A competitividade de palavras-chave e a diferença nos sites
O Search Engine Optimization (SEO), ou otimização de sites, é um processo que pressupõe colocar sites nas primeiras cinco posições no ranking do Google usando como ferramenta as palavras-chave.
Mas não somente isso, também o contexto das frases, o posicionamento das palavras dentro dessas frases, para que possam ser reconhecidas pelos sistemas de busca, como tendo alta relevância para o termo pesquisado e assegurando competitividade ao conteúdo do site.
Primeira página do Google é o alvo
Em marketing digital, a competitividade pelas palavras-chave dos sites desses mecanismos se dá em porcentagem. Um termo que tem mais relevância dentro de um site, ou seja, que tem mais peso para os buscadores, recebem uma porcentagem maior dentro do contexto da pesquisa, mas não é só isso, o grupo de palavras dentro da frase tem que fazer sentido para que o termo tenha relevância e, com isso, tenha mais popularidade. Essas frases e palavras-chave normalmente são usuais para qualquer site.
Então o que vai diferenciar os sites um do outro no contexto da otimização para o marketing digital?
Simples: a forma como elas estão dispostas no decorrer das páginas/artigos, o peso que o analista de SEO dá para elas usando uma série de itens/informações que tornam o trabalho do SEO extremamente relevante.
Marketing Digital Análise de Conteúdo
O profissional também precisa se preocupar com outros fatores, como: a estrutura do site, deixar o design bem ajustado para o visitante, as mesmas frases no mesmo contexto que foram criadas, só mudando o posicionamento das palavras, mas mantendo o mesmo sentido. Ao refazer os links tem que se preocupar com a navegabilidade do visitante, não se preocupar somente com os spyders dos sistemas de busca.
Outro ponto: tráfego sem vendas/conversão pode ter algo errado.
O trabalho do analista SEO é como um jogo de xadrez, ele faz uma análise das estratégias usadas pelos concorrentes e tenta superar. Se não der pra superar em um dos requisitos, ele pelo menos iguala e supera em outros. O analista SEO, além de conhecer profundamente a estrutura de sites, tem que ter uma vocação para marketing. Sim, porque SEO nada mais é do marketing de Internet, ou SEO marketing.
Alguns investem em cursos de Administração em Marketing além da noção de redator, edição de imagens etc. É todo um conjunto para ser um analista SEO e se possível alguns anos de convivência com a Internet. Seria muito fácil pegar um site qualquer de marketing e colocar nas meta tags: marketing, marketing, marketing, marketing, marketing, marketing, marketing, marketing e repetir umas cem vezes, como temos visto em alguns sites.
Na verdade, isto não é marketing digital. E tudo isso tem um custo e também um benefício. O custo é o de pagar por um profissional qualificado. Já e termos de benefícios se resumem a: branding, ou seja, o site começa a construir sua imagem institucional na internet, reforçando a própria imagem que ela já possui ou tornando-a conhecida.
O mais importante desses fatores, certamente, é o branding. A imagem institucional que o site causa aos visitantes, mesmo que esses visitantes nem cheguem a entrar nesses sites, mas o nome da empresa está sempre ali e, em marketing, sabemos que para fixar uma marca, é necessário que ela seja vista pelo menos nove vezes.
E quanto vale o analista Marketing Digital e a Otimização de Sites para as empresas?
O valor monetário pago ao analista SEO é infinitamente menor do que o que se gasta em campanhas de publicidade nas grandes agências e, o índice de penetração é infinitamente maior. Essa consciência é que o empresário deve ter.
A Internet cresce a cada ano e já somos mais de 35 milhões de potenciais consumidores de produtos e serviços. Existem milhões de internautas usando os sistemas de busca para obter informação sobre esses produtos e serviços e, desse percentual, uma parte faz conversão/compra. Conversão é uma ação que tanto pode ser um simples cadastro quanto uma venda efetiva.
Então a importância da otimização de sites passa a ser maior do que se imagina, pois se interfere diretamente no faturamento da empresa e na imagem institucional.
Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
A competitividade de palavras-chave e a diferença nos sites
Em SEO temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)
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