-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.

Coloque abaixo o seu melhor email e fique atualizado:

Delivered by FeedBurner




✅Como Criar Web Stories Com WordPress

Google Web Stories

Já é possível publicar Web Stories no WordPress graças ao Google. Leia tudo e veja como tirar proveito desse momento.

Um novo formato para stories

A forma de navegar na internet mudou junto com a forma de fazer pesquisa. A sua forma de fazer conteúdo precisa evoluir, com notícias melhores principalmente para quem usa celular, possa consumir os seus produtos de formas diferentes.

Para quem trabalha com digital marketing, web design ou websites precisa levar essa evolução a sério. Para quem tem um bom template ou layouts melhores ajuda o seu público-alvo sem perceber.

Profissionais de CMS ou produtores de vídeos podem ajudar o site da empresa com experiências novas. Dessa forma captando mais leads.

As dicas você também poderá usar transformando stories em vendas.

Então vamos ao assunto: Google Web Stories SEO

O formato que já está disponível em praticamente todas as redes sociais e permite realizar facilmente micro publicações de todo o tipo em poucos segundos agora, esta disponível também para WordPress.

O plug-in é código aberto desenvolvido pelo Google. Google já notificou sua versão no repositório de plugins do WordPress. Assim que instalar o plug-in poderá fazer vários ajustes com diversas possibilidades de animações.

🚀O que é o Google Web Stories?

É um novo tipo de publicação herdado das plataformas sociais como o Instagram Web Stories, Whatsap Business, Snapchat, Facebook ou Tik Tok, com a ideia de compartilhar na rede social o que quiser de uma forma rápida e muito dinâmica. Você pode usar imagens, GIFs, animações, vídeos e textos para combinar como quiser.

Essa transição de campanhas e animações você como editor de stories vai aprender como criar stories no seu site/blog. Isso mesmo que você leu poderá criar os seus próprios stories.

O aspecto está focado totalmente para dispositivos móveis, com um formato vertical, que se adapta perfeitamente às telas dos smartphones em que são necessários apenas alguns cliques para ir avançando ou retrocedendo nos diferentes slides de conteúdo.

Vantagens formato story

  • Uma nova forma de gerar conteúdo.
  • Perfeitamente desenhado para mobile, o dispositivo mais utilizado pela maioria dos usuários para navegar.
  • Ao contar com a tecnologia AMP, as Web Stories carregam muito rápido e consome poucos recursos.

Desvantagens estilo de stories

  • O conteúdo em alguns casos precisa ser feito em vários slides e não pode contar com muitos textos.

⇨Como fazer Web Stories no WordPress? Post stories

Leia todo o artigo (completo) para entender. ⇨ Você pode baixar o arquivo .zip e instalar no seu site oficial ou no repositório do WordPress, chamado ‘web stories’. Isto é feito a partir da opção no seu WordPress na opção Plugins > Adicionar Novo. Vai escolher o arquivo que baixou, aguarde alguns segundos, e depois ativar.

Se Quiser Web Stories Google Plugin: https://wp.stories.google/

Repositório WordPress Web Stories: https://wordpress.org/plugins/web-stories/

É uma ferramenta fantástica depois de instalado aparecerá uma nova seção na barra lateral do painel do usuário, logo abaixo chamada ‘Stories’. Ao clicar vai encontrar algumas opções.

stories google
WordPress Web Stories

Dashboard

A partir daqui, você pode ver as diferentes Web Stories que você pode criar. Você renomeia, duplica, edita ou remove.

Se você quiser começar a criar uma Web Story, você tem a opção de ‘Explorar os Templates’ de onde você pode pegar um modelo já desenvolvido como base para sua futura publicação.

All Stories

Nesta seção você vai ser muito familiar. Uma lista com as diferentes histórias que você for criando.

Como antes você poderá editar, eliminar ou clonar com alguns cliques. Você também pode encontrar informações como a data de criação ou o autor da história.

Add new

Quando clicar nela para criar uma nova publicação é apresentado uma nova interface especialmente desenvolvida para criar Web Stories.

Aprenda como fazer stories interativos

Se você está familiarizado com os Stories do Instagram vai achar tudo muito intuitivo já que, à exceção dos Stickers e alguma função a mais, os demais itens também estão aqui. Basicamente, você pode criar:

  • Texto
  • Imagens / fotos
  • Formas Geométricas
  • E em cada um desses elementos tem opções, tais como cor, transparência, tipo de letra, tamanho, rotação e mais um monte de possibilidades de personalização, com que poderá ajustar até o mínimo detalhe dos seus Stories no WordPress.
  • Na realidade, muitas dessas opções podem ativar simplesmente arrastando o mouse após selecionar o canto de qualquer elemento, de forma muito semelhante como funcionam estas publicações nos Apps mobile. Muito intuitivo.
  • Para fazer tudo mais rápido, têm incluído um botão como clonar o Story que terminou de criar e adicionar como novo slide na mesma publicação. Uma maneira muito fácil de fazer uma linha de Histórias de forma rápida.

