Aprenda como escrever um texto conclusivo com qualidade

texto com qualidade

Como escrever com qualidade em seu blog, mesmo sem tempo. Ultimamente estou forrado de compromissos o dia inteiro, dormindo no máximo 6 horas por dia e ficando morto à noite. Hoje vamos conversar como escrever um texto conclusivo com qualidade.

Conteúdo
  1. Aprenda como escrever um texto de qualidade
  2. Aprenda como escrever um texto conclusivo com qualidade
  3. 1 – Quando começar a fazer algo termine
  4. 2 – Exclua espaços de tempo
  5.  3 – Se não aguenta a rotina alivie
  6. 4 – Dicas Gerais
  7. Escrever artigos curtos é muito mais trabalhoso
  8. É possível escrever mais com menos
  9. Escreva artigos curtos você também
    1. 1 – Corte palavras desnecessárias
    2. 2 – Aproveite o poder dos links
    3. 3 – Comece detonando
    4. 4 – Evite as vírgulas em excesso
    5. 5 – Escreve o que deve ser escrito

Aprenda como escrever um texto de qualidade

Quando temos uma rotina assim, precisamos encontrar tempo para se divertir. Portanto, as coisas devem ser feitas mais rápidas, mas não podemos tirar a qualidade de nosso trabalho, mesmo sem tempo e hoje vamos conversar sobre como escrever um texto conclusivo com qualidade. Na blogagem, precisamos otimizar nossas tarefas, fazendo com que elas tomem menos o nosso tempo, mas mantendo a perfeição.

Aprenda como escrever um texto conclusivo com qualidade

Todos procuram poupar seu tempo. Todos querem um dia com mais de 24 horas, para poder fazer tudo o que se deve. Mas existem momentos em que não se deve lutar CONTRA o tempo, e sim a favor dele! Isso não é uma tarefa fácil, mas existem métodos que devem ser criados para correr junto com o tempo, sem “brigar” com ele. E isso se dá com o que eu chamo de “racionamento de tempo ineficiente”. E por fim, peço também a opinião de vocês, leitores, sobre um assunto importante.

A rotina de um blogueiro pode tornar-se estressante quando o ritmo de postagem não é o ideal.  O conceito básico por trás do racionamento de tempo é buscar acabar com o tempo perdido ineficientemente. Isso pode ser feito de várias maneiras, muito interessantes de se analisar:

1 – Quando começar a fazer algo termine

Ou deixe o que restou totalmente esquematizado para continuar rapidamente depois. Essa é a tarefa que mais traz potencial à uma pessoa que precise de tempo sobrando. Quando você começa a fazer algo hoje (editar seu novo tema do WordPress, por exemplo), tente completar isso o máximo possível. Assim, você não terá o mesmo trabalho amanhã. Mas, se o trabalho não pode ser completado apenas em um dia, crie um sistema que te ajude a voltar de onde parou rapidamente.

Suponhamos que você realmente esteja editando um tema do WordPress. Você não conseguiu colocar seu novo logotipo no topo, se estressou, e parou para “terminar depois”. O que você deve fazer antes de largar tudo, é criar toda uma metodologia que te faça voltar do saved game. Isso funciona melhor quanto maior for o problema com que você está lidando.

No caso do tema WordPress, você provavelmente já tinha criado um método de edição: “primeiro vou começar pelo header.php, depois passo para a sidebar.php, depois para o single.php e index.php, e depois o resto”. Assim, se você está editando seu header para colocar o novo logotipo e parou, saiba a parte do código exata em que parou. Tente anotar o que estava planejando fazer, para amanhã retomar daí mesmo.

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Eu peguei este exemplo do tema WordPress porque atualmente estou editando um novo, para o blog, e costumo mexer em tudo ao mesmo tempo. Assim, eu me perco com facilidade, e a única coisa que costuma me salvar são estas anotações que funcionam como um “saved game“.

como escrever um texto conclusivo com qualidade

2 – Exclua espaços de tempo

Aqui, eu chamo de espaços de tempo àquela hora em que você irá fazer algo, mas ainda não começou. Vamos tomar como exemplo uma casa. Quando um estudante acorda para ir ao colégio, a primeira coisa que ele faz (depois de abrir olhos e acordar) é arrumar a mochila com os materiais. Depois vai para o banho e, depois, para a cozinha tomar o café da manhã.

