✅Como Criar Web Stories Com WordPress
Já é possível publicar Web Stories no WordPress graças ao Google. Leia tudo e veja como tirar proveito desse momento.
- Web Stories On Google - Um novo formato para stories
- ✔ Então vamos ao assunto: Google Web Stories SEO - Primeiros passos
- O que é o Google Web Stories? Feito para criadores de conteúdo da web
- ⇨Como fazer Web Stories no WordPress? Post stories o formato de história interativa
- ⭐Como inserir os Stories nos posts do WordPress
- ➡️Como melhorar as suas Web Stories
- Como isso afeta o SEO com Web Stories?
Web Stories On Google - Um novo formato para stories
A forma de navegar na internet mudou junto com a forma de fazer pesquisa. A sua forma de fazer conteúdo precisa evoluir, com notícias melhores principalmente para quem usa celular, possa consumir os seus produtos de formas diferentes.
Para quem trabalha com digital marketing, web design ou websites precisa levar essa evolução a sério. Para quem tem um bom template ou layouts melhores ajuda o seu público-alvo sem perceber.
Profissionais de CMS ou produtores de vídeos podem ajudar o site da empresa com experiências novas. Dessa forma captando mais leads.
As dicas você também poderá usar transformando stories em vendas.
✔ Então vamos ao assunto: Google Web Stories SEO - Primeiros passos
O formato que já está disponível em praticamente todas as redes sociais e permite realizar facilmente micro publicações de todo o tipo em poucos segundos agora, esta disponível também para WordPress.
O plug-in é código aberto desenvolvido pelo Google. Google já notificou sua versão no repositório de plugins do WordPress. Assim que instalar o plug-in poderá fazer vários ajustes, com diversas possibilidades de animações e até mesmo gifs animados você pode usar.
O que é o Google Web Stories? Feito para criadores de conteúdo da web
É um novo tipo de publicação herdado das plataformas sociais como o Instagram Web Stories, Whatsap Business, Snapchat, Facebook ou Tik Tok, com a ideia de compartilhar na rede social o que quiser de uma forma rápida e muito dinâmica. Você pode usar imagens, GIFs, animações, vídeos e textos para combinar como quiser.
Essa transição de campanhas e animações você como editor de stories vai aprender como criar stories no seu site/blog. Isso mesmo que você leu poderá criar os seus próprios stories.
O aspecto está focado totalmente para dispositivos móveis, com um formato vertical, que se adapta perfeitamente às telas dos smartphones em que são necessários apenas alguns cliques para ir avançando ou retrocedendo nos diferentes slides de conteúdo.
Vantagens formato story
- Uma nova forma de gerar conteúdo.
- Perfeitamente desenhado para mobile, o dispositivo mais utilizado pela maioria dos usuários para navegar.
- Ao contar com a tecnologia AMP, as Web Stories carregam muito rápido e consome poucos recursos.
Desvantagens estilo de stories
- O conteúdo em alguns casos precisa ser feito em vários slides e não pode contar com muitos textos.
⇨Como fazer Web Stories no WordPress? Post stories o formato de história interativa
Leia todo o artigo (completo) para entender como fazer um Web Stories.
Como ter Stories no Google? ⇨ Você pode baixar o arquivo .zip e instalar no seu site oficial ou no repositório do WordPress, chamado 'web stories'. Isto é feito a partir da opção no seu WordPress na opção Plugins > Adicionar Novo. Vai escolher o arquivo que baixou, aguarde alguns segundos, e depois ativar.
Se Quiser Web Stories Google Plugin: https://wp.stories.google/
Repositório WordPress Web Stories: https://wordpress.org/plugins/web-stories/
É uma ferramenta fantástica depois de instalado aparecerá uma nova seção na barra lateral do painel do usuário, logo abaixo chamada 'Stories'. Ao clicar vai encontrar algumas opções.
Dashboard
A partir daqui, você pode ver as diferentes Web Stories que você pode criar. Você renomeia, duplica, edita ou remove.
