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✅Google Stories – Dicas Reveladas

AMP Stories

Ei pessoal, trouxe um breve resumo, mas completinho do que é o google stories.

Esse artigo foi escrito pelo grande colega Tiago Miarelli. Ei pessoal, trouxe um breve resumo, mas completinho do que é o google stories.

Entrevista: https://blogmarketingonline.com.br/tiago-miarelli/

Site oficial: https://tiagomiarelli.com.br/

Se você quer uma nova opção de como aparecer no carrossel mobile, imagens com destaques e até mesmo no Google Discover, indico que aposte nessa opção. Mais uma forma de ficar um passo a frente do seu concorrente.

Google Stories

Hoje vamos falar do Google Stories que como o próprio nome já diz se trata de Stories diretamente no Google.

Eu fiz alguns testes e adorei, e vou compartilhar aqui tudo que vocês precisam saber.

Google Web Stories é uma nova maneira de obter mais tráfego orgânico. O Google disponibilizou um plugin para WordPress.

Web Stories é mais uma maneira do seu site aparecer no topo das pesquisas do Google e do Google imagens.

AMP Stories é um formato agradável não apenas para o ser humano, mas também para o Google. Afinal, priorizam a velocidade de carregamento. Isso só é possível porque o texto não é parte integrante do vídeo ou imagem de fundo, mas se sobrepõe a eles.

O que é stories do google?

O Google Web Stories é uma nova forma de AMP (Accelerated Mobile Pages). É o conteúdo que deve ser consumido em pequenos formatos, igual mesmo os Stories do Facebook, WhatsAppp, Instagram e Tik tok.

O Google Stories foi projetado para ser visto em celulares principalmente, mas funciona perfeitamente bem em desktops normalmente.

Como funciona o Google Stories?

Cada página do google stories dever conter no máximo 10 palavras. O tamanho recomendado de um Google Stories é de 4 a 30 stories.

Caso precise de mais que isso, você pode fazer outro Stories, lembrando que cada Stories gera uma URL diferente.

Para quem trabalha como afiliado como nós, o google permite somente 1 link em cada Stories.

O Google Web Stories é de código aberto e gratuito então não precisa comprar nenhum plugin que diz ser algo como google stories premium, por exemplo.

🚀Benefícios de usar o Google stories

Além de ser esteticamente bonito de ser consumido (visto), as imagens do Google stories aparecem em destaque no Google imagens. Especialistas nos Estados Unidos e Europa dizem que é uma forma incrível de se conseguir tráfego orgânico vindo do google e este é realmente o objetivo do google: entregar conteúdo bom e rápido.

Além de ser AMP por natureza, cada stories também gera uma URL única, aonde você pode por meta description, palavra chave e título SEO. Ele contém integração nativa com o plugin Rank Math também. Atenção precisa ativar/habilitar no sitemap.

rank match web storie
Google Stories Rank Math

Outro grande benefício é que os stories do Google aparecem naturalmente no Google notícias e nos Apps de pesquisa do Google em celulares.

Segundo o google, o objetivo do google stories é entregar um conteúdo rápido para o usuário e uma forma a mais de publishers, no nosso caso, afiliados, de conseguir mais tráfego orgânico.

É incrível e recomendo muito que já comecem a usar desde agora enquanto pouca gente usa e sabe disso.

Indexação e google Imagens

No Google Stories, ele pede para você ter uma logo e uma capa em cada Stories, caso você não faça uma capa do seu Stories, o Google usará a primeira imagem do primeiro stories.

Aqui você pode ver que o google indexou os meus stories, notei que ele indexa os stories mais rápido que artigos comuns de posts em WordPress.

Além disso, repare que as imagens são rapidamente indexadas no Google. No caso essa imagem de cor verde é a capa de um dos meus stories.

stories google
Google Web Stories

Outro benefício também é que as imagens das capas do Google Stories são destacadas no Google imagens, você vai perceber que as imagens que fazem parte de Stories têm um símbolo/ícone que fica se mexendo chamando a atenção do usuário (que pode ser visto somente com o celular). 