O banheiro fica no caminho entre a cozinha e o quarto. A melhor coisa para otimizar seu tempo é fazer tudo o que é necessário e está no quarto, depois passar para o banheiro e, depois, para a cozinha. Posteriormente pode-se sair da cozinha e ir para o banheiro, e depois para o quarto. Isso poupa aquelas idas e voltas à toa, que podem gastar um bom tempo.

Este é um exemplo muito pequeno do que você pode fazer na hora de blogar, por exemplo. Crie uma metodologia do tempo. Ao ligar o computador, o que eu vou fazer? Tenha sempre a resposta para esta pergunta: “primeiro eu acesso minha caixa de entrada de e-mail, depois passo para os contatos nas minhas Redes Sociais principais, depois escrevo, publico e lido com outras coisas”, e assim a coisa vai andando.

O grande problema quando esta metodologia não existe é que você mexe com as Redes Sociais um pouco, depois lê metade das mensagens de e-mail novas, depois passa para as Redes Sociais de novo, e assim vai. E quando isso acontece, não se pode definir um “save game” perfeito. Você nunca vai largar sua caixa de entrada de e-mail e voltar de onde parou nas Redes Sociais. Sua cabeça vai realmente embrulhar.

 3 – Se não aguenta a rotina alivie

Este é o grande ensinamento que deixo à vocês e passei a utilizar em meus blogs. Eu sinto que tenho muito a escrever e passar aos meus queridos leitores, mas minha rotina de escrita (um artigo por dia) está me deixando realmente louco, e vejo que a qualidade de meus artigos está caindo.

Na blogagem, o mais interessante é poder destrinchar um conteúdo totalmente, com qualidade. Eu gosto muito disso. Quando escrevo algo, gosto de ir até o fim, mostrando ao leitor tudo o que ele deve saber sobre o assunto que está sendo escrito. E isso não pode acontecer se eu escrever uma vez por dia. Meus conhecimentos vão ser lidos fracionadamente pelos leitores. E creio que isso não é bom.

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Se eu começar a escrever um artigo por semana, no primeiro dia da semana eu já sei sobre o que vou escrever, e trabalho a semana toda no mesmo assunto, criando uma qualidade muito maior do que a existente em blogs que escrevem um artigo/dia.

Se você estiver com este problema de tempo, diminua sua rotina e aumente exponencialmente sua qualidade de escrita.

4 – Dicas Gerais

  1. Desligue o chat do Facebook, desligue a televisão, pare com as conversas alheias na web, feche-se no quarto ou escritório e apenas faça o que precisar fazer. Assim você poupará um tempo enorme, pois o que geralmente nos faz perder tempo são as coisas sem importância que fazemos juntamente com a escrita.
  2. Você deve saber o que é um checklist: uma lista de coisas diárias a se fazer. Se você seguir uma rotina, tudo fica automatizado e você não precisa perder tempo pensando no que vai fazer, quando termina outra tarefa.
  3. Não tente escrever conteúdo de qualidade usando apenas curtos espaços de tempo entre o almoço e a academia, por exemplo. Neste tempo, eu trato é de fazer outra coisa.
  4. Reserve um tempo longo para escrever e blogar, pois assim você não precisará se preocupar em terminar de escrever sob um tempo predefinido. É por isso que você só vê artigos novos por aqui à noite (vou dormir apenas quando terminar todo o trabalho blogueiro).
  5. Assim você consegue descansar mesmo nos dias em que você precisa escrever. Quando estiver no ócio e com vontade de fazer algo, vá escrever artigos de sobra. Isso é o que todo blogueiro profissional faz.
  6. Não é tão difícil poupar tempo na hora de blogar, só precisamos ver onde podemos ser mais rápidos e, assim, conseguir dormir um pouco mais à noite, ou se divertir mais. Sente e pense em quais tarefas você pode otimizar seu tempo!
  7. Você pode enviar seu artigo para várias, mas gaste seu tempo criando conteúdo de fora (como comentários, votos e bate-papos) em apenas 3 ou 4 Redes Sociais, no máximo. Assim, você consegue fazer um branding pessoal mais rapidamente e com maior qualidade, já que seu foco será mais restrito.

