Rafael Oliveira – Entrevista Com Um Jovem Empreendedor Sobre SEO

Se você deseja conhecer mais sobre SEO de graça esse artigo foi feito para você. Hoje entrevistei um grande empreendedor na área de SEO Rafael Oliveira. Venha comigo e leia mais uma mega entrevista.

Aprender pode ser fácil ou demorado, mas não adianta aprender e não colocar em prática. O Rafael Oliveira acompanho o seu trabalho de testes e mais testes na área de SEO. Se deseja conhecer mais sobre o seu trabalho leia tudo.

 

Conteúdo

Dicas valiosas sobre o mundo SEO com Rafael Oliveira

1 – Como foi o seu começo na caminhada digital?

Meus primeiros passos dentro do mundo da tecnologia foi por volta dos 10 anos de idade, quando tive acesso ao meu primeiro computador. Nesta época lembro que existia um joguinho em basic e no lugar de jogar, eu simplesmente abria o arquivo fonte e modificava o que existia lá, para ver o que ocorria.

Foi assim que comecei a brincar com desenvolvimento de software e então aos 14 anos lancei junto com meu tio-irmão um software para gestão de madeireiras.  Daí em diante me aprofundei cada vez mais nesse mundo digital passando pela área de desenvolvimento, análise, gerenciamento de servidores, banco de dados, sistemas embarcados e por aí vai..

2 – Para tudo existe a famosa primeira vez. Qual foi a sua primeira experiência com SEO?

Meu primeiro contato com SEO foi cerca de 10 anos atrás, quando precisava otimizar a página da minha agência, que na época, trabalhava com hospedagem de sites.

3 – Para aqueles clientes que esperam mais de nós, porém não é possível dar/entregar as primeiras posições, como devemos acalmar os clientes? Você promete as primeiras posições?

Em nossa agência atendemos clientes que buscam resultados financeiros e não posicionamento no Google. Partindo deste princípio, podemos atender as expectativas de nossos clientes, sem qualquer promessa em relação a posicionamentos.

4 – O mundo do SEO é baseado em links passando por muitas etapas e com diferentes modelos de trabalhos, conforme tenha sido os algoritmos do Google. Com o tempo alguns perdem peso. Qual é o valor real que atualmente tem os links?

O debate sobre links sempre foi e por muito tempo será o um dos mais quentes sobre SEO. Particularmente acho que eles continuam sendo tão importante quanto antes, a diferença é que agora eles precisam ser de qualidade.

5 – Recentemente saiu uma multidão de extensões diferentes para novos domínios Qual a sua opinião sobre essas novas extensões, como usar e qual você usaria?

Acredito que as extensões não interferem diretamente no rankeamento do site, e ainda não sou muito fã de extensões fora do convencional. No momento só uso terminações diferentes, para projetos de teste, devido ao preço acessíveis de algumas delas.

6 – Para quem esta começando agora a trabalhar com SEO, qual conselho você daria?

Perca 90% do tempo entendendo as intenções de busca e analisando as palavras chaves.

7 – Depois de muitos projetos, o céu e o inferno terão batido à sua porta com sucessos e fracassos. Qual é a sua maior conquista e qual é o seu maior fracasso?

O fracasso nada mais é do que um aprendizado para o sucesso e por isso não dou atenção a eles. Aprendo com os erros e sigo em frente.

Minha maior conquista profissional é minha própria empresa, que foi criada com R$ 150,00 e hoje é a fonte de renda de centenas de pessoas, direta e indiretamente.

8 – Em uma metodologia de SEO, existe um padrão para todos os projetos padrão ou depende de cada cliente/projeto?

Falar em padrão em SEO é algo um pouco difícil, pois até mesmo quando achamos um padrão para algo, o Google vem e muda tudo. Acredito que o principal é compreendermos os conceitos, e em cada projeto vamos adaptando conforme as necessidades.

9 – Falando de clientes, sabemos que o nosso mundo é difícil e nem sempre obtemos os resultados desejados, como devemos lidar com eles? O que se deve oferecer?

Infelizmente isso é possível de ocorrer mesmo. O que costumo fazer neste aspecto é trabalhar com expectativas bem abaixo das possibilidades. Desta maneira dificilmente não atingiremos os resultados esperados.

10 – Defina um pouco sobre White Hat SEO e o Black Hat SEO. Qual você já usou ou usa? Já teve algum problema com o passar do tempo?

