QUAL O MELHOR INDEXADOR DE LINKS / BACKLINKS?

O QUE É UM INDEXADOR? Um indexador é um sistema que faz a indexação de links para você. Por exemplo, se você cria um artigo e quer que ele seja indexado no Google, você pode usar um indexador para esse fim.

Material feito/escrito por Anderson Makiyama. Material devidamente autorizado pelo autor para reprodução no Blog Marketing Online.

Claro que quando você tem poucos links para serem indexados, é mais fácil submeter ele para indexação direto no Search Console (Google).

Na verdade não se usa indexadores para money site (Ganhar Dinheiro). Geralmente usamos indexadores para tier 1, tier 2 ou uma camada mais profunda.

Se você não sabe, “tier” significa “camada”, e no contexto do SEO estamos falando de camadas de backlinks. Por exemplo, os links que apontam direto para o seu Site Final (o site que você quer ranquear no Google) foram o tier 1 (primeira camada de links). Os links que apontam para o seu tier 1 foram o tier 2 e assim por diante.

Para o Site Final é mais usado criar um mapa do site (O Plugin SEO do autor Yoast já cria um mapa automaticamente para você) e submeter esse mapa no Search Console. Há muitos que nem isso fazem, apenas criam a camada de links 1 e esperam a indexação natural. Uma vez que você cria um tier 1, ele próprio funciona como um indexador natural.

INDEXADOR DE LINKS
Como saber todos os links de um site?

Entenda que para você de fato receber a força/autoridade dos backlinks que apontam para o seu site, é necessário que o Google saiba quais são esses links. Entenda assim, o Google possui um banco de dados GIGANTESCO onde estão cadastrados todos os sites que apontam para o teu site. Na hora de calcular o ranqueamento, apenas os sites que estão nessa base de dados são considerados. Isso significa que todos os backlinks que não estão indexados no Google não servem de absolutamente nada, não ajudam em nada no SEO do seu Site.

QUAL O MELHOR INDEXADOR DE LINKS?

Olha, há centenas de sistemas que oferecem o serviço de indexação para você. A seguir vou citar alguns que usei, e conheço algumas pessoas que também usam na atualidade.

Speed Links (estou usando atualmente em conjunto com o Instant Link Indexer) – Esse indexador tem trabalhado bem indexando meus backlinks de tier 1. O Speed Links já é bem conhecido por quem trabalha com automação de criação de backlinks. Ele é suportado no GSA, Seo Autopilot, etc.

Vantagens:

a) Funciona 100% Online, não precisa instalar nada em seu computador.

b) Um dos preços mais acessíveis do mercado.

c) Integração com várias ferramentas.

d) Aceita pagamento via Paypal

e) Sem limite de Submissão de links por dia. O limite é Mensal (10 mil links por mês no plano básico).

g) Boa taxa de Indexação dos Links Submetidos

Index Inject – Já usei durante um tempo. É um bom serviço também.

Vantagens:

a) Funciona 100% Online.

b) Existem também o plano básico.

c) Permite submissão de até 10 mil backlinks mensais.

d) Integração com as principais ferramentas.

Desvantagens:

a) Não aceita Paypal, mas apenas Cartão de Crédito.

Instant Link Indexer (estou usando atualmente em conjunto com o Speed-Links) – Mais um bom Indexador que tem ajudado a indexar meus links. Veja o que ele oferece abaixo:

Vantagens:

a) 100% Online

b) Plano básico barato

c) Integração com os Tools principais.

d) Aceita Paypal

e) No plano Básico suporta um total de 15 mil backlinks por mês.

Desvantagens

a) Limita o número de submissão diária em 500 links.

  • Indexification – Esse é pra quem é hardcore e tem milhares de links para serem indexados todos os meses. Veja abaixo as vantagens:
    Vantagens
    a) Ferramenta 100% Online
    b) Integração com as Ferramentas Principais de SEO.
    c) Aceita Paypal.
    d) Custo baixo por mês.
    e) Permite submeter até 1,5 MILHÕES de links por mês ou 50 mil por dia. (Coisa pra Caramba, hein? :P)

ALTERNATIVAS PARA FORÇAR INDEXAÇÃO DE LINKS

Ainda há quem use o GSA para fazer um indexador. Conheço alguns amigos que rodam o GSA como Tier 2, fazendo uma segunda camada para o Tier 1 e servindo ao mesmo tempo como indexador. Claro que na configuração da campanha eles escolhem os destinos como imagem, bookmark, encurtadores, redirect, etc, que são focados mesmo para indexação.

COMO SABER SE OS LINKS FORAM INDEXADOS PELO INDEXADOR

Após a conclusão da submissão dos backlinks para indexação, sugiro aguardar uns 2 dias para de fato dar tempo da ferramenta cumprir o seu trabalho.

