Usando o marketing de Conteúdo para aumentar o tráfego do site

Atualmente, as grandes marcas e empresas do mundo parecem ter descoberto ótimas opções para se destacar, no competitivo mercado e como aumentar o tráfego do site. A saída não está em campanhas milionárias com celebridades famosas, mas sim, em algo muito mais simples e barato a informação.

Dotada de valor simbólico, mais que financeiro, acaba sendo mais barato para as empresas investirem ao mesmo tempo em que ficam mais conhecidas na web.

O que é marketing de conteúdo e como aumentar o tráfego do site – Como ter destaque no google

O Marketing de Conteúdo, então, é, de forma geral, a criação de conteúdo valioso, com a finalidade de agregar valor à marca, tornando-a atraente à audiência e a parceiros comerciais.

Tal conteúdo consegue gerar valor porque poderá ser compartilhado, gerar visibilidade, respeitabilidade e vendas.

Isso mesmo, a informação pode levar você a vender mais, pois diversos aspectos passarão a influenciar os clientes em potencial, tanto objetivamente – com a informação – quando subjetivamente – com emoções, sentimentos e intelecto.

Que tipo de informação é vinculada pelo Marketing de Conteúdo?

As informações são as mais variadas possíveis, indo desde artigos e textos, passando por imagens em redes sociais, até chegar a vídeos, podcasts e eventos, além de email marketing e outros infoprodutos – ou produtos digitais.

Tudo é informação, tudo comunica e imprime identidade – e valor – às marcas.

Qual o objetivo de vincular informação através do Marketing de Conteúdo para aumentar o tráfego do site?

Exatamente o fato de tornar a marca mais atraente ao público, fomentando o interesse de largas camadas da audiência, que passarão a frequentar seu site e se relacionar com sua marca, ou seja, a boa e velha – e preciosa – geração de tráfego.

Por isso, os profissionais da área de Marketing de Conteúdo têm se tornado peças tão valiosas no mercado, entre as grandes empresas, na atualidade.

Não à toa, a palavra-chave em Marketing de Conteúdo é, sem dúvida nenhuma, valor.

Afinal, gera clientes, ao mesmo tempo em que fideliza o público atual.

E nesse artigo você vai aprender como gerar valor e alcançar um número expressivo de pessoas.

Dicas para começar o seu Marketing de Conteúdo conseguindo aumentar o tráfego do site

Foco

O seu foco precisa estar sobre o cliente de sites e blogs, para mostrar que você pensa de forma próxima a seu público-alvo ou potencial.

Deverá utilizar as questões mais comuns que seus clientes costumam levantar no dia a dia de sua empresa – ou de pesquisas que você tenha feito – o seu conteúdo pode utilizar as maiores dúvidas como matéria-prima e eixo temático dos textos.

Segmentação

Priorize os meios em que você irá atuar, ao menos, em cada campanha.

Leia também:  Dicas para melhorar o tráfego do blog ou site sem precisar gastar nada

Caso você opte por todos os veículos de comunicação, sua campanha irá perder foco e a conversão poderá ser reduzida, ou de clientes curiosos, mas que não chegarão a fechar negócio. Ou seja, estarão fora do escopo de seu público-alvo.

Palavras-chave

Palavras-chave são tudo em Marketing de Conteúdo, ajudam a campanha a aumentar seu alcance, podem ficar melhor ranqueadas no Google, entre outros.

Uma ferramenta que poderá lhe ajudar imensamente no levantamento e localização das palavras-chave de seus artigos e materiais é o Google AdWords, por meio de seu “Planejador de Palavras-Chave”.

Sem custo algum, você pode ter essa ferramenta como aliada em todas as campanhas.

Basta fazer sua conta no Google AdWords.

Clareza e objetividade

Escrever muito e não dizer nada, não passa credibilidade.

Portanto, seus textos devem estar bem estruturados, com foco, linguagem simples e muita utilidade para os usuários do site.

Autoridade

Estude sempre sobre todo assunto que você abordar.

Desse modo, haverá uma grande possibilidade de que seus conteúdos sejam de alto níveis e possam se aprofundar bastante.

Ler vários textos sobre o tema, na hora da preparação, só irá ajudar você a construir autoridade, quando da produção de conteúdo.

Cuidado com o texto

Para que sua autoridade seja constituída, algo muito importante é ter cuidado com a escrita.

Revisar sempre o texto e ter atenção quanto ortografia, sintaxe e gramática são diferenciais.

Afinal, muitas pessoas hoje cometem grandes deslizes linguístico-gramaticais, levando o leitor e/ou cliente a se impressionar negativamente com o conteúdo – que não pode ser bom apenas, tem de parecer bom.

Experiências compartilhadas

Baseie-se em suas próprias experiências. Isso ajuda você a humanizar sua marca e seu negócio, gerando identificação no público – e podendo culminar em vendas.

Vantagens de estratégias de Marketing de Conteúdo

Entre as vantagens para marcas e empreendimentos, geradas por campanhas de Marketing de Conteúdo, destacam-se:

  • Melhor ranqueamento – ou posicionamento – entre os resultados de pesquisa em Google e outros sites de busca;
  • Melhor e maior engajamento do público em sua marca;
  • Crescimento da credibilidade da empresa na internet e no meio empresarial digital, como um todo;
  • Ampliação do tráfego do site e blog corporativos;
  • Crescimento de conversões de meta – Google Analytics -; entre muitas outras.

