SEO: fazer ou contratar profissional?

Cerca de 90% dos usuários utilizam o site de busca para encontrar as informações que querem. Há alguns pontos que o ajudarão na aproximação com os sistemas de busca, como a escolha por fazer in house ou contratar um profissional, como trataremos neste artigo.

O que um consultor SEO faz?

O sistema de busca varre cada página de um site, com uma compreensão clara de várias línguas e as convenções gramaticais com foco no nicho do site. Podemos também dizer que a varredura para “SERP” (Search Engine Result Page) é feita de uma forma sistemática.

Dizemos que a otimização de um site (SEO) é mais ciência do que arte. Você tem que ter certeza de tomar uma abordagem científica. Há muitos softwares disponíveis para SEO que tornam o trabalho mais fácil. No entanto, software nenhum vai substituir a vivência, a percepção de um otimizador. Os softwares vão apenas indicar alguns pontos, mas o trabalho em si, vai ficar por conta da experiência do otimizador. 

Por esse motivo os cursos de curta duração dizendo seja um Analista de SEO são ineficazes, pois somente com o tempo uma pessoa vai poder ter todos os parâmetros sob controle, e isso não se adquire com algumas poucas horas, inclusive as constantes mudanças e updates do Google. O que você pode fazer é acessar um desses cursos e depois contratar um profissional qualificado de SEO, pois dessa forma vai poder ao menos entender o que é passado pelo profissional.

Cerca de 85% das pesquisas vêm principalmente dos sistemas de busca. Três desses sistemas provêm praticamente todas as buscas realizadas na internet: Google, Youtube e Bing. Os dois primeiros se uniram. Então estar bem colocado nesses sistemas representa estar visível para praticamente todo o seu público-alvo.

Todos sabem que o tráfego nos sistemas de busca é muito bem planejado de forma a otimizar os resultados da pesquisa. Sem uma forma muito bem planejada e uma campanha de SEO, vai demorar muito mais tempo para obter os resultados. Isto, se os resultados realmente acontecerem, pois sem que um site esteja totalmente dentro de um determinado conjunto estatístico competitivo em relação aos concorrentes da primeira página, dificilmente o resultado acontecerá.

Quando dizemos conjunto estatístico é o processo de apuração de valores referentes aos primeiros colocados na busca orgânica: cada um deles possui um conjunto de valores e estes podem ser apurados através de softwares específicos. Provavelmente você não verá isso em nenhum curso rápido.

Atenção: Qualquer profissional precisa sim estudar e se atualizar, porém nesse artigo estou somente citando quem faz um curso rápido, e deseja ter grandes resultados e quando olha que na prática a realidade é outra se decepciona.

SEO não é um druidismo, bruxaria ou xamanismo

Não há absolutamente nenhum segredo para deixar de informar o cliente sobre os métodos. Quando há muitos aspectos técnicos que ajudam na compreensão dos sites, há uma explicação simples que irá ajudá-lo a compreender como funciona o processo. As estatísticas apuradas no processo podem trazer luz a muitas pessoas que não sabem exatamente como funciona o processo.

E sem isso, sem conhecer exatamente quais os pontos atacados, qualquer um pode dizer que otimizou um site, mesmo ele não estando otimizado. Este ponto é particularmente importante, pois abre um precedente para qualquer pessoa vender o serviço sem estar devidamente qualificado, já que o mercado de consumidores não sabe exatamente o que é SEO.

SEO Contratar Profissional
Profissional SEO

Acredite, temos visto muito isso. Veja um exemplo simples de como isso acontece através de uma URL interna de uma página de persiana vertical, supostamente otimizada, de um cliente que conhecemos recentemente:

/piso_laminado_pisos_madeira_macica_persinas_cortinas_pisos_vinilicos_spazio_pisos-madeira_macica-persianas_e_cortinas-vertical.php

Quando bastaria apenas um:

/persiana-vertical/

Esse exemplo de URL ilustra bem o que queremos dizer: como não se sabe exatamente quais parâmetros, pessoas erradas acabam vendendo algo que outras pessoas não sabem como funciona. E acontece duas coisas neste momento: o mercado de SEO fica destruído por esses “profissionais”, e o cliente, aquele que não obtém resultados satisfatórios, acaba se desiludindo.

Fazendo SEO você mesmo

Muitas empresas pagam muito na otimização para o sistemas de busca e, portanto, investem em visualização da sua marca e produto. O método de tentativa e erro não é bom, pois irá resultar em perdas, principalmente de tempo, e este é escasso. Portanto, você deve analisar com cuidado e, em seguida, contratar uma empresa ou profissional especializado em SEO, pois todo o processo deve ser feito com planejamento.

Seria muito interessante que a padaria que faz seu pão de todo dia também tivesse uma fazenda e plantasse todo o trigo que usasse, fabricasse todos os seus equipamentos de produção e ainda entregasse na porta da sua casa. Mas num mundo real isso é inviável, pois a verticalização de atividades é coisa da idade média. Hoje, é necessário se concentrar na atividade núcleo, horizontalizando-se as tarefas para especialistas.

Todos querem uma posição de destaque, seja lá onde for. Para se conseguir isso com êxito, é necessário ter em mente que quem estudou isso, levou muito tempo pesquisando para aprender, já que o verdadeiro conhecimento sobre o assunto, fica realmente restrito a poucos que se deram ao trabalho de pesquisar a fundo tudo que cerca esse universo. Lembre-se do velho ditado: “se parece muito bom para ser verdade, provavelmente é”. É realmente um meio competitivo e todo mundo quer estar em posição de destaque na primeira página do Google.

Pensamentos para refletir sobre profissionais de SEO

Faça uma reflexão profunda em todas as ações que você faz. Você não deve acreditar nos atalhos. O trabalho de SEO é um trabalho sério e que persegue resultados constantes e perenes.

Além de não haver atalhos, também não há medidas locais que fazem com que um site se destaque, é preciso ver o conjunto, assim como o Google enxerga. Imaginemos que você coloque um bom título e faça uma boa descrição da sua página. Somente isso não basta, é preciso verificar muitos itens, que listamos aqui mesmo neste site, através dos muitos artigos publicados sobre o assunto.

Jobs em SEO como saber se o trabalho de SEO foi eficaz?

Como dissemos no início, há muitos softwares disponíveis que facilitam muito o trabalho de SEO. Saber usar isso a seu favor já é outra história. O Software é muito bom, mas se não tiver resultados em tráfego para o site e se isso não converter em vendas, de nada valeu o trabalho de SEO.

Esqueça as invenções sobre SEO Binário e tenha um consultor SEO

Uma coisa é escrever um texto pensando nos sistemas de busca, outra completamente diferente é fazer um trabalho de SEO competitivo buscando resultados potenciais em vendas. Dizemos que para isso é necessário um trabalho realmente profissional. Portanto, e concluindo, a melhor opção quando precisar desse serviço, é realmente contratar um profissional, pois SEO binário é um papo furado inventado por alguns e não existe.

Acesse abaixo e veja como contratar um serviço de consultoria SEO.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informações