Algoritmo Penguin Google - Cuidados Com O Google (Atualizado)
Sim esse assunto voltou atormentar muitos blogueiros pelo mundo e esta sendo discutindo em muitos fóruns e blogs sobre as novas atualizações do Google. Os cuidados que você deveria ter com o seu site quando foi lançado o Google Panda e Pinguim.
O grande problema desses bichinhos que o Google lançou na época como o Google Panda e Pinguim foi o bum em termos de quedas causados em alguns e outros subindo igual bala na SERP e deixou o mundo do SEO em pânico para quem usava Black Hat e White Hate. Em termos de SEO precisa ficar atento não tem jeito precisa se manter atualizado o que serviu no passado hoje não serve mais tudo mudou.
Para quem ainda não sabe o que significa black hat e white hat indico a leitura do artigo: Black Hat e White Hat usando as melhores práticas
E qual o motivo para voltar a tocar nesse assunto sobre o algoritmo penguin Google? Panda pinguim
Simples o google esta fazendo novamente mudanças e muitos estão percebendo e já se fala em um novo bichinho do Google ou até mesmo a continuação 4.0 do Panda/Pinguim. Até 2016 o Google fez algumas atualizações batizadas de Panda, Penguin, Hummingbird e o Pigeon, com isso causando alterações na classificação de alguns sites.
A ideia principal das atualizações divulgadas é melhorar a busca dos usuários e evitar os sites que tenha algum recurso que possa ser contra as regras.
Alguns dos grandes nomes relatando algo sobre o assunto:
https://www.seroundtable.com/google-launch-date-penguin-22694.html
E agora é oficial e confirmado pelo Google no dia 23/09/2016 a mais nova atualização: https://webmaster-pt.googleblog.com/2016/09/o-penguin-agora-faz-parte-do-nosso-agoritmo-principal.html
O comportamento de um novo consumidor - Google pinguim
Outro fator determinante para que o número de visitas tenha diminuído desta forma, é comportamento do consumidor 3.0. Apesar de que os primeiros passos feito na otimização de um site são definir o segmento, afunilar o público-alvo e fazer um estudo de palavras-chaves focadas neste público, está cada vez mais difícil compreender o comportamento deste novo consumidor.
Notamos que os internautas estão migrando cada vez mais para as redes sociais e já não fazem tantas buscas como antes. É frustrante levar meses posicionando dezenas de termos relevantes sobre produtos e serviços de um cliente nas primeiras páginas dos buscadores e ver que os internautas estão encontrando respostas em outros lugares e não procuram mais por aquilo.
Estamos no meio de uma grande revolução e mesmo com tanta informação disponível, ninguém sabe como termina. Se vai ter a cara de Steve Jobs com seus gadgets ou se vão ter tonalidades de azul como o Twitter e Facebook.
Cuidados que o seu site deve ter com o algoritmo penguin Google
Um funcionário do Google - Zineb Ait no dia 12/01/2016 informou pelo twitter que tinha alguma atualização chegando talvez com um suposto nome Pinguim 4.0. Muitos blogueiros tem percebido um sobe e desce na SERP do Google e poderá ser ruim para alguns e alegria para outros.
Quando o Pengui e o Panda são atualizados se prepara que vem merda, pois eles atingem em grande parte site grandes e que se especializaram em pegar e usar buracos deixados nos algoritmos do Google tentando subir na SERP e captar novos visitantes ou clientes. Posso dizer que no ano de 2011 o mundo em termos de internet focou em falar sobre SEO, muitos falaram com autoridade sobre o assunto e muitos viajaram na maionese falando merda deixando os blogueiros ainda mais perdidos e sem saber o que fazer.
Calma não é somente os meros mortais que são penalizados pelo Google veja abaixo grandes sites/portais que um dia foram penalizados.
The Washington Post em 2007
WordPress em 2005
BBC em 2013
BMW em 2006
Mozilla em 2013
eBay em 2014
O Google sempre que pode faz algumas atualizações e os seus últimos algoritmos sendo penguin google para o mundo do SEO e logo ficou conhecido como Penguim e Panda. Eles representam mudanças na maneira de classificar as páginas do seu site junto ao maior buscador atualmente o Google. Muitas pessoas em 2012 perderam audiência dos seus sites e perdendo muito dinheiro, e nessa época eu tinha um site na área de comédia e fui testemunha dessa queda e de outros sites que perderam posições e sua audiência perante o Google.
Sempre afirmo não dependa 100% do seu tráfego de uma única fonte.
