa da nossa família, atuando nas áreas de compras e comercial.
Migrei para a internet em 2005 quando iniciei uma nova faculdade na área, comecei com desenvolvimento web e depois migrei para o Marketing Digital, deixando empresa da família em 2009 para me dedicar exclusivamente ao mercado digital.
Hoje sou proprietário da Fortlink Agencia Digital, onde atuamos em várias vertentes do marketing digital, mas com o foco principal em Search Marketing.
Já a 10 nos tenho participado dos principais cursos e congressos de Search Marketing no Brasil e participado de congressos no exterior como Pubcon Las Vegas e SMX New York.
Em 2015 fui palestrante no Search Masters Brasil, falando dos desafios do SEO para pequenas empresas.
2 – O que fez para decidir pelo marketing digital?
Quando comecei a desenvolver sites, fazia para meus amigos e para fornecedores da empresa da família, mas percebi que os sites por si só não traziam resultado, então iniciei estudos de search marketing para que os mesmos pudessem ser encontrados no Google, fiz minha primeira certificação no Google Adwords em 2008 acertando 97% da prova e de lá para cá tenho me mantido sempre certificado.
Ao mesmo tempo me envolvi em centenas de projetos e profundo estudo de SEO fazendo cursos e participando de congressos sobre o assunto tanto no Brasil quanto no exterior.
A escolha pelo marketing digital veio quando percebi a grande demanda que esse tipo de serviço teria no futuro próximo e minhas previsões se mostraram verdadeiras.
3 – Quem vence essa guerra Whatsapp ou Telegram? O que tirar de proveito?
Acho bastante difícil que o usuário comum saia do whatsapp, o soft user ainda é resistente à mudança e só o faz quando o movimento é feito por todo seu grupo de relacionamentos como aconteceu na migração do Orkut para Facebook. Visto que o Whats hoje é do Facebook dificilmente os desenvolvedores do aplicativo vão deixar para trás, qualquer feature que outro App tiver que ameaçar o Whats será desenvolvido ou até comprado e incorporado pelo grupo.
Acho que pode se tirar muito proveito dos Apps de troca de mensagens, nenhuma outra mídia tenha tanta penetração como eles.
4 – Mito ou verdade keywords em subdomínios? Realmente funciona deixar comentários com keywords?
Acho que vai depender muito do propósito deste tipo de implementação, hoje não vejo como uma boa saída, muitos grandes players de ecommerce ainda usam este tipo de estratégia, mas hoje acredito que muito mais para melhorar o Quality Score no Adwords do que para SEO. Temos que lembrar que a KW no domínio ou subdomínio tem caído muito na correlação de fatores de ranqueamento, em minha opinião, para SEO não vale mais a pena.
Sobre comentários em blogs para plantar kw, essa é uma técnica do século passado, hoje a maioria dos blogs são nofollow e pouco resultado pode ser extraído disso.
5 - Link building ainda tem força? Pagerank ainda serve como métrica?
Bom recentemente o Google confirmou que Links ainda são um dos 3 fatores mais importantes de ranqueamento, portanto ter uma boa estratégia de Link Building é essencial para qualquer projeto de SEO.
Recentemente o Google desativou totalmente o Pagerank como um índice externo, sabemos que contínua usando para seu algoritmo, mas não é mais divulgado.
6 – SEO aprende ou contrata um profissional para resolver?
Se você é um empresário, deve contratar um profissional para fazer SEO podendo assim gastar seu tempo sendo empresário.
Se você é de marketing acho que deve procurar aprender, mesmo que não aprenda profundamente, mas deve estar preparado para oferecer soluções ou pelo menos planejar soluções de search marketing usando SEO.
7 - Criação de um Plano de SEO eficaz
Minha opinião a criação de um plano de SEO eficaz estará sempre baseado em 2 princípios, o objetivo do plano e sua capacidade de execução, depois de descobrir qual o objetivo principal do plano de SEO. É muito importante entender qual a capacidade de executa-lo, já vi muitos planos de SEO morrerem, pois tinham metas bem definidas, mas pouca capacidade de executar, normalmente tanto clientes quanto os profissionais de SEO se atrapalha na hora da execução e é justamente a execução que traz os resultados.
8 – SEO ou pensar no visitante?
Para mim SEO é justamente pensar no visitante, o Google esta cada vez mais habilidoso em perceber se um site esta ali só para vender ou se esta para ajudar as pessoas a comprar, quando você descobre quais são esses sinais de satisfação do usuário você começa a entender o SEO de forma mais abrangente.
9 – Google não é o DEUS do SEO porque se deve investir neles?
Google é sim o Deus do SEO, mas não é Deus no que se refere à onipresença e onisciência, ele não esta em todos os lugares e não sabe tudo. Deve se ficar muito atento em entender o que o Google espera de um site, para assim poder conseguir sua preferência, mas quando você for ficando mais experiente nesse mercado vai ver que o algoritmo deixa escapar muita coisa entre os dedos.
10 - O que o Google quer realmente?
