Análise SWOT para sites – planejamento estratégico

0

Para quem é atraído pela facilidade de estabelecer um negócio online, o ambiente de rápida mudança da Internet, e da emoção de sempre iniciar novos projetos, o termo análise soa muito parecido com o que faríamos se estivéssemos escondidos em uma sala de reuniões cheia de analistas.

Onde fazer análise SWOT?

O fato é que quando você faz uma análise adequada do seu site, você pode ter uma ideia melhor de onde você está e em que direção precisa ir. A análise adequada é realmente apenas medidas de suas atividades e planejamento de suas atividades. Com isso em mente, este pequeno artigo irá apresentar uma análise simples, rápida e extremamente eficaz que você poderá fazer em seu site.

O que é análise SWOT como ferramenta?

Toda a análise levará entre uma e duas horas, mas prometo que não vai ser chato ou difícil de fazer. É chamado de “SWOT”. SWOT significa “Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças”. Em resumo, você fará quatro listas – uma para cada um dos elementos na análise SWOT. Você deve escrevê-las rapidamente. O mais importante é que você deve ser honesto e objetivo. Uma coisa que vai se deparar é como você se move através de SWOT é que cada passo se torna progressivamente mais importante. Como tal, cada passo deve exigir um pouco mais tempo e avaliação.

Avaliar os pontos fortes do seu site com análise de SWOT

A maioria das pessoas não tem absolutamente nenhum problema identificando os pontos fortes do seu site – estas tendem a ser as coisas que nós trabalhamos e, se fazemos nosso trabalho bem feito, podemos até nos gabar desse trabalho. Uma vez que esta é uma área tão fácil de avaliar, é uma boa para começar.

  • Você tem bons rankings no Google?
  • O modelo do seu negócio é sólido?
  • Você tem um produto de alta demanda?
  • Seu site é voltado ao serviço com excelência ao cliente?

O objetivo aqui é saber o que você faz bem e identificá-lo. Se a resposta for positiva para essas perguntas, você estará no caminho do sucesso.

Análise SWOT para avaliar fraquezas do seu Web site

Agora que já teve o momento de dar tapinhas nas próprias costas, agora é hora de fazer algo realmente mais difícil – identificar os pontos fracos do seu negócio. Mais uma vez, é fundamental que você seja honesto nesta etapa.

  • O que é que você não gasta muito tempo no seu site? O que é que você não faz bem?
  • Sua taxa de conversão é baixa? (Ou você mesmo controla suas taxas de conversão?)
  • É lento o seu tempo de resposta ao cliente?
  • Você sente falta de qualquer fator de diferenciação de seus concorrentes?
  • Você está em um nicho lotado e altamente competitivo?
  • Você está trabalhando em um nicho altamente limitado?
  • Você controla as suas finanças?

Identificar e admitir as fraquezas não é tão fácil como identificar e listar seus pontos fortes, mas é muito mais importante. Não se envergonhe das fraquezas e não tenha medo delas. Cada site tem pontos fracos, identificando-os é um passo adequado para reduzir a sua exposição ou a fixação dos pontos fracos.

Identificar suas oportunidades

Como regra geral, a maioria dos negócios de Internet são “ideias” de pessoas. Nós amamos sonhar com a próxima grande coisa (ou pequena, a ideia de nicho oportunista). Este passo é projetado para identificar e priorizar as oportunidades que sua empresa pode prosseguir. Algumas dessas oportunidades podem suprir as deficiências que você acabou de identificar no seu próprio negócio. Outras podem ser mudanças simples que você pode fazer para aumentar os lucros.

  • Você otimiza sua taxa de conversão?
  • Você acompanha sua taxa de conversão?
  • Você pode facilmente adicionar novas linhas de produtos para ajudar a atender seus clientes?
  • Se você vende produtos, já considerou como um cupom para incentivar novos pedidos?
  • Você poderia receber pedidos por telefone?
  • Você poderia adicionar uma biblioteca de referência para ajudar a criar fidelidade à marca?
Analise SWOT
SWOT

Certifique-se de pensar em dois níveis para esta etapa: identificar mais “fáceis” e também sonhar grande. O seu mais “fáceis” serão aquelas coisas que você pode programar sem muita dificuldade. Otimizar sua taxa de conversão é uma daquelas áreas que muitas vezes é ignorada. Se você identificar suas finanças como uma fraqueza, uma vez que você começar a controlá-la, pode detectar que está gastando dinheiro em áreas inúteis. Ao mesmo tempo, certifique-se de sonhar grande também. Você pode atender internacionalmente? Você pode usar o seu site atual para lançar algo muito maior? Estes são os seus objetivos de longo prazo.

Encontrar coisas que ameaçam o seu negócio

Este passo pode ser o mais crucial e importante da análise SWOT inteira. Para quem foi “empresa tradicional” por algum tempo, sabemos que as empresas de Internet são a última palavra em termos de ativos. Enquanto estas podem gerar considerável lucro num mês, uma simples mudança do algoritmo do Google pode tornar inútil o próximo mês.

Identificando suas ameaças e planejar para ajudar a eliminá-las, é crucial para que o negócio se mantenha.

  • Você está confiando apenas no Google para gerar tráfego do seu site?
  • Você tem muitas vendas concentradas em poucos clientes?
  • Você tem muitos produtos provenientes de um único fornecedor?
  • É o seu negócio dependente do sucesso de outra empresa (por exemplo, Facebook)
  • É o seu negócio em uma área legalmente questionável?

Vendo a realidade da situação pode ser simplesmente assustador demais para donos de negócios online. No entanto, enfrentar seus pontos fracos e ameaças, é uma forma de tentar compor ações para neutralizá-los.

Se você achar que você só depende do Google para o tráfego no seu site, tente encontrar uma ou outras fontes de tráfego (boletim por e-mail, mídia social, PPC, etc). Sabendo suas ameaças também irá ajudá-lo a determinar quanto você deve investir, tempo e dinheiro, em um projeto.

Digerir a informação

Depois de ter terminado de listar todos os fatores citados, você deve ter quatro listas que, quando combinadas, pintam um quadro completo do seu negócio. Mas as listas em si são inúteis se não forem postas em prática. Pessoas de negócios inteligentes fazem uma análise, mas também um plano de ação e agem com base nesse plano. Em seguida, fazer uma re-análise sobre a eficácia de suas ações.

No começo suas listas podem ser um pouco assustadoras. Você pode ter identificado pontos fracos que não pode vencer. Pode haver oportunidades limitadas. Pode haver ameaças reais para o seu negócio que pode virar tudo de cabeça para baixo. Mas, novamente, pode haver soluções viáveis para reduzir suas ameaças e fraquezas.

Você pode ter alguns pontos fortes que vão compensar suas fraquezas que poderiam ser reforçados para minimizar essas fraquezas. O ponto é este: agora você sabe. Você sabe o quão saudável é o seu negócio e você sabe em qual direção deve seguir. Você pode criar, modificar, planejar e agir. No final, você pode ser bem sucedido mais do que imagina.

5/5 - (5 votes)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informações