Lincoln Cristiano – Entrevista Sobre SEO e Posicionamento de Blogs

Como sempre corro para conseguir as melhores entrevistas para os meus leitores e posso afirmar, todas são excelentes e hoje não poderia deixar de ser mais uma mega entrevista com o Lincoln Cristiano o cara é fera no assunto. Não perca leia tudo até o final e poderá colocar em prática.

Lincoln Cristiano é mais uma fera do mundo digital que já troquei ideias e também faz parte de alguns grupos de SEO. Alguns perguntas recebi no meu e-mail e aproveitei nessa entrevista com o Lincoln Cristiano.

Conteúdo

Se Você Quer Aprender Leia Toda Entrevista Com Lincoln Cristiano

1 – Por favor, fale sobre o seu trabalho e como chegou ao mundo digital.

Eu conheci o Maketing Digital no final de 2010, nessa época eu ainda trabalhava na parte fiscal de uma empresa de materiais hospitalares e estava terminando o 2° semestre do curso de Administração, desde então eu comecei a estudar mais a fundo o assunto.

Em 2014 eu terminei a faculdade e sai da empresa onde eu trabalhava para me dedicar exclusivamente ao mundo digital, desde então eu venho estudando e aplicando diversas estratégias.

Hoje em dia eu trabalho mais com clientes, ofereço serviços completos de criação e otimização de sites e lojas virtuais, também tenho alguns projetos como afiliado, mais meu foco é na prestação de serviços.

2 – Vamos começar com algo polêmico que são os conteúdos duplicados. Qual a sua opinião sobre o assunto e a sua visão disso junto ao Google?

Eu já fiz muito e muitos testes sobre conteúdo duplicado, e sinceramente não cheguei a uma conclusão clara, o que eu pude perceber é que o Google da preferência para sites com maior relevância nesses casos, ou seja, pode acontecer de você copiar um conteúdo e ranquear melhor que o site que produziu o conteúdo, porém se o produtor fizer uma denúncia para o Google você pode simplesmente ser desindexado das buscas.

Conclusão: Conteúdo duplicado pode parecer que ranqueia normalmente, e realmente ranqueia mesmo, mais será que vale a pena correr o risco?

Na minha opinião não vale, eu não uso conteúdo duplicado em nada, nem mesmo em tier 2 ou 3.

3 – Quantos links nofollow e dofollow posso criar por dia?

Na verdade, não existe uma quantidade máxima ou mínima, tudo depende do seu projeto.
O ideal é ser o mais natural possível em todos os seus projetos, adicionando links, sinais sociais … é mais interessante que a construção de links seja constante e crescente, assim como a quantidade de sinais sociais.

Todos os sites devem investir em trafego e sinais sociais, isso é uma das melhores formas de justificar seus links, eu normalmente trabalho com um percentual de 30% dofollow + 70% Nofollow, mais isso não é uma regra, é apenas uma base que eu uso nos meus projetos.

4 – Quais são os principais fatores de rankeamento na sua opinião?

Sem dúvidas o maior fator de rankeamento são os backlinks, apesar do Google estar pegando mais no pé agora com qualidade do conteúdo, o que manda são os backlinks.  O conteúdo é importante para conversão do lead, porém de nada adianta ter um excelente conteúdo na segunda página não é mesmo.

5 – O que significa SERP Domination? Como conseguir e para que serve?

Em definição simples, Serp Domination é quando você faz com que o Google exiba apenas resultados seus para todas as posições em determinados termos de pesquisa. Isso é excelente pois o trafego vai todo para seu site, e isso também é uma ótima maneira de fazer um branding da sua marca.

6 – Web 2.0 ainda gera resultado e como fazer da forma correta? Se for comprar alguma web 2.0 o que precisa olhar?

