SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca (Descomplicado)

SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca – Investimentos em SEO (Search Engine Optimization) conhecido no Brasil como Otimização de Sites pode proporcionar os seguintes resultados de médio a longo prazo: seu site ocupando as primeiras posições em uma página de resultado (SERP) nos mecanismos de busca sem custo adicional com propaganda online, aumento considerável de tráfego qualificado para seu website, aumento da taxa de conversão de visitantes em clientes.

Quando um visitante procura um produto ou serviço através dos sites de busca é apresentada uma lista com milhares de websites relacionados a esse assunto, SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca pode proporcionar um diferencial para sua empresa no posicionamento de seu site nas primeiras posições em uma página de resultado relacionado ao seu ramo de atuação, quanto melhor o posicionamento, maior será o número de visitantes qualificados para seu site e maior será taxa de conversão de visitantes em clientes, o que demonstra como o SEO  conhecido como Otimização de Sites se tornou fundamental para sucesso de seu negócio através da internet.

É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca

Atualmente os mecanismos de busca utilizam mais de 100 fatores ocultos para o posicionamento de um site em uma página de resultado (SERP). Podemos citar como exemplo de fatores conhecidos e importantes, o título e a descrição de uma página.

A Otimização de Sites permite a empresas de pequeno e médio porte ampliar alcançar novos mercados a um custo acessível.

Prepare seus website, loja virtual ou outros serviços relacionados à Internet para ocupar as primeiras posições em uma página de resultado (SERP) nos mecanismos de busca sem custo adicional com propaganda online, utilizando um conjunto de técnicas e ações  com objetivo de melhorar o seu posicionamento no ranking da busca natural (lado esquerdo de uma página de resultado) que pode oferecer maior credibilidade, visibilidade e retorno para seu negócio.

A Otimização de Sites e sistemas como Links Patrocinados surgiram a partir dos novos sites de busca. Anteriormente, a organização era em ordem alfabética e por assunto, na nova geração de sites de busca, a classificação dos websites em uma página de resultado (SERP) passou a depender de cálculos e diversos fatores que determinam o quanto ele é relevante para determinado assunto, o profissional de SEO tem como principal objetivo melhorar os fatores internos e externos dos websites para um melhor posicionamento no ranking dos sites de busca.

Sites de busca como o Google, utilizam robôs que periodicamente varrem a Internet em busca de novas páginas/websites para arquivá-los em um enorme banco de dados chamado de índice. Alguns websites, não são totalmente legíveis para estes robôs, influenciando no seu posicionamento em página de resultado (SERP).

Não tem jeito SEO são testes e não adianta apelar para oração, macumba ou sei lá o que deseja.

Otimização de Sites x Links Patrocinados

Os mecanismos de busca apresentam os seguintes resultados aos seus usuários:

Resultados naturais: Os websites são listados do lado esquerdo de uma página de resultado (SERP), para que um website ocupe as primeiras posições da busca natural (lado esquerdo) os mecanismos de busca utilizam mais de 100 fatores para classificar e apresentar os websites mais relevantes para o assunto pesquisado. O posicionamento de um website na busca natural não possui qualquer custo para donos de sites.

Resultados Pagos: Atualmente o sistema de divulgação de produtos e serviços através de mecanismos de busca mais utilizado no momento seria os Links Patrocinados. O anunciante paga para que seu site seja listado nas páginas de resultados para determinadas palavras-chave pesquisadas.

Vantagens Otimização de Sites

“Mais de 36% dos internautas acreditam que as empresas que aparecem em primeiro lugar representam as principais marcas do mercado.”

SEO pode proporcionar maior credibilidade diante dos usuários que utilizam os mecanismos de busca.

Otimização de sites proporciona maior visibilidade e uma maior taxa de cliques.

SEO  ajuda a robôs e usuários a navegar mais facilmente.

