Como Fazer SEO Local – As novas pesquisas locais (Perto de Mim)

Você notou ou ouviu que existem novos termos de buscas? Hoje muito usado principalmente pelos usuários com Google Voice as buscas locais “perto de mim” e atualmente são super populares e que você deveria tentar classificar esses termos no Google Maps e no restante dos resultados de pesquisas locais. Conheça hoje mais um novo meio de Como Fazer SEO Local.

Como Fazer SEO Local Com O Termo de Pesquisa Perto de Mim Ou Perto de Min

  1. Não tem como fugir dessa palavra que hoje esta sendo muito usada principalmente pelos usuários mobile e isso, que esta acontecendo com os seus concorrentes usando e aproveitando as buscas locais com essa busca “perto de mim“, fazendo a otimização das páginas para esse recurso fora do Brasil esse termo é muito usado “near me“.

Atenção se você ainda não sabe o que é ou como fazer SEO Local esta perdendo uma grande oportunidade e aconselho que aprenda com urgência.

Como blogueiro aconselho, que use bastante ao colocar “perto de mim” – “perto de min” ou para quem tem blogs em inglês “near me” em suas tags de título e no texto âncora dos links. Esse é um bom começo, mas o que você deve fazer uma vez que todos os seus concorrentes fazem o mesmo? Como você pode se tornar diferenciado dos concorrentes com a busca “perto de mim” antes que os concorrentes pensem em algo?

Eu já estou usando algum tempo essas palavras com bons resultados nos termos de buscas depois de ler os seguintes artigos em inglês localseoguide e essa postagem.

Tenho alguns clientes/sites/blogs no qual dou consultoria e já estou usando em alguns clientes. Mais recente em uma sorveteria com bons resultados. Posso afirmar para vocês esse termos de busca PERTO de MIM ou PERTO de MIN podem gerar grandes resultados e tenho algumas sugestões para vocês. Algumas dicas sobre como fazer um SEO local “perto de mim” que funciona para você, mesmo depois que seus concorrentes tentem expandir.

1. Compreenda que a parte “mim” ou “perto de mim” é um lugar específico, e não apenas uma outra palavra-chave a ser vista como alvo.

Os resultados que o Google mostra para as pessoas que procuram “perto” deles podem diferir enquanto caminham pela rua.

Precisa entender que “perto de mim” é uma mudança do dia a dia ou minuto a minuto, porque os resultados que o Google e outros mecanismos de busca (ou aplicativos) são baseados principalmente em saber exatamente onde o pesquisador esta no momento das buscas.

Essa é uma das razões pelas quais você pode otimizar o preenchimento de sua página ou site para termos “perto de mim” e ainda ser superado por um concorrente que apenas está mais próxima do pesquisador quando está procurando algo do tipo pizzaria perto de mim. O reverso também é verdadeiro: apenas porque você é o mais próximo do pesquisador não significa que você dominará os resultados de pesquisa “perto de mim”.

A localização / proximidade é importante, mas é um fator diferenciador. Seu trabalho é deixar claro para o Google e para os pesquisadores exatamente onde você está, e exatamente o que você faz.

Dei alguns exemplos nesse artigo: https://blogmarketingonline.com.br/como-fazer-o-seu-blog-aparecer-no-featured-snippet-google/

2. Não use de forma abusiva o termo “perto de mim” em um artigo ou página.

É natural que um cliente use esse termo nas buscas, mas parece estranho se você diz “perto de mim” principalmente se tiver alguém ao seu lado, porém esta se tornando muito comum. Existem algumas variações com esse termo de busca “perto” – “perto de você” – “perto de [cidade / local]”.

3. Não aponte apenas o seu termo de pesquisa “perto de mim”. Tente ser mais específico.

Você quer dar às pessoas mais razões para escolher você? Devem existir outros motivos além do que você nas proximidades. E se os seus concorrentes também estiverem perto do pesquisador? Trabalhe bem as tags H1 – H2 e H3, Meta Descrição, URL, Título e use variações.

comida bahiana perto de mim agora (perto de min)
comida mineira perto de mim agora (perto de min)
café perto de mim agora (perto de min)
pizza perto de mim agora (perto de min)
sushi perto de mim agora (perto de min)

4. Use e abuse dos diretórios locais que classificam bem para os termos “perto de mim”.

Vou deixar algumas dicas de locais que poderá usar e aconselho:

https://www.telelistas.net/

https://www.apontador.com.br/

https://kekanto.com.br/

https://www.guiamais.com.br/

https://www.planetabrasileiro.com/

http://guiatelesul.com.br/

https://geolocal.com.br/

https://www.yelp.com.br/

https://www.google.pt/business/

O Google Meu Negócio é a ferramenta aliada de referência para empresas locais. É completamente grátis e o valor que ela pode fornecer é imenso. Você só precisa ter uma conta do Gmail, uma conta do Google Meu Negócio e uma página da Web para sua empresa.

