60 ferramentas de marketing digital que irão alavancar seus resultados online!
Se você chegou até aqui já deve ter ouvido falar sobre, ou até mesmo usado, muitas ferramentas de marketing digital, certo?
Basicamente, essas ferramentas existem para nos ajudar a traçar o caminho que levará nossa mensagem ao maior número de pessoas possível e nos tornar autoridade no mundo digital. E como fazem isso? Ranqueando suas páginas na primeira página do Google, afinal, visibilidade maior que essa, não há.
Estamos vivendo um momento de grande ascensão digital, onde a "disputa" entre concorrentes é grande, independente de qual seja sua área de atuação. E é isso o que faz essas estratégias serem tão importantes. Se feito um bom trabalho de busca de dados, criar um site bem estruturado, alimentar suas redes com conteúdos relevantes e de qualidade, analisar todas métricas com cuidado e direcionar tudo isso ao público alvo correto. Saiba que já é meio caminho andado. E é assim que as ferramentas te auxiliam nesse processo, otimizando essas etapas e tornando mais fácil e mais próspera a vida do profissional de marketing digital.
Por que devo usar ferramentas de Marketing Digital?
O Marketing Digital, pode ser dividido em diversas áreas, como o RP digital, link building, CCP, CRO, análise, criação de conteúdo, mídias sociais e muitas outras (se quiser saber mais sobre o assunto, deixe nos comentários) e essas ferramentas existem para facilitar a vida do profissional de marketing digital, ajudando a executar todos os passos para uma estratégia de sucesso!
Quais as melhores Ferramentas de Marketing Digital?
São muitas as ferramentas e se engana quem pensa que todas são iguais. Essas ferramentas existem para os mais diversos fins, atendendo e automatizando todas as etapas de uma agência de Marketing Digital. Mas antes de escolher a primeira ferramenta a vista, é importante procurar saber mais a respeito, para que você atinja sempre resultados surpreendentes.
No artigo de hoje, reunimos 60 ferramentas de marketing digital, separadas em seis categorias: gerenciamento e análise, colaboração e trabalho remoto, mídias sociais, web design, e-commerce e SEO. Para que você analise suas funcionalidades e veja qual irá atender melhor a sua demanda. Confira!
Ferramentas de gerenciamento e análise
Uma estratégia com o foco em análise de dados, com certeza é mais assertiva. Ainda mais quando se trata de tráfego pago. Afinal ninguém quer investir trabalho, tempo e dinheiro em algo que não gere bons resultados. Com essas ferramentas você pode mensurar seus resultados e saber o que realmente está funcionando, confira algumas:
Google Data Studio
Ele fornece uma interface gratuita e amigável para visualizar dados e apresentar relatórios para o monitoramento de suas contas em vários canais sociais e de pesquisa, tudo em um só lugar e em tempo real. Não tem todos os recursos das ferramentas mais avançadas, como o Microsoft BI ou Tableau, no entanto, está em constante evolução. O Google Data Studio é mais facilmente integrado a outros produtos do Google, por exemplo, como as Planilhas, e tem funcionalidade mais do que suficiente para destacar dentre as demais. Essa ferramenta também nos permite combinar dados e métricas de várias fontes para traçar comparações diretas de desempenho e identificar oportunidades de otimização.
BigQuery
É um excelente data warehouse e para obter dados de fontes de terceiros. Pode ser usado com uma combinação de Stitch (para plataformas comuns, por exemplo: Google Ads, Analytics, Marketo, Salesforce) e scripts de API personalizados em que Stitch não tem um conexão (por exemplo, SnapChat Ads).
O BigQuery também se mostra uma solução de armazenamento de dados, o que nos dá uma maneira confiável de coletar dados de várias plataformas de marketing e, em seguida, puxar esses dados para o Google Data Studio.
Google Ads
Essencial para organizar e operar grandes contas de publicidade, permitindo edição e visualização em massa bastante eficientes. Se mostra muito eficaz para o monitoramento do desempenho e dos orçamentos, mantendo os índices de otimização gratificantes.
Adpile
Esta provou ser a melhor ferramenta para compartilhar visualizações de anúncios HTML5 e também permite a visualização de anúncios em sites.
