TÉCNICAS DE SEO PARA SEU BLOG CHEGAR AO TOPO DO GOOGLE

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Três dicas com bônus para ranquear seu blog até o topo do Google. Dicas e técnicas de SEO para aplicar em seu blog. Várias técnicas de SEO que vai ajudar muito no seu ranqueamento e como chegar ao topo do Google.

Se você ainda não leu sobre o meu trabalho, peço que leia para que entenda o que pretendo ensinar no blog.

Se por acaso você caiu neste artigo e não sabe nada sobre ganhar dinheiro com internet, então você precisa ler nosso artigo: Como ganhar dinheiro na internet. Para que entenda todo o nosso trabalho.

Conteúdo
  1. Veja quais técnicas de SEO que você vai aprender neste artigo e como destacar seu site no google:
  2. Nesse artigo vou falar o que eu faço para chegar ao topo do Google - Como fazer minha empresa aparecer no google
  3. COMO ESCOLHER UM NICHO
  4. BÔNUS: ESCOLHENDO UM NICHO PERFEITO
  5. [TUTORIAL] ESCOLHENDO SEU NICHO
  6. COMO CRIAR UM BLOG DE DOMÍNIO PROFISSIONAL
    1. Palavra-chave completa
  7. O QUE É SEO? CHEGAR AO TOPO DO GOOGLE
  8. COMO OTIMIZAR SEU BLOG COM TÉCNICAS DE SEO
    1. Agora você vai aprender três técnicas para começar ranqueando na frente de milhares de blogs.
  9. SITEMAP COMO USÁ-LO
  10. [TUTORIAL] COLOCANDO SITEMAP EM SEU BLOG
  11. BÔNUS: COMO OBTER SUCESSO NO LANÇAMENTO DO BLOG
    1. Artigo de conteúdo

Veja quais técnicas de SEO que você vai aprender neste artigo e como destacar seu site no google:

  • Como escolher um nicho;
  • Como criar um blog profissional partindo do zero;
  • O que é SEO e como utilizá-lo em seu blog;
  • SiteMap como usá-lo.

Gostou? Calma que tem muito mais. Ao ler o artigo completamente, você encontrará bônus que estarão no meio do artigo.

O que um especialista em SEO faz?

Garanto que você vai se surpreender com esses bônus.

Nesse artigo vou falar o que eu faço para chegar ao topo do Google - Como fazer minha empresa aparecer no google

como fazer para minha empresa aparecer no google
Como fazer minha empresa aparecer na pesquisa do google

COMO ESCOLHER UM NICHO

Não precisa ter pressa, pois essa parte é fundamental para que você obtenha sucesso no seu blog.

A palavra: “nicho”, significa várias coisas, mas no mercado digital é um segmento de público, que é o que você irá falar no seu blog. Tudo que você publicar terá que ser dentro do mercado escolhido.

Exemplo: Meu nicho escolhido é Smartphones, logo, tudo que for publicado em meu blog terá que ser sobre celulares Smartphones, pois o meu público vai entrar no blog só para ver as notícias e dicas que darei sobre Smartphones.

Aconselho escolher  um único tipo de nicho. Imagina que eu escolho dois nichos para meu blog: “Smartphones e Computadores”.

Eu terei  trabalho em dobro para deixar o blog atualizado com lançamentos e rumores que têm todos os dias sobre esses dois nichos.

A minha dica é: escolha um nicho que não tem lançamentos e notícias toda hora, pois o seu blog será novo e só tem você para escrever os artigos e arrumar o blog por completo.

BÔNUS: ESCOLHENDO UM NICHO PERFEITO

É preciso pensar muito antes de escolher seu nicho de mercado. Você não precisa ser um expert  no nicho que irá escolher, só tem que ter vontade de aprender sobre ele, afinal,  o Google é o melhor professor que existe.

Montei um Tutorial para você aprender como usar a ferramenta do Google Adwords para procurar seu nicho.

[TUTORIAL] ESCOLHENDO SEU NICHO

  1. Digite no Google ou Clique no link “Google Adwords“;
  2. Clique no primeiro site que aparecer;
  3. Logue no Google Adwords com uma conta qualquer que você tenha do Google, clicando em :”Faça login”;
  4. Depois de logar Clique em: “Ferramentas”, e logo em seguida clique em: “Planejador de palavras-chaves”;
  5.  Agora clique em: “Procurar novas palavras-chaves usando uma frase, um web site ou uma categoria”;
  6.  Usaremos somente a primeira caixa: “Seu produto ou serviço”;
  7. Aqui você vai digitar alguns nichos que pretende trabalhar. Exemplos: celular, jogos, computadores, nutrição e etc.
  8. Coloque os nichos que você tem vontade e curiosidade para saber se vale pena ou não trabalhar com eles.

    Se for colocar mais de 1 nicho para pesquisar, sempre aperte: “Enter”, recomendo pesquisar um por um para não haver confusão;
  9. Agora só rolar um pouco a barrinha e clicar em: “Obter ideias”;
  10. E aqui está nossos resultados. Clique em: “ideias de palavras-chave”, logo abaixo do gráfico;
  11. Aqui está todas as pesquisas que as pessoas fazem mensalmente dentro do nicho escolhido. O Google gerá ideias das palavras que são mais pesquisadas, essas ideias são todas dentro do nicho que pesquisamos;
  12. Para ver se o nicho é realmente bom, clique em: “Média de pesquisas mensais” logo abaixo de: “ideias de palavras-chaves”;
  13.  Veja que aumentarão as pesquisas mensais. Agora o programa esta mostrando às que tem mais busca mensais;
  14.  Quanto mais pesquisas as palavras tiver, melhor será o seu nicho;
  15. Em concorrência será da mesma forma, quanto mais Alto for a concorrência melhor será a busca pelo seu nicho. No Adwords contém três níveis:”Alto, Médio e Baixo”.

    Depois de ter escolhido seu nicho, para termos certeza que ele é bom e que não vai cair as visitas daqui alguns meses ou anos, utilizaremos: “Google Trends”;
  16. Após clica em: “Google Trends”, na barra: “Explorar tópicos”, digite o nicho escolhido e aperte: “Enter”;
  17.  Em cima do gráfico, selecione a caixinha: “Previsão”, olhe o gráfico e tire suas conclusões.

COMO CRIAR UM BLOG DE DOMÍNIO PROFISSIONAL

Antes de começarmos a hospedar nosso blog, é preciso que você entenda a importância do nome de domínio que ira escolher.

Acredite, ele pode fazer muita diferença no começo quanto no decorrer do tempo, uma das melhores formas de escolher um domínio é indo até o Google Adwords e, pesquisar palavras-chaves boas e fáceis de se lembrar.

Um domínio bom é aquele que contém a palavra-chave por completo e, repetindo, fácil de lembrar.

Se você conseguir achar uma palavra-chave bem pesquisada e completa que não esteja em uso ainda, o seu blog pode conseguir muito mais tráfego de visitas orgânicas só com aquela palavra-chave.

Palavra-chave completa

Exemplo: Nome do domínio do meu blog é: blogmarketingonline.com.br, se você pesquisar no Adwords sobre marketing online, ele te mostrará sugestões relacionadas sobre o assunto, todas elas terá um numero x de buscas por mês.

Cada palavra ditada é uma palavra-chave completa, mais se você encontrar uma palavra, exemplo:

Como ganhar dinheiro na internet

E você apenas escolher: Ganhar dinheiro na internet, ela não será mais completa e o resultado das buscas mensais que foi encontrado na palavra: Como ganhar dinheiro na internet, não valera mais.

Claro isso é muito bom se você encontrar, pois hoje em dia já tem várias empresas especializada em criar domínios de palavras-chaves extremamente pesquisas, para vender por preços que nem você imagina que valeria.

Agora que você já sabe a importância do nome de domínio, é a hora de escolher um site de hospedagem.

Vou deixar uma dica de nicho e palavras-chave que poderá explorar com mais de 1 milhão de pessoas usando para ter energia na sua casa de forma alternativa com o sol.

Mercado de US $ 11 bilhões

Participação da energia solar no consumo global de energia - 9%

Taxa média anual de crescimento da capacidade global de energia solar - 102%

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Combinados, somam mais de 2,5 milhões de pesquisas por mês e isso não inclui as milhares de palavras-chave de cauda longa.

Palavras-chave de cauda longa:

Quantos painéis solares são necessários para alimentar uma casa?

Uma casa pode ser administrada exclusivamente na energia solar?

Você pode usar a energia solar em casa?

A energia solar aumentará o valor de uma casa?

