Como Configurar O Plugin WordPress SEO By Yoast (Guia Completo)

Dicas completas de como configurar o plugin WordPress SEO By Yoast de forma correta e conseguir alavancar posições nos sites de buscas. Hoje quero mostrar como configurar um plugin indispensável para um blog e que auxilia nós blogueiros a efetuar um trabalho mais eficaz de SEO.

Atenção artigo atualizado no dia 14/11/2018 com as novas configurações e imagens do plugin.

Como configurar SEO do site? Plugin WordPress SEO by Yoast

Além dele nos ajudar a otimizar nossos artigos a nível de SEO, ele também possui várias outras funcionalidades importantíssimas, na qual estarei tratando sobre cada uma.

Uma das funcionalidades que deixa esse plugin ainda mais rico é a possibilidade que ele dá de indexar nossos conteúdos nos motores de busca.

Como-Configurar-O-Plugin-Wordpress-SEO-By-Yoast

Como configurar o plugin WordPress SEO By Yoast de forma correta

O QUE É O PLUGIN SEO BY YOAST

Entre alguns Plugins que exercem a função de melhorar a SEO de um site o Plugin SEO by Yoast é considerado um dos plugins mais completos que existe hoje para os usuários de WordPress.

Entre tanto recursos, veja alguns que esse plugin disponibiliza:

  • Post titles and meta descriptions;
  • Robots Meta configuration;
  • Canonical;
  • Breadcrumbs;
  • Permalinks;
  • XML Sitemaps;
  • RSS;
  • robots.txt and .htaccess;

Configurar Yoast SEO WordPress

Atenção esse plugin não tem como usar em uma conta free do wordpress.

Exemplo: se estiver usando um serviço grátis como blog.wordpress.com não tem como. Somente para sites que tenham o CMS WordPress instalado.

Plugin SEO WordPress

Acompanhe os primeiros passos de como configurar o plugin WordPress SEO By Yoast:

Bom, o primeiro passo agora é baixar o plugin SEO by Yoast para o seu computador e subir para o seu servidor de hospedagem no seu painel de controle do WordPress e depois instalar ou pode entrar no painel do seu Worpdress na opção plugins e procurar por SEO by Yoast e instalar.

Após a instalação um novo menu aparecerá na barra administrativa do blog, abaixo de configurações, com o nome SEO. Agora é só clicar nele para ser direcionado ao painel de configuração do plugin.

SEO-YOAST

Configurar Plugin WordPress SEO Yoast: Geral

Nos campos acima coloque as suas informações. Essas são as configurações que estou usando atualmente. Na próxima aba Webmaster Tools você pode configurar com as suas informações, porém não é obrigatório.

webmaster-tolls

Nota, para conseguir usar a Ferramentas para Webmasters do Google, você tem que ter uma conta no Google, pode ser do gmail, se não tiver crie uma conta no google é muito simples.

Ao entrar em Ferramentas para Webmasters do Google atual Search Console, terá um código, simplesmente você vai pegar esse código e colar dentro da caixa correspondente.

Da mesma forma é com o Bing, primeiro acesse o site do Bing, depois entre com a sua conta da microsoft.

No topo digite a URL do seu site clique em adicionar. Logo após você terá que preencher algumas coisas e pronto, clique em salvar. Clique em verificar agora bem na frente da URL do seu site.

Agora copie o valor contido dentro do Content e cole na configuração de ferramentas de Webmasters do Bing e clique em salvar configurações. Agora no site do Bing é só clicar em verificar e pronto, se deu tudo certo vai aparecer uma mensagem de sucesso.

Se você quiser não é obrigatório e hoje não tem muito valor pode cadastrar seu site no Ranking do Alexa, é o mesmo processo. Acesse o Ranking do Alexa e tenho os valores dos planos.

Observe que agora também tem a opção do Yandex, porém eu não uso fica a sua escolha.