Channable
Usada para o gerenciamento de feeds de dados e para automatização de campanhas PPC, economiza seu tempo e oferece controle total sobre o Google Ads e o Microsoft Advertising. A Channable também permite criar e automatizar suas campanhas com base em seu feed de dados, estrutura de campanha, anúncios, links e palavras-chave. Uma ótima ferramenta para conectar plataformas digitais e muito útil para obter leads enviados diretamente de anúncios para a caixa de entrada do cliente ou para integrar a interface da plataforma com plataformas de relatórios.
Madgicx
Uma plataforma de publicidade completa que nos permite gerenciar vários canais em um só lugar. Apoiada por uma com inteligência artificial criativa e recursos que otimizam os anúncios no Facebook, Instagram e Google. Os algoritmos analisam milhões de pontos de dados de seus criativos e avaliam o desempenho de cada elemento separadamente para personalizar o conteúdo perfeito para o público certo.
Ahrefs
Embora principalmente conhecida por SEO, é bastante usada para pesquisa de palavras-chave e para a análise de concorrentes. Uma dica é combinar esses dados com os insights do SEMrush e do próprio planejador de palavras-chave do Google. Muitas vezes com o planejador de palavras-chave do Google Ads podemos visualizar uma estratégia de campanha adequada aos objetivos do cliente. Sendo minuciosos e entendendo suas necessidades, com relevância e autoridade no assunto.
HubSpot
A métrica mais importante é a receita gerada por nossas campanhas publicitárias. O HubSpot permite a análise do fluxo de um lead além a partir de seu ponto de contato inicial e nos vários estágios de vendas até um negócio fechado.
Optmyzr
O Optmyzr ajuda a analisar grandes quantidades de dados, implementar otimizações avançadas em escala e ser rapidamente alertado sobre anomalias que precisam ser resolvidas, o que o torna ainda mais útil.
Ferramentas de colaboração e trabalho remoto
Essas ferramentas de colaboração tornam mais fácil trabalhar em equipe. Permitem que você rastreie tarefas, compartilhe arquivos, converse e delegue tarefas às pessoas. Algumas delas eliminam a necessidade de vários aplicativos e tornam o trabalho no sistema home office muito mais fácil e organizado. Entre elas se destacam:
TeamWork
Esse é um software de gerenciamento de projetos. Com ele você divide as tarefas e subtarefas de toda uma equipe em níveis para que você possa planejar tudo a fundo. Têm como diferencial terem começado como uma agência digital, portanto entendem bem as dificuldades que podemos encontrar ao gerenciar múltiplos projetos.
Asana
Um gerenciador de trabalho bastante completo, que atende a diversos perfis de clientes e agências. Com o Asana, você não perde nenhuma etapa da estratégia de marketing e fica por dentro de tudo o que a equipe faz.
Trello
É bastante intuitivo e popular no Brasil, personalizável para atender diversas necessidades e permite a expansão com mais funcionalidades à medida que seu trabalho em equipe aumenta. Propõe o gerenciamento de projetos e organização de tarefas, mantendo o espírito de equipe.
Zoom
Um aplicativo simples e unificado projetado para chamadas de vídeo, telefônicas, conferências e chats, sendo disponibilizado tanto para dispositivos iOS e Android. Possui diversas funcionalidades mais complexas, que atendem a grandes empresas, como as transcrições, gerenciamento de caixa postal, gravações, entre muitas outras.
Google Meet
Além da facilidade de ser do Google, o Google Meet é muito fácil de usar, intuitivo e seguro, oferece chamadas criptografadas para conversas com até 250 pessoas.
Toggi
O Toggi é uma ferramenta que oferece informações essenciais para assegurar a gestão de uma equipe em home office. Com ela você tem controle da jornada de trabalho de seus funcionários, além de ter um sistema diferenciado para a contratação online. Também funciona como um cronômetro, ideal para calcular quanto cobrar por seu trabalho.
Microsoft Teams
Essa é uma plataforma que atende muitas das necessidades no trabalho remoto, propõe comunicação e colaboração e combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos, colaboração e integração de aplicativos.
Ferramentas de Mídias Sociais
As mídias sociais são muitas vezes a principal responsável pelo contato mais íntimo da marca com o cliente, o que as tornam indispensáveis em uma estratégia de marketing digital assertiva. As Ferramentas de Mídias Sociais facilitam o gerenciamento de empresas que possuem diversos canais sociais, além de proporcionarem criar, agendar e ainda medir métricas. Veja abaixo as principais ferramentas que podem te ajudar nessa missão:
Sprout Social
Ferramenta de gerenciamento de mídia social mais acessível para clientes que precisam de uma solução simples para agendamento, gerenciamento de comunidade e análises.