Se você quiser começar a criar uma Web Story, você tem a opção de 'Explorar os Templates' de onde você pode pegar um modelo já desenvolvido como base para sua futura publicação.
All Stories
Nesta seção você vai ser muito familiar. Uma lista com as diferentes histórias que você for criando.
Como antes você poderá editar, eliminar ou clonar com alguns cliques. Você também pode encontrar informações como a data de criação ou o autor da história.
Add new
Quando clicar nela para criar uma nova publicação é apresentado uma nova interface especialmente desenvolvida para criar Web Stories.
Aprenda como fazer stories interativos
Se você está familiarizado com os Stories do Instagram vai achar tudo muito intuitivo já que, à exceção dos Stickers e alguma função a mais, os demais itens também estão aqui. Basicamente, você pode criar:
- Texto
- Imagens / fotos
- Formas Geométricas
- E em cada um desses elementos tem opções, tais como cor, transparência, tipo de letra, tamanho, rotação e mais um monte de possibilidades de personalização, com que poderá ajustar até o mínimo detalhe dos seus Stories no WordPress.
- Na realidade, muitas dessas opções podem ativar simplesmente arrastando o mouse após selecionar o canto de qualquer elemento, de forma muito semelhante como funcionam estas publicações nos Apps mobile. Muito intuitivo.
- Para fazer tudo mais rápido, têm incluído um botão como clonar o Story que terminou de criar e adicionar como novo slide na mesma publicação. Uma maneira muito fácil de fazer uma linha de Histórias de forma rápida.
Aconselho que clique em tudo para aprender. Na prática os recursos são bem simplesmente arrastar para onde deseja e escrever. Poderá fazer várias animações também.
⭐Como inserir os Stories nos posts do WordPress
Assim que terminar a sua criação vai encontrar no topo uma opção escrita “Publish”.
Basta clicar e vai aparecer essa opção.
Funciona da seguinte forma: Depois de criado vai precisar fazer embed (adicionar) ou colocar um código ‘URL’, por exemplo, do seu Google Web Story no seu artigo. E nessa tela acima vai ter duas opções.
Já vou adiantar fiz tudo usando o editor Gutemberg.
Pode clicar em “ADD TO NEW POST” e vai abrir uma nova janela do seu WordPress para escrever um artigo e adicionar Web Stories.
A outra opção se não quiser fazer isso acima e adicionar em um artigo já criado você não vai clicar na opção “ADD TO NEW POST” e sim na opção “View Stories”.
Essa opção eu acho mais fácil e recomendo. Basta copiar e colar a URL da publicação do sua Web Storie que foi gerada no seu artigo. Vai ser + - dessa forma que vai gerar a sua url web storie seudominio.com.br/stories/971/.
Atenção: Para quem esta usando o novo editor WordPress ficou ainda mais fácil para adicionar. No seu artigo basta clicar na opção “+” procurar web e vai aparecer o recurso.
E agora basta colar a sua história “URL” e clicar em “Embed”.
Qual é a importância do marketing digital para pequenas e médias empresas?➡️Como melhorar as suas Web Stories
- Se você colocar um vídeo em que alguém está falando, é recomendável colocar legendas.
- Se você colocar texto, o tamanho mínimo recomendado é de 24px
- Não coloque muitos textos e longos por slide, pode sempre e colocar um link para um post com mais informações.
- Tenta não colocar mais de um link na Web Story.
- Você pode adicionar marcação schema para dados estruturados na Web Stories
- Obter o conteúdo mais dinâmico e atraente possível, que seja muito visual, mas com bom gosto.
- O editor tem algumas pequenas marcas para delimitar a 'zona de segurança', tenta colocar o conteúdo chave (principal) dentro.
- Embora o número de slides possa ser quantos quiser, recomenda-se entre 10 e 30, em média, por cada Web Story.
Como isso afeta o SEO com Web Stories?
Ainda não temos dados 100% concretos sobre Web Story SEO, mas aconselho que use e possa sair na frente dos seus concorrentes.
É um formato que até agora era praticamente exclusivo das redes sociais, e estimar como isso vai afetar os resultados de pesquisa do Google ou outros buscadores, somente o tempo poderá dizer.
Leia Também: Dicas Reveladas Sobre Google Stories
A Web Stories não conta com muitos dos elementos On-Page.
Mas isso muda de um dia para o outro, e John Mu já avisa:
E de acordo com a documentação oficial, Google Web Stories pode aparecer em novos módulos do Google como:
- Resultado único
- Exibição de grade
- Carrossel de Web Stories
- Google Imagens
- Google Discover / Google News
- Carrossel de notícias destacadas
Alguns exemplos de como aparecem no Google: https://developers.google.com/search/docs/guides/enable-web-stories
Bem eu aconselho que teste as Stories em WordPress, porque nesta vida você tem que tentar novas experiências. E porque muitas vezes, o primeiro que chega, pega as melhores posições com Google.
Já vou deixar uma dica site da CNN já usa também Google AMP Stories.
Uma observação: Para quem esta usando o plugin Rank Math SEO já esta 100% compatível com Web Stories. Basta ativar os recursos solicitados conforme o print abaixo ativando.
Para quem trabalha com programas de afiliados aconselho usar.
Dessa forma o que eu vejo para o futuro uma melhora na parte link building, pode gerar mais backlinks e aumentar o seu tráfego.
Seções do plugin que você não deve menosprezar
A seção "Todos os Stories" permite que você acesse, edite ou exclua qualquer história e veja quando ela foi criada e quem fez. A opção Configurações não esqueça de acessar.
– Em Configurações você pode adicionar o seu código Analytics para analisar as visitas e criar eventos para Web Stories.
– Podemos adicionar o logotipo do Publisher, que será de pelo menos 96x96px e ter um fundo, para torná-lo visível. Se ele não tiver um fundo, pode não contrastar com o Cover do post e não é legível.
Finalmente você pode adicionar seu código Adsense. Em sua conta Adsense, você precisa criar uma unidade de anúncios de exibição vertical e adicionar tanto o código do Editor Adsense – o "data-ad-client" – que começa com "ca-pub-....." e o código de bloqueio de exibição vertical, o "data-ad-slot".
AMP
A linguagem que essas histórias usam é AMP. O melhor de tudo, você não vai tocar em uma linha de código.
As histórias da Web são realmente são criadas usando o formato AMP (Accelerated Mobile Pages), um formato ao que o Google sempre deu tanto crédito.
Isso significa que eu tenho que aplicar AMP em todo o meu site para ter histórias na web? Não e não fica tranquilo.
O problema atual com o formato AMP é que é um pouco tedioso de implementar, existem muitos problemas de validação, múltiplas incompatibilidades com outros scripts ou plugins.
Quem não tem lutado com o formato AMP para adicionar no blog e desistiu?
Esse formato Amp Stories imita o formato de história do Instagram, mas nos poupa a maioria das desvantagens de formatação que o AMP nos causa.
Aula Sobre Google Web Stories
https://www.youtube.com/watch?v=uKbD2iaH3aQ
Comunidades para web criadores e ter inspirações: https://www.youtube.com/channel/UCXZNlYNefXV3iMcyzszt_9Q - https://twitter.com/WebCreators -
SITE OFICIAL
https://amp.dev/about/stories/
https://search.google.com/test/amp
DOCUMENTAÇÃO OFICIAL SOBRE O GOOGLE WEB STORIES
Google Web Stories WordPress Plugin: https://developers.google.com/search/docs/guides/enable-web-stories
https://amp.dev/documentation/guides-and-tutorials/start/create_successful_stories/
✅Google Stories - Dicas ReveladasEspero que tenha curtido o conteúdo sobre:
✅Como Criar Web Stories Com WordPress
Em DICAS BLOGS temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)
Deixe um comentário
Excelente artigo meu amigo. Acho que nao há problema em fazer webstories para artigos já criados anteriormente certo?