No Google Meu Negócio ou também conhecido como (Google My Business) indico e aconselho que você coloque – o nome, endereço e número de telefone, sempre no mesmo formato. Se, por exemplo, você tem seu escritório na rua principal de xxx lugar, ​​e no seu site o endereço esta diferente eu indico que mude e fique o mesmo do G Meu Negócio. É importante colocar o mesmo nome, endereço e formato de telefone para que o Google não tenha dúvidas.

Outro ponto importante no G Meu Negócio: consiga comentários de clientes reais para o seu perfil no Google Meu Negócio. Importante que seja pessoas reais e não o seu irmão ou você mesmo do seu computador. A razão é bem simples, o Google sabe perfeitamente quem somos e o IP de quem esta deixando o comentário.

A ideia é receber vários comentários, por isso, também faço um pedido para você leitor deixar sua avaliação/comentário (se possível 5 ;-)) eu agradeço. Você só precisa clicar aqui e deixar o seu comentário onde tem a marca da seta igual na imagem abaixo.

O Google My Business ajuda as pequenas empresas, acima de tudo, dando a oportunidade de se posicionarem acima das grandes marcas. Por exemplo, se você estiver procurando por: “Restaurante em xx local ou bairro“, certamente uma empresa que investe pesado muito dinheiro na divulgação, ficará em primeiro lugar nas buscas.

Graças à geolocalização, quando você faz essa busca, pode localizar empresas que estão muito perto de você e têm uma reputação muito boa. Vou dar o meu exemplo.

Repare na imagem acima que o link do site tripadvisor aparece abaixo da imagem.

Mostre ao seu público suas informações comerciais

O ser humano sempre tende a ser mais preguiçoso e custa cada vez mais ir a um local ou empresa para saber o que eles oferecem. É normal, agora é tudo com 3 cliques! O Google Meu Negócio percebeu isso e permitiu que as empresas fizessem upload de fotos, vídeos, vídeos em 360, publicações, etc., para que o usuário visse como é a empresa, as instalações, etc., sem ter que sair de casa.

Obtenha estatísticas sobre como as pessoas interagem com a sua empresa

Você pode saber a qualquer momento quantas pessoas clicaram em seu número de telefone, quantas pessoas acessaram seu site, quantas pessoas lendo as suas publicações etc.

Quais fatores fazem com que uma empresa local surja antes da outra?

Mais acima, eu disse a você que, ao abrir uma guia do Google Meu Negócio, você tem a oportunidade de atrair clientes próximos a você ou de acordo com a intenção da pesquisa e ultrapassar empresas que gastam muito dinheiro para se posicionar organicamente.

Mas você deve saber uma coisa. Não existe o seu negócio, você vai perceber que existem muitos fatores que determinam o que as empresas devem estar em SEO local de acordo com a pesquisa do usuário. Alguns dos fatores são:

Como eles falam de você em outros locais

Quantas empresas existem como a sua?

Atenção quando preencher a sua ficha no Google Meu Negócio coloque todos os dados do seu site como e-mail, endereço físico, número de telefone que esta no seu site e fotos do seu site. Coloque o máximo de informações que tenha no seu site.

Outras dicas de locais com autoridade que poderá usar. Sites da Espanha com muita autoridade para diversificar a fonte de links. Os sites abaixo você pode colocar o link do seu money site/projeto ou linkar para onde desejar.

https://www.yalwa.es/

https://es.qdq.com/

https://www.einforma.com/

https://www.axesor.es/

https://es.foursquare.com/

https://11870.com/

https://www.paginasamarillas.es/

Tome nota dos diretórios locais que explicitamente seguem os termos “perto de mim”. Vou dar um exemplo você pode usar nesses locais “eletricista [rua]” – “eletricista [bairro]” e na descrição coloque as informações do trabalho e o endereço + bairro.

Para você conseguir opiniões dos clientes nesses locais gerando autoridade para o seu negócio siga as dicas:

  • Se você tem uma loja online: envie e-mails para os clientes dizendo: Você gostou do nosso serviço? Por favor, qualifique com cinco estrelas e você receberá xxx de desconto na sua próxima compra!
  • Se você tem um negócio físico e observa que os clientes estão satisfeitos, você pode oferecer a eles um desconto se eles se qualificarem com cinco estrelas.
  • Outra sugestão: Envie para os clientes que você tem acesso no WhatsApp ou com mensagens privadas, nas redes sociais pedindo que deixem mensagens nesses locais.
  • Atenção: Não envie mensagens em massa nos grupos pedindo que deixem opiniões nesses locais. O Google pode desconfiar e penalizar, detectando que as resenhas não são “reais”.

Faça um trabalho de off-page seo com links para os links criados nesses diretórios.

5. Diga sempre a cidade que você está perto, ou em que localidade você está, ou quais cidades você atende ou estado.

Descreva a localização da sua empresa como se estivesse dando instruções para um cliente pela primeira vez por telefone. Se possível, também jogue uma foto ou duas. SEO local para empresas é uma das estratégias super utilizadas para chegar nas primeiras posições.

