Talita Rodrigues – Dicas de uma mãe empreendedora

Aos poucos estou conseguindo novos contatos para entrevistas no Blog Marketing Online. Hoje Talita Rodrigues trouxe excelentes dicas para as novas empreendedoras na web.

Entrevista com a mãe e empreendedora Talita Rodrigues

O mundo feminino esta crescendo principalmente o mundo das mães empreendedoras. Hoje as dicas da Talita Rodrigues é para esse público, mas você pode acompanhar e conhecer um novo nicho de mercado.

Informe um pouco sobre o seu trabalho e a sua caminhada digital até o momento.

Meu nome é Talita Rodrigues Nunes e sempre gostei de escrever. Tenho um livro de poesias publicado, ganhei alguns concursos literários. Mas foi quando tive meu filho que a vontade de ter um blog aflorou.

Comecei escrevendo textos para outros blogs maternos até que criei coragem para ter o meu próprio. O Só Melhora nasceu com a vontade de compartilhar minhas experiências como mãe e ter um espaço para publicar minhas poesias.

Tive grande ajuda do meu esposo, que é analista de sistemas e cuida de toda a parte técnica do blog. Eu iria me preocupar “apenas” com o conteúdo, mas comecei a estudar sobre marketing digital, redes sociais e SEO e fui gostando, estudando mais e incorporando os aprendizados no blog.

Com o tempo, outros assuntos foram entrando no editorial do blog e hoje ele tem muito conteúdo sobre viagens, planners e organização. De tanto falar de organização e planejamento, fechei uma parceria com uma designer gráfica, a Adriana Sanches, e criamos uma linha de planners – planejadores pessoais, uma evolução das agendas https://somelhora.com.br/2020/11/19/planner-digital/. Os planners digitais são vendidos exclusivamente pelo blog Só Melhora e quem quiser o planner impresso pode entrar em contato com a Nuvem de Papel, a gráfica da Adriana Sanches. Estamos bem felizes com o sucesso que essa parceria tem alcançado!

Existe um bom mercado para mães blogueiras?

Sou dessas que acredita que com persistência e paciência se chega onde quiser! Há muitos blogs maternos internet afora, mas fazendo um trabalho de qualidade e com um diferencial de destaque é possível se colocar no mercado com bons resultados.

É preciso ter consciência que não basta escrever bons textos e ter um leiaute bonito. Para ter sucesso nessa área é preciso muito estudo, dedicação e trabalho. A boa notícia é que só depende da gente mesma.

Podemos afirmar que a internet é uma alternativa de trabalho para mães empreendedoras?

Com certeza! A internet é a mídia do momento, é onde as pessoas pesquisam sobre qualquer assunto e buscam os próximos produtos que querem comprar. É o lugar ideal para quem quer empreender.

Além disso, há a facilidade de mobilidade, pode-se trabalhar praticamente em qualquer lugar, e a flexibilidade de horário, dois pontos muito importantes para mães empreendedoras.

Quais são as dicas para se tornar uma mãe empreendedora digital? Como é o processo?

Posso resumir as dicas em duas palavras: estudo e trabalho.

Primeiro, é preciso escolher em qual nicho exatamente se quer empreender. Há uma infinidade de opções entre loja virtual, marketing digital, produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais, etc. Vale muito a pena pesquisar sobre qual desses serviços seria mais adequado para a realidade de cada uma.

Entrevista com: Felipo Bellini

Depois, é necessário estudar sobre o mercado escolhido. Que assunto, tema, serviço ou produto será oferecido? A própria empreendedora é especialista no assunto ou precisará de parceiros?

O próximo passo é estudar sobre o maravilhoso mundo da internet. Produção de conteúdo, marketing digital, SEO, redes sociais e tudo que envolve esse processo de se fazer conhecer e ser encontrado na internet.

Juntando tudo isso tem-se um produto final que precisará de manutenção e atenção constante. Sei que parece um processo infinito – e é mesmo – mas com o tempo a gente vai se organizando e tudo vai se encaixando em seu lugar.

Você ensina como ganhar dinheiro durante a gravidez na internet? Como é o processo?

Meu blog não é focado exatamente em como empreender, mas falo bastante sobre organização e planejamento.

Acredito que a organização seja uma ferramenta para se alcançar qualquer objetivo de vida.

É preciso pesquisar e estudar até encontrar o seu jeito de se organizar. Tudo passa pelo autoconhecimento para depois aplicar o conhecimento adquirido em algo prático, que possa te gerar renda.

Na internet como trabalhar e cuidar dos filhos?

Essa é a grande pergunta do momento e a resposta é bem simples: com organização.

Conversar em família, criar uma rotina diária, envolver todos na manutenção da casa.

Organizar as atividades diárias dentro dos combinados e estar presente em cada momento. Não adianta trabalhar pensando no filho, nem brincar com o pequeno pensando no trabalho.

Como conciliar o trabalho com os filhos?

Na minha casa, tanto eu quanto o meu marido trabalhamos em casa – e nossos trabalhos não mudaram com a chegada da pandemia. Com a pandemia, o filho passou um ano inteiro em casa durante todo o dia. Para tudo isso funcionar, precisamos estabelecer uma rotina funcional.

Organizamos nossos horários de trabalho, estudo, manutenção da casa e lazer. Cada um fazendo a sua parte e cumprindo os combinados é que fez tudo dar certo.