Marketing de Busca (Search Engine Marketing)

Atualmente os mecanismos de buscas se tornaram a principal ferramenta utilizada pelos internautas para localizar informações sobre produtos e serviços, ocupar as primeiras posições nas páginas de resultados (SERP) de uma busca, permite que seus produtos e serviços cheguem até seu público-alvo. Utilize o marketing de busca para atrair mais visitantes e potencias clientes.

O marketing de busca (search engine marketing) pode proporcionar uma audiência extremamente qualificada para os produtos e serviços oferecidos em seu site, maximizar a visibilidade de sua empresa, aumentar o potencial de converter visitantes em clientes e principalmente aumentar a lucratividade de sua empresa através da Internet.

1) O que é Marketing de Busca (Search Engine Marketing)?

Marketing de busca: Área ou profissional responsável por definir as estratégias e técnicas que envolvem a geração e o aumento de tráfego proveniente de busca natural\orgânica (SEO-Otimização de Sites) ou através de Links patrocinados (PPC), assim como outras atividades relacionadas aos mecanismos de buscas.

1.1) SEO (Otimização de Sites)

Sub-áreas do Marketing de Busca (Search Engine Marketing): São técnicas aplicadas em páginas (ou em todo website) de modo a obter uma melhor classificação nos resultados de busca natural / orgânica.

1.2) Links Patrocinados

Sub-áreas do Marketing de Busca: Sistema onde as empresas pagam para estar presente nas páginas de resultado (SERP) dos mecanismos de busca através de anúncios, que são ativados a partir de palavras e termos-chave durante uma pesquisa.

Links Patrocinados (PPC, CTR, CPM)

O Link Patrocinado é bem antigo como modelo de anúncio em mecanismos de busca onde o anunciante paga apenas quando o usuário clicar no anúncio, hoje ele se tornou uma das formas mais ágeis para divulgação de produtos e serviços na Internet. No modelo anúncio antigo, o anunciante era cobrado pelo número de exposições conhecido como CPM (custo por mil exposições). Atualmente, a ferramenta de links patrocinados mais popular é o Google Adwords.

As empresas utilizam o modelo de anúncio baseado em Links Patrocinados, pois mais de 70% da navegação na Internet inicia-se através de mecanismos de busca. Os links patrocinados se tornaram uma opção viável de investimento em publicidade online para campanhas nacionais ou internacionais.

O anúncio nos links patrocinados é no formato texto e geralmente possui os seguintes campos: título, descrição resumida do produto/serviço e o endereço da página do anunciante. A implementação dos anúncios é relativamente fácil, e permite atingir o público-alvo desejado, pois os anúncios são exibidos para as palavras-chave selecionadas pelo anunciante para sua campanha.

O sistema de links patrocinados oferece um gerenciamento online completo com relatórios e ferramentas que permitem acompanhar a evolução de seu anúncio relacionado a desempenho e retorno.

Muitos clientes nos perguntam como o seu anúncio pode aparecer antes da busca natural que são os sites listados do lado esquerdo em uma página de resultado (SERP) a resposta para esse caso seria que você deve trabalhar o índice de qualidade que envolve os fatores como a taxa de cliques, relevância do anúncio, desempenho de palavras-chave seu anúncio pode aparecer antes da busca natural ou nas primeiras posições dos links patrocinados listados do lado direito de uma página de resultado.

Vantagens Links Patrocinados

Nos links patrocinados os resultados são mais rápidos para ações imediatas.

Nos links patrocinados o risco de investimento é muito inferior a outros tipos de mídia.

Em poucos minutos sua campanha já está no ar.

Nos links patrocinados é possível visualizar os relatórios estatísticos para calcular o retorno do investimento.

Marketing Digital

Podemos dizer que uma das definições do marketing digital seria o conjunto de estratégias e ações realizadas com objetivo de satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores  através de recursos digitais (Internet, telefonia celular entre outros).

A globalização gerou uma acirrada competição entre empresas por novos mercados. Modelos de negócio e processos ainda estão sendo ajustados para interagir com outras economias, culturas e necessidades. O marketing digital pode oferecer a interatividade, disponibilidade e flexibilidade que sua empresa necessita para alcançar novos mercados.