Imagens do Google Stories no Google imagens com celular.

web stories celular
Tiago Miarelli Google Imagens Stories

Conteúdo Snackable

Segundo o google, o conteúdo deve ser “snackable” que significa lanches em inglês.

Conteúdo snackable são micro conteúdos, partes pequenas de um conteúdo.

De modo mais fácil de explicar, seria como picar o conteúdo em partes para ser visto e consumido aos poucos pelos usuários, afinal é mais fácil ver 10 stories que resume um artigo inteiro do que ler 500 palavras não é mesmo?

Ainda mais na internet aonde todo mundo quer tudo fácil de entender, fácil de ler e divertido.

Como usar o google stories?

Recomenda-se que os vídeos não tenham mais de 15 segundos de duração e devem conter legendas, ou seja, imagem ou vídeo + texto em cada Stories.

O Google especifica que os vídeos devem ser gravados no modo retrato, não no modo paisagem. Dessa forma, eles serão exibidos em tela cheia em um dispositivo móvel, igual nos Stories do Instagram.

Leia Também: Como Criar Web Stories Com WordPress

Todos os vídeos devem ter legendas para que um usuário possa assistir e ler junto com ele. A suposição é que o usuário talvez não esteja em uma situação em que possa ouvir um vídeo, como em um local público ou em algum lugar que exija silêncio, nada demais, nesse caso são iguais aos vídeos legendados do Instagram.

O Google recomenda que o texto tenha no mínimo o tamanho da fonte 24 e que cada página contenha no máximo 200 caracteres.

Web Stories for WordPress
https://wp.stories.google/

O Google recomenda que você use o Google Stories como um resumo de um artigo principal, por exemplo, e deixe um link em cada stories caso o usuário queira ler por completo.

➡️Google Stories Plugin WordPress

É recomendado que já comece a usar agora para se familiarizar com o plug-in. Como diria o ditado “quem chega primeiro, bebe água limpa”. Super recomendado começar pra ontem.

https://wordpress.org/plugins/web-stories/

https://wp.stories.google/

Se você não quiser usar o plugin pode fazer nesse site e importar depois de pronto https://www.ampstor.co/.

💥SEO no Google Stories

AMP Google Stories ajuda aos sites no posicionamento e até mesmo ficar mais ranqueado em buscas orgânicas no Google. Quem faz essa afirmação a favor do formato — também chamado de Easy Stories — são sites estrangeiros com renome em marketing digital.

Para quem usa o plugin rank math, você encontra aqui como instalar e configurar seu Google Stories corretamente.

SEO para Google Web Stories no Rank Math: https://rankmath.com/kb/google-web-stories/

A principal razão pela qual esse tipo de stories ranqueia é o fato de que os textos não estão queimados na imagem ou vídeo de fundo, como se diz no jargão de mercado.

Entenda por “queimado” aquele tipo de legenda que faz parte do vídeo, sendo impossível removê-lo. Isso é diferente de quando o texto está sobreposto à imagem, como acontece em YouTube ou mesmo Netflix, por exemplo.

Nessas duas plataformas, é possível ativar e desativar as legendas justamente porque elas não estão queimadas.

O google stories melhoram as chances de ranqueamento orgânico por três razões críticas:

  1. Estão em conformidade com a orientação do Google para que sites privilegiem o mobile (base do conceito AMP);
  2. Melhora a velocidade de carregamento, o que impacta na retenção do leitor na página. Hoje, 53% dos consumidores abandonam um site se ele não carregar em até três segundos.
  3. Ajudam em SEO para dispositivos móveis, que vão se tornando cada vez mais importantes.

Segundo Neil Patel, o conceito de AMP (páginas mobile aceleradas) amplia a visibilidade de um site. Ao usar imagens no formato de Stories, uma página amplia sua chance de aparecer no carrossel de imagens do Google, que fica acima do primeiro resultado nas buscas. Isso pode melhorar o SEO, gerando maior tráfego para o seu site segundo ele.