As atualizações dos algoritmos estão relacionadas de maneiras diferentes do que ocorre quando um site é penalizado pela equipe do Google e nesse caso ainda podem recorrer. Se você tiver algum castigo (penalizado) pelo Google, basta corrigir o seu erro, para voltar a ser classificado e andar dentro das regras.
O que é Penguin e o que é Panda?
Penguin veio pegar no pé dos blogueiros no excesso de otimizações, esse algoritmo mudou a forma de otimizar os sites em 2012, sua função era simplesmente penalizar os sites que tinha excesso de otimização principalmente em termos de palavras-chave. Outro fator que na época também poderia gerar penalizações, por exemplo, o seu site conter links de má qualidade, conteúdos duplicados ou excesso de palavras-chaves.
Técnicas SEO - Técnicas de SEO Para Blogs (Tudo revelado)Se o site trabalha-se desta forma o danado do bichinho do Penguin anulava os sinais positivos observados por meio dessas práticas, piorando os resultados orgânicos da sua página junto ao Google (tráfego orgânico). Muitas pessoas em 2012 consideraram sua queda de audiência em alguns casos devido ao template, banners, mas esqueceram que a velha forma de escrever, já estava ultrapassada para este novo algoritmo que o Google tinha criado.
Quer um exemplo simples?
Um site pode usar métodos poucos convencionais para aumentar os seus links de entrada, como links recíprocos e comentários com links em blogs. O uso de palavras-chaves era sempre bem abusivo e podia aumentar, mas o Penguim do Google estava acabando com esta festa.
Entenda existem dois lados da moeda no mundo dos blogs:
Ou você faz tudo 100% como o Google esta pedindo e isso não quer dizer que você vai ter sucesso online ou pode usar algumas técnicas que para o Google não são convencionais para criar links e captar visitantes o que a grande maioria faz até hoje.
O Google pedi links naturais que seria alguém apontar para você sem pedir. Então quando eu faço um guest post ou comento em algum blog deixando a minha URL é natural? Claro que não. De qualquer forma esta dando um jeito e burlando, porém fique tranquilo isso até hoje não é grave aos olhos do google.
Google Panda Olha Conteúdo Ruim?
Antes mesmo de criar o Penguin em 2011, o Google já tinha criado o danado do bichinho do Panda com o objetivo de atacar os sites com conteúdo de má qualidade fazendo uma limpeza na internet, tirando os sites mega super otimizados ou usando técnicas pesadas para burlar o Google. O algoritmo do Panda virou um inferno para muitos blogs grandes e famosos, que usavam estas técnicas de forma pesada.
Devemos melhorar o conteúdo pequeno sempre que possível, melhorar a qualidade geral do site sempre que possível, e então, onde não é possível, remover esse conteúdo ruim ou pequeno que não gera conversão/visitas.
Google atualiza seu algoritmo e apresenta o Pinguim
Depois de pesquisar muito sobre o assunto e falar com outros profissionais de otimização, descobrimos que existem alguns fatores que estão contribuindo para que isso aconteça: a dança do Google, mudança do algoritmo Panda para Pinguim e o comportamento do consumidor 3.0.
Desde 2003 o Google vem atualizando seus algoritmos para “melhorar” os resultados de buscas e punir os sites “bandidos” (sites que usavam técnicas apelativas na otimização para ter melhor classificação). A última atualização foi realizada no dia 24 de abril deste ano, deixando de usar o algoritmo Panda para usar o Pinguim e alterando drasticamente a classificação de milhares de sites.
Mesmo depois da atualização e diversos fóruns estarem mostrando as novas diretrizes, a nova formula ainda é um enigma, já que os resultados do Google parecem estar descontrolados.
O que o Google diz sobre o Panda e conteúdo pequeno/ruim?
O funcionário do Google, John Mueller, disse várias vezes nos hangouts do Google que a remoção de conteúdo pequeno/ruim não era é uma boa ideia.
Por um lado, se quiser manter esses artigos, evite que estes apareçam na pesquisa. Talvez use uma tag noindex ou melhore com urgência os artigos pequenos.
Lembrando nem sempre um conteúdo pequeno será um conteúdo ruim.
Outro exemplo: um site que tenha 100 artigos curtos diferentes, todos falando sobre um assunto em particular. Você poderia remover esses artigos, uma solução muito melhor seria consolidá-los em um artigo enorme e impressionante sobre o assunto. Este é um caso em que reforçar conteúdo pequeno e seria muito melhor do que remover.
Na época o plágio era recriminado e hoje o danado do Google até indexa conteúdo duplicado, vai entender. Mas na época por alta redundância nos buscadores, um excesso de plágio foi feita uma limpeza no Google.