O investimento em marketing digital pode se tornar uma vantagem competitiva diante de seus concorrentes, o marketing digital permite a empresas de todos os portes ou ramo de atuação interagir com seus clientes em todos os lugares em que ele esteja e a todo momento que ele desejar.

Ações em marketing digital podem ter objetivo de fortalecer a marca, captar novos clientes, maximizar a visibilidade de sua empresa através da Internet ou até mesmo oferecer suporte a seus produtos e serviços. O marketing digital está se tornando um investimento  acessível quando se comparado com outras mídias como, por exemplo: TV, rádio, revistas e jornais.

Com as ferramentas disponíveis atualmente, sua empresa pode estudar o comportamento de seu público-alvo, concorrentes e inclusive mensurar o grau de satisfação e interesse dos consumidores em relação a determinados produtos e serviços disponíveis no mercado.

Os consumidores que realizam pesquisas na Internet procuram por preços acessíveis ou por  empresas que prestam o melhor serviço, grande parte dos consumidores se baseiam nas experiências de outros consumidores para avaliar qual o melhor produto ou serviço demonstrando a importância de que as informação disponibilizada através de recursos digitais seja clara e objetiva, esteja estrutura diminuindo a quantidade de passos e em caso de dúvidas meios de comunicação com sua empresa devem ser disponibilizados.

O marketing digital pode disponibilizar diferentes meios de acesso para divulgação de seus produtos e serviços como, por exemplo, seu site que pode se tornar poderosa ferramenta para relacionamento com seus clientes e vendas.

Glossário Marketing de Busca (SEM-Search Engine Marketing)

Algoritmo:Conjunto de passos e regras utilizadas pelos mecanismos de busca para ordenar e classificar páginas armazenadas em seu banco de dados.

Backlinks:Links de outros sites apontando para páginas de seu site. Fator muito importante utilizado pela maioria dos mecanismos de busca durante o processo de posicionamento e classificação de um site para determinada palavra ou termo-chave.

Busca natural ou orgânica:Links de sites apresentados do lado esquerdo de uma SERP, são ordenados por sua relevância a palavra ou termo-chave pesquisado nos mecanismos de buscas.

CPC: Custo-por-clique. Sistema baseado em leilões de palavras-chave, o anunciante paga apenas ao usuário quando clica em seu anúncio.

CPM: Custo por milhar. Nesse sistema, o anunciante paga um valor fixo a cada mil vezes que seu anúncio aparece em um site, independentemente se o usuário clicou ou não. Modelo utilizado em campanhas gráficas.

Conversão: Caracteriza um objetivo alcançado dentro de uma campanha. Exemplos: concretização de uma venda, contato através de um formulário, solicitação de orçamento, cadastro etc.

Crawler:São os robôs utilizados pelos mecanismos de buscas para vasculhar a internet em busca de novas páginas, links, textos, imagens etc…. Esses robôs também são conhecidos como BOT ou SPIDER.

Impressões: quantidade de vezes que um anúncio apareceu em página de resultado (SERP).

Palavra-chave: palavra (ou palavras) que é digitada durante uma pesquisa em um mecanismo de busca.

ROI: return on investment ou retorno do investimento – relação custo/benefício gerada a partir de uma atividade.

Robots.txt: Arquivo que permite especificar quais arquivos e diretórios os robôs dos mecanismos de buscas podem rastrear e divulgar em uma pesquisa.

SEO (Otimização de Sites): São técnicas aplicadas em páginas (ou em todo website) de modo a obter uma melhor classificação nos resultados de busca natural / orgânica.

SEM: Search Engine Marketing (Marketing de busca)

SERP: Search Engine Results Page. São as páginas que apresentam links relevantes para determinado termo ou palavra-chave pesquisada nos mecanismos de busca

SNIPPET: Descrição que aparece abaixo dos sites listados em uma página de resultado (SERP), essa descrição é gerada automaticamente pelos mecanismos de busca baseada no conteúdo disponível na página.

SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca (Descomplicado)
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