Títulos e Metadados – Geral

metadados-yoast

Guia Separador de Título

Você precisa escolher o separador que deseja ter entre o título e a descrição de uma página ou post. Por exemplo, Blog Marketing Online “-” Marketing Web…

Você deve definir qual o título e a descrição correta para o seu blog, para a página inicial. Esse título e descrição será exibido sempre que o visitante acessar o seu blog.

Títulos e Metadados – Tipos de Posts

Como deixo configurado no meu blog.

%%sitename%% | %%sitedesc%% %%page%%

Marque a opção se você é uma pessoa ou empresa e coloque o nome que desejar eu coloco o nome do blog.

Aba Content Types

content-types-yoast-seo

páginas-yoast-seo

estruta-dados-yoast

Tenha muito cuidado e atenção com essas caixas em qualquer configuração do plugin Yoast se fizer uma marcação errada poderá prejudicar junto aos motores de busca.

media-yoast

Atenção marcando acima “Não” na opção “Categorias” ajuda a evitar no search console em melhorias de html – Meta descrição e Títulos duplicados.

tags-yoast-seo

post-format-yoast-seo

Atenção em “Category URLs” já me ajudou também em alguns projetos deixando a opção REMOVER – Meta descrição e Títulos duplicados no search console.

arquivo-yoast-seo

Na opção Sitemap de usuário marque a caixa: ““.

Tipos de posts marque a opção “mídia”.

Na opção taxonomias marque as duas opções “Tags” e “Formato”.

Avançado – Breadcrumbs

breadcrumbs-yoast

Na opção Breadcrumbs são as Trilhas de Navegação do seu blog. Vai mostra o caminho que leva a uma certa página e dessa forma o visitante fica ciente de onde esta.

Eu indico e aconselho que coloque trilhas de navegação no seu blog marque essa opção e fiz um artigo explicando como adicionar no artigo Curso de marketing digital fácil e descomplicado para blogs.

Avançado – RSS

Explicação do próprio plugin para essa função: Este recurso é usado para automaticamente acrescentar conteúdo a seu feed RSS. Mais especificamente, sua função é acrescentar links de retorno apontando para seu blog e para os posts em seu blog, de maneira que scrapers estúpidos também os acrescentem automaticamente, ajudando assim os mecanismos de busca a identificarem você como a fonte original do conteúdo.

Na opção social você vai coloca as suas redes sociais indico que use e configure.

social-yoast

OBS.: Sempre que fizer uma alteração no plugin não esqueça de clicar na opção de salvar.

PREENCHENDO O PLUGIN QUANDO ESCREVE UM ARTIGO NOVO

Atenção não leve tudo 100% a risca como manda o plugin escreva o texto para o visitante e que seja bom para posicionar nos buscadores.

Chegou o momento de preencher os campos do plugin. Assim que você começar escrevendo os seus artigos logo abaixo da edição de texto, você pode observar que tem alguns campos em branco, como Palavras chaves em Foco, Titulo SEO e Meta Descrição. O que temos que fazer é preencher esses campos de forma correta, pois os mesmos podem ajudar na indexação de nossos artigos para os motores de buscas.

Atenção hoje com as novas atualizações da Google mudou muito essa parte das palavra foco, uso muito somente para lembrar de algum detalhe que possa ter esquecido. Outro detalhe o campo meta descrição algumas vezes o Google, pega o que ele acha importante dentro do artigo e mostra nas buscas.

Acima no Yoast na opção “Geral” você pode habilitar ou desabilitar esses recursos abaixo.

meta-descrição-plugin-yoast-seo

configuração-plugin-yoast-seo

Na opção Palavra Chave em Foco. Destaque a principal palavra chave de seu artigo.

Se você tem dúvidas sobre palavras chaves leia os artigos abaixo.

Indico a leitura dos seguintes artigos:

Como Configurar O Plugin WordPress SEO By Yoast (Guia Completo)
5 (100%) 61 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

2 Comentários

  1. Afrânio

Deixe uma resposta