Isto são os danados e os verdadeiros bichos do Google que tem como objetivo de recompensar alguns e penalizar outros sites.
Então se eu fizer um bom conteúdo não vou ser penalizado pelo Google? Eu não tenho como afirmar nada quem manda é o Google. Assim segue o objetivo original do Google que é limpar, recompensar e penalizar e como você também depende do Google precisa seguir algumas regras e sempre ficar antenado/atualizado sobre o mundo do SEO.
Técnicas de SEO que você pode usar e não vai prejudicar o seu blog junto ao Google
Olhe e se preocupe com o CTR do seu site, reveja as páginas com os menores desempenhos e descrições.
Abra o seu Google Search Console, agora clique em cima do nome do seu blog em Tráfego de pesquisa> Search Analytics.
Agora clique e deixe marcado as seguintes opções: Cliques, Impressões, CTR e Páginas.
Nesta opção você pode ver as páginas com elevada visibilidade, porém com CTR baixo. Talvez tudo o que você precisa fazer é melhor a descrição ou título (precisa testar).
Outro detalhe bem legal e estou usando nos meus blogs é rich snippets com o plugin kk Star Ratings. O que ele fez é dar uma pequena manipulada na SERP do Google adicionando algumas estrelas nos artigos junto ao Google e quando alguém clica nessas estrelas no seu blog ajuda junto ao Google no resultado de pesquisas. Atenção não é sempre que aparece nos resultados do Google essas estrelas, porém ajuda a destacar.
A velocidade do site é um sinal de classificação extremamente importante que o próprio Google já afirmou, e você pode verificar o tempo de carregamento do seu site em ambos ambientes como móvel e desktop e com este site para verificar a velocidade poderá fazer as melhorias.
O Google olha de bom grado para os sites com serviço AMP.
Algo que eu percebi em muitos artigos do Blog Marketing Online os artigos com mais de 1000 palavras esta recebendo uma boa quantidade de visitas e subindo de posição junto ao Google e claro que os backlinks de qualidade ainda têm o seu peso.
O Google já esta penalizando se estiver fazendo isso.
Como classificar qualquer site no topo do Google (Gratuito)Táticas de Links em Widgets - Esse recurso já esta proibido pelo Google e se estiver usando tire ou coloque como nofollow e vai encontrar essas informações postadas pelo próprio Google. Se você criar widget com backlinks em imagens ou texto âncora esta proibido.
Matt Cutts também mencionou não gostar muito dos infográficos e o Google talvez possa um dia penalizar nesse sentido. Esse precisamos esperar para saber com o tempo.
O Google já esta de olho aberto em artigos postados nos sites EzineArticles e ArticleBase para criar backlinks de autoridade e se você usa esses sites para essa finalidade tenha cuidado.
Criar/Esconder links dentro do CSS ou Javascript também esta proibido. Links de volta para o seu blog na barra lateral ou no rodapé nem pensar esse esta proibido já faz algum tempo.
Se você esta usando o mesmo texto âncora em várias plataformas o Google também vai captar e poderá ser penalizado. Esse ponto é de extrema importância usar vários textos âncoras você deve diversificar sempre.
Relevância - Se você tem um blog em português e criou vários artigos em inglês ou outro idioma e postou em blogs de outros idiomas com um link para o seu blog o Google também pode detectar e penalizar.
Sites de diretórios de baixa qualidade - Ficar postando artigos para criar links em diretórios de baixa qualidade o Google vai ficar de olho tenha cuidado o Google deseja relevância/autoridade.
Backlinks irrelevantes - Nesse caso entenda da seguinte forma: o meu site é sobre auto peças e crio vários links em sites de cursos de bonecas vai ser irrelevante e poderá ser penalizado.
O Google atualmente esta indexando conteúdos duplicados, mas já disse que também esta de olho nisso e artigos feitos com uso de spinner.
Vai penalizar os sites que dificultam a navegação por dispositivos mobile.
Sites com a taxa de rejeição muito alta o google poderá penalizar por entender que o visitante não esta encontrando o que deseja ou seu conteúdo não é relevante (sem qualidade).
Antes quando Google penalizava um site servia para todo o domínio e agora pode penalizar somente somente o artigo/tópico ou página separada. O Google trabalhando em tempo real vai penalizar mais rápido, porém vai tentar resolver mais rápido as penalizações de quem pedir a revisão.
SEO na Medida Certa o Grande Segredo de Otimização Agora!