Claro que há momentos difíceis em que o estresse e o cansaço saem do controle. Aí é o momento de respirar fundo, lembrar do amor que existe na família, buscar suporte na família, nos amigos e até em profissionais e voltar para o eixo.

Penso que sucesso não é sobre permanecer sempre no caminho, mas sobre saber voltar para ele quando os desvios da vida acontecem.

O que uma mãe pode fazer para ganhar dinheiro na internet?

Há tantas possibilidades! A internet pode ser o próprio fim, como quando se trabalha com SEO, marketing digital e loja virtual, por exemplo. Ou pode ser apenas o meio de divulgação de produtos e serviços que essa mãe ofereça para o mercado.

Na internet como ganhar dinheiro com bebê pequeno ou como voltar a trabalhar com filho pequeno?

Penso que o melhor da internet é a flexibilidade que ela nos permite ter. Tanto em questão de horário de trabalho quando em relação ao local de trabalho. É possível trabalhar e cuidar de um bebê com a internet. Basta se organizar para isso!

Pode-se separar os momentos de trabalho mais concentrado ou intelectual para quando o bebê está dormindo, por exemplo. Quando os pequenos estão no colégio é o melhor momento para focar no trabalho e produzir o máximo. Com os filhotes em casa, a atenção precisa ser deles.

Como já falei anteriormente, organização e planejamento são fundamentais.

Na internet qual a melhor idade para voltar a trabalhar depois da maternidade? Existe algum momento certo?

Não existe um momento certo para se voltar a trabalhar depois da maternidade. Claro que logo após a chegada de um filho a atenção fica focada nele por um bom tempo. É preciso dar tempo ao tempo, cuidar do que é essencial no momento.

Com o tempo, essa dependência do pequeno vai diminuindo, outras pessoas podem ajudar com o filhote e a mãe pode voltar a dar atenção para o mercado de trabalho.

O que as donas de casa podem fazer para ganhar dinheiro na internet? O caminho é fácil como dizem?

Não acredito em sucesso que cai do céu. Donas de casa podem ganhar dinheiro na internet com certeza, mas precisa de muito estudo e trabalho para isso.

Não há receita de bolo nem manual para isso. Precisa de muita pesquisa, muito estudo e muito trabalho. Mas, novamente, só depende de nós mesmos – e isso é bom!

O que um casal pode fazer para ganhar dinheiro na internet?

O que vem funcionando aqui em casa é trabalhar juntos, mas cada um na sua área de especialidade.

É bacana trocar experiências e conversar sobre trabalho nos momentos de trabalho. A vida é muito mais que trabalho e o casal precisa ter isso em mente.

O que vender em casal?

Há uma infinidade de possibilidades, mas penso que experiências que possam ser vividas em casa seria uma boa pedida.

Viagens, restaurantes, cursos, por exemplo, são bons nichos.

O que dá mais lucro para vender na internet com filho pequeno?

Produtos para bebês e crianças costumam ter um bom retorno e as marcas costumam oferecer boas porcentagens de venda. Esse nicho tem muitas opções de produtos, mercadorias e serviços.

O que se pode inventar para ganhar dinheiro?

Penso que o céu e o limite e a criatividade é a matéria-prima por excelência da internet.

Mas há que se ter atenção para não se oferecer mais do mesmo. Ter um diferencial no produto e/ou no atendimento é que farão diferença nesse mundão da internet.

Como a sua formação em psicologia ajuda na hora de orientar na internet? Quais são os problemas que mais encontra?

Tenho mestrado em Psicologia e certamente essa formação acadêmica diz algo sobre meu interesse nas pessoas. Recebo inúmeras mensagens e e-mails da mães, pais, avós e cuidadores falando sobre como algum post no blog ou nas redes sociais ajudou de alguma forma a sua própria família. É isso que faz tudo valer a pena! Ler esses relatos fazem meus dias felizes e é o que me motiva a continuar escrevendo.

Leia também entrevista com: Rodrigo Sanchez

Ver minhas poesias se espalhando internet afora são motivo de orgulho para mim. Gosto de pensar que é a minha contribuição para espalhar amor e gentileza pelo mundo.

Nesse período pandemia 2021 o que passar de informações para mães blogueiras na hora de ganhar dinheiro? Como trabalhar home office com filhos?

Em tempos de incerteza precisamos cuidar do que podemos controlar. Não podemos controlar quando a pandemia vai terminar, mas podemos escolher como viver nosso dia a dia em casa.

Organização e planejamento continuam sendo palavras-chaves, mas amor e gentileza também. A gente faz o que possível e o que é o nosso melhor – e está tudo bem que seja assim.

Informe os seus projetos online e deixe uma mensagem para os leitores.

Quero agradecer imensamente por essa oportunidade! É muito bom poder falar sobre a minha experiência e poder contribuir de alguma forma com a vida de outras pessoas.

Convido todos a conhecerem o blog Só Melhora e continuarem essa troca incrível de experiências que acontece por lá.

Quero deixar como mensagem, quem sabe até como mantra, duas palavras “Persistência e Paciência”. Isso serve para tudo na vida!

Lembrando que quem precisar de uma ajudinha na organização pessoal e planejamento de vida também será muito bem-vindo!

Para me encontrar na internet:

Blog: http://somelhora.com.br/

Instagram: https://instagram.com/somelhora

Pinterest: https://br.pinterest.com/somelhora/

Facebook: https://facebook.com/blogsomelhora

Deixe um comentário