Micro Nichos de A a Z

Desculpe pela falta de tempo atual para escrever novos artigos no Blog Marketing Online. Estou dividindo o meu tempo para atender os clientes na área SEO entre outros projetos que tenho. 

Você se lembra de um artigo que fiz sobre “como ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada”? Bem, esse artigo de hoje é uma continuidade sobre esse assunto sobre: ​​Micro Nichos de A a Z.

Aprenda a usar os Micro-nichos com este guia de A a Z

Se você pesquisar por micro-nichos no Google, vai encontrar diversos artigos e vídeos que falam sobre esse assunto de uma forma muito técnica, mas não dizem realmente o que são? Como são pesquisados? Como são tratados? Ou até mesmo como eles podem ajudar?

O que é um nicho?

No mundo SEO existem vários exemplos e vou citar alguns de forma prática para que você possa entender.

O José tem um blog no qual escreve sobre os acontecimentos que existem na sua cidade, ou seja: Concertos, peças, encontros, entre outros temas e por motivos muito óbvios sabemos que o nicho é “Eventos”.

Leia também:

Nicho de Mercado Rentável – Guia de Nichos Rentáveis para Blogs

O Que São Nichos de Mercado? Tipos de nicho de mercado com exemplos para você começar

Quais São os Nichos de Mercado Inexplorados no Brasil?

Agora citando Maria ela tem um blog que fala sobre dietas para emagrecer, isso é um pouco difícil porque o nicho pode ser “refeições nutritivas”, mas também “dietas para emagrecer” ou “alimentação balanceada”, e também pode ser sobre “receitas de alimentos nutritivos”.

O que temos em comum aqui? 

Que todos os chamados “nichos” mencionados falam sobre nutrição e adivinha qual é o seu nicho principal? 

Nutrição. 

Esses “chamados nichos” nada mais são do que “micro nichos”, mas logo veremos outras informações explicativas.

O que é um Micro Nicho?

Agora que você acabou de entender (espero que sim) que um Nicho você deve pensar que já tem a resposta para a pergunta: Um Micro Nicho nada mais é do que uma subcategoria ou pequena parte de seu nicho principal (ou mercado).

Por exemplo:

Nicho: Saúde

Micro nichos: saúde bucal, saúde ocular, saúde auditiva, saúde mental, etc.

Vamos continuar trabalhando um pouco mais para que possamos entender como diferenciar cada nicho.

Nicho vs Micro Nichos

Outra forma de entender o que é um Micronicho é conhecer as palavras-chave “cauda longa” em abreviatura, cauda longa, nada mais é que uma palavra-chave com mais de 3 palavras.

Nicho: Saúde

Micro-nichos: Como cuidar dos dentes, como parar de fumar, como ter uma pele jovem, etc.

Mas cuidado, um nicho de mercado não precisa ser necessariamente uma palavra-chave genérica (como saúde) e, portanto, um micro-nicho ainda pode ser uma palavra-chave com mais de 5 palavras.

Nicho: como ter uma pele jovem

Micronicho: como ter uma pele jovem naturalmente

Você percebe como o conceito muda?

Mas a pergunta de um milhão de dólares é: por que se preocupar em usar os micro-nichos mencionados acima?

Um nicho é por definição uma “palavra ou frase” muito competitiva, ou seja: milhares ou mesmo milhões de pessoas querem se posicionar, para aquela palavra-chave ou frase e para se posicionar corretamente é necessário investir muito tempo e dinheiro , mas a realidade é que às vezes eles nem mesmo conseguem se posicionar.

Outras dicas:

Os melhores nichos de mercado mais lucrativos da internet

Nichos De Mercado Mais Lucrativos – Encontre O Seu Nicho E Produto

Conheça os nichos de mercado pouco explorados no Brasil {Novidades}

Mas um micro-nicho nada mais é do que uma frase composta de 4 ou mais palavras que apenas alguns estão tentando, classificar e onde há 99% de chance de estar nos primeiros lugares.

Conclusão: pare de perder tempo com nichos altamente competitivos e comece a trabalhar em micro-nichos. Essa opinião é minha e pessoal, mas cada um pode tentar sim o que achar melhor e poderá ter ou não sucesso.

