Como ganhar dinheiro com blog e gerar tráfego (Fatores offpage – onpage)

Muitas pessoas estão sendo ensinadas por alguns gurus que só devem focar nos fatores off page para conseguir chegar no Top 10 do Google. Porém, peço que você leia essa artigo sobre os fatores onpage e tenho certeza que você vai mudar essa ideia. Vou passar dicas de como ganhar dinheiro com blog e gerar tráfego.

Diversos estudos e testes já comprovaram que receber links de outros sites é o que gera o maior impacto no ranqueamento do seu blog nos mecanismos de buscas. Entretanto, o que se tem visto são pessoas que estão sendo punidas por aplicarem as técnicas de forma exagerada em seu blogs.

Pense um pouco: Seu blog é lançado hoje e em um mês tem mais de 20.000 links externos apontado para ele e apenas 10 artigos publicados. Será que o Google não vai perceber que isso é uma forma de manipulação?

Você precisa entender que o crescimento do seu blog deve ocorrer de forma paulatinamente e não de forma súbita. Por isso, tenha paciência e preste muita atenção na quantidade de links que você recebe todas as semanas, para não ser punido.

Conheça algumas formas de conseguir links para seu blog facilmente.

Como ganhar dinheiro com blog e gerar tráfego (Fatores offpage) – Fique por dentro

Fator Offpage

Entende-se como fator offpage toda intervenção que vem melhorar o aspecto externo do blog.

Queremos nesse momento apresentar para você algumas formas de receber referências de outros sites e assim gerar um crescimento forte e duradouro no seu projeto online. Preste muita atenção e seja prudente ao aplicar cada técnica e dicas aqui expostas.

  • Comentários em blogs

Muitas pessoas dizem que os links vindos de comentários são nofollows. Porém, você precisa entender que os links externos de comentários devem ser usados para promover links de diversificação.

Ou seja, entenda links de diversificação todos aqueles que têm o texto âncora variado. Por isso, em cada comentário você deve usar um nome diferente. Isso é muito importante para que o Google não gere suspeita sobre seu trabalho de link building.

Outro quesito muito importante e que poucas pessoas sabem é que existe a possibilidade de você receber um link de comentário do tipo follow. Antes de explicar como você pode obter esse tipo de link, quero fazer um alerta.

Os administradores de blogs colocam caixa de comentários para você fazer um comentário que agregue valor. Infelizmente, muitas pessoas que só pensam em ganhar dinheiro, usa essa estratégia focando apenas em melhorar seu blog.

Na figura abaixo explico o que você deve fazer para obter links nofollow e follow ao mesmo tempo num único comentário. Para o nicho de ganhar dinheiro é mais difícil você conseguir, pois os caras sabem disso.

Você terá que digitar a palavra chave que você deseja ranquear entre aspas e depois escrever entre aspas os termos acima. Fazendo isso vai surgir uma lista de blogs que aceita esse tipo de comentários.

Após escrever seu comentário, um link follow será enviado para seu último post publicado.

  • Links quebrados

Quem trabalha no marketing digital sabe muito bem as consequências de ter um link quebrado em seu blog. Por isso a dica aqui é você analisar um site concorrente e achar links quebrados e solicitar que ele link para um artigo seu.

É claro que nem todo mundo vai aceitar, porém se você souber como mandar um email, é bem provável que seu concorrente aceite sua proposta.

Escreva um email técnico explicando as consequências de ter um link quebrado num blog e sugira um artigo seu para ele linkar.

  • Guest post

Essa é a pratica mais usual para conseguir links de outros sites, escrevendo um post convidado. Porém, o que se tem visto são pessoas que estão fazendo diversos guest post por dias e isso é ruim.

A primeira coisa que você precisa entender é você deve analisar se o blog em questão está punido no Google e uma dica é usar o SemRush. Essa ferramenta vai mostrar o crescimento ou a queda das visitas desse blog.

Se a queda foi muito rápida, então fique de antenas ligadas, pois esse blog pode ter sido punido pelo Google e se você fizer uma parceria com ele, o seu vai junto.

Outro quesito muito importante é que você deve decidir qual a finalidade desse link, se é para dar autoridade ao seu domínio ou se para ranquear um artigo. Muitas pessoas fazem guest post e não pensam nisso e por esse motivo seus projetos demoram a crescer.

Se você deseja ganhar autoridade, então link para a sua home e assim ela vai puxar todos os artigos. Caso deseje ranquear um artigo, link para ele com o texto âncora exato.

Cabe salientar que você não deve receber mais de um link de um mesmo domínio, ou seja, o que vale mais: Uma única pessoa fazer uma boa referência de você ou milhares de pessoas? Diversifique!