Escrever artigos curtos é muito mais trabalhoso

Essa semana estava pesquisando sobre marketing de conteúdo e acabei encontrando dois ótimos posts do Copyblogger. O primeiro, intitulado “Are You Too Lazy to Write Less?” (“Você é Muito Preguiçoso para Escrever Menos?”), do Chris Garret, foi quem me induziu a escrever esse post com o título que você acabou de ler. E o segundo intitula-se “Two Techniques That Help You Embrace Brevity” (“Duas Técnicas Que Te Ajudam a Escrever Brevemente”), de Muhammad Saleem. Eu sempre tento encontrar um comprimento de artigo com o qual me sinta satisfeito, mas há tempos percebo na prática que os artigos longos dependendo do nicho atraem pouquíssimos leitores. Por isso, cada vez mais me torno adepto dos artigos curtos e da “brevidade”.

It takes more work to write a short post. You’ll spend twice as much time reviewing as you do writing. (Chris Garret)

Você pode perceber facilmente como quanto mais curto é seu post, mais tempo você gastará para editá-lo. E isso acaba se transformando em duas grandes vantagens para seus leitores:

  1. Eles gastam menos tempo para ler seu artigo se você se preocupou com o corte de texto desnecessário na revisão.
  2. Eles lerão um post muito bem feito e pouquíssimo poluído, levando-os a lerem outros artigos.

É possível escrever mais com menos

Quanto mais curto forem os seus artigos (mantendo a mesma quantidade de informação útil), mais os seus leitores o lerão. Vale muito mais a pena ler 3 ótimos artigos curtos de 300 palavras e obter 3 grandes ideias do que gastar o mesmo tempo lendo um único artigo de 1000 palavras. Eu peco muito nessa área, mas já estou começando a mudar essa atitude detestável.

Escreva artigos curtos você também

Seguem as melhores dicas para te ajudar a escrever artigos curtos e igualmente interessantes aos leitores, com base nos dois textos do Copyblogger linkados acima e nos meus conhecimentos de mais de um ano de escrita de conteúdo direcionado à web:

Por que você deve postar em sites de artigos e anúncios gratuitos

1 – Corte palavras desnecessárias

Sempre que você estiver editando uma frase ou parágrafo, pense que pode diminuí-lo de alguma forma, seja cortando palavras e/ou substituindo-as, seja retirando parágrafos desnecessários. Volte ao artigo de Muhammad e você poderá ver ótimos exemplos de como essa técnica é poderosa.

2 – Aproveite o poder dos links

Se você já falou sobre um assunto em um artigo diferente ou já existe algo na web sobre o que deseja falar naquele momento, linkar esse conteúdo ao invés de reabordar é a melhor forma de apresentar aos seus leitores uma leitura de qualidade e rápida. Para conferir isso acesse o Copyblogger e dedique 15 minutos para lê-lo com atenção e depois note onde você vai parar.

3 – Comece detonando

O título e a introdução de seus textos são sempre o que mais importa quando você quer converter um leitor. Por isso, seja rápido e conciso nesse momento e ao longo do tempo você certamente notará o aumento do número de páginas lidas por visitantes e do tempo de permanência dentro de seu blog.

4 – Evite as vírgulas em excesso

Um dos problemas que mais demorei a driblar foi o uso de vírgulas em excesso. Pessoas que leem numa velocidade normal também fazem paradas quando existem vírgulas e isso aumenta assustadoramente o tempo que estes levam para ler um artigo. Por isso, nada de vírgulas excessivas!