Por isso, micro, pequenas, médias e grandes empresas vêm investindo massivamente em aplicação de técnicas de Marketing de Conteúdo, obtendo muito sucesso e ampliando sua base de clientes.

Geração de Tráfego e o Marketing de Conteúdo

Agora que já tratamos bastante sobre as bases de Marketing de Conteúdo, você deve estar se perguntando: mas como eu, sozinho, saberei como implantar técnicas de marketing de conteúdo – a baixo custo – para atrair mais público à minha empresa?

Bem, temos boas notícias. O Marketing de Conteúdo tem sua força, exatamente na questão da geração de tráfego orgânico.

Então, se você não tem mais meios e recursos para fazer mais investimentos em Facebook ads, Google AdSense e outros,

vamos justamente apresentar, a seguir, como utilizar técnicas de Marketing de Conteúdo absolutamente simples para atingir o público que você busca, em seu negócio.

Vamos conhecer melhor essas dicas?

6 técnicas para gerar tráfego via Marketing de Conteúdo explorando qualidade para aumentar o tráfego do site

Técnica #1 – Uso da Cauda Longa

Quanto mais específico for o tema de seu artigo, assim como os termos utilizados em seu titulo e palavras-chave, maior a possibilidade de se conversar com o público-alvo.

Mas por que cauda longa? Bem, justamente pelo fato de que para ser muito específico, é necessário empregar um maior número de palavras e, assim, a expressão passa a ter uma “cauda longa”.

Leia também:  Como elaborar um artigo e os primeiros passos necessários

Dessa forma, afunila-se a possibilidade de foco do artigo, que se torna um conteúdo muito mais assertivo.

Além disso, a chamada cauda longa é muito melhor para a otimização de textos.

Exemplos da aplicação da técnica da cauda longa são os seguintes:

Sem cauda longa: Evento no Rio de Janeiro

Com cauda longa: Evento no Rio de Janeiro para nerds fãs de games de computador

Há ferramentas que podem – e muito – ajudar você a obter sucesso na empreitada de definir qual é a melhor escolha de cauda longa, tais como:

Planejador de Palavras-Chave, SEMRush, Google Alerts, que são bem famosas ou HitTail.

Técnica #2 – Uso da Persona para a empresa

A persona é um conceito muito empregado no Marketing de Conteúdo atual.

Simplificando essa ideia, trata-se da elaboração de uma espécie de “avatar”, ou de “máscara” de sua empresa, para que se apresente a seu público.

Então, dependendo da orientação que você preferir criar para sua empresa, pode nortear a criação de sua persona, baseando-se em alguns parâmetros, tais como:

dores, sonhos, desejos, necessidades, compensação de frustrações, urgência, escassez, entre outros.

Técnica #3 – Frequência de liberação de conteúdo

Fazer barulho e viralizar nas redes não é difícil, muitos conseguem.

Agora, se manter no topo do interesse, já é, literalmente, outra história.

Entre os erros de Marketing de Conteúdo mais cometidos pelos brasileiros estão, sem dúvidas, a pouca constância com a qual se publicam novos conteúdos.

Então, para driblar esse risco, elabore sua rotina semanal, e a respeite.

Assim, você conseguirá postar regularmente, além de se relacionar e responder comentários nas redes sociais – algo também muito importante para o Marketing de Conteúdo das empresas.

Técnica #4 – Atualização e otimização constante do conteúdo

Em geral, ao postarmos novas informações e conteúdos, a tendência é a de deixar o passado esquecido.

Isso também é um grande erro! Sempre atualize seus artigos antigos, inserindo novos links, complementações de informação etc.

Tudo isso ajuda tanto na indexação dos novos posts, quanto mantém os antigos.

Técnica #5 – Uso de Link Building

Embora o link building não tenha a importância e destaque de que desfrutou no passado, ainda é uma boa estratégia para ajudar na otimização offpage – ou seja, fora da página de conteúdo.

Trabalhar com hyperlinks, elementos de apelo visual e outros, também ajudam a criar atratividade para seu material.

Técnica #6 – Valor

Evidentemente, quando citamos a ideia de valor, estamos nos referindo, como já apontamos, à questão do valor gerado pela informação, pelo conhecimento, enfim, pelo conteúdo de alto nível e qualidade.

É como se, a cada acesso de seus leitores a um de seus artigos e materiais, sua audiência fosse recompensada com muita informação.

Com isso, é importante refletirmos sobre a seguinte questão, envolvendo Marketing de Conteúdo:

se valor é algo importante, um conceito-chave para qualquer estratégia de divulgação, a qualidade está sempre de mãos dadas a essa ideia.

Portanto, de nada adiantaria ter muito conteúdo, sendo divulgado de hora em hora, se não é otimizado, ou se não apresenta nada de interessante, novo ou memorável para a audiência.

Isso até gera algum interesse, mas não agrega valor e não qualifica seu tráfego.

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