Os textos podem ser “lidos” pelo Google porque, tecnicamente, eles aparecem no código da página. Mas com uma grande vantagem: estão num formato mais agradável para o leitor, o que o Google valoriza.

Tem alguma empresa/site gigante usando?

Grandes portais saindo na frente: Super Interessante, Trip, Folha de São Paulo, Veja, IGN Brasil, UOL/Folha, O GLOBO, R7, Bandeirantes, Época, Adoro Cinema e Nexo Jornal.

Web Stories Google Discover
https://brasil.googleblog.com/2020/10/um-novo-lar-para-as-web-stories-no.html

Web Stories podem ser produzidos no NewsroomAI, Stories Google, MakeStories e no WordPress.

Ainda esta com dúvidas se deve usar Web Stories?

Se você ainda não sabe se deve usar vou dar mais alguns motivos/sites grandes usando Google Stories:

https://edition-cnn-com.cdn.ampproject.org/c/s/edition.cnn.com/ampstories/world/protecting-the-antarctic-a-journey-to-a-continent-in-distress

https://www-usatoday-com.cdn.ampproject.org/c/s/www.usatoday.com/amp-stories/beyonce-rule-the-world/

https://projects-sfchronicle-com.cdn.ampproject.org/c/s/projects.sfchronicle.com/2019/visuals/camp-fire-ballet/

https://www-wired-com.cdn.ampproject.org/c/s/www.wired.com/amp-stories/space-photos-of-the-week-111817/

As recomendações gerais de SEO para o Google Stories são as mesmas para qualquer tipo de post normal no WordPress conforme você pode ler nos links de referência no final deste artigo.

Vou poder publicar o que desejar usando Google Web Stories?

Não. Existem algumas regras e poderá ser punido ou bloqueio.

Proibido usar algo com conteúdo protegido por direito autoral.

O limite de palavras é 180. O excesso pode prejudicar.

Se fizer conteúdo de vídeo a regra é no máximo 60 segundos de duração.

Baixa qualidade de vídeo ou imagem.

Falta de uma boa narrativa/história.

Histórias incompletas.

Comercial excessivo nas Web Stories.

O correto para evitar problema:

Se for possível um vídeo bem rápido com até 15 segundos com legendas.

Use somente 1 link para cada história.

Detalhe pode usar também dados estruturados.

  • Notícias
  • Receitas
  • Vídeos
  • Negocio Local

https://developers.google.com/search/docs/data-types/article

https://developers.google.com/search/docs/data-types/local-business

https://developers.google.com/search/docs/data-types/video

https://developers.google.com/search/docs/data-types/recipe

Fonte leitura:

https://developers.google.com/search/docs/guides/web-stories-content-policy#narrative

Se quiser aprender muito mais recomendo que se inscreva no nosso curso de SEO para Afiliados.

Aulão Sobre Google WebStory

https://www.youtube.com/watch?v=uKbD2iaH3aQ

Para quem deseja ganhar dinheiro com links de afiliados: https://amp.dev/pt_br/documentation/guides-and-tutorials/develop/story_ads_best_practices/

Referências para saber mais:

https://www.youtube.com/channel/UCXZNlYNefXV3iMcyzszt_9Qhttps://twitter.com/WebCreatorshttps://www.instagram.com/googlewebcreators/

Google Discover: https://blog.google/web-creators/web-stories-discover-search/

SITE OFICIAL:

https://stories.google/intl/pt-BR_ALL/

https://amp.dev/about/stories/

https://search.google.com/test/amp

https://developers.google.com/search/docs/guides/enable-web-stories

https://amp.dev/documentation/guides-and-tutorials/start/create_successful_stories/

Mais visualização no Google com Web Stories
Como Fazer Web Stories Google

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Boas vendas para você e até o próximo artigo pessoal.

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