5 – Escreve o que deve ser escrito

Às vezes, o grande problema não está na própria escrita excessiva e sim no conteúdo que você insiste em escrever: não tenha dó de cortar algumas dicas ou informações em excesso em relação àquilo que está escrevendo.

Consegui escrever esse artigo repleto de dicas com menos de 700 palavras e fui acrescentando aos poucos até passar de 1900 palavras. Com certeza levei mais tempo para escrever do que levei para escrever posts maiores. Mas já é um ótimo começo!

Quando você termina um post de 2400 palavras e percebe que ainda precisa capturar imagens você pensa ixi esqueci kkk... Preciso que exista um bot que capture automaticamente as imagens enquanto escrevo.

Marketing com conteúdo - O conteúdo que gera resultados

Agora que você sabe como escrever um texto conclusivo com qualidade coloque em prática hoje mesmo e melhore a sua escrita aos poucos.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Aprenda como escrever um texto conclusivo com qualidade
Em DICAS BLOGS temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

  1. Lia disse:

    Olá, há algum tempo acompanho as postagns do seu blog e uma das coisas que mais gosto é sua originalidade e simplicidade. O artigo de hoje, me tocou particularmente por falar de algo com o qual estou profundamente focada no momento que é o gerenciamento de tempo e produtividade, principalmente em relação aos posts, frequência, qualidade e tamanho.

    Também gosto de posts curtos, no meu blog o maior artigo chega a 1500 palavras, mas vou diminuir essa quantidade drasticamente, Tiro por mim que não gosto de ler posts longos na Web, geralmente salvo pra ler mais tarde se o assunto for do meu interesse.

    No meu blog escrevo também, sobre produtividade e gerenciamento, ficaria feliz se depois você desse uma passadinha por lá.

    PS: também estou arrumando o header do meu blog e mexendo em tudo, kkk. I ‘m going crazy man!

    Um abraço e parabéns pela escrita curta e de qualidade!

    1. Lia primeiro obrigado pela visita e comentário. As vezes preciso escrever para posicionar alguns artigos no Google (Ganhar Visitantes) e outras para o leitor. Precisamos sempre olhar para as duas partes "O leitor + Google". Tem momentos que eu escrevo para posicionar no Google e toma outro rumo. Qualidade e frequência hoje eu digo que são dois pontos fundamentais. Tempo as vezes contrato um freelancer é uma mão na roda. Pense sempre como vai manter o visitante no seu blog o tempo que for possível para diminuir a sua taxa de rejeição o Google fica de olho nesse quesito. No começo era uma bagunça e aos poucos também precisei arrumar a casa (blog) e deu trabalho. Visitei o seu blog, mas no momento esta: "Estamos trabalhando para melhorar sua experiência." Uma dica não deixe essa página por muito tempo você pode perder visitantes.

  2. Thiago Blauth Ferreira disse:

    Concordo que blogar é cultura, pois uma comunidade e rede se forma a partir de um blog, compartilhando afinidades, habilidades e ideais em torno de um mesmo assunto. Além de cada blogosfera ter seus padrões de comportamento e interação.

    Luz na mente e Paz no coração.

  3. Jackson Jorge disse:

    Rapaz, muito boa as dicas heim, realmente gasto muito tempo para escrever um post, normalmente certa de 3 horas. Mas é bem isso que você falou, vou escrevendo, corrigindo, montando as imagens, dados, etc…

    Vou fazer um teste aplicando essas técnicas para ver se aumenta a produtividade. Abraço!

    1. Jackson Jorge vai testando e depois me diz o resultado.

  4. Ana Karenina disse:

    Excelente artigo! Eu que ando adotando normalmente é rascunhando ideias assim que elas surgem e depois vou desenvolvendo os artigos aos poucos, sempre um por vez, daí na medida que ia finalizando um, fazia as edições e depois programava a postagem. Acho que se eu adotar essa ideia sua vou demorar mais pra escrever, mas pelo menos o resultado será melhor e o estresse menor.

    Ah quem dera que todo blogueiro tivesse uma revisora, como não temos vamos penando… rs

    Um Abraço 🙂

    @anakint

    1. Ana Karenina tem dias que a mente trava e nesses casos eu paro ou vou para rua e horas depois eu tento se não der certo deixo para o próximo dia.