Segundo o próprio Google ele quer “organizar as informações do mundo e torna-las mundialmente acessíveis e úteis” é simples assim, mas para isso ele precisa decidir em que ordem ele deve apresentar seus resultados e ai entra o papel do SEO.
Hoje já sabemos que o Google quer se tornar o nosso assistente pessoal digital como o Jarvis do Homem de Ferro, e esta trabalhando arduamente para isso.
11 - O que você pensa sobre o Google?
Penso que é, acima de tudo, uma empresa privada. Existem muitas correntes de pensamento, principalmente na Europa de que o “instituto da busca” é poderoso demais para ser administrado por uma empresa deste tipo, que deveria ser um bem da humanidade e para isso não poderia sofrer influências de mercado como toda empresa sofre. Não acredito que no curto prazo alguma ação mais dura do que as que já estão sendo tomadas na Europa sobre o Google devam ser aplicada pelos governos, mas também acho que o Google vem sendo cauteloso em “não dar brecha” para que sofra mais pressão.
12 – É necessário Onpage e OffPage? Qual o seu conselho?
Sim, são necessários os dois em um trabalho consistente de SEO.
13 - Concentrando-se em coisas ruins = menos tráfego?
Eu tenho grande agonia em perder tempo com o que não funciona, nosso tempo é por demais precioso para que seja gasto com ações que já não dão resultado, portanto: focar no que funciona = mais tráfego.
14 – Qualquer tipo de tráfego serve ou ajuda? Investir ou não em redes sociais?
Eu prefiro o tráfego que converte, já conheci alguns sites que tinham grande tráfego, mas não convertiam nada, esses normalmente não se sustentam nem de Adsense.
Como sou totalmente voltado para a performance devo dizer que não acho que todo projeto deva obrigatoriamente se investir em redes sociais, tenho alguns clientes de determinados nichos que tem grande sucesso em conversões e vendas online e sequer tem uma página da empresa no Facebook.
Alguns mercados mais específicos principalmente do B2B trazem pouco ou nenhum resultado nas redes sociais.
Tenho um cliente que é um detetive particular especializado em traições conjugais, vocês conhecem alguém que curte uma fanpage ou seguem um instagram que lhes confira um atestado de corno?
Só para ficar claro não estou dizendo que Social é ruim, só estou dizendo que não é obrigatório para o sucesso de um projeto online.
15 - O ensino é importante e muito melhor do que pregação de palco?
Infelizmente estamos vivendo um momento complicado no que se refere a ensinar, principalmente o marketing digital, alguns gurus tem pregado que não é necessário saber para ensinar, basta fazer uma “copy matadora” e se vende fumaça a preço de ouro.
Por incrível que pareça alguns dos que hoje ensinam o empreendedorismo digital são conhecidamente fracassados em todas as suas tentativas de empreender. Seria como se hoje a Dilma criasse um curso de “como ter um governo de sucesso” e vendesse aos montes!
Meu Avô dizia “Todo dia sai um trouxa e um esperto na rua, quando eles se encontram, sai um negócio” eu sempre lutei contra esse pensamento, achava baixo e desleal, mas infelizmente percebo que em alguns aspectos ele tinha razão, só mudou o meio “Todo dia entra um trouxa e um esperto na internet, quando eles se encontram, sai uma venda no Hotmart”. Não gosto de generalizar, pois existem excelentes conteúdos de ensino a venda no Hotmart ou qualquer outra plataforma como essa, mas a picaretagem e a ganancia esta corroendo esse mercado de dentro para fora. Deve se tomar muito cuidado ao se procurar conhecimento pago na internet.
Por fim a pregação de palco é algo enobrecedor quando é feita com propriedade e limpeza de caráter, já fui muito edificado em congressos e palestras por palestrantes que sabiam o que estavam fazendo. A experiência me deu a capacidade de separar bem o palestrante que ensina e enaltece o ouvinte, do picareta de frases prontas, auto-ajuda barata e vendedor de fumaça.
16 - Em que você está trabalhando atualmente e quais são os seus planos para o futuro?
Tenho trabalhado em muitos projetos, além da agência, gostaria de citar o searchnewsbrasil.com.br portal de noticias e conteúdo de qualidade para o mercado de search marketing que criei em março deste ano, a pesar de muito recente ele já reúne conteúdo de qualidade dos maiores profissionais do Brasil e do Mundo e tem levado notícias relevantes do mercado de search como nenhum outro havia feito antes no Brasil. Tenho muito orgulho deste projeto.
Outro projeto que devo citar é o Curso presencial de SEO que vou ministrar junto com o Alejandro Salinas e o Vicente Sampaio aqui em São Paulo no dia 18 de junho deste ano, estou muito animado para me juntar a esses dois profissionais para transmitir um pouco de conhecimento útil.
Pode acessar para conhecer: http://seomanager.com.br/
Infelizmente no dia 24/06/2021 faleceu esse grande colega na área de marketing digital.
Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
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Obrigada Cláudio. Sempre com excelentes artigos.
Gratidão
Magda Reis