Sprinklr
Poderosa ferramenta para clientes que valorizam recursos sólidos, funcionalidades integradas e análises profundas.
NetBase Quid
Essa ferramenta nos ajuda a entender públicos, identificar tendências e a compreender a percepção da sua marca através dos olhos do seu consumidor. Usada para abordar os principais assuntos que impulsionam o crescimento da marca.
Laboratórios Tubulares
O Tubular Labs é a plataforma de análise e medição de vídeo líder mundial, o que ajuda a estar sempre atualizado sobre as tendências sociais. É uma das melhores ferramentas para analisar e entender o que as grandes marcas estão fazendo e obtendo bons números. Também oferece métricas avançadas para avaliar o sucesso.
Synthesio
Plataforma de escuta social que ajuda a fortalecer estratégias e a capturar dados e que seriam impossíveis de serem encontrados por conta própria. É uma inteligência de mídia social com uma base de dados gigantesca. Sua principal função é mostrar exatamente o que seu público-alvo quer ver.
HypeAuditor
Quando se trata de criadores de sourcing, o HypeAuditor é uma das melhores plataformas analíticas. É 100% movida a IA e nos permite encontrar influenciadores autênticos e relevantes de qualquer segmento. A plataforma possui um vasto banco de dados demográficos de audiência e filtros de qualidade.
Pencil
Plataforma de criativos dinâmicos que gera anúncios usando a tecnologia de IA. De diferentes paletas de cores a uma ampla gama de formatos, as possibilidades são infinitas quando se trata de design criativo. A ferramenta também torna incrivelmente fácil veicular anúncios, tornando o fluxo de trabalho mais tranquilo.
Facebook BusinessManager
Ele nos dá ferramentas poderosas para alimentar as estratégias de FB / IGmarketing e a produzir resultados excepcionais, como milhares de cliques em sites, conversões, campanhas publicitárias, etc. Permite gerenciar várias páginas do Facebook e contas de anúncios, bem como contas do Instagram em um só lugar.
Klear byMeltwater
Esse mecanismo de pesquisa de big data para influenciadores é a ferramenta de gerenciamento de influenciadores usada para identificar, integrar e gerenciar os influenciadores certos para muitas campanhas direcionadas diferentes. Ele permite apoiar marcas que acessam nichos e segmentos de mercado específicos por meio de parcerias autênticas com influenciadores macro, micro e nano. Além disso, sua inteligência de dados oferece as principais métricas de engajamento, permitindo estabelecer um alto alcance em vez de investir em grandes influenciadores com baixo engajamento.
ManyChat
A tecnologia AI do ManyChat é usada para implementar campanhas de marketing, impulsionar as vendas de comércio eletrônico e envolver os clientes.
HubSpot
Usado para agendar e acompanhar o andamento de campanhas de mídia social. O HubSpot é uma ferramenta maravilhosa porque nos dá uma visão de 360 graus do andamento de uma ou mais campanhas.
Falcão
Útil para gerenciamento de postagens de mídia social orgânica, com capacidade para vários tipos de mídia e gera relatórios.
Socialbakers
Essa é uma valiosa ferramenta de pesquisa para ajudar a descobrir tópicos de tendência em várias plataformas.
Foursquare Marketing: Potencializando As Vendas em NegóciosFerramentas para Web Design
Um bom design é sempre um bom negócio. Sem dúvidas, as marcas que entregam um visual bonito, chamativo, de acordo com a sua proposta e público alvo, e que proporcionam uma boa experiência ao usuário, saem em disparada na frente das outras. Confira quais ferramentas vão te ajudar nessa etapa:
Figma
Uma das ferramentas de IU mais poderosas dentre as disponíveis para designers digitais. A capacidade de projetar, apresentar, prototipar e colaborar em um só lugar o torna uma ferramenta indispensável para quem conhece. Existem muitos recursos excelentes para listar nessa ferramenta, mas um que se destaca é o 'multijogador', onde podemos ter várias pessoas trabalhando no mesmo design em tempo real.