Usando O Speed Links + o Instant Link conseguiu indexar 27 links e todos foram indexados depois de 4 dias. Mas note que isso aí não é sempre o que acontece, pois a indexação também depende muito do site onde você criou o backlink. Alguns sites são mais fáceis de indexar e outros mais difíceis. Além disso, estou usando dois indexadores simultaneamente, para que quando um falhe o outro possa ajudar a forçar a indexação.

É normal conseguir uma indexação que vai de 30 a 60% dos links submetidos. O que você pode fazer é copiar os links que não foram indexados, e reenviar eles para uma segunda tentativa de indexação.

COMO SABER SE SEUS BACKLINKS ESTÃO SENDO INDEXADOS PELO GOOGLE

Existem várias formas de saber se os seus backlinks estão sendo indexados pelo Google, e aqui vou mostrar uma forma bem simples e fácil de se fazer isso.

Se você quer verificar poucas URLS, a forma mais simples é digitar no próprio Google:

site:url_que_vc_quer_verificar

Sendo que você deve substituir url que você quer verificar pelo url que você quer de fato verificar se está indexado no Google ou não.

Nesse caso, testei da seguinte forma site: https://andersonmakiyama.com/

Ele retornou o próprio url, pois foi encontrado na base de dados do Google, ou seja, essa URL está indexado no Google.

Caso não fosse encontrado nada, significaria que o Google não indexou o seu backlink na base de dados ainda.

VERIFICAR SE O LINK ESTÁ INDEXADO EM MASSA

Se por um lado usar o comando site no próprio Google para ver se a URL está indexado é muito simples, por outro lado torna-se uma atividade tediosa e chata demais quando se quer consultar diversos backlinks. Por isso é bom aprender formas alternativas de fazer isso em massa.

O Scrapebox também permite você fazer verificação de indexação em massa, porém requer proxies para ter sucesso nessa tarefa. Mas o que tenho pra hoje não precisa de proxy nem nada, mas apenas de uma conta no Google.

Para testar se os backlinks foram indexados eu usei a ferramenta grátis Google Index Tester da Green Lane. Lembrando não confie 100% nessa ferramenta.

Nessa Página, clique no botão “Open Google DOC”.

Ao fazer isso você estará efetuando uma cópia desse documento para o seu Google Docs. Confirme clicando em “Fazer uma Cópia”

Agora você vai abrir essa planilha em sua conta do Google Docs.

Na coluna URL você deve apagar as URLs que já vem pré-cadastrados, e inserir os backlinks que você quer verificar.

Agora é só clicar na setinha do lado do botão Vermelho “RESET” e selecionar “Run” para que o teste inicie automaticamente.

Note que o backlink que não está indexado fica vermelho na coluna “Indexed” e aparece o status “No”.

Essa ferramenta é gratuita e não precisa de proxies nem nada para você testar os seus backlinks. Atenção algumas posições citadas acima podem mudar na ferramenta com o tempo.

VERIFICAR MAIS DE MIL BACKLINKS POR VEZ

Por padrão, essa planilha vem com cerca de mil linhas, ou seja, você consegue verificar até mil backlinks por vez. Caso você queira verificar mais backlinks você pode adicionar mais linhas a essa planilha.

Para adicionar mais linhas navegue até o final da planilha, e vai aparecer um campo para você adicionar mais entradas.

Digite, por exemplo, o valor 1000 e clique no campo “Adicionar Mais”. Talvez seja exibida uma janela de confirmação, aceite e pronto. Sua planilha estará com mais mil linhas. Contudo, você precisa copiar a fórmula da coluna C para que essa novas linhas também executem o teste de indexação no Google.

Para copiar, navegue até a linha de número 1000, clique sobre a célula 1000 da coluna C. Note que no canto inferior direito vai aparecer um quadradinho.

Então, para copiar a fórmula, basta clicar em cima desse quadradinho do canto inferior direito da célula, segurar clicado (botão esquerdo do mouse) e arrastar até o final das novas mil linhas que você criou.

CONCLUSÃO

Sabemos que é importante verificar se os backlinks estão sendo indexados. Porque de nada adianta você ter backlinks que não indexam, e por conta disso não contabilizam na hora do ranqueamento do seu site.

Bom, fica aí as dicas de indexadores de backlinks.

Abraços e até um próximo Artigo!

2 comentários em “QUAL O MELHOR INDEXADOR DE LINKS / BACKLINKS?”

  1. Gostaria de saber se temos alguma ferramenta de indexação gratuita e como funciona ?
    Caso vocês possam me indicar uma ferramenta gratuita eu agradeço, preciso fazer meu site receber mais visitantes.

    Responder
    • Arnaldo Alves Pacheco ferramenta gratuita boa desconheço, mas existe o vídeo do Tico que da algumas dicas para fazer manualmente youtube.com/c/SeoDeVerdade/videos

      Responder

Deixe um comentário