Tudo o que você queria saber sobre hospedagem de sites

Quando o assunto é tecnologia todo mundo tem sempre algo a aprender. Isso porque as novidades no mundo da internet se atualizam diariamente. E quando falam de hospedagem de sites, até onde você entende do assunto? Será que você contratou o melhor plano de hospedagem para o seu site?

Tudo o que você queria saber sobre hospedagem de sites

Preparamos este artigo com uma visão geral sobre os tipos de hospedagem de site. Mas vamos começar pelo começo! Se você quer uma apostila hospedagem de sites grátis leia todo o artigo.

Registro de domínio

Antes de pensar na sua hospedagem de sites esteja ciente de escolher um bom domínio para o seu site.

O registro de domínio é o endereço do seu site na internet, como por exemplo blogmarketingonline.com.br. Na hora de definir qual vai ser o seu domínio atente-se:

  • Escolha um domínio fácil de memorizar;
  • Escolha um domínio que tenha a ver com o seu negócio;
  • Crie um domínio curto e natural;
  • Seja relevante no domínio, com foco nas suas palavras-chave;
  • Evite o uso de hífens e números no domínio;
  • Proteja sua marca e registre o seu domínio em mais extensões para evitar a concorrência.

Caso ainda não tenha seu site, blog ou e-commerce e quer consultar a disponibilidade para o registro de domínio, consulte um verificador de domínio.

Domínios tornam-se investimentos valiosos ao longo do tempo, conforme o crescimento do seu negócio e autoridade da sua marca. Escolha com cautela.

Dica: alguns planos de hospedagem de sites incluem registro de domínio grátis.

E para finalizar este primeiro tópico, entenda que mesmo se você já tem um domínio é possível transferi-lo para qual hospedagem quiser e assim administrar tudo em um lugar só. Saiba mais sobre a transferência de domínios.

Hospedagem de sites

Agora o assunto começou de verdade. Hospedagem de sites não é assunto pra qualquer um. Criar um site está ao alcance de todos e a própria internet oferece recursos tecnológicos para isso. Mas saber qual a melhor hospedagem de sites exige mais pesquisa e conhecimento técnico e é nosso papel colaborar com o assunto.

Vamos abordar três tipos de hospedagem de sites e que são as mais utilizadas no mercado. Estamos falando da hospedagem gratuita, hospedagem compartilhada e VPS.

Hospedagem gratuita

Se está lidando com um projeto novo, em fase de testes e sem expectativas de tráfego para esse começo, a hospedagem de sites grátis é a mais indicada neste caso.

Existem serviços de hospedagem grátis confiáveis, sem anúncios e que oferecem 99,9% de uptime. Mas claro que por se tratar de um serviço free, os recursos são limitados. Por isso recomendado para projetos de pequeno porte.

Vantagem: é grátis e você consegue criar um site sem nenhum investimento.

Desvantagem: apresentar recursos limitados que podem comprometer o desenvolvimento do seu site. Caso os acessos diários excedam o permitido em contrato com a hospedagem free o seu site pode até ficar fora do ar.

Hospedagem Compartilhada

É a hospedagem mais utilizada no mercado pois se adequa aos mais variados tipos de site. Hospedagem compartilhada refere-se a um servidor hospedando diversos sites e por isso deve ser escolhida com sabedoria.

O custo benefício de uma hospedagem compartilhada é ótimo se comparado ao próximo passo, que seria um VPS e vamos falar no próximo assunto. Mas em geral as empresas apresentam três planos de hospedagem de sites compartilhada e cada um deles tem recursos valiosos para o seu negócio. Vamos investir um pouco mais de tempo aqui.

Veja uma tabela de preços de hospedagem compartilhada:

Observe que os planos são diferenciados por nomenclaturas como bronze, prata e ouro, em outros casos podem ser single, premium e business e assim por diante. Mas o que você precisa avaliar na hora de contratar o seu plano é o que exatamente o seu site precisa.

Nem sempre sabemos o plano ideal pois como já falamos acima tecnologia é atual e espero que ninguém ouse dizer que sabe tudo.

Dica: Para facilitar para os usuários existem calculadoras de serviços como a da WebLink, que baseada em informações fornecidas pelos mesmos, mostra qual o plano ideal. Simule qual a hospedagem de site indicada para o seu projeto.

Observando as diferenças dentro dos planos note a quantidade de websites, capacidade de processamento e memória, limite de contas de email, suporte, e benefícios inclusos como registro de domínio grátis e certificado SSL.

Por lidarmos com diferenças de valores tão baixas como nesse caso, de R$ 6.39 para R$ 9,49, e considerando os recursos adicionais no plano prata, como neste caso, vale a pena investir um pouco mais e contar com contas de email ilimitadas e suporte 24/7 dentro tantos outros benefícios.

Vantagem: é um investimento consideravelmente baixo se você comparar quanto teria que investir para criar um empresa física, calculando as despesas de instalação e burocracia com documentos. Em 30 minutos você contrata uma hospedagem e cria um site sem dificuldade e sem conhecimento técnico. Além disso seu site vai ficar no ar propagando a sua marca o tempo todo.

Desvantagem: por se tratar se um servidor compartilhado, caso haja problemas de pico de acesso dentro de um site que compartilhe este servidor com o seu site, isso pode afetar o desenvolvimento do seu projeto. Claro que, por já ter conhecimento disso as empresas investem em técnicas e estratégicas para evitar isso.

VPS

O Virtual Private Server, popularmente chamado de VPS trata-se de um servidor que permite a customização para se adequar ao que cada site precisa.

Recomendado para sites de médio e grande porte e fortemente indicado para e-commerces, o VPS pode ser personalizado para Linux e Windows.

Linux: o sistema mais rápido de todos oferece espaço dedicado ao usuário, acesso a raiz SSH, infraestrutura na nuvem, recursos quase ilimitado e uma estrutura de segurança de dados melhor e mais confiável.

Windows: por ser o sistema mais utilizado no Brasil, é fácil de se adaptar com uma VPS Windows. O sistema apresenta interface gráfica, instalação de aplicações somente com clicks como em um desktop e compatibilidade de drivers.

Vantagem: liberdade para configurações de recursos no servidor, recursos dedicados como espaço em disco e memória, nível de segurança e privacidade superior comparado a hospedagem compartilhada.

Desvantagem: não tem suporte para quem contrata um VPS e isso requer mais conhecimento técnico de quem contrata.

Conclusão

A hospedagem vai influenciar em todo o desenvolvimento e crescimento do seu site. Por isso, antes de escolher a sua, avalie características como uptime, memória, limites de tráfego, segurança e suporte.

Outro fator importante é saber qual o histórico da empresa a ser contratada no mercado. Avalie quais as referências de outros clientes e considere pesquisar a reputação dessa empresa.

Este artigo foi escrito pela Hostinger e WebLink, empresas pertencentes ao grupo Hostinger Global, que atuam no Brasil com serviços de hospedagem de sites, registro de domínio e VPS.

Tudo o que você queria saber sobre hospedagem de sites
5 (100%) 10 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

4 Comentários

  1. gerenciagram dezembro 23, 2017
    • Claudio Gomes dezembro 23, 2017
  2. VPS Cloud Brasil Janeiro 30, 2018
    • Claudio Gomes Janeiro 31, 2018

Deixe uma resposta