White hat é tudo aquilo que está conforme as diretrizes do Google e black hat, seriam as técnicas “proibidas”. Eu utilizo as duas e isso varia de projeto pra projeto. Existem segmentos que acho impossível atingir os resultados desejados, usando somente White-hat.

Neste caso ou você utiliza técnicas black, ou segue pelo caminho White e torce para o Google realmente evoluir, punir seus concorrentes ‘blacks’ e te dar um lugar ao sol.

11 – SEO evoluiu muito e se tornou uma profissão, mas nem sempre foi assim. Como você experimentou essa transformação?

Para nosso negócio, a evolução do “SEO” foi fundamental. A partir do momento que as pessoas compreendem um pouco sobre o que é SEO, mais pessoas buscam por profissionais qualificados para realização de serviços ligados a isso, e é ai que a gente entra.

12 – SEO local está para ficar e seus efeitos já estão sendo notados. Como isso afetará o SEO que conhecemos hoje? Como os novos blogueiros devem tratar essa “nova” abordagem do Google?

O SEO local vai muito além de posicionar para “desentupidora em Curitiba” e quem sacar isso terá muito resultado neste aspecto. Recentemente no Afiliados Brasil 2018, João Martinho deu um belo exemplo de como você pode utilizar o SEO LOCAL para gerar vendas para produtos de afiliados. É um mar azul a disposição de todos, que pode trazer muitos resultados e de uma forma muito, mas muito mais fácil e rápida.

13 – De todas as técnicas atuais, com qual você fica? E qual você nunca usa?

SEO Local acredito que hoje é o que possa trazer mais resultados a curto prazo e com baixo investimento, sendo portanto uma das minhas preferidas.

14 – Vamos tocar na coisa mais preciosa de um especialista em SEO, sei que não é uma pergunta fácil, mas vou arriscar na pergunta. Qual técnica infalível você tem ao fazer o posicionamento usando SEO?

A frase “conteúdo é rei” é algo que gera discussões, e eu não acredito realmente que só um conteúdo bom posicione, mas também acredito que muitas, mas muitas técnicas que as pessoas utilizam seria desnecessária se existisse um conteúdo bem feito.

15 – Entre todas as técnicas que você usou em toda a sua carreira, existe alguma que você não tenha parado de usar?

Quase todas as técnicas que eu aprendi, eu ainda utilizo.

16 – As redes sociais são importantes para gerar visitas em um site, como você as trata? Que importância elas têm para você?

Hoje eu trato as redes sociais como um projeto a parte. Ainda não tenho opinião formada ou cases ligando redes sociais e SEO.

17 – Usei muito PBNS. Qual a sua opinião sobre o assunto? Já usou? Em que momento?

Sim já usei, e acredito ser a forma mais fácil e forte de ranquear um site. Infelizmente ou felizmente muitos a usam de maneira incorreta e por isso existe muitos mitos sobre o ‘fim das pbns’.

18 – Comandos por voz terá um grande poder no futuro do SEO, como você acha que o SEO evoluirá daqui a alguns anos em termos de uso de voz para buscas?

Ainda não consegui dedicar tempo suficiente nessa área, portanto não posso opinar a respeito no momento.

19 – Quais são os fatores mais difíceis de criar uma empresa, um projeto próprio?

Se fossem para citar 2 pontos em relação a abertura de uma empresa eu citaria governo e a falta de fé em si mesmo. Ambos estão diariamente dizendo “larga isso e vai procurar um emprego de carteira assinada”. 

20 – Para terminar, que mensagem você gostaria de deixar para os blogueiros que estão começando e informe os seus projetos online.

Gostaria de deixar algumas frases que podem ser úteis durante qualquer projeto de SEO.

– Não é porque deu certo para você, que está certo
– Não é porque não deu certo, que esteja errado
– Não é porque deu certo em um projeto, que dará no outro
– Nunca acredite 100% no que você escuta ou lê.
– Sempre TESTE. Não importa o que digam. TESTE
– Sempre acredite no seu potencial
– Ignore PRINTS de resultados. Não importa quando alguém ganhou ou deixou de ganhar. Trace suas metas e corras atrás dela.

Meus projetos:

Apesar de lidar com internet há algum tempo, somente recentemente criei um canal no youtube e um pequeno blog ( que tem somente 4 posts ainda ) falando sobre SEO.

Este site é apenas um hobby para compartilhar conhecimento com demais colegas da área www.aprenda-seo.com.

Rafael Oliveira – Entrevista Com Um Jovem Empreendedor Sobre SEO
5 (100%) 24 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta