Busca Orgânica - Realmente funciona?
Busca orgânica ou busca natural é a área onde se concentram os resultados de pesquisa, ditos como naturais, durante o processo de pesquisa por determinado termo.
A busca orgânica é um processo que destaca os resultados mais próximos do que se deseja pesquisar para algum termo, cujo usuário esteja digitando nos sistemas de pesquisa. Esse processo pode se dar em quaisquer sites que contenham conteúdos públicos on-line.
Como funciona a busca orgânica do Google?
O processo de pesquisa implementado pelos sistemas de busca é simples: basta digitar um determinado termo e clicar em pesquisar, que logo se oferecem milhares, às vezes, milhões de possibilidades ligados àquele determinado termo.
A busca orgânica e links patrocinados são diferentes. O fato de poder usar gratuitamente a pesquisa orgânica vai sempre conseguir encontrar, no mesmo ambiente, as respostas orgânicas e os anúncios pagos. E quem esta na primeira página da busca orgânica são os privilegiados.
Os sistemas de busca, como Google e Bing, conseguem fazer uma varredura nos conteúdos dos sites e disponibilizam sua varredura para que as pessoas possam encontrar esse conteúdo. É um processo simples, porém, para que um determinado termo de busca seja encontrado, algumas regras devem ser seguidas: é o que se chama de Guidelines.
Otimização para busca orgânica - Marketing online
A área de SEO (otimização de sites) é a área que se destina a fazer com que os termos de busca sejam facilmente localizados pelos sistemas de busca, colocando as páginas dos sites dentro dos parâmetros mínimos exigidos pelos sistemas de busca, ou seja, fazem com que os conteúdos atendam aos requisitos (Guidelines) dos sistemas de busca, para que as palavras-chave sejam facilmente localizadas e indexadas nos bancos de dados dos sistemas de busca, para que estes disponibilizem para os usuários.
A área de SEO (otimização de sites) também passou a fazer parte do marketing, por se apresentar como fundamental para que as pessoas possam encontrar itens que desejam adquirir. É uma parte fundamental de qualquer estratégia Web, pois é a parte técnica do marketing digital.
Por esse motivo, os profissionais que trabalham com SEO (otimização de sites) passaram a ter mais influência, no que diz respeito às estratégias de marketing das empresas. De acordo com informações não verificadas da Wikipédia:
A busca orgânica é um ponto crucial para todas as empresas que desejam estar em conectividade com seus usuários, pois ela fornece credibilidade em relação à empresa.
Influência dos backlinks externos para a busca orgânica
Para que se possa estar bem colocado na busca é necessário que, além do conteúdo, que se tenha backlinks que deem credibilidade (autoridade) àquela página. Para isso se constrói uma rede de links que apontam para aquela página, transferindo assim, a tal autoridade. Esse fator passou a ser adotado após a invenção do Google e é objeto da patente.
Todo esse processo é feito de forma técnica e os profissionais de SEO (otimização de sites) são os mais capacitados a terem sucesso.
Infelizmente o Google, recentemente, andou se perdendo um pouco no que diz respeito à autoridade de uma página ou site, disponibilizando conteúdo pobre em seus resultados de busca, ou privilegiando sites sem conteúdo ou conteúdo contendo repetição exagerada de termos de busca. Sim isso ainda acontece, mas com o passar dos anos isso tem mudado principalmente com uso da inteligência artificial. Tais erros, com certeza, deverão ser corrigidos na medida em que o aprendizado humano/máquina seja aperfeiçoado.
Geração de conteúdo para busca orgânica Google
O processo de divulgação de sites na busca orgânica do Google segue uma linha focada no desenvolvimento do conteúdo, do site e a elaboração desse conteúdo deve seguir certas métricas para que o posicionamento do site possa ser atingido, com algum sucesso.
Neste ponto você deve estar se perguntando “qual então seria o processo de construção de conteúdo para que meu site possa estar bem posicionado na busca orgânica?”.
A resposta para essa questão não é tão simples, mas você pode optar por contratar uma agência de sites, uma empresa de desenvolvimento de conteúdo ou pode tentar sozinho.
Otimização de sites e as ferramentas on-line
Agora vamos tentar falar sobre as próprias ferramentas que o Google fornece. Essa ferramenta está disponível no Google Adwords.
Digitando os termos principais do seu negócio, o Google fornece gratuitamente uma relação de palavras que estão correlacionadas, àqueles termos de busca que normalmente as pessoas costumam digitar quando procuram algo na internet.
É possível, com essa ferramenta, até mesmo otimizar um site, pois ela fornece os termos que mais possuem relacionamento com as palavras-chave digitadas. A ferramenta foi criada para o Google Adwords, mas nada impede que você a utilize para otimizar sites para a busca orgânica, baseando-se no conteúdo de palavras-chave fornecidas pelo próprio Google.
É uma ferramenta de boa usabilidade na construção de sites ou criação de conteúdo. A elaboração de conteúdo a partir das próprias ferramentas do Google, ajudam a otimizar um site ou otimizar aquela página específica que você está tentando fazer com que tenha um bom posicionamento na busca orgânica. É experimentar, testar e ver como se comporta sua página na Web.
Lembre-se que, em alguns casos, a solução interna pode ser uma boa opção, pois para se elaborar conteúdo específico, em alguns casos, o processo pode sair um pouco caro se contratar uma agência. O bom da agência que elabora conteúdo é que eles são profissionais, mas dependendo do seu bolso, às vezes a solução caseira pode ser mais atraente.
SEO: técnica e arte
Embora o processo de criação do conteúdo otimizado para a busca orgânica do Google seja extremamente técnico, mais técnico do que arte, não deixa de ser um processo artístico, pois tem-se que construir um texto com começo, meio e fim, obedecendo uma lógica textual que normalmente é utilizada em trabalhos acadêmicos, por exemplo. Não devemos esquecer que o Google nasceu no meio acadêmico. Então é lógico esperar que o processo siga essa lógica.
Não se esqueça, também, de destacar as palavras principais que deseja que o Google visualize no seu site ou página. Fornecemos aqui mesmo, uma ferramenta gratuita on-line para que você possa avaliar seu site em relação aos concorrentes, baseado apenas em conteúdo. Leia o artigo e saiba como fazer todo o processo você mesmo.
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Pense no seu texto de forma a descrever o conteúdo do seu site ou da sua página, mas contendo uma parte introdutória, um desenvolvimento do tema, e uma conclusão, tudo de forma que o leitor tenha uma noção exata e completa do que se quis transmitir, no processo de comunicação que seu site tem a oferecer e principalmente, no que você deseja transmitir ao seu leitor de forma clara e objetiva, sem lançar palavras perdidas no meio do texto somente para preencher as lacunas, ou palavras que o Google sugeriu em sua ferramenta de segmentação contextual.
O Google entende perfeitamente o texto em seu site e usa uma lógica para posicionar a página.
Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Busca Orgânica - Realmente funciona?
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