Otimização Onpage com a Perereca Gritante (Screaming Frog)

Screaming Frog

Relou Mai Chicken Frends!!! Depois de algumas semanas com movimentos sísmicos nas Serps e com uma dose de apavoramento pela mudança do Planejador de palavras chaves (que resolvemos em primeira mão no Darkentopolis.

Material feito/escrito por Alejandro Salinas/Darkent. Material devidamente autorizado pelo autor para reprodução no Blog Marketing Online.

Conteúdo
  1. Screaming Frog SEO Spider
  2. O que é Screaming Frog?
    1. Screaming frog crawl

Screaming Frog SEO Spider

Sim, falem o que falem, compartilhamos primeiro lá mais uma vez!), hoje trago para vocês um tutorial de uma ferramenta um pouco safadinha, pelo nome dela. Hoje vamos ver a perereca gritante ou conhecida no bom inglês como ferramenta Screaming Frog.

Essa é uma das ferramentas que mais utilizo no meu dia a dia para SEO, sobre todo para meus clientes. É uma das ferramentas favoritas porque ela, literalmente, faz um Raio X de um site completo.

O que é Screaming Frog?

É um programa que permite melhorar a otimização onpage de um site. Porque? Porque analisa dados fundamentais de toda uma web, como títulos, descrições, links quebrados, palavras totais, estado de uma pagina, etc.

Screaming Frog custa + - 149 libras esterlinas, ou R$ 650 anuais aproximadamente. Vale a pena? Vale pra caramba.

Tem uma versão free que pode baixar aqui.

Eu disponibilizei uma licença para a turma o SEO Manager e é muito provável que possa encontrar outra para nosso evento, além claro, de ensinar outras coisas com a ferramenta, coisas que ninguém tem no Brasil! Garanto!!

Voltando ao assunto, a versão free serve mas é limitada, por exemplo, só permite crawlear até 500 URLs.

Vou falar de algumas coisas que a perereca gritante faz, mas o que vou soltar o evento, uuufffff, é digno de um SEO nível foda!

Vamos lá!

Screaming frog crawl

Erros de Rastreamento

Como posicionar no google para mais de 18000 pesquisas mensais

Screaming Frog permite detectar os estados de suas páginas, os estados que a perereca mostra são:

200: Certinho (parabéns, você fez a lição de casa)
301: Redirect
302: Redirect temporal
404: Página não existe
500: Erro no servidor
503: Não disponível

Essa informação é encontrada na aba de “Response Codes”

Otimização de Ligações Permanentes

É muito, mas muito importante ter uma correta otimização dos links permanentes (o que chamamos de URL amigável). É a través dela que Google poderá identificar de que está falando a página.

Uma coisa é domínio.com/123p e outra muito diferente é domínio.com/artigo-otimizado

Para ver todos os links de seu site clique na aba URL.

Saber quais páginas não estão posicionando. É fundamental ter certeza que todas as paginas estão indexadas.

É até que óbvio, se suas páginas e posts não estão indexados, Google não poderá tê-los nos resultados, consequentemente não posicionarão, nem na posição 1 nem na posição 1000.

Com Screaming Frog podemos ter certeza que todas nossas páginas estão indexadas, também poderemos saber alguma página que está indexada, mas não deveria estar, por exemplo, alguma página de obrigado ou alguma página de conteúdo pago, etc.

Screaming frog review

Otimização de Imagens

Uma imagem correta deve ter 2 pontos a considerar:

SEO Onpage - Guia Básico Eficiente Sobre O Assunto

Nome ou seja, nada de “IMG3433.jpg” - Quanto menor o peso dela, melhor.

Na aba Imagens poderá saber as imagens que tem mal otimizadas em seu site.

Se o problema está no nome do arquivo, mude ele e se o problema esta no tamanho da imagem pode usar o plugin Smush.it ou algum similar.

Analise de links internos e externos

Essa parte do Screaming Frog é bem legal porque poderemos saber os sites para os quais estamos fazendo links. São sites legais? Ou algum hacker invadiu o nosso site para plantar um link?

Na aba opção “Bulk Export” -> “All Out link” (para os links) o “All Anchor Text” (para anchor text).

Replytocom, Essa não sabia né?

Conteúdo duplicado afeta negativamente para o SEO. Estamos falando de fazer SEO de forma certa. Com Screaming Frog podemos saber as URLs que são geradas pelas respostas a comentários e que “duplica” o artigo. O problema não é gerado precisamente com conteúdo duplicado porque, em teoria (eu diz, em teoria), WordPress usa o Canonical para essas páginas, mas o problema pode estar no Crawling que gera desnecessariamente esse tipo de URL.

Para eliminar isso, só precisa desindexar esses links e com o plugin de Yoast é fácil de fazer.

Mas não é só isso que pode ser feito com Screaming Frog. Também pode ver uma simulação de rich snippets, saber se tem conteúdo prejudicial, Analisar redirecionamentos, criar, revisar e otimizar Sitemaps, comprovar a lentidão de carregamento de paginas, Analisar alguns detalhes de Analytics, entre outras coisas.

Para mim é uma das ferramentas mais completas para fazer uma analise de SEO onpage.

Então te espero lá que junto com Rafael de Souza do Search News Brasil, que vai trazer as novidades do Pubcon em Las Vegas, e o Vicente Sampaio que passou de ser meu aluno, para meu sócio nesse projeto. Então, tem conhecimento de sobra nesse evento.

Como fazer Keyword Research nível Foda!

Claro, teremos tempo pra umas brejas e uns papos descontraídos.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Otimização Onpage com a Perereca Gritante (Screaming Frog)
Em SEO temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

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