InVision
É bastante usado para apresentar protótipos de design para celulares, tablets e desktops, pois ajuda a entender melhor as experiências projetadas pelo usuário.
Adobe XD
É uma ferramenta de design e colaboração desenvolvida pela Adobe que permite não apenas criar, mas também compartilhar designs UI / UX. Crie wireframes, animações, protótipos, designs de produtos digitais e muito mais.
Adobe Photoshop
Da edição de fotos à pintura digital e design gráfico, você pode fazer tudo no Photoshop. Além do mais, ele pode ser usado em todos os dispositivos, como desktop, celular e tablet.
InVision
Esta é uma ótima ferramenta para construir protótipos simples, mas funciona quando você precisa de um exemplo rápido, estático e interativo. É extremamente fácil de configurar e possui um recurso de marcação que é perfeito para o processo de revisão do cliente.
Miro
Ferramenta incrível que pode ser usada para workshops remotos, pois permite que os participantes se sintam engajados e ativos, mesmo que de longe. Também é muito usado para a colaboração da equipe em um projeto.
Userlytics
Esta ferramenta é incrivelmente útil para testes de usabilidade remota em sites, aplicativos, protótipos e até mesmo ativos de concorrentes de forma remota e avançada. Possui diferenciais bastante chamativos, como os relatórios de UX bem completos e detalhados.
Lucidspark
Ótimo para a realização de workshops remotos, funciona como um quadro branco virtual para colaboração em tempo real.
Ferramentas de E-commerce
Para que uma loja virtual seja próspera e cresça de forma escalável, as ferramentas de e-commerce são imprescindíveis. Confira algumas que se destacam:
Shopify
Uma solução de e-commerce expansível, pronta para uso com centenas de integrações e uma experiência do usuário à prova de balas, tanto no front quanto no back-end. É conhecida pela variedade de ferramentas que oferece, e também pela facilidade de implementação com pouco ou até mesmo nenhum conhecimento.
Smile.io
Uma maneira absolutamente simples de criar um programa de recompensas e experiência para clientes.
Pingdom
Oferece monitoramento contínuo e notificações push se algum site cair para que você possa corrigir imediatamente - a integração com o Slack torna essa ferramenta ainda mais fácil para estar sempre de olho.
Mailchimp
Ferramenta bastante versátil para estratégias de marketing por e-mail, sendo grandes ou pequenas. Muito fácil de usar e se for preciso lançar uma campanha rapidamente, a plataforma disponibiliza modelos semi-prontos.
Hotjar
O Hotjar é um método econômico de obter informações sobre como os visitantes se comportam em seu site. Os recursos incluem gravações de tela, mapeamento e pesquisas com clientes.
Google Analytics
Um componente essencial para qualquer kit de ferramentas de marketing, o Google Analytics é extremamente poderoso para medir o desempenho de um site ou e-commerce.
Shoptimised
O Shoptimised não é apenas incrivelmente útil para feeds de compras do Google e da Microsoft, mas a plataforma tem a capacidade de criar feeds sociais pagos.
De uma perspectiva de mídia paga, Shoptimised é uma plataforma chave que permite gerenciar mais de 50 feeds de compras. Com capacidade de fazer grandes quantidades de otimizações e ajustes nos feeds de compras dos clientes.
Isso significa que quaisquer otimizações nos feeds de compras também serão replicadas ao usar o feed de produtos para plataformas sociais pagas, como Facebook e Pinterest.
Shoptimised também permite testes de comparação de preços para produtos idênticos listados no Google Shopping.
VWO
Essa ferramenta dá acesso à tecnologia mais recente para implantar em seu site facilmente, ideal para pesquisa e teste a/b. A VWO também oferece recursos de personalização, permitindo que você altere o conteúdo do site dependendo de fatores como localização do usuário e muito mais.
WooCommerce
O WooCommerce transforma seu site WordPress em uma potência de e-commerce. É ideal para empresas com vendas abaixo de 10 milhões e funciona como uma plataforma versátil para otimizar UX / UI.
Ferramentas de SEO
A otimização de sites é um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de forma orgânica e natural, gerando leads ou qualquer meio de conversão. Se baseia em diversas etapas e vertentes e para te dar uma mãozinha, nada como as ferramentas tecnológicas. Confira as principais que farão a diferença em sua estratégia de SEO:
HubSpot
A HubSpot oferece uma plataforma completa de software de marketing, vendas, atendimento ao cliente e CRM.