Repare o gráfico no aumento de buscas sobre o assunto:

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As pessoas também temem que não estejamos cuidando do planeta, por isso, ao usar painéis solares, eles sentirão que estão contribuindo para um bem maior, o que também é outro motivo pelo qual as pessoas sentem a necessidade de investir tanto nesse nicho.

Além disso, as pessoas geralmente querem apenas economizar dinheiro e ter uma fonte confiável de energia.

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O QUE É SEO? CHEGAR AO TOPO DO GOOGLE

Primeiramente, temos que saber o significado de SEO (abreviação para Search Engine Optimization), que nada mais é que o motor de busca do Google personalizado.

Sabe aqueles sites e blogs que quando você digita algo no campo de pesquisa do Google aparecem em primeiro lugar? Certamente, para chegar até aquela posição não foi fácil.

Peço que vá até a caixa de pesquisa do Google e digite “Smartphone”, e aperte “Enter”.

Veja que, logo em baixo da palavra digitada, aparecerá aproximadamente 261.000.000 resultados de sites e blogs que contém algo relacionado à Smartphone.

Se seu blog é sobre Smartphone, com certeza ele está entre esses 261 milhões de sites e blogs.

Agora você me pergunta: Como saberei a posição que meu blog está?

Eu calculo da seguinte forma.

Coloque o seu domínio completo na frente de “site:”, menos o “http://”, no campo de busca e aperte ”Enter”.

Ele aparecerá em primeiro. É só olhar o resultado do aproximadamente que você terá uma base, mas nada disso importa para nós agora, sabe por quê?

Quando você vai procurar um produto ou até um tutorial, raramente você passará para segunda página, pois entre o 1° e o 4° resultado, é quase certeza que você irá encontrar o que procura.

Para esses blogs chegarem na famosa primeira página de pesquisa do Google, eles precisarão de várias técnicas de SEO. Mas não se preocupe, não são todos que buscam aprender sobre SEO.

Por esse motivo, quando você cria um blog e aplicar algumas técnicas de SEO, o seu blog já dispara na frente de milhares de outros e, não importa a idade dos blogs concorrentes, se eles não utilizam essas técnicas, provavelmente, seu blog já estará em vantagem.

Meu Site Na Primeira Página Do GOOGLE - Como Ficar No Topo Do Google

COMO OTIMIZAR SEU BLOG COM TÉCNICAS DE SEO

Primeiramente, você precisa pensar com lógica. Sabemos quem ranqueia nossos blogs é o Google e, para ranquear, seu blog precisa ser melhor que os demais concorrentes.

Então, se seu blog não estiver uma hospedagem boa, provavelmente quando alguém entrar em seu blog, vai demorar para carregar as páginas, por isso sua hospedagem precisa ser boa para que não haja problemas.

O carregamento do seu blog conta muitos pontos. Dizem por ai que  o Google exige 200 pontos para ranquear até a primeira posição de tal palavra-chave.

O que seria esses pontos?

Cada técnica utilizada para melhorar o desempenho do seu blog e a usabilidade do leitor é contado como 1 ponto.

Agora você vai aprender três técnicas para começar ranqueando na frente de milhares de blogs.

Dica #1

Repare nos Títulos

Título #1: 20 dicas de maquiagem para facilitar o seu dia a dia | Estilo

O primeiro título está dentro da regra do “SEO” que é no máximo 62 caracteres, se ela ultrapassar essa quantia o Google ira cortar automaticamente o seu título colocando os três pontos que está indicando no titulo 2.

Título #2: Maquiagem: dicas, fotos e tutoriais – Viva Linda com O…

Vemos que no titulo 2 tem só 55 caracteres, mais mesmo assim está cortando pois o titulo com certeza esta ultrapassando 62 caracteres.

Isso é algo muito importante que você precisa saber na hora de criar uma postagem. Suponhamos que você faz uma busca no Google e digita: dicas de maquiagem.

Então ele nos dará vários sites com essa palavra-chave, mais se você ver um artigo com um título faltando a metade, certamente você não vai entender e vai partir para o próximo título.

Então sempre que você for escrever um titulo para seu artigo, lembre-se desta regrinha, conte sempre todas as letras vírgulas e espaços e, se ele der mais que 62, com certeza ele vai aparecer no buscador do Google faltando pedaços e, com isso você perdera pontos.

Dica #2

Outra coisa muito importante é a descrição como mostro na imagem abaixo.