  5. endim mawess disse:

    com as tecnicas que eu aprendi inclusive aqui, minha segurança aumentou estou tendo mais comentarios e a escolha dos titulos melhorou bastante já até acho no page rank e olha que acesso de várias cidades do Brasil quando viajo.

  6. Vagner Luiz disse:

    Muito bacana o seu post, Claudio! Esse é um tópico interessante à todos nós blogueiros!

    Penso que na maioria das vezes eh dificil saber se o post agradou ou nao o leitor! Muitas pessoas acessam blogs com a unica intensao de coletar informacao ou se atualizar…nao deixando nenhum comentario!
    Por mais que tenhamos a nossa disposicao ferramentas de monitoramento e tudo mais…decifrar a mente do leitor e o impacto que seu post ou blog tem na blogosfera é uma tarefa um tanto quanto complexa!

    Abraços!!

    1. Vagner Luiz em alguns casos temos a resposta imediata em alguns artigos em outros somente com o tempo e ajuda do Google Analytics.

  7. André Porto disse:

    Muito bom o post, tava pensando nisso nesses dias! Sempre bem vindo esses esclarecimentos que permeiam as mentes dantescas e levianas de nós blogueiros de plantão!

    abraços!

    1. André Porto e suas palavras complicadas kkkk. Valeu volte sempre.

  8. Ana Karenina disse:

    Olha sinceramente acho que se ficarmos muito focados em seguir rigorosamente o que os leitores querem, perderemos muito de nossa identidade, pois nossos leitores fiéis, que nos acompanham a longo tempo já sabem a nossa linha de pensamento e se de repente mudarmos completamente com o objetivo de atrair mais, e mais … infinitos leitores perderemos nosso foco principal.

    É óbvio que todo mundo que produz textos em blogs quer ser lido, mas precisamos ter cuidado pra não nos corrompermos durante esse caminho e não querermos ser o que não somos, vejo tantos recomendando originalidade e porque não sermos originais sendo nós mesmos?

    O que é afinal um post que falha? é um post que é pouco lido? como podemos ter certeza que aquele texto com não sei quantos cliques e visualizações de páginas realmente tocaram o leitor? Este é o post que alcançou seu objetivo? Mas qual é mesmo o objetivo de um post? ser lido, visto ou compreendido? para mim são 3 coisas distintas.

    Se há blogueiro que depende só de vídeos youtube, fotos polêmicas e títulos chamativos pra atrair a atenção de seus leitores fico pensando que tal blogueiro faz constante uso de muletas pois não consegue andar sozinho com seu conteúdo, parece-me que ele vira especialista em impressionar, mas peca porque não sabe cativar por ele mesmo, ou seja, não atrai pelo que ele mesmo produz: conteúdo e anda sempre precisando de acessórios e recursos fantásticos pra atrair o público.

    Talvez eu esteja equivocada, talvez não seja estas as ideias que propagam os grandes especialistas de Marketing, mas eu quando estudei o mínimo disso, notei que precisamos saber mostrar um trabalho bem feito, mas antes disso é preciso que ele seja bom, pois os leitores e consumidores andam tão exigentes que somente uma embalagem bonita já não os convence mais.

    Um abraço!

    1. Ana Karenina nossa a sua resposta foi quase um artigo e gostei muito até pensei em um artigo no futuro em cima do que disse.

  9. João Mota disse:

    Gostei do seu post. Vou fazer mudanças no meu blog, pois tem artigos com alta taxa de rejeição. Acho que é devido ao tamanho. Às vezes é melhor quebrar um artigo em 3, pois fica mais agradável de ler.
    Obrigado.

    1. João Mota em alguns artigos pequenos com 300/400 palavras pode causar um aumento na taxa de rejeição. Artigos longos podem ajudar nesse ponto, porém precisa prender atenção do visitante dependendo da quantidade de palavras. A ideia de criar/quebrar em 3 partes também ajuda.

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