Até pouco tempo atrás a maioria que tinha blogs só pensava em SEO e otimizar da melhor maneira para os buscadores e enchia textos com palavras chaves para os robôs do Google sem se preocupar com os usuários e também com a qualidade do conteúdo.
O google percebeu que desta forma estes não estavam focadas nas pessoas e sim em interesses próprios e logo criou algoritmos como panda e penguim estabelecendo normas para isso e fazendo com que muitos perdessem a maioria das visitas que tinham.
Não se contentando criou há pouco tempo mais um e ainda mais forte chamado beija-flor (Hummingbird) do Google chamado até por muitos blogueiro de beija-flor assassino que terminou fazendo com que muitos perdessem milhares de visitas nos seus sites.
Por causa dessas novas adaptações do Google muita gente que tinha muito tráfego caiu espantosamente em mais de 80% delas prejudicando bastante quem tinha um negócio baseado principalmente em cima disso.
Quanto mais o blogueiro insistir em multiplicar somente SEO e se esquecer das pessoas mais os algoritmos pegam de frente e pesado.
Mais conteúdo como prioridade e SEO na medida certa
Em outras palavras o Google quer que foque mais em produzir artigo que seja qualitativo, ou seja, completo e não somente dois ou três parágrafos como antes, mas que informe aos leitores qual é o problema como ele se propagou e como solucioná-lo, é isso que ele quer um texto inteiro e bem explicado.
Apesar de que se você tiver um site pequeno nas buscas não adianta tentar competir com sites grandes que já tem uma autoridade elevado dentro do seu nicho, a única solução para isso é criar as long tails que são palavras chaves de caudas longas para se diferenciar dos bem posicionados e realmente aparecer.
Então isso quer dizer que o SEO morreu para sempre?
Claro que não! Só que agora você tem que se preocupar mais em passar informação para o leitor da melhor forma possível sem se preocupar muito em SEO, quanto mais produzir um texto com naturalidade de forma que pense nas pessoas mais bem visto ficará com o google e posteriormente posicionado.
Mas não quer dizer que pode descartar o bom e velho SEO lógico que não só que atualmente o SEO terá quer ser de maneira equilibrada e não abusiva como estava acontecendo antes.
Pode tranquilamente usar as keywords, otimização de títulos, descrição, imagens etc que é claro continuam contribuindo para rankeamento nos motores de busca só que na medida certa sem extrapolar e não como muitos faziam em outrora.
Quem tá começando já tem que pensar em pegar o ritmo da modificação para não se prejudicar!
Todas as pessoas que tem blog e são iniciantes já deve começar a pensar na mudança para as buscas naturais e deixar mais de lado SEO, pois até o próprio Google já fez essa alteração em seu site de certa forma mostrando exemplo, e indicando como será daqui por diante.
Quem aplicava muitas técnicas de SEO agora tem que reajustar e se adaptar as novas regras se não quiser bater de frente com o último algoritmo criado beija-flor que não alivia de forma alguma.
O google enxergou que aqueles que queriam apenas trabalhar para buscar tráfego para clicarem nos seus links de propaganda etc sem passar nada de valor tinham que perder posição, pois não estavam preocupados em ensinar e sim somente em vender que é uma coisa que ele não quer.
Robson Daniel - Dicas sobre SEO On-page e Off-pageO recado que ele dá agora e deixa claro é que se você quiser se dar bem com ele trate de focar mais em conteúdo de bastante qualidade e menos em SEO, não esquecendo que esse último não deixa de ser importante, porém sim tem que ser equilibrado na medida adequada (certa) sem passar dos limites.
Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Algoritmo Penguin Google - Cuidados Com O Google (Atualizado)
Em SEO temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)
Olá, Claudio.
Ótima postagem. O Beija Flor na minha opinião, mais bagunçou do que ajudou nas pesquisas. Para mim, mais do que estar preocupado com o resultado, o Google parece estar preocupado mesmo é com a queda livre do Adwords.Digo isso porque trabalho com um cliente no ramo de buffet a domicilio e na primeira página se encontra um site chamado Mundo Magia. O site é horrível, abertura em flash. Tem tudo para “não estar” lá. A única coisa, é que ele tem alguns links relevantes.
Eu acredito que o Adwords meteu os pés pelas mãos quando colocou aquele
“not provided” no analytics e estão perdendo com isso muitos clientes, que migram para o SEO.
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Essa configuração está disponível também para o WordPress.org, ou apenas para o blogger?
Tenho dois sites e ambos Wordpres, gostei muito do post, mas fiquei com essa dúvida, se puder dar-me uma resposta fico grato.
Obrigado!