Repare na descrição do artigo

A regra da descrição é quase igual a do título, só muda que na descrição o limite máximo é de 156 caracteres.

Dica #3

Para aplicar as duas dicas que dei acima, nós precisaremos utilizar em nosso site ou blog, um plug-in chamado: Yoast SEO.

Eu considero o melhor plug-in para SEO, nele é possível configurar, palavra-chave, tamanho do título, descrição e também ele nos da uma opção de corrigir vários erros como títulos em H1, H2, meta tags, e muitas outras coisas muito importante.

Não se preocupe, ele é simples e fácil de usar.

Exemplo: quando você terminar de escrever um artigo que seja, é só você rolar a pagina até embaixo e vera as novas opções para corrigir uma parte do SEO de seu artigo.

SITEMAP COMO USÁ-LO

Como o próprio nome já diz, SiteMap é um mapa para o seu blog, na qual ele ajuda o robô do Google a rastrear e indexar com mais facilidade suas páginas, artigos etc.

O SiteMap é uma página em que ficam todos os conteúdos do seu blog já postados. Tendo-o em seu blog, você já ganhará um ponto por ajudar o robô do Google a fazer seu trabalho mais rápido.

Indexar é a mesma coisa que salvar. O robô do Google passará em seu blog praticamente a cada dois dias e, salvará o que foi postado e editado e, se possível mudará seu blog de posição, podendo subir ou até mesmo descer.

Tudo dependerá de você. Por isso, é sempre bom atualizar e corrigir sempre que forem encontrados erros no seu blog, para que quando o robô do Google passar novamente, ver o que foi feito e assim te dar a sua recompensa, que é a subida no posicionamento.

Acompanhe o tutorial para aprender como instalar o SiteMap dentro do seu blog.

[TUTORIAL] COLOCANDO SITEMAP EM SEU BLOG

  1. Primeiramente você precisara do PluginYoast SEO“.
  2. Em seu WordPress, clique em: “SEO“, que fica localizado embaixo de: Configurações, e clique em: “Sitemaps XML”;
  3. Clique na aba: “Geral”, e, clique em: “Sitemap XML”. Este é o site mapa de seu blog;
  4. Vá até o Google e, digite: “Webmaster“, e clique no primeiro site que aparecer;
  5. Clique em: “Fazer login no Search Console”, use uma conta sua do Google. Após entrar clique na opção “ADICIONE UMA PROPRIEDADE”, e coloque o  Url de seu Blog;
  6. Faça o download do arquivo e hospede dentro da pagina home de seu blog;
  7. Após isso, clique em: Verificar e, se der tudo certo aparecera o seu blog na pagina inicial do “Search Console”;
  8. Clique no Nome de seu site que aparecera logo após ter colocado seu Url;
  9. No menu lateral clique em: “Rastreamento”, e em seguida: “Sitemaps“;
  10. Clique em: “ADICIONAR/TESTAR SITEMAP“. Você lembra que pedi na etapa #2 para você clicar em: “Sitemap XML”, agora é a hora de usar aquele Url que fica Logo após o nome do seu site, copie e cole no campo que esta em branco, ficando mais o menos assim: “/sitemap_index.xml“, basta clicar em: “Enviar Sitemap“.

Ferramenta auxiliar ao search console https://pageoutil.com/

Pronto agora seu blog possui um Sitemap.

De uma olhada o que esta escrito na camisa dessa pessoa que esta dando aula. Alguém explicando o que deseja o buscador.

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BÔNUS: COMO OBTER SUCESSO NO LANÇAMENTO DO BLOG

Não é do dia para noite que fazemos um lançamento.

Podemos começar criando uma fan page no Facebook, um Twitter e um canal no Youtube.

Esses são alguns meios mais importantes e que geram mais tráfego para o nosso blog. O lançamento é algo demorado e para acontecer com perfeição você precisa ter seguidores nessas redes sociais.

Se você não sabe por onde começar, é simples. Toda vez que você ler um artigo de algum blog e gostar, não fique só na leitura. Entre em contato com o autor, escrevendo um comentário sobre o artigo.

Seu comentário será de muita ajuda para ele, além de incentivá-lo a criar mais conteúdos. Compartilhe coisas boas no seu Twitter e Facebook, dessa forma, pessoas irão te seguir nessas redes sociais.

