Busca Local – Realmente Funciona?

Busca local como estratégia de geração de leads. A busca local pode ser definida como qualquer coisa que é pesquisada com intenção de comprar algo local.

Como fazer SEO local?

Basicamente significa que é pesquisar qualquer coisa com o objetivo de encontrar algo em um local específico. Na falta de uma definição mais específica, essa se encaixa perfeitamente.

o que + onde = busca local

A busca local sempre terá uma intenção de pesquisa visando a aquisição de um produto ou serviço de forma localizada. As pessoas, neste caso, não pesquisam de forma genérica visando informações, elas procuram necessariamente por produtos e serviços de forma localizada. Esta é tipicamente a forma de uma pesquisa com um qualificador geográfico ou geolocalização.

No Brasil esse tipo de busca local teve um crescimento absurdo principalmente no período da pandemia em 2020. Mas nos EUA elas são constantes. Então recorremos a essas pesquisas: de acordo com a comScore , 66% dos americanos utilizam sistemas  de busca para localizar empresas off-line e 90% de todas as buscas são de cunho comercial.

Além disso, por volta de 2007 o Google declarou que 73% da atividade on-line é de um jeito ou de outro “relacionado ao conteúdo local”. Isso foi dito há alguns anos ainda válido até hoje.

Desde então, o Google introduziu mapas e ofertas cada vez mais locais para as empresas. Obviamente eles sabem os números, e os números não mentem. Esses pequenos nichos de tráfego local somam grandes números. Perceba que atualmente a principal ferramenta utilizada para encontrar produtos e serviços, é a busca on-line. Ou seja, lá nos EUA as pequenas empresas já entenderam que usar estratégias de marketing de busca é a melhor estratégia, devido à efetividade dos resultados.

seo Busca Local
SEO BUSCA LOCAL

E não só isso, pequenas empresas locais estão em rápida ascensão. As pequenas empresas estão mudando lentamente seus investimentos com anúncios para mídias on-line em detrimento das mídias tradicionais.

Outra dica: Como Fazer SEO Local

Há uma boa razão para isso, é uma boa razão para você que está lendo este artigo: trabalho de marketing on-line, pura e simplesmente. 

Então, o que significa tudo isso? Simples: há dinheiro em pesquisa local e as empresas estão querendo ter presença online bem forte junto com branding. De qualquer forma você pode atingir esse objetivo e criar um verdadeiro sistema ganha-ganha.

Como fazer isso é simples: dominar “termos de busca locais” que trazem leads e vendas. 

Mas aqui é onde fica um pouco complicado, como usar as palavras-chave de forma local?

Não é preciso 10.000 buscas mensais por uma empresa local para fazer dinheiro. Na verdade, poucos e bons leads direcionados podem fazer uma empresa extremamente rentável durante todo o ano.

Isto significa que ter 300 buscas locais, não é um número pequeno. Se a taxa de conversão desse pequeno público for de 10%, dependendo do tipo de negócio, este é um número vencedor para um negócio local.

Uma relação a ser considerada

Preste bastante atenção no próximo parágrafo. Entendendo esse parágrafo você entenderá como fazer dinheiro usando recursos inexplorados por outros.

Tráfego Alto / Baixo Valor do Cliente ou de Tráfego Baixo / Alto Valor para o Cliente. Em determinados casos, o menor tráfego, ou palavras-chave de baixa concorrência, pode fazer muito mais por um negócio do que palavras de alta concorrência.

Como construir uma lista de palavras-chave local

  1. Use palavras-chave “não locais” – Comece com termos gerais amplos que as pessoas buscam em primeiro lugar. Isso vai mostrar como as pessoas realmente estão à procura de um negócio on-line.
  2. Busca em grandes cidades – Use a cidade grande mais próxima para obter mais ideias. Em seguida, modifique esses termos com sua área local. Lembre-se de que um pequeno tráfego pode ser valioso para a busca local, podendo gerar mais leads.
  3. Use geolocalização – Depois de ter sua lista de palavras-chave, some-as com a cidade, estado, município e CEP.
  4. Use Páginas Amarelas – Você pode tomar ideias do velho e esquecido livro de páginas amarelas que ninguém mais usa. Em alguns casos, algumas ideias relacionadas a palavras-chave podem ser tiradas dessa lista antiga. A verdade é que pouca gente vai se dar a esse trabalho e isso pode gerar leads para o seu negócio.

Estima-se que 35-50% das pessoas que procuram comprar offline fazem a busca pelo nome da empresa. Claro que há ainda uma grande oportunidade para as palavras-chave e buscas em categorias, pois muitas vezes esquecemos os nomes das empresas ou suas marcas, sem contar nichos específicos.

Quem procuraria, por exemplo, por laminado fenólico melamínico, quando é mais fácil digitar fórmica?

Fórmica é uma marca de uma empresa. Logo, você tem que saber explorar esse tipo de ocorrência: quem procura por laminado melamínico é alguém técnico e, portanto, você tem que explorar esse nicho, pois é a pessoa que instala no cliente final, que procuraria por fórmica na internet.

Leia também: Como Otimizar O Seu Negócio Para A Busca Local E Marketing Social

Sem a categoria de produtos com local e tem-se uma ótima estratégia para atrair potenciais clientes para o seu negócio.

O grande segredo do sucesso para a busca local está exatamente em agregar a categoria: categoria de produtos + local = sucesso em vendas. Exemplo: cadeiras de plástico em São paulo.

Se digitarmos somente cadeiras de plástico, vamos encontrar mais de cinco milhões de links, ou seja, cinco milhões de páginas concorrentes. Se focarmos somente na cidade de São Paulo, esse número cai para pouco mais de um milhão de páginas concorrentes.

Infelizmente essa categoria é tão pouco explorada, que ainda se encontra sites de classificados na primeira página do Google, sendo que os fabricantes e revendedores estão fazendo seus anúncios em links patrocinados. Com certeza é falta de um assessoramento em estratégia de marketing digital e otimização de posicionamento na busca orgânica para essa categoria. E como essa, há outras tantas categorias com a mesma falta de visão de janela de oportunidades.

2 Comentários
  1. Douglas Damame Diz

    Pô, assim você quebra o meu trabalho! kkkkkkk. Parabéns pelo seu artigo, 90% do meu trabalho é Marketing Local para pequenas e médias empresas. Normalmente as empresas querem abraçar o mundo, fastam rios de dinheiro em patrocinado e esquecem que só precisam dominar a sua cidade ou no máximo seu estado. Outro mito é achar que site de sucesso é aquele que recebe milhões de visitas por mês, mas para alguns nichos locais, estando no topo do Google em sua cidade, já gerar uma ótima receita. Por exemplo, nichos simples como Bolos de Casamento, Bolos de Festa, Aluguel de Roupas, Aluguel de Máquinas Pesadas, Aluguel de Geradores de Energia, Advogados, Dentistas, Terapeutas……. è um mundo inteiro que deve investir em Marketing Local.

    1. Claudio Gomes Diz

      Douglas desculpa kkkkk. E obrigado pelo seu comentário complementar.

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