Thiago Klaumann - Dicas Cupons De Desconto
Hoje você vai aprender como ganhar dinheiro online. Mega entrevista com o Thiago Klaumann. Leia e veja como colocar em prática.
Thiago Klaumann trabalha com marketing de afiliados, focado na parte de cupons de desconto. Mega entrevista sobre tráfego pago.
- Thiago Klaumann - Conhecimento sobre tráfego pago
- Por favor, fale sobre o seu trabalho e como chegou ao mundo digital.
- Pergunta de um milhão: É verdade que pode viver da web ganhando dinheiro?
- Quais são os três ingredientes são os que não podem faltar na receita para ter mais chances de sucesso na internet?
- O mesmo tema tem formas diferentes de apresentar? Exemplos: Novidades, Crônica e Artigo de opinião?
- Pensando na transação dinheiro no bolso: Converto, logo existo? Como converter em uma venda?
- Até que ponto o posicionamento condiciona o sucesso de um projeto na internet?
- Você pode conseguir um bom posicionamento apenas com SEO e sem ter o que fazer SEM (anúncios pagos)? Ou um não vive sem o outro?
- Para ganhar visibilidade no Google tem como em algum momento viver sem os resultados patrocinados?
- Você acha que pagar para promover algo sempre será uma opção válida para todos os casos?
- Três ingredientes básicos que não podem faltar na receita para fazer uma boa campanha paga?
- Quais são os canais que você acha que são os mais eficazes para fazer PPC (pagamento por clique)?
- Quais são os trunfos dos anúncios pagos? E os pontos fracos?
- Você acha que as empresas, principalmente as pequenas e médias empresas, estão cientes da importância de estar bem posicionadas nos motores de busca ou ainda tem muito para explicar? Qual você acha que é a principal barreira?
- Qual é a fórmula de negócio que mais tem chamado à atenção nos últimos tempos? Por quê?
Thiago Klaumann - Conhecimento sobre tráfego pago
Se você tem dúvidas sobre site de cupons ou tráfego pago leia tudo até o final.
Por favor, fale sobre o seu trabalho e como chegou ao mundo digital.
Hoje meu trabalho é dedicado 100% a manutenção de websites na internet. O foco é em marketing de afiliados, mas trabalho um pouquinho com Adsense também.
Hoje atuo tanto na parte estratégica quanto operacional do negócio. Equipe é muito enxuta, tenho um sócio, redatores e programadores terceirizados.
Cheguei no mundo digital a muitos anos atrás, quando iniciei uns sites, mas deu tudo errado, me afastei por uns anos e voltei em 2017, e a partir de 2018 com força total.
Pergunta de um milhão: É verdade que pode viver da web ganhando dinheiro?
Sim, é verdade. Claro que não é fácil nem rápido, mas é perfeitamente possível. Felizmente eu consigo viver da web desde metade de 2018. Mas não dá para largar tudo do dia para noite, eu só saí de meu antigo emprego quando os sites já estavam mais estáveis em seu faturamento.
Como você entrou no mercado de cupons online? Quais foram os motivos e as barreiras?
Entrei a convite de meu sócio, que era do ramo de e-commerce e era anunciante de uma rede de afiliados. A
li foi identificado uma oportunidade de trabalhar promovendo produtos físicos, divulgando grandes marcas que destinavam uma verba muito grande para trabalhar com afiliados. Já tinham bons sites faturando bem alto no setor, aí copiamos e adaptamos a ideia.
A grande barreira de entrada é conseguir audiência para o seu site, ou seja, obter tráfego. No início só tem um jeito, através de tráfego pago. Com o passar do tempo é possível desenvolver o tráfego orgânico, direto, de redes sociais...
O nicho de cupons é extremamente concorrido, sendo dificílimo até hoje conseguir bom posicionamento para as keywords de maior competitividade.
Alguns dizem é melhor feito do que perfeito na sua área de cupons isso é válido?