Uma dica interessante e que vai lhe ajudar a ter links externos é com muitas facilidade é criar um post e lançar no slidershared, outro post e lançar no site da uol mais.

Outro ponto interessante é você saber quem estão linkando para seus concorrente e assim fazer uma proposta para eles. Para isso você poderá usar o Semrush ou uma ferramenta gratuita chamada Open Link Profiler.

  • Cuidado com a densidade de palavras chaves

O que se tem visto é que muitas pessoas querem ranquear para uma palavra chave, como por exemplo, dieta dukan e saem fazendo diversos guest post usando esse texto âncora.

Se você continuar fazendo isso, certamente você vai ser punido pelo Google, pois ele entenderá que você quer manipular.

Como ganhar dinheiro com blog e gerar tráfego (fatores onpage)

Todos que trabalham no marketing digital sabem muito bem da importância do de gerar tráfego para seu projeto online e esse tem sido o grande problema para muitas pessoas e um dos motivos de diversos projetos serem abandonados.

Muitas pessoas afirmam que conseguir tráfego orgânico não é uma das tarefas mais fáceis, pois o Google demora muito tempo para passar a relevância de um link.

Outro quesito muito importante e que os novos empreendedores digitais sofrem muito é na hora de realizar as otimizações onpage e offpage. Somos ensinados que apenas os links externos são importantes, mas isso não é a pura verdade.

Muitos gurus do marketing digital criam suas otimizações para os mecanismos de buscas apenas fazendo o que chamamos de Link Building, ou seja, receber links externos, mas na verdade os fatores onpage pode ser um grande diferencial entre o primeiro e segundo da primeira página do Google.

Continue lendo, pois vamos explicar um pouco mais sobre os fatores onpages e num outro artigo sobre os fatores offpages.

Como ganhar dinheiro com blog e o tráfego (fatores onpage) – O que você precisa saber! 

1° Fatores Onpage

Entende-se como fatores onpage todas as intervenções que modifica as características internas do seu blog. Ou seja, são as otimizações que melhoram o aspecto interno do seu blog frente aos seus leitores e mecanismos de buscas.

Entretanto, o que se tem visto na internet, são pessoas que estão desprezando esse importante fator para ranqueamento e queremos nesse ponto comentar sobre os mais importantes para que seu projeto possa ter vantagem contra os concorrentes.

Dicas de como ganhar dinheiro com a internet

Ebook Grátis Revela Quais São Os 4 pilares Para Você Construir Um Blog De Sucesso

  • Palavra chave

Todos websites sabem  o que é e da grande importância de utilizar as palavras chaves adequadas em seu projeto. Utilizar palavras chaves erradas, poderá resultar numa baixa ou nenhuma visita em seu blog ou artigo.

Ou seja, vamos dizer que você tem um projeto no nicho de emagrecimento, porem escreve artigos focados em como ganhar dinheiro internet.

Esse é um erro que muitas pessoas estão cometendo e por esse motivo estão deixando de lado um grande potencial financeiro.

Então, a primeira coisa que você precisa fazer para ter uma otimização para os mecanismos de buscas (SEO) de qualidade, é conhecer quais são as palavras chaves que regem seu nicho de mercado.

Existem diversas ferramentas que poderão lhe ajudar nesse ponto, como por exemplo: Google Adwords, Ubersuggest, Keyword tool, dentre outras.

Usar as palavras chaves corretas e adequadas vai resultar em visitas de qualidade e como consequência, maior conversão em seu projeto.

  • Título do artigo

Alguns estudos mostram que o título é um dos principais fatores de ranqueamento nos mecanismos de buscas. De forma mais precisa, 36 de 38 especialistas em SEO, colocar o título como o principal fator onpage.

Por isso, se dedicar a estudar e analisar qual o melhor título para sua seu artigo e que vai chamar a atenção de sua audiência é fundamental para que você receba mais visitas em seu projeto online.

O que se tem visto são administradores de sites que estão desprezando um item tão fundamental, então não crie títulos pensando apenas nos mecanismos de buscas, mas foque em seu usuário, pois é ele quem ler seus artigos.

  • Url do artigo

Outro quesito de extrema importância para o ranqueamento do seu artigo no Google é a URL. Sempre ouvimos dizer que a URL amigável e á melhor opção e isso é a pura verdade.

Por isso, procure criar uma url que contenha a palavra chave que você deseja ranquear e também possa mostrar para sei leitor para onde ele está sendo levado. A figura abaixo mostra um exemplo.

