SEO: Primeiros Passos

Este texto mostra como iniciar um processo de desenvolvimento de uma estratégia de SEO para posicionamento de um site na Web.

Por que preciso do primeiro lugar no Google?

Como consultores de SEO, nós sabemos como nos sentimos bem quando fazemos um site ir para o topo da busca. Veja, sinceramente esperamos que você tenha o primeiro lugar no Google, mas isto não vai ajudá-lo se o site estiver levando na direção errada, para a audiência errada, ou direcionando para um site do tipo “Beco sem saída”. Deste modo, não pense em SEO como uma maneira para melhorar a classificação do seu site, mas o de fazer negócios.

O mecanismo de otimização de busca descreve um conjunto diversificado de atividades que você pode fazer para aumentar o número de visitantes desejáveis que chegam ao seu site através de motores de busca (você pode também ter ouvido essas atividades como chamadas de mercado de busca ou marketing de busca). Isso inclui coisas que você faz no seu próprio site, como fazer alterações em seu texto e código HTML. Ele também inclui o uso de texto especialmente formatado ou documento para se comunicar diretamente com os motores de busca, ou buscar outras fontes de tráfego através da criação de anúncios ou atrair links. Acompanhamento, pesquisa e revisões competitivas também são parte do pacote de SEO.

SEO não é publicidade, embora possa incluir um componente de publicidade. Não se trata de relações públicas (RP), embora inclua o acompanhamento e elaboração da reputação da sua marca, semelhante a RP. Como uma área em constante evolução do marketing online, SEO pode parecer complicado, mas é muito simples em sua meta fundamental: a aquisição de visitantes para a conversão.

Preciso realizar SEO para o meu site?

Pode parecer uma pergunta acéfala, mas na verdade a resposta não é necessariamente sim. Se algum dos exemplos a seguir se aplicam a você, você pode não estar na necessidade de um trabalho de SEO neste momento:

• Você tem um site que realmente não quer que estranhos possam encontrar como, por exemplo, uma ferramenta de treinamento para seus funcionários ou uma ferramenta em sala de aula para seus alunos.

• O seu site já está com um bom ranking, você está satisfeito com suas vendas e não quer balançar o barco.

• Você está com muita pressa, vai sair do negócio sem uma grande ascensão das receitas nos próximos meses. Isso não quer dizer que SEO não pode ajudar, mas um bom trabalho de SEO leva tempo e você pode concentrar suas energias em outro lugar.

Se esta lista não se aplica ao seu caso, então você está pronto para começar sua aventura SEO!

Qual é a sua desculpa para não realizar SEO?

Muitas vezes encontramos pessoas que oferecem as seguintes razões para não realizar SEO:

Não tenho dinheiro suficiente.

SEO não é necessariamente um investimento de alto custo. Fazer SEO é, antes de qualquer coisa, obter resultados com o próprio site. Então pense que realizar um trabalho bem feito no seu site, vai trazer vários benefícios, inclusive o financeiro.

Meu site é uma droga!

Não desista! Este é um problema muito comum para as pessoas decidirem partir em direção a uma campanha de SEO. Um analista SEO pode refazer seu site e é o que normalmente acontece, pois os sites, assim como tudo na vida, evoluem.

É realmente raro um site que não possa fazer uma pequena melhora de SEO. Um bom SEO é um pré-requisito para um site bem sucedido nos dias atuais, então se você não precisa disso hoje, é bom que reveja seu conhecimento de SEO para o dia de amanhã. Assim, mesmo que você não ache que precisa de SEO agora, recomendamos que reserve um tempo para trabalhar essas questões. Certifique-se se seus objetivos não estão precisando de ajuda.

Quais são os objetivos gerais do negócio?

O objetivo fundamental do seu negócio é ganhar dinheiro com a venda de um produto ou serviço. Mas vamos reservar um momento para definir os objetivos um pouco mais detalhadamente.

Talvez o seu caso seja uma grande empresa com uma marca com um importante objetivo de longo prazo. Talvez sua empresa pretenda ganhar dinheiro com os produtos certos, mas está disposta a perder em outras áreas. Talvez você esteja começando com o apoio dos investidores e não tem a necessidade de uma grande virada de lucro este ano. 

seo passo a passo
SEO

Talvez a marca da sua empresa e sua reputação sejam a sua principal preocupação, e é disso que você precisa para esta ser notada como de alta tecnologia, ou de luxo, ou como a mais moderna em seu mercado competitivo. Ou talvez você trabalhe com uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de melhorar o mundo e inspirar outros a fazerem o mesmo. 

Você pode estar trabalhando com uma meta de duas mil vendas pequenas este ano, ou esteja satisfeito ao receber apenas três novos clientes. Independente de qual direção o seu negócio esteja inclinado, seus objetivos de negócio irão afetar sua estratégia de campanha de SEO.

Você tem SEO, mas não tem o que você quer?

Em um mundo que seria + – ideal, você poderia levar a sua famosa planilha de objetivos para o seu chefe e falar: “Ei! Temos aqui uma desconexão! Vamos consertar isso!” Mas vamos + – supor que não é bem ideal que deseja a palavra que você usaria para descrever sua organização. O fato é que sua campanha de SEO pode precisar trabalhar com certas desvantagens.