Sim, com certeza. Mas não sei se é sustentável a longo prazo. Os top sites de cupons hoje tem equipes grande, atuando de forma profissional, com muita qualidade em suas plataformas e conteúdos.
Vejo alguns sites de baixíssima qualidade começando, com conteúdo automatizado e conseguindo se posicionar em algumas SERPs, mas só nas de baixa/média concorrência. Para obter sucesso e construir uma marca nesse segmento, é preciso buscar a perfeição sempre.
Quais são os três ingredientes são os que não podem faltar na receita para ter mais chances de sucesso na internet?
Colocar o cliente em primeiro lugar: seu produto/serviço precisa resolver algum problema ou necessidade humana básica. Trabalho duro: não pensem que trabalhar com internet é moleza, é preciso muito suor e muitas e muitas horas na frente do computador; Gestão Financeira: Principalmente quando se trabalha muito com tráfego pago, é necessário ter muita atenção e controle com os números.
O mesmo tema tem formas diferentes de apresentar? Exemplos: Novidades, Crônica e Artigo de opinião?
Sim, cada conteúdo tem a sua forma de conversar com o leitor. É bom não misturar. Conteúdo longo e abrangente nem sempre é o melhor. O suprassumo é responder o que o usuário busca com objetividade.
Pensando na transação dinheiro no bolso: Converto, logo existo? Como converter em uma venda?
Conseguir conversões está muito relacionado ao funil de vendas. Entender em qual parte da jornada de compra o leitor está é fundamental para conseguir sucesso como afiliado.
Para converter em vendas, é bom pegar pesquisas com intenção de compra quente, do meio para o final do funil. “[nome do produto] é bom / funciona / vale a pena?”, “melhores [nome do produto]”, “promoção [nome do produto]”, “resenha [nome do produto]”, “cupom de desconto [nome do produto]” são alguns exemplos que convertem bem.
Até que ponto o posicionamento condiciona o sucesso de um projeto na internet?
Hoje em dia um percentual muito alto do tráfego da internet vem do Google. E com isso, um bom posicionamento é fundamental (seja na busca orgânica ou patrocinada), pois senão fica inviável escalar um negócio.
Você pode conseguir um bom posicionamento apenas com SEO e sem ter o que fazer SEM (anúncios pagos)? Ou um não vive sem o outro?
Pode conseguir sim, mas é mais difícil e pode levar muito tempo. E depois de todo o trabalho, você pode descobrir que aquela não era a palavra-chave certa (ou não era a melhor) para trazer conversões.
E aí fica difícil para mudar de rota. Os anúncios são perfeitos para validar essas questões. E também tem usuários que clicam apenas nos resultados patrocinados, já resolvem o problema e nem clicam nos resultados orgânicos. Então no site de cupom de desconto trabalho com os 2 tipos de tráfego atualmente, SEO e SEM.
Para ganhar visibilidade no Google tem como em algum momento viver sem os resultados patrocinados?
Acredito que depois que a sua marca já seja muito conhecida, e o seu site seja a principal referência do setor, dá para praticamente parar de trabalhar com tráfego pago. Espero um dia poder chegar nesse nível.
Você acha que pagar para promover algo sempre será uma opção válida para todos os casos?
Depende do custo. Em muitos casos o valor pago por clique inviabiliza a estratégia, pois o que vale no final das contas é dar ROI positivo. Então é preciso tomar muito cuidado com isso.
Além disso, muitas SERPs que envolvem o nome de alguma marca não permitem que seja trabalhado SEM, por política do anunciante, infelizmente. Aí não tem como trabalhar com tráfego pago nesses casos.
Três ingredientes básicos que não podem faltar na receita para fazer uma boa campanha paga?
Saber qual ou quais as palavras-chave lidar; um bom título e descrição para garantir um bom CTR e página de destino otimizada para a pesquisa efetuada.
Quais são os canais que você acha que são os mais eficazes para fazer PPC (pagamento por clique)?
Rede de pesquisa do Google Ads, sem dúvidas, pois ali é possível segmentar com precisão as palavras-chave, fazendo com que o tráfego certo venha para o seu site. Em anúncios de display ou de redes sociais já fica difícil fazer uma segmentação tão exata, fazendo com que a taxa de conversão seja sempre menor.
