O QUE SÃO PÁGINAS OU SITES YMYL

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Bom pessoal, esse é um assunto pouco falado aqui no Brasil, mas que tem impacto direto nas possibilidades de SEO de alguns tipos de sites.

Material feito/escrito por Rafael de Souza. Material devidamente autorizado pelo autor para reprodução no Blog Marketing Online.

O que é YMYL?

YMYL é uma sigla que quer dizer “Your Money, Your Life” ou “Seu Dinheiro, Sua Vida”. Esse termo é usado para identificar sites ou páginas que causem impacto em sua felicidade, vida financeira ou em sua saúde. O Google olha de forma especial para esses sites, pois sabe que podem influenciar em aspectos importantes da vida do usuário.

Que tipos de sites são considerados YMYL?

O termo YMYL começou a aparecer com mais frequência nos documentos de diretrizes para “quality raters” (avaliadores de qualidade) do Google. Apesar do nível avançado de automatização dos algoritmos do Google, para que as buscas tenham um nível de assertividade mais apurado o Google contrata pessoas comuns (seres humanos) como avaliadores para que esses ajudem a julgar a qualidade dos resultados de busca.

O Search Quality Evaluator Guidelines

O Google mantém um guia de diretrizes para guiar o trabalho desses avaliadores de conteúdo, esse documento é talvez um dos mais interessantes e reveladores documentos sobre search que o Google disponibiliza publicamente.

Nele o Google informa com clareza o que julga ser de boa qualidade e de valor para seu usuário, o guia tem hoje na versão mais atual 146 páginas, é uma leitura extensa mais extremamente esclarecedora, infelizmente não existe, pelo menos que conheçamos, versão em português.

SITES YMYL
O QUE SÃO PÁGINAS OU SITES YMYL

Neste guia o Google tem uma sessão exclusiva para explicar o que são YMYL sites, e nela pede para que seus avaliadores sejam rígidos e cuidadosos na avaliação dessas páginas pois como já dito no começo deste post ele julga que esses sites podem impactar a vida de seus usuários.

Exemplos de sites YMYL

  • Sites de compras ou transações financeiras: páginas da web que permitem aos usuários fazer compras, transferência de dinheiro, pagar contas on-line , etc (tais como lojas virtuais e páginas de internet banking).
  • Sites de informação financeira: páginas da web que fornecem informações ou conselhos sobre investimentos, impostos, planejamento de aposentadoria, compra de casa, faculdade, compra de seguros e etc.
  • Sites de informação médica: páginas da web que fornecem aconselhamento ou informações sobre saúde, remédios, doenças ou condições específicas, saúde mental, nutrição e etc.
  • Sites de informação jurídica: páginas da web que fornecem aconselhamento jurídico ou informações sobre temas como o divórcio, guarda de filhos, sobre testamentos, cidadania e etc.
  • Outros: existem muitos outros temas que você pode considerar YMYL, tais como a adoção de crianças, segurança automotiva e etc.

Por que devo saber sobre sites YMYL?

É muito importante entender o que o Google pensa sobre esse tipo de site pois cabe ao profissional de SEO planejar as possibilidades de ranqueamento para esse tipo de projeto.

E como já sabemos cada vez mais o Google vai ser exigente com esse tipo de resultado, o Google no guia para avaliadores afirma que para esse tipo de site é exigido “os mais altos padrões de qualidade” ou seja o Google espera exibir apenas sites que tenham alto padrão de qualidade, dificultando assim o caminho de projetos de menor qualidade para a primeira página.

Quando você receber uma solicitação de orçamento de serviço de SEO e o site em questão estiver enquadrado como YMYL você precisa saber que o caminho pode ser mais árduo do que você imaginava.

Como devo proceder para ter sucesso ranqueando um site YMYL?

Não existe resposta fácil para essa pergunta, mas o guia de avaliadores de qualidade do Google dá boas pistas.

Um conteúdo muito, muito bom.

Segundo o guia do Google o conteúdo precisa ser primoroso, muito bom mesmo, claro, legível, limpo. No guia o Google da uma definição interessante, ele diz que para construir um conteúdo de qualidade vc precisa de “uma quantidade significativa de um dos fatores à seguir: tempo, esforço, competência, talento ou habilidade.”

O site precisa de um alto nível de E – A – T.

Mas Rafael que raios é EAT?

Já deu para perceber que os gringos gostam de siglas, nesse caso a sigla quer dizer ExpertiseAuthoritativeness e Trustworthiness.

O Google espera que essas 3 qualidades sejam encontradas em sites YMYL para que mereçam as primeiras posições, numa tradução livre podemos dizer que esses sites precisam demonstrar:

Grande PeríciaAutoridade e Confiabilidade. Vários fatores podem demonstrar essas 3 qualidades e é importante que você atente para esses fatores e sinalize para o Google que trata-se de um projeto sério.

O uso agressivo de adsense pode ser um sinal para o Google, erros de português podem sinalizar alguma coisa para o Google também, se colocar no lugar de uma avaliador profissional de sites pode ajudar você a olhar para seu próprio projeto e perguntar, ao acessar esse site eu tenho uma alta percepção de PeríciaAutoridade e Confiabilidade?

Clareza, transparência e atendimento.

Como já foi falado existem mais de um tipo de site YMYL. Parte fundamental da demonstração de E-A-T desse tipo de site esta na clareza e transparência com relação ao conteúdo e com relação ao atendimento ao usuário.

Se o seu projeto é um YMYL da área médica, é esperado que o autor do conteúdo seja devidamente apresentado, para o Google é difícil confiar em um conteúdo da área de saúde sem saber ao menos quem foi que escreveu sobre o assunto ou quem é o responsável. Acredito que é por isso que o site do famoso Dr Drauzio Varella tem aproximadamente 50 mil Key words no Top 20 do Google!

Se seu projeto é um YMYL da área de e-commerce é importante ter um telefone ou chat para rápido atendimento caso aconteça algum problema na hora do pagamento, também é essencial que esteja ao alcance do usuário páginas com políticas de privacidade, entrega, troca e pagamento.

Segundo o Google é essencial para sites YMYL que as informações sobre o proprietário ou responsável do site estejam claras, demostrando assim uma confiabilidade superior.

Uma boa reputação

É esperado que seu site tenha uma boa reputação, o Google solicita aos avaliadores que percebam as avaliações do site e avaliem como High ou Very High só os sites de boa reputação. Ou seja ao pensar em automatização será que um link vindo do reclame aqui tem algum peso negativo para os rakings? É de se pensar…

Conclusão

Bom pessoal, como deu para perceber o assunto é bastante extenso, mas aqui deu pelo menos para dar uma pincelada e você já pode dizer que sabe o que é um site YMYL. As recomendações de qualidade acima servem para todos os sites não somente para YMYL mas fica nítido que para esse tipo de projeto isso vai ser avaliado com mais cuidado.

Lembre-se também que essas recomendações são para os humanos que vão avaliar manualmente sites, mas tudo leva a crer que os mesmos critérios de qualidade que o Google espera das avaliações de humanos sejam também usados para o algoritmo, portanto faz sentido dizer que o algoritmo tenta identificar os mesmos sinais de qualidade que os avaliadores observam.

Para você que domina o inglês e gosta do assunto eu recomendo fortemente a leitura integral do “Search Quality Evaluator Guidelines” desde a primeira vez que li meu entendimento sobre qualidade de sites se expandiu muito. Segue o link para o guia Search Quality Evaluator Guidelines.

Fonte do artigo: https://fortlink.com.br – Rafael de Souza

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