Sim, com certeza. Bom eu uso Web 2.0 de uma forma um pouco diferente, mais resumindo para conseguir uma boa web 2.0 você precisa verificar as métricas, passado do site, se está indexado, qualidade dos links que ele recebe…

Eu normalmente verifico também o domínio e nicho do site, eu acredito que receber links nichados e de sites com domínios limpos é muito mais interessante. O mais importante é tratar o site como um Money site, fazendo com que ele pareça real, criar artigos com frequência, enviar links, criar site sociais …

Uma estratégia que eu venho testando já a alguns anos e vem me trazendo um ótimo resultado é a PBN de Web 2.0, são sites que eu criei do zero e cuido como sites normais, alguns deles já tem praticamente a mesma força de um site de PBN mesmo.

7 – Quais são as ferramentas que você usa para monitorar (acompanhar) as keywords?

Ultimamente eu venho usando mais o Search Console do próprio Google, na minha opinião é a melhor forma de acompanhar a evolução das keywords. Também uso o Semrush e Serpfox em alguns casos.

8 – PBN ainda gera resultado? Montar uma do zero ou comprar? O que precisa olhar antes de comprar?

Sim, com certeza. Eu particularmente sempre foco na qualidade e naturalidade de todos os sites de PBN.

Os principais fatores que devem ser analisados na compra de um domínio para PBN são:

– Idade do domínio
– Passado do site
– Links que apontam para o site
– Texto Ancora
– Se o domínio está indexado
– Nicho do site
– TF e CF / DA e PA ….
– Url do domínio (evitar números, marcas …)
– Dentre outros.

9 – SSl grátis ou pago? Qual a diferença?

A principal diferença entre em certificado SSL grátis e um pago é que os gratuitos não precisam de um ip fixo, não são homologados por nenhuma certificadora/empresa e também não possuem seguro, isso para um site comum não afeta em nada, mais se você possui uma empresa ou loja virtual onde trata dados de terceiros é interessante que use um certificado pago.

10 – Como fazer uma auditoria/análise interna de um site?

Existem diversas ferramentas que ajudam muito nessa parte, a que eu mais gosto é a Screaming Frog, mais existem outra muito boas como o Semrush, SEO Power Suit, entre outras.

11 – Como fazer e quais as ferramentas necessárias para análise de SEO?

Existem várias ferramentas, como por ex:  Ahrefs, Semrush, Screaming Frog, Majestic… De todas a que eu mais uso e julgo indispensável é o Ahrefs, mais temos sempre que lembrar que as ferramentas servem apenas para auxiliar na tomada de decisão, métricas são métricas, o mais importante ainda é o bom senso.

12 – Hoje o Google esta pedindo mais conteúdo. Como resolver esse problema para o usuário e o Google?

Eu não vejo isso como um problema, um conteúdo bem feito melhora a conversão e agrada o Google, ou seja, você só tem a ganhar.

13 – Quando se cria um conteúdo quais são os pontos que precisa observar?

A parte mais importante na criação de conteúdo, e que a maioria das pessoas ignora é justamente a pesquisa de palavras chave, essa é base de qualquer estratégia, além disso você deve verificar também alguns itens como:

– Como esse conteúdo vai me ajudar
– Existe mercado para esse conteúdo
– O que meus concorrentes estão fazendo
– Quais os principais termos de pesquisa
– Qual o problema o conteúdo resolve
– Ele ajuda os usuários
– Entre outros.

Outra coisa importante é se atentar a caligrafia, e criar artigos bem estruturados e com informações relevantes ao usuário.

14 – Hoje temos uma grande disputa de conteúdo (escrito) e em vídeo. Qual seria o mais eficiente? Em qual investir?

Na minha opinião não existe disputa entre os conteúdos, eu vejo como públicos diferentes, por isso acho fundamental a criação de conteúdo tanto em texto como em vídeo.

15 – Um blog com todas as tecnologias atuais sem um bom conteúdo basta?

De forma nenhuma, afinal de nada adianta colocar seu site na primeira página se o seu conteúdo não converte. Da mesma forma que um conteúdo bom na segunda pagina não adianta nada, um conteúdo ruim na primeira página também não, então o melhor é trabalhar os 2 pontos em conjunto.

16 – Qual é a consequência de um artigo que hoje o Google diz que é bom e após alguns anos muda as regras e diz que agora é de outra forma? Ficar em primeiro lugar no Google seria um sinal de vendas?

No meu ponto de vista as atualizações do Google sempre buscam a mesma coisa, melhorar a experiência do usuário e barrar todo e qualquer tipo de manipulação, sendo assim se você cria conteúdo de qualidade, tem o site otimizado, cuida dos seus links… Não tem porque temer as atualizações, em alguns casos elas até ajudam, pois beneficiam sites bem feitos, otimizados e de qualidade.

Na maior parte dos casos estar em primeiro lugar significa que você tem uma grande vantagem frente aos seus concorrentes, e consequentemente (se tiver um bom conteúdo) o sinal esta mais que verde para as vendas sim.

17 – Olhando para 3/5 anos, além das tendências óbvias, o que você acha que será a próxima grande mudança no seu nicho?

Eu acredito que a maior mudança nesse período será o aumento das buscas por voz no Google e o crescimento do AMP.

18 – Quais são os planos futuros que você pretende lançar no seu blog?

Meu foco sempre foi na prestação de serviços, porém desde o ano passado eu tenho pensado muito em criar conteúdo de qualidade para meus clientes e também para o público em geral, como eu atendo pessoas de vários nichos diferentes eu tenho visto que boa parte deles não tem muito conhecimento na parte de servidores, criação de conteúdo, otimização, SEO e isso acaba prejudicando seus projetos…

Minha ideia para esse ano é criar vários cursos gratuitos sobre esses temas e lançar no fim do ano um curso extremamente acessível ensinando passo a passo todas as etapas para criação de um negócio online de sucesso, com as melhores ferramentas e menor custo possível focando no Open Source.

19 – Quais são as redes sociais que você mais usa para divulgar o seu trabalho?

Eu gosto muito do Facebook, Google Plus e Linkedin, mais isso varia de projeto para projeto, ultimamente tenho usado muito o Pinterest também.

20 – Como você distribui os seus artigos nas redes sociais?

Isso varia muito, em alguns projetos eu uso o IFTTT para postagem automática, em outros eu faço tudo a mão e as vezes uso algumas ferramentas mais completas para isso.

21 – Para quem esta começando como ganhar dinheiro com o blog?

A principal dica para quem está começando é que trate seus projetos como negócios, invista tempo e dinheiro tanto em recursos quanto em conhecimento e divulgação.

Existem varias formas de se monetizar projetos online, escolha as que melhor se adapte ao seu projeto, pesquise o mercado, analise os concorrentes e faça um planejamento com metas realistas, eu acredito que essa é a melhor forma de começar um negócio online.

22 – Informe os seus projetos online. O que você espera para o futuro no seu segmento ou lançamento no seu blog?

A maioria dos meus projetos são de clientes, mais eu criei recentemente um site Digital Forms, onde pretendo disponibilizar material gratuito sobre diversos temas como Geração de trafego (SEO / ADS), mídias sociais, servidores de hospedagem, dicas de ferramentas, e alguns cursos gratuitos sobre WordPress, Elementor Pro, Mautic….

Estou preparando também um curso online bem completo que deve ficar pronto no segundo semestre desse ano, a ideia do projeto é oferecer um conteúdo de qualidade e completo, ensinando a criar negócios online da forma correta, usando as melhores ferramentas do mercado com o menor custo possível.

Quem tiver interesse em saber mais pode enviar um e-mail para [email protected] ou acessar o site: https://www.empreendedorextreme.org e se cadastrar para receber informações sobre o treinamento.

Lincoln Cristiano – Entrevista Sobre SEO e Posicionamento de Blogs
5 (100%) 10 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Respostas

  1. Vine Almeida Janeiro 19, 2018

Deixe uma resposta