Silas Belucio – Entrevista Sobre SEO – Black Hat – Marketing de Afiliados

Silas Belucio mais um jovem rapaz com nome no mundo digital que faz toda diferença por onde passa. Conheci em um grupo no facebook e chamei para mais uma mega entrevista com dicas fantásticas.

Encontrar pessoas boas sobre um certo assunto não é fácil como parece. Sempre tento pegar referências e vejo qual área essa pessoa trabalha. Foi por uma super indicação que eu conheci o Silas Belucio e fiz uma entrevista com esse jovem empreendedor digital.

Sua área de trabalho: Black hat, ênfase na construção de links, atua com consultoria, afiliado e prestador de serviços.

Conteúdo

Silas Belucio vai passar dicas importantes sobre alguns assuntos que muito tem dúvidas

1 – Por favor, fale sobre o seu trabalho e como chegou ao mundo digital.

Comecei no Marketing Digital há uns três anos, no início era uma coisa mais voltada a social media, construção de sites, essas coisas.

Nessa época o meu trabalho trazia pouquíssimos resultados. Sempre tinha problemas com sócio (talvez pela nossa pouca idade e inexperiência em tudo), foi quando decidimos parar as atividades. Ele foi para a Itália, e eu decidi que ia focar e desenvolver algo sozinho, já tinha o básico de conhecimento de SEO, pois já estudava um pouco do assunto. Cai de cabeça nesse negócio, errei muito, acertei pouco, porém os acertos foram o suficiente pra fazer a coisa toda dar certo.

2 – Silas Belucio o que se deve fazer quando tem problemas com roubo de comissão?

O correto é fazer a denúncia na plataforma (ideal é ter provas), existe também um grupo chamado: Denúncias do Marketing Digital. Ali a coisa rola de forma mais informal, as pessoas compartilham casos sobre o assunto e comentam de acontecimentos suspeitos e essas coisas. Lá dá pra ter um insight sobre essa questão.

3 – Como acontece o roubo de comissão? De quem é a culpa: plataforma ou do produtor?

Como acontece exatamente eu não sei te afirmar com total certeza, mas sem dúvidas a culpa na maioria das vezes (sempre existem exceções) é do próprio produtor, pois geralmente os desvios de comissões que rolam por ai partem da mente do produtor.

É uma situação muito injusta, pois a pessoa se esforça, investe no produto e acaba sendo lesada. Acho que o ideal é pesquisar muito bem sobre o produto antes de solicitar afiliação e cair de cabeça no negócio.

4 – Para quem deseja aprender sobre black hat por onde começar?

Antes de aprender Black hat, é preciso entender muito bem sobre White hat, pois não dá pra fazer Black hat sem ter conhecimentos profundos em SEO. É como querer ser mecânico sem nunca ter mexido em um carro.

A dica é: Comece aprendendo e praticando White hat, no meio do caminho você irá esbarrar com diversas dificuldades e dúvidas, por exemplo: Como “ganhar” backlinks? Como conseguir que sites de autoridade no Google linkem pra mim? É aí que entra o Black hat! Você fará uso de estratégias Black Hat para resolver problemas de White Hat.

5 – Um novato tem pouco dinheiro para investir qual caminho ele deve tomar? White Hat ou Black Hat? Qual a sua opinião?

É ideal começar no White Hat, principalmente quando se é iniciante e tem pouco dinheiro, até porque Black Hat é caro e exige certa experiência.

O ideal é ir estudando sobre SEO, link biulding, mídias sociais, e criar um blog para teste. Vai chegar uma hora que o White hat chegará ao teto (aquele momento que você chega ao fim da linha e parece que dali não passa), ai é hora de partir para o lado negro da força rs.

À medida que você vai fazendo isso, vai pegando experiência sobre o que funciona e o que não funciona, irá definir métodos de trabalho e processos que facilitam o trabalho, com o tempo a coisa se torna de certa forma mais fácil. O começo sempre é o começo.

6 – Qual a sua estratégia na sua construção de links? Usa algum programa para automatizar?

O segredo do link biulding está na qualidade e na diversificação