Muitas pessoas estão usando url com números, letras sem sentido, dentre outros e muitas vezes estão perdendo a oportunidade de vender, pois o leitor pensa que a próxima página é vírus.

Você poder fazer uma programação no seu blog wordpress para que os links permanentes apareçam de forma amigáveis. O passo a passo abaixo vai lhe ajudar a ter url amigáveis, basta seguir e fazer.

  1. No painel do seu blog clique em configurações.
  2. Links permanentes.
  3. Escolha o item que tem Nome do Post.
  4. Salva alterações.

Se você usar categorias em seu blog, já percebeu que quando clica numa delas aparece na url o termo category. Isso é muito chato e ruim para o leitor.

Você pode usar um plugin para retirar esse termo, como por exemplo o WP Remove Category Base. Se você usa o plugin de SEO, Yoast, siga o passo a passo abaixo.

1.   Avançado

2.   Aba links permanentes.

3.   Mudar URLs.

4.   Clique na caixa que diz: Strip the category base (usually /category/) from the category URL.

5.   Salvar alterações.

  • Tag Header

As tag de cabeçalho são muito importantes para organizar seu artigo para o leitor e para os mecanismos de buscas. Nesse texto estou usando as tag de cabeçalho e você percebe que o texto fica bem melhor para ler.

Já imaginou não separar esse artigo por tópicos? Como seria a sua leitura? Será que você conseguiria ler até o final? Como você saberia identificar sobre qual assunto estaria falando agora dentro desse conteúdo.

As tags vão do cabeçalho 01 ao 06 e você precisa entender que o título de seu post deve ser cabeçalho 01. Tem temas que vem o título como cabeçalho 02 e você precisa alterar isso no código do seu header.

Essa organização no HTML ajuda os robôs dos mecanismos de buscas entenderem mais seu conteúdo e sua organização e você ganha alguns pontos quando aplica corretamente as tags de cabeçalho.

  • Imagens

As imagens são excelentes elementos para enriquecer seu conteúdo, deixar o texto menos massivo e melhorar o entendimento de um quesito específico do seu artigo, como por exemplo, a imagem que coloquei acima sobre url amigável.

Alguns especialistas em SEO afirmam que as fotos são bem vindas aos artigos e que bem otimizadas vão trazer bons resultados para seu blog.

Outro ponto muito importante é que o tamanho da imagem deve ser tal para que seu leitor possa entender. Por exemplo, no meu blog uso imagens com 700 pixel de largura.

  • Meta descrição

Alguns estudos afirmam que não tem influência direta no ranqueamento de um blog, porém pode ajudar indiretamente no ranqueamento.

Se você fizer uma descrição bem chamativa e informativa, a taxa de cliques no seu artigo (CTR) vai aumentar e como consequência o Google vai entender que seu artigo está sendo relevante para o leitor e melhorar a posição dele.

  • Links de saída

Outro ponto que conta muito para o Google é qual referência você está dando para seu leitor continuar aprendendo sobre o assunto do seu artigo? Ou seja, para qual site você está indicando para seu usuário ler?

Muitas pessoas não fazem isso e perdem a oportunidade de ajudar o seu leitor a aprender mais sobre o assunto e ser bem visto pelo Google.

Você não precisa colocar muitas referências externas, apenas uma é suficiente e essa é a quantidade que indico, pois quando mais links de saída você colocar em seu artigo, você vai transferir a autoridade dessa página, chamamos isso de Link Juice.

Para você entender melhor o que é o link juice, imagine que você tem um corpo de 1l de suco de laranja e quer dividir com outras pessoas. Se você dividir com 5 pessoas, ficará com apenas 200 ml, mas se você dividir com uma única pessoas, ficará com 500 ml.

  • Palavras chaves em negrito

Alguns estudos afirmam que colocar algumas palavras em negrito no seu artigo chama a atenção do seu leitor e também do Google. Nunca fiz um teste sobre isso, mas tenho certeza que o leitor presta mais atenção a palavras com negrito.

  • Linkagem interna

A linkagem interna é de fundamental importância para seu blog, pois é um link follow que está sendo direcionado para outro artigo ou para a home e assim vai fortalecer diante do Google e concorrentes.

Ao fazer a linkagem interna, sempre tenha em mente que você deve complementar a ideia do texto que está sendo lido por seu leitor.

Não é fácil, porém também não é difícil aprender como ganhar dinheiro com blog e gerar tráfego, mas precisa estudar, investir e colocar em prática.

Como ganhar dinheiro com blog e gerar tráfego (Fatores offpage – onpage)
5 (100%) 2 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta

Digite abaixo a numeração *