Como encontrar os Micro-nichos?

Se você tem alguma ferramenta paga como AHERF ou SEMRUSH, tem opções muito boas para analisar várias combinações de palavras-chave, mas se você ainda não tem uma economia necessária para assinar alguma ferramenta, vamos trabalhar com o que temos, começando com algumas dicas e pelo próprio Google como base.

Essas dicas abaixo abaixo a leitura vai ser necessário que você procure no Google e anote tudo.

Nicho principal: cuidados com os dentes

Micro-nichos:?

Uma das maneiras de analisar e encontrar nichos é usando sua imaginação e o próprio mecanismo de busca do Google. A primeira coisa que temos que fazer é ver o número aproximado de sites que desejam se posicionar. Nesse momento com o Google aberto coloque a busca que deseja dessa forma:”cuidados com os dentes”.

Pode ter variações dependendo do que momento que vai fazer a busca, porém no dia que eu Claudio Gomes fiz essa busca apareceu Aproximadamente 357.000 resultados. 

Você vai perceber que terá vários artigos/páginas tentando classificar (boa quantidade desses, não conseguem ficar na 1 página). Agora seguindo o mesmo processo e com a imaginação, vamos fazer diferentes combinações, por exemplo: “dicas para cuidar dos dentes”.

Acabei de achar aproximadamente 7.470 resultados. 

Dessa forma acabamos de encontrar o micronicho ideal. Mas espere, não fique animado, você precisa continuar essa tarefa de procurar mais 5 combinações e enquanto isso continuamos com o guia.

Assuntos relacionados:

Nichos de Mercado pouco Explorados para Ganhar Dinheiro

Nichos de Mercado em Alta

Acabamos de descobrir que “dicas para cuidar dos dentes das crianças” tem aproximadamente 1.070 resultados concorrentes.

dicas para cuidar dos dentes das criancas
dicas para cuidar dos dentes das crianças

O que realmente podemos ver é que a frase “dicas para cuidar dos dentes das crianças” não tem buscas potenciais, e nesse momento vou descartar como um micro-nicho para começar.

E o que vem a seguir? 

Continue procurando por nomes, lembre-se que se fosse fácil, todos nós faríamos, então vamos trabalhar com várias combinações.

Mas Claudio eu gostei e quero começar nesse nicho, pois vejo potencial eu posso?

Claro que pode. Lembre-se, nem tudo o que eu falo é verdade absoluta e você também precisa testar. Nessa área vai acertar e errar é super normal. Já entrei em nichos que tentei durante muito tempo e já compensou, é normal errar.

Conseguiu encontrar o micronicho ideal? 

Cai dentro e comece o trabalho. Lembrando que o trabalho é o mesmo tanto para a parte SEO Onpage e Offpage.

Agora é possível criar conteúdos com tópicos relacionados e relacionando-os entre si (links internos) e, claro, não deixando de fora o uso de 2 ou 3 backlinks para esses artigos.

Para melhor compreensão:

Você cria, por exemplo, um artigo com pouco mais de 500 palavras para a frase “cuidados com os dentes para crianças” e, no mesmo blog, cria mais 3 artigos sobre tópicos relacionados, por exemplo: cuidados com os dentes para crianças do ensino fundamental, cuidados com os dentes para crianças em idade pré-escolar, dicas para cuidar dos dentes das crianças. Essas ideias você pega também nas opções: As pessoas também perguntam ou nas Pesquisas relacionadas do próprio Google.

Esses artigos servem como “curingas” e podem ajudar a criar links internos até o seu artigo principal.

Existe alguma outra forma para buscar e analisar alguns nichos?

Sim e uso também de formas simples e fácil para encontrar nichos rentáveis para trabalhar os sites https://flippa.com/, https://empireflippers.com/, pode usar o sistema de busca de imagens do Google para ter ideias e esse eu chamo de um motor de busca web por tema, muito bom para encontrar nichos usando o site https://themesinfo.com/orbital-wordpress-theme-bv76/1/.

Deixe um comentário