Se você tiver um negócio na área de serviço, você provavelmente não deveria abrir uma lista de 75 cidades. Talvez mencione o top 10 ou 20 pelo nome.

Além de saber onde você está e onde você atende os clientes, o Google precisa saber exatamente o que você oferece nesses lugares.

Fazendo uma busca sobre restaurantes no site https://www.tripadvisor.com.br/Restaurants veja esse resultado que ele mostrou no final.

Outras sugestões:

  • Restaurante
  • Óticas
  • Ferragem
  • Serralheiro
  • Consultoria
  • Encanador
  • Cabeleireiro
  • Imobiliária
  • Farmácias
  • Ginásio

6. Suponha que o comportamento dos pesquisadores “tanto nos resultados da pesquisa quanto no seu site” tenha mais importância do que o habitual.

Uma das principais razões pelas quais as pesquisas “perto de mim” explodiram em primeiro lugar é que o Google se torna assustadoramente bom em aprender sobre os pesquisadores e seus hábitos, especialmente no celular. Minha experiência pessoal, se as pessoas clicarem no seu site, mas não gostam do que tem podem “SAIR” ou apertar no botão “Voltar”, isso vai diminuir a sua classificação no buscador.

7. Não altere sua estratégia de SEO local visando somente essa busca “perto de mim”.

Claro, essas buscas são populares, e é importante obter um pedaço desse mercado e agir agora, mas é apenas uma questão de tempo antes que isso vira moda e geral comece a explorar esse termo “perto de mim” e fique lotado demais.

8. Bing já esta aceitando a palavra “perto de mim”?

Bing começando os trabalhos com a palavra “perto de mim”, porém não esta muito preciso os resultados igual ao Google. Estou no Rio de Janeiro e deu resultados um pouco confusos fora da minha área.

As pessoas que escrevem “perto de mim” ou “perto de min” querendo alguma coisa e você precisa atender essa busca. Para você, a missão ainda é a mesma: deixe claro (dentro e fora do seu site, para o Google e para as pessoas) exatamente o que você faz ou exatamente onde você está. Se você ainda esta com dúvidas sobre como fazer SEO local vai encontrar vários artigos sobre o assunto https://blogmarketingonline.com.br/tecnicas-seo/.

Como otimizar seu Blog para as Buscas Locais

Alguns blogueiros não se importam de onde chega os seus visitante. Este poderia ser o caso com os blogueiros locais ou proprietários de empresas on-line, por exemplo. Se você está procurando melhorar seu posicionamento local nos mecanismos de busca em seu país, seria uma boa ideia otimizar o site para as buscas locais e aqui estão alguns truques que você pode usar para esta finalidade.

1. Adicione o seu site ao Google Maps

Visite https://maps.google.com.br/. Você vai precisar acessar uma conta do Google, então você terá de preencher alguns formulários.

Depois que você preencher o formulário com a sua localização escolha a categoria que melhor descreve o seu negócio ou site. Você escreve os números de contato de telefone e opção de pagamento preferida. Você também pode enviar fotos ou vídeos.

Uma vez terminado os passos acima você terá que verificar sua inclusão conforme mostra no site. Após a conclusão da verificação seu site começará aparecer em pesquisas locais. É claro que para isso você tem que investir dinheiro, mas creio que para sua empresa não será problema.

2. Utilizar Geo Tags

Geotagging, segundo a Wikipedia, é o processo de adicionar metadados a identificação geográfica por diversos meios como fotos, vídeos, sites ou RSS. Estes dados consistem geralmente em latitude e longitude, mas também podem incluir altitude e nomes de lugares.

As geotags ajudam os mecanismos de busca a encontrar seu site no mapa e isto pode ajudar nas buscas locais. As geotags são uma combinação de latitude e longitude da sua cidade. Para encontrar a latitude e a longitude de sua cidade, pode visitar: http://mygeoposition.com/e você pode calcular os dados geográficos para a sua cidade ou região.

A aplicação das indicações geográficas não é difícil. Aqui está um exemplo de um site que estaria localizado No Espírito Santo:

Latitude: -20.265519 (20° 15′ 55.87” S)
Longitude: -40.420328 (40° 25′ 13.18” W)

<meta content=”Cariacica – ES, Brazil” />

<meta content=”-20.265519;-40.420328″ />

<meta content=”BR-ES” />

<meta content=”-20.265519, -40.420328″ />

Basta adicionar o código acima dentro das tags HEAD de seu site ou blog (modificá-las para sua conveniência).

3. Diretórios Locais e Páginas Amarelas no seu país

Envie seu site para diretórios locais e páginas amarelas isso vai ajudar de duas maneiras. Em primeiro lugar direcionar o tráfego local para o seu site. Em segundo lugar também dará alguns backlinks relevantes e isso pode melhorar a sua autoridade nos mecanismos de buscas locais.

Estas são algumas dicas que você pode usar para deixar seu blog bem posicionado  em determinada busca local, espero que tenham gostado.

Como Fazer SEO Local – As novas pesquisas locais (Perto de Mim)
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