OS 7 PECADOS CAPITAIS DE SEO – NOVA REALIDADE CONHEÇA

Muitas vezes, aqueles que trabalham no mundo online, mais especificamente dentro do SEO, muitas vezes cometem uma série de erros ou pecados capitais em pequenos ou granes projetos que condenam ou dificultam o posicionamento às vezes sem perceber gerando prejuízo. Hoje será um artigo bem diferente no qual vou colocar os 7 pecados capitais de SEO.

Hoje é um artigo m pouco mais divertido e isso não quer dizer que é para alguém, mas um pouco de viagem da minha cabeça.

Esse tipo de falha não é apenas típico dos profissionais do setor, mas também comprometido por blogueiros, especialistas em mídias sociais, etc…

Esses pecados ocorrem por várias razões: a ignorância do assunto, a aceitação de falsas crenças ou mentiras de SEO, etc…

É por isso que eu criei hoje algo diferente e espero que também seja um pouco divertido para leitura. Vou explicar como lidar com esses erros ou pecados capitais com uma visão diferente do que você poderia encontrar em qualquer post na internet.

OS 7 PECADOS CAPITAIS DE SEO

O meu objetivo com este artigo é tentar evitar ao máximo e nunca mais “pecar” e cair nesses erros que estão pesando no posicionamento do meu site ou de clientes.

1 – LUXÚRIA

Wikipedia descreve a luxúria como:  “Luxúria (em latim, luxus, ‘abundância’, ‘exuberância’) é geralmente considerada como o pecado produzido por pensamentos excessivos de natureza sexual, ou um desejo sexual desordenado e incontrolável.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Lux%C3%BAria

Em termos de SEO, você pode associar a luxúria à infidelidade ao nosso nicho ou setor. Ou seja, não filtrar as teias que nos ligam independentemente do assunto.

Em SEO há um componente que não é muito popular e que sob meus critérios e de vários especialistas em linkbuilding é essencial para obter as primeiras posições do Google. A afinidade dos links.

Esta afinidade é dada pelo número de vezes que são repetidas certas palavras dentro da página web. Ou seja, se estamos estudando um blog de SEO, o que é lógico seria que uma das palavras mais repetidas em toda a web seja SEO, certo?

Como posso saber as palavras mais repetidas em uma página da web?

É simples, você só precisa criar uma nuvem de palavras no site em pergunta. Nesta nuvem de palavras poderá aparecer aquelas palavras que se repetem dentro da página web com uma boa quantidade.

A ferramenta gratuita para realizar este processo é tagcrowd.com.

Dentro desta ferramenta você simplesmente terá que indicar a URL da qual você deseja extrair a nuvem de palavras e em poucos segundos a ferramenta vai fornecer a palavra nuvem indicando as palavras que são mais repetidas dentro da página web a ser estudada.

Para que a análise seja 100% fiel, recomendamos que inclua palavras-chave negativas dentro da caixa “Não mostrar estas palavras”.

Dentro desta caixa você deve indicar na ferramenta as preposições e palavras que não agregam valor à nuvem de palavras-chave de modo que este relatório seja o mais fiel possível.

2 – AVAREZA

Wikipedia descreve como: “Uma pessoa avarenta, acha que tudo e todos querem seus valores materiais ou financeiros, nada é verdadeiro tudo é interesse em suas posses. No Cristianismo, a palavra avareza significa ganância, sendo a ganância um dos sete pecados capitais. A sovinice pode ser incluída como parte desse pecado.”  https://pt.wikipedia.org/wiki/Avareza

Este pecado capital em SEO poderia ser traduzido como “Não comece a trabalhar”. Seria + -, não realize ações de SEO que melhorem seu posicionamento na web. Pode parecer um acéfalo, mas eu vi quantas pessoas gastando horas e horas em frente ao computador lendo e lendo blogs sobre SEO e não alcançam os resultados esperando porque eles nunca realizam o que aprenderam.

Em SEO, como em tudo, a prática leva à perfeição. Nenhum SEO atingiu o maior topo do Google somente lendo, é um fato comprovado. Portanto, pare de ler e comece a trabalhar, você aprenderá muito mais colocando em prática as diferentes técnicas de SEO em seu site que somente lendo.

3 – GULA

De acordo com a Wikipedia: “Gula é identificada com consumo excessivo de comida e bebida.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Gula

Quando você começa no mundo do marketing digital em geral, existe uma forte tendência de querer fazer tudo. Do meu ponto de vista, o conceito de saber digital foi promovido em excesso. É
Tecnicamente IMPOSSÍVEL alguém conseguir e dominar todas as áreas do marketing digital.

Eu mesmo cometi esse erro de querer e achar que podia fazer tudo, pois eu sabia tudo.

Psiu uma coisa que é fato: VOCÊ NÃO é de longe a solução mais eficiente quando se trata de realizar um empreendedorismo digital.

Cada pessoa é diferente e tem um talento ou qualidades. No meu caso eu comecei em uma área que não era o que eu gostava, mas logo percebi que o meu forte era estudar sobre Black Hat e depois fui aprender sobre White Hat SEO. Tem algo de errado nisso? Claro que não cada uma começa de uma forma diferente.

Por esta razão, e embora doa perder dinheiro investindo na contratação de outros serviços em longo prazo é a solução mais ideal para você ou para sua empresa. Se você não sabe ou não consegue fazer peça ajuda e aprendi isso muito tarde e perdi tempo e dinheiro.

