O que é Streaming e qual o passo para empreender criando aplicativo?

Como o fenomenal êxito estrondoso dos aplicativos para dispositivos móveis, diversos investidores voltaram os olhos para essa possibilidade, afinal não há mais escapatória, o novo sempre vem.

Uma verdadeira revolução tecnológica há muito tempo anunciada e que nos últimos tempos veio ganhando cada vez mais espaço foi acelerada pela pandemia, obrigando que até encontros e reuniões importantes fossem realizadas online, o que naturalmente pode se popularizar e se tornar um hábito por conta da praticidade, mesmo quando tudo isso passar. 

E se há pouco tempo muitos pudessem se perguntar “o que é Streaming?”, hoje os aplicativos on-demand têm se tornado a principal alternativa de lazer com as dificuldades que o isolamento social estabeleceu. O empreendedorismo digital já é uma realidade, essa atividade é indispensável para qualquer empresa que busque ser competitiva no selvagem mercado, que exige pró-atividade e capacidade de antecipação.    

Conteúdo

O que é Streaming

Caso você esteja por fora e não saiba o que é Streaming, vai aqui uma explicação básica: essencialmente dependente e uma boa conexão pela internet o streaming é uma tecnologia que permite, através de uma transmissão de dados de conteúdo online, ao usuário usufruir desse tipo de serviço para assistir vídeos ou escutar áudios de maneira imediata, sem que seja necessário perder tempo fazendo download.

Contudo, mesmo que muitas pessoas que não têm tanta familiaridade com o universo online ainda se perguntem “o que é Streaming? ”, a tecnologia não é recente. Desde a década de 1990 já existia esse sistema, mas devido à baixa velocidade das conexões com a internet o negócio não engrenou. No entanto, com a popularização da banda larga o streaming finalmente foi gradualmente ganhando espaço até chegar no sucesso que é hoje em dia, com um vasto campo a ser explorado pelos aplicativos que vêm surgindo na web a fim de também obter algum lucro com o advento.

streaming empreender criando aplicativo
Streaming empreender criando aplicativo

O maior exemplo do Streaming on-demand é a Netflix, serviço que disponibiliza filmes e séries para serem assistidos na televisão, computador, celular, tablets ou qualquer dispositivo que estabeleça uma boa conexão com a internet, basta que o aplicativo esteja instalado e você seja um assinante. Pois é, a Netflix, assim como a Amazon e os serviços especializados em áudio como o Spotify e o Deezer cobram do usuário um determinado valor mensal. Ainda que o Spotify e o Deezer permitam que o serviço seja usado gratuitamente, existem diversos inconvenientes como uma quantidade absurda de propagandas, o que não acontece com a aquisição do pacote de serviços com a assinatura mensal.

Faturamento do streaming

Se a pergunta “o que é Streaming” foi respondida, outro interesse crucial é sobre o faturamento dos aplicativos de streaming.

Bom, a Netflix teve um crescimento nos últimos dois anos, chegando ao número impressionante de crescimento de 100%, e de acordo com a estimativa da empresa de consultoria QR o aplicativo deve faturar, apenas no Brasil, o valor de 6,7 bilhões. A tendência é que o 4G otimize ainda mais a conexão com a internet, uma vez que a rede é até dez vezes mais veloz que o 3G. Com isso o streaming deve ter um crescimento ainda maior, tornando-se a cada dia mais comum.  

Empreendedorismo através do Streaming

Além dos aplicativos conhecidos e voltados para o entretenimento como o Netflix, Globoplay e Amazon, há também aplicativos de Streaming no empreendedorismo.

A pergunta “o que é Streaming?”, renova-se com a indagação  “o que é streaming no empreendedorismo?”. Para responder essa pergunta, vamos aos passos necessários para criar um aplicativo voltado para o empreendedorismo. A inovação tem gerado lucro para empreendedores nos dias atuais.

Através de um uma estratégia bem planejada e cuidadosa é preciso mapear o negócio e usar a seu favor as ferramentas possíveis como painel administrativo, SEO melhor e mais preciso, usuários ilimitados e pagamentos facilitados. O usuário, assim como nos aplicativos convencionais, precisa possuir login e com isso ele pode fazer comentários, avaliações e ter seu próprio perfil que com base no seu histórico, direcione-o para produtos e serviços que tenham mais a ver com seus interesses.

É claro que esses aplicativos voltados para o empreendedorismo ainda estão começando, apesar de com o tempo começarem a ser mais comuns. É um horizonte, ainda incerto, que pode render bons frutos. Entretanto o mercado digital tem se mostrado muito próspero e com um bom marketing digital que priorize os serviços de Streaming seja possível que no futuro a pergunta “o que é Streaming no empreendedorismo” gere tanto estranhamento quanto a dúvida “O que é Streaming?”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informações