Quais são os trunfos dos anúncios pagos? E os pontos fracos?
Os trunfos são poder aparecer para o mundo, mesmo que seja um site novo e facilidade de criação de campanhas patrocinadas. Como pontos fracos posso ressaltar as políticas e os custos.
Quais são os resultados que oferecem as campanhas de PPC no Facebook ou Linkedin com relação ao Google Adwords de acordo com a sua experiência?
Nunca trabalhei com anúncios no Linkedin. No Facebook fiz só uma vez, mas para promover o sorteio de umas camisas que havia ganhado, nunca usei de forma estratégica.
Você acha que as empresas, principalmente as pequenas e médias empresas, estão cientes da importância de estar bem posicionadas nos motores de busca ou ainda tem muito para explicar? Qual você acha que é a principal barreira?
Ainda tem muito para se explicar. Durante a pandemia vimos muita gente entrando para esse mercado digital, empresas que se viram forçadas a fazer a tal transformação digital.
É uma curva de aprendizado não tão curta. Penso que nos próximos anos o mercado brasileiro ainda vai amadurecer muito. Vejo que a principal barreira, falando de e-commerce, é que a venda ainda está muito concentrada nos grandes magazines, dificultando o acesso do pequeno e médio comerciante.
Além disso o brasileiro já caiu (e ainda cai) em muitos golpes na internet, e é difícil para a maioria dos usuários identificar uma loja confiável de verdade.
Qual é a fórmula de negócio que mais tem chamado à atenção nos últimos tempos? Por quê?
Me chama muito a atenção o segmento de cursos online, que principalmente com a pandemia, tem mostrado muita resiliência. Os infoprodutos continuam crescendo, e é relativamente acessível para qualquer pessoa montar um curso online e vender (ou promover como afiliado).
Estamos em uma era onde o conhecimento vale muito, e não é um diploma reconhecido pelo MEC que vai te garantir um bom futuro profissional. Muitas vezes um curso de R$ 497 reais pode te ensinar algo mais valioso que uma faculdade que custa R$ 50 mil.
Como esta fazendo para se reinventar no mundo digital no período pandemia 2020?
Está sendo um ano difícil, a pandemia foi uma situação totalmente inesperada, que acelerou muitas mudanças no meio digital. As vendas online estão crescendo muito no geral, mas para os afiliados não necessariamente.
Isso porque muitos programas pausaram as parcerias, diminuíram as comissões, e ainda diminuíram a disponibilização de cupons de desconto. Isso nos afeta muito.
Além disso, as vendas por aplicativos das lojas cresce muito, e na grande maioria desses casos, não são trackeadas, fazendo com que as comissões não sejam pagas aos afiliados.
Nesse momento, seguramos um pouco os gastos com anúncios, mas intensificamos os investimentos em plataforma e infraestrutura, para sairmos mais fortes quando isso tudo passar.
Para terminar, que mensagem você gostaria de deixar para quem está começando e informe os seus projetos online. Por favor, deixe alguns conselhos sobre o mercado.
Para quem está começando tudo pode parecer mais difícil. Minha principal dica é que estudem muito, leiam, assistam vídeos, se possível façam alguns cursos. Conhecimento nunca é demais, ainda mais nesse mercado digital que muda a todo instante.
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Diversificar projetos é importante, por mais que tenha um projeto que está dando certo. Nós começamos com o Agora Cupom no nicho de descontos, e temos outro projeto na área de turismo. Nesse momento estamos começando novos projetos na área automotiva, decoração e saúde.
E nunca deixem de acreditar, pois perseverando, de uma maneira ou de outra você chega lá. De alguma forma você chega lá.
Como ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada?Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Thiago Klaumann - Dicas Cupons De Desconto
Em ENTREVISTAS temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)
Thiago é brabíssimo. Visão macro e estratégia ponderada.
Baita entrevista.
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