4 – IRA/RAIVA

Raiva em latim de acordo com a Wikipedia pode ser descrita como: “Um sentimento não ordenado, ou controlado, de ódio e raiva.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_explosivo_intermitente

Em termos de SEO você pode entender a raiva como ficar com raiva toda vez que você não consegue seus objetivos de SEO todos os meses, em vez de analisar as falhas e a origem do problema.

Esse problema é muito comum. Implemente uma série de técnicas de SEO em seu site, você espera um mês esfregando as mãos esperando pelo tráfego orgânico da sua página web. E após um mês as estatísticas permanecem inalteradas. Eu sei, é um
situação frustrante que causa ira ou raiva.

Mas por que você não para e analisa o que aconteceu?

Em SEO, existem diversas influências e mil fatores diferentes que fazem um projeto de SEO ser diferente para cada projeto e não pode ser analisado dentro de um mês.

SEO é uma corrida de longa distância que ganha mais aposta quem persevera. Portanto, ao invés disso você (ou eu) poderá ficar irritado com os resultados obtidos por que você não tenta analisar a origem ou o motivo que não aumentou o seu tráfego orgânico como esperado.

Quem sabe, até mesmo o seu site é muito lento, não distribui a autoridade interna, ou os links não estão bem feitos ou às vezes até a falta de autoridade para o seu site poderá prejudicar.

Existem muitos fatores porque um site não levanta posições no Google, seu trabalho será descobrir o que é ou o que esta está faltando ou falhando.

Detalhe: existem alguns fatores que fogem do seu controle que são algumas regras e atualizações que o Google faz.

5 – Inveja

De acordo com a Wikipedia: “Aqueles que cometem o pecado da inveja querem algo que outra pessoa tem, e que eles percebem que precisam dela e, portanto, desejam o mal para o próximo e se sentem bem com o mal dos outros.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Inveja

Este SEO poderia ser traduzido como a feroz batalha que ocorre nas SERPS para as primeiras posições do Google ou cobiçar o tráfego orgânico a partir de outros blogs quando o que realmente importa é a qualidade das visitas, não quantidade.

Será inútil posicionar para uma palavra-chave que traga zero benefício, mesmo que leve 1.000 visitas para o seu site.

Em SEO você tem que ser prático e apostar na palavra-chave ou nas palavras-chave que podem trazer benefícios, nem tudo é para receber toneladas de visitas.

Já vi blogs que recebem milhares e milhares de visitas, mas para algumas palavras-chave que muitas vezes não estão relacionadas ao tema do blog. Nesse caso, são visitas realmente úteis?

No meu ponto de vista, essa técnica de atrair visitantes a qualquer preço, sem dar um retorno aceitável sobre o investimento, é uma estratégia errada que consome apenas recursos do servidor, ou até mesmo, faz você perder dinheiro. Eu sei bem o que é isso.

6 – GANÂNCIA

Segundo a Wikipedia: “A ganância (vista pela Igreja) aplica-se apenas à aquisição de riqueza em particular.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Gan%C3%A2ncia

Em SEO, a ganância poderia ser equiparada em obter links sem uma estratégia. Ou seja, obter novos links para o nosso site, independentemente da sua autoridade e temática.

Anteriormente, mostrei a importância da afinidade nos links. No entanto, esse não é o único fator a ser levado em conta ao obter links externos que apontam para o nosso site.

Tão importante quanto à afinidade é saber o número de links de saída que o site possui, onde você deseja ter o seu link.

Também é importante saber o número de inbound links que a web em questão possui, ou seja, conhecer o seu perfil de link para que este não se torne um site vinculado por páginas pornográficas, por exemplo.

Como se isso não bastasse, também devemos saber se o site onde vamos deixar o nosso link é um ninho de spammers. Isso é fundamental porque não vale a pena deixar o nosso link em qualquer lugar, é importante a qualidade sobre a quantidade.

7 – SOBERBA

Segundo a Wikipedia: “Soberbo também conhecido como Orgulho é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais. O termo provém do latim superbia.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Soberba

Muitas vezes eu também já encontrei alguns camaradas “olho junto” “fura olho” na hora de “negociar” para obter links em seus sites.

Pessoalmente, sou da ideia de compartilhar e deixar compartilhar na internet. Eu entendo que a pessoa que esta começando precisa de ajuda, pois você um dia também começou assim. Já recebi vários e-mails de pessoas começando pedindo links. Já fiz negócios com alguns e outros não. Infelizmente alguns até desistem antes dos primeiros meses.

Eu acho errado não querer estabelecer relações com outros blogueiros porque seus blogs tem menos autoridade do que os seus. Ele tem menos autoridade ou esta começando vende um curso o que poderia simplesmente ajudar com uma dica e resolveria o problema.

Além disso, aos olhos do Google, o link obtido de outro blog será muito mais “saudável” do que você obter de outro site com autoridade gratuita.

Você é obrigado trocar links com todos? Claro que não. Mas lembre-se quando você começou também precisou de ajuda. Lembre-se que um link qualidade será mais difícil de conseguir. Comece pequeno e aos poucos ou compre links de qualidade.

Um pequeno resumo:

Não é uma única coisa/técnica que vai levar ao topo / primeiras páginas e sim um conjunto de formas e técnicas.

Alguns dizem basta somente ter backlinks e booom estará no topo, mas não é somente isso.

Não tem como escapar de algumas coisas que o google dita como regra para todos e algumas são:

AMP – SSL – Velocidade – Tema para mobile – Rich Snippets

Espero que tenha gostado dos 7 pecados capitais de SEO.

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2 Comentários

  1. Gerorlandio Oliveira agosto 13, 2018
    • Claudio Gomes agosto 13, 2018

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