Não precisa ter conteúdo próprio para publicar algo nas redes sociais, mas sim coisas legais que ajudará o seu público a entender melhor o que ele procura.

Se você puder investir em anúncios patrocinados do Facebook  para que sejam geradas mais curtidas em sua fanpage, faça. Com um tempo, você verá que já possui um público grande sem ao menos ter lançado seu blog ainda.

Tudo isso facilitará no sucesso de seu blog quando for lançado. Agora imagine mil pessoas esperando o lançamento do seu blog. Quando ele for lançado, essas mil pessoas irão entrar à procura do que você prometeu ensinar.

Se elas gostarem do que você ensina, elas comentarão e compartilharão seus artigos para outros amigos e, até em suas redes sociais. Com isso você já conseguiu uma porção do tráfego das redes sociais.

Artigo de conteúdo

Não adianta nada você ter vários seguidores em suas redes sociais esperando que seu blog seja lançado, se o conteúdo do seu blog é ruim.

Conteúdo ruim é aquele que não ensina o que a pessoa busca saber. É aquele que você lê e mesmo após ter lido todo o artigo você não entendeu bulhufas de nada.

Não adianta lançar um artigo todos os dias se não contém conteúdo o suficiente para prender a pessoa em sua leitura.

Se você quer ter um blog de sucesso, precisa investir mais tempo em seus artigos.

Minha dica é: Estude bem o seu nicho, todos os dias se possível e vai aprender como chegar ao topo do Google.

E quando for criar um artigo, não tenha pressa. Crie algo de qualidade; algo que a pessoa, após a leitura, saia contente e satisfeita.

Se você gostou deste artigo, compartilhe e comente para que os próximos artigos sejam melhores do que os primeiros e assim sucessivamente.

Não se esqueça de ler o artigo que vai mudar sua forma de pensar:

#21 DICAS PARA TER UM BLOG DE SUCESSO (INFALÍVEIS!)

Como Fazer SEO Local - As novas pesquisas locais (Perto de Mim) + Brinde

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
TÉCNICAS DE SEO PARA SEU BLOG CHEGAR AO TOPO DO GOOGLE
Em SEO temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

  1. Sergio Prandi disse:

    Está muito certo tudo que você disse amigo, e isso seria mesmo o que se poderia chamar de ideal.
    A única coisa que eu creio ser mesmo um pouco mais flexível nisso tudo, seria a regularidade dos novos artigos.
    Porque isso? bom, porque o que eu noto em alguns blogs que eu sigo, que muitas vezes a gente percebe que o autor realmente naquele dia não tinha sobre o que escrever, e daí que ou caiu no que eu chamo “chover no molhado” que é por assim dizer, editar algum post já muito conhecido em vários outros blogs, o que deixa a qualidade do artigo bem fora do padrão do blog.
    Escrever com qualidade, e conteúdo eu creio que não é mesmo uma tarefa com data marcada, é preciso um start, um acontecimento ou uma novidade sobre a qual você veja mesmo a possibilidade de agregar qualidade, conteúdo, e porque não dizer também uma novidade, ou seja, um novo enfoque sobre um velho tema, a descoberta de um paradigma sem sentido, ou até mesmo algo que você conseguiu ler nas entrelinhas e que modifica o entendimento de um artigo ou publicidade.
    Realmente agregar valor e conteúdo não é algo que se consiga fazer todos os dias creio eu, sem que se fala a mesma coisa que outros blogs e sites já estão falando sobre o mesmo tema com qualidade e conteúdo.
    Valeu amigo, seus artigos sempre são repletos das duas coisas e é por isso mesmo que sempre estou por aqui lendo e aprendendo.

    1. Sergio concordo com o que disse e assino embaixo.

  2. Rodrigo Muller disse:

    Com certeza as atualizações regulares são mais importantes que ou outros itens. O leitor quando interessado fica esperando você postar algo de qualidade em determinado dia se acompanha o seu blog. Se não postar nada os leitores irão abandonar seu blog

    1. Rodrigo atualização com certeza é importante, porém existem também outros detalhes que precisa priorizar.

  3. Gustavinho disse:

    Uma das coisas que eu mais odeio em chegar a um blog é ter publicidade abusiva, onde que é mal posicionada e polui totalmente a pagina do blog. Isso só faz eu fechar o blog e ir para outro!

    1. Gustavinho sempre fui contra esses tipos de propagandas e também não gosto desses tipos de propagandas.

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