Sitebulb
Um grande rastreador que faz muitas análises completas, além disso, tem uma ótima interface.
Keyword.com
Considerado por muitos o rastreador de palavras-chave mais preciso.
Google Data Studio
Essa ferramenta integra a maioria de nossas ferramentas com o Data Studio Reports, o que é realmente útil para os clientes, pois eles podem ver os KPIs de SEO e PPC atualizados em um só lugar.
Google TagManager
Configurar os gatilhos e tags corretamente é crucial para uma boa campanha. O Google TagManager é uma ferramenta que mede os resultados das tags de um site com precisão. O que permite que façamos um teste, e após aprender o que realmente funciona, repetirmos a abordagem para atingir bons resultados.
Google Data Studio
Oferece ótimos painéis para acompanhar o desempenho de campanha.
Google Analytics
É essencial para compreender o desempenho do site e do anúncio. É capaz de criar públicos, metas e acompanhar e-commerces. Permite traçar um público alvo a partir de seus visitantes, identificando o que eles mais gostam em seu site e quanto tempo passam por lá. O Google Analytics também é muito versátil na segmentação de dados que coleta, como formulários de rastreamento preenchidos.
Sentr
A Sentr é uma das ferramentas importantes para o gerenciamento de contas e perfil de clientes de uma agência. Gerencia todos os detalhes de um cliente, incluindo os meios de comunicação, detalhes de faturamento, status de campanha, etc.
Similarweb
É usada para a análise da concorrência. O Similarweb ajuda a identificar a principal fonte de tráfego de seus concorrentes. Também ajuda a analisar a lógica entre a segmentação do tráfego orgânico vs. pago em termos de palavras-chave, volumes de pesquisa, competitividade, CPC's, entre outros. Com a análise de informações detalhadas da concorrência é possível analisar a estratégia que está gerando tráfego e pegar o mesmo caminho.
SEMrush
Permite identificar rankings competitivos, posições e oportunidades de conteúdo. Uma ferramenta de insights de SEO para análise e otimização profunda de sites. Permite monitorar as tendências de pesquisa do usuário com base em conjuntos de palavras cauda-longa. Outro recurso importante é a capacidade de prever o tráfego potencial do site para um determinado conjunto de palavras-chave.
Screaming Frog
Basicamente, com a função de baixar todo o seu site em uma planilha para revisá-lo de uma vez só, proporciona visualizar rapidamente quaisquer dados ausentes ou formatados incorretamente em todo o site, juntamente com erros, redirecionamentos, problemas de http, páginas duplicadas e muito mais.
SEOmonitor
O SEOmonitor é uma ferramenta usada para monitorar o desempenho de palavras-chave, mas seus recursos vão muito além do gerenciamento padrão. Na interface, você também pode realizar pesquisas de palavras-chave ao usar o explorador de tópicos para identificar oportunidades em potencial para seu uso e até mesmo pesquisar os dados do Search Console.
Google SearchConsole
Esse é indispensável para um SEO acompanhar diariamente o desempenho de seu trabalho e indexar suas páginas. Ele destaca erros técnicos e ajuda a garantir que seu site esteja sempre em boas condições. A amplitude de dados que pode ser coletado no Search Console ajuda a entender como os sites estão sendo visualizados pelo Google e a saber como otimizá-los da melhor maneira para um bom desempenho nos resultados de pesquisa. Também coleta automaticamente os dados em relação às conversões, ao número de usuários e à duração média das sessões.
Ahrefs
Usado para o RP digital, é bastante recomendado para a análise de links e também tem a função de rastreamento de palavras-chave. A ferramenta é bastante versátil e oferece insights sobre todas as facetas da estratégia de SEO.
Agora que você já viu as principais ferramentas de Marketing Digital, está pronto para traçar sua estratégia com maestria e obter resultados incríveis, seja para você mesmo ou para seus clientes!
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Análise das ferramentas de SEO Serpstat e SpyfuEspero que tenha curtido o conteúdo sobre:
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A SEMrush e a Neipatel é a melhor sem dúvidas para mim, mas todas essas ferramentas são top. Vou testar outras ferramentas desta lista que ainda não conhecia. Muito bom artigo !!!!
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gostei dessas variedades de ferramentas muito obrigado!