Ao longo dos anos, temos trabalhado com um monte de gente que teve que manter seus objetivos de negócio com um site menos-que-perfeito. Aqui estão algumas das razões mais comuns para isso:

  • Existe oposição política para mudar.
  • A equipe de marketing atual herdou um site desatualizado ou péssimo.
  • A parte do marketing do site não é responsabilidade de ninguém

Algumas soluções provisórias:

É seu trabalho fazer planos para um site que vai oferecer mais para sua empresa. Mas você pode estar se perguntando: “Se meu site é muito menos do que perfeito, por qualquer razão não posso corrigi-lo agora, eu deveria mesmo me preocupar com SEO?” Provavelmente. Aqui estão algumas idéias para a realização de SEO enquanto você está esperando para que seu site venha atingir as metas e objetivos de sua empresa:

  • Trabalhe para obter um bom tráfego, mas diminua as suas expectativas para as vendas (ou qualquer ação que deseja realizar através de seus visitantes) no momento. Quando você avaliar o desempenho do seu site, pode perceber um aumento no tráfego, o que você pode usar para motivar sua equipe a fazer mudanças positivas para o site.
  • Use seus poderes de análise de concorrência. Tome cuidado especial ao observar se os sites concorrentes estão fazendo bem, as coisas nas áreas em que seu site está em falta. Isso pode motivar as pessoas no poder para dar uma maior prioridade às suas recomendações para futuras alterações.
  • Foque em atividades de SEO fora da página. Enquanto está esperando para ter seu site enfeitado, você sempre pode trabalhar para melhorar as ligações de entrada, atraindo novos seguidores no Twitter, ou postar notícias e promoções no Facebook.
  • Como último recurso, se o seu site atual é tão desesperador que realmente faz mal ao seu negócio, você pode decidir tomar medidas mais drásticas, como mudar tudo.

Pergunte-se: quem eu quero que visite meu site?

Obviamente que a pessoa que você deseja que encontre seu site é a pessoa que está à procura dele! E, claro, isso é verdade. Mas agora vamos cavar um pouco mais fundo e descrever o público ideal para que você possa ajudá-los a fazerem o caminho até você.

Quem é o público-alvo do seu site? Certamente ele irá incluir clientes de muito potencial. Mas não se esqueça que também pode incluir membros da imprensa, empregados da sua empresa, clientes atuais e passados, em busca de apoio, e até mesmo investidores apenas farejando para ver se há algo a colher lá dentro!

Usando sua planilha de objetivos, descreva o seu público-alvo com o máximo de detalhes possíveis: status profissional, técnica X não-técnica (isso irá afetar a forma como eles buscam, ou mesmo os sistemas de busca que usam), idade, local de trabalho, usuários domésticos X usuários no trabalho e localização geográfica.

Conhecer seu público-alvo vai ajudá-lo a tomar importantes decisões, tais como, opções de palavra-chave e orçamento para anúncios pagos, quando você começar a sua campanha de SEO. Ela também irá ajudá-lo a segmentar seu site para cada público, o que pode melhorar suas vendas e outras metas, bem como a usabilidade.

O que eu quero que os visitantes façam no meu site?

Em SEO, o termo conversão passou a significar que os usuários do seu site estão fazendo o que você quer que eles façam. Assim, quando dizemos “conversão”, pense nisso como uma abreviação para “Um ponto pra você! Você está realizando seus objetivos!” Quer saber o que é a conversão do seu site? Aqui está um dos fatos mais divertidos sobre SEO. 

A festa é sua, você decide o que quer que seus convidados façam. Agora que você tem todas as suas metas escritas em preto e branco, a definição de uma conversão deve ser fácil. Aqui estão alguns exemplos prováveis:

  • Preencher um formulário.
  • Ver uma determinada página no site.
  • Opinar em uma lista de discussão.
  • Comentar em um blog.
  • “Curtir” seu domínio no Facebook.
  • Seguir no Twitter.
  • Registrar-se para participar de sua comunidade.
  • Publicar uma revisão.
  • Telefonar para o seu número 0800.
  • Dirigir-se a sua sessão “loja de varejo.”
  • Contribuir para a sua campanha política.
  • Mudar de ideia sobre alguma coisa.
  • Encontrar a informação que eles estavam procurando.

Agora olhe para a “conversão” em sua planilha de metas. Você precisará ter uma conversão definida ao lado de cada objetivo. Algumas das definições de conversão são simples, outras podem parecer vagas ou piegas. Não há mal nenhum em escrever todas elas, depois de aprimoradas elas o ajudam a resolvê-las mais tarde, em sua campanha de SEO quando estiver checando e medindo os resultados.

Com seus objetivos, alvos e as conversões definidas, é fácil ligar os pontos com a conversão desejada. Para alcançar seu objetivo, você precisa do seu público-alvo para “converter” nesta página. Agora, volte para a “conversão” em sua planilha de metas e preencha seus intuitos de conversões na coluna apropriada. Depois disso, é que se pode definir os objetivos de sua campanha de SEO.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Consulte mais informações