Aconselho que clique em tudo para aprender. Na prática os recursos são bem simplesmente arrastar para onde deseja e escrever. Poderá fazer várias animações também.

⭐Como inserir os Stories nos posts do WordPress

Assim que terminar a sua criação vai encontrar no topo uma opção escrita “Publish”.

publish web stories
Publicar Web Stories

Basta clicar e vai aparecer essa opção.

como publicar web stories
Como Publicar Histórias

Funciona da seguinte forma: Depois de criado vai precisar fazer embed (adicionar) ou colocar um código ‘URL’, por exemplo, do seu Google Web Story no seu artigo. E nessa tela acima vai ter duas opções.

Já vou adiantar fiz tudo usando o editor Gutemberg.

Pode clicar em “ADD TO NEW POST” e vai abrir uma nova janela do seu WordPress para escrever um artigo e adicionar Web Stories.

Wordpress Web Stories 1
WordPress Web Stories

A outra opção se não quiser fazer isso acima e adicionar em um artigo já criado você não vai clicar na opção “ADD TO NEW POST” e sim na opção “View Stories”.

stories wordpress
WordPress Stories

Essa opção eu acho mais fácil e recomendo. Basta copiar e colar a URL da publicação do sua Web Storie que foi gerada no seu artigo. Vai ser + – dessa forma que vai gerar a sua url web storie seudominio.com.br/stories/971/.

Atenção: Para quem esta usando o novo editor WordPress ficou ainda mais fácil para adicionar. No seu artigo basta clicar na opção “+” procurar web e vai aparecer o recurso.

web storie google
Web Storie Google

E agora basta colar a sua história “URL” e clicar em “Embed”.

embed web storie
Embed Web Storie

➡️Como melhorar as suas Web Stories

  • Se você colocar um vídeo em que alguém está falando, é recomendável colocar legendas.
  • Se você colocar texto, o tamanho mínimo recomendado é de 24px
  • Não coloque muitos textos e longos por slide, pode sempre e colocar um link para um post com mais informações.
  • Tenta não colocar mais de um link na Web Story.
  • Você pode adicionar marcação schema para dados estruturados na Web Stories
  • Obter o conteúdo mais dinâmico e atraente possível, que seja muito visual, mas com bom gosto.
  • O editor tem algumas pequenas marcas para delimitar a ‘zona de segurança’, tenta colocar o conteúdo chave (principal) dentro.
  • Embora o número de slides possa ser quantos quiser, recomenda-se entre 10 e 30, em média, por cada Web Story.

💥Como isso afeta o SEO com Web Stories?

Ainda não temos dados 100% concretos sobre Web Story SEO, mas aconselho que use e possa sair na frente dos seus concorrentes.

É um formato que até agora era praticamente exclusivo das redes sociais, e estimar como isso vai afetar os resultados de pesquisa do Google ou outros buscadores, somente o tempo poderá dizer.

Leia Também: Dicas Reveladas Sobre Google Stories

A Web Stories não conta com muitos dos elementos On-Page.

Mas isso muda de um dia para o outro, e John Mu já avisa:

twitter web storie
https://twitter.com/JohnMu/status/1278388087396147203

E de acordo com a documentação oficial, Google Web Stories pode aparecer em novos módulos do Google como:

  • Resultado único
  • Exibição de grade
  • Carrossel de Web Stories
  • Google Imagens
  • Google Discover / Google News
  • Carrossel de notícias destacadas

Alguns exemplos de como aparecem no Google: https://developers.google.com/search/docs/guides/enable-web-stories

Bem eu aconselho que teste as Stories em WordPress, porque nesta vida você tem que tentar novas experiências. E porque muitas vezes, o primeiro que chega, pega as melhores posições com Google.

Já vou deixar uma dica site da CNN já usa também Google AMP Stories: https://edition.cnn.com/ampstories/world/protecting-the-antarctic-a-journey-to-a-continent-in-distress

Uma observação: Para quem esta usando o plugin Rank Math SEO já esta 100% compatível com Web Stories. Basta ativar os recursos solicitados conforme o print abaixo ativando.

rank match web storie
Rank Math Web Storie

Para quem trabalha com programas de afiliados aconselho usar.

Dessa forma o que eu vejo para o futuro uma melhora na parte link building, pode gerar mais backlinks e aumentar o seu tráfego.

Aula Sobre Google Web Stories

https://www.youtube.com/watch?v=uKbD2iaH3aQ

Comunidades para web criadores e ter inspirações: https://www.youtube.com/channel/UCXZNlYNefXV3iMcyzszt_9Qhttps://twitter.com/WebCreatorshttps://www.instagram.com/googlewebcreators/

SITE OFICIAL

https://amp.dev/about/stories/

https://search.google.com/test/amp

DOCUMENTAÇÃO OFICIAL SOBRE O GOOGLE WEB STORIES

Google Web Stories WordPress Plugin: https://developers.google.com/search/docs/guides/enable-web-stories

https://amp.dev/documentation/guides-and-tutorials/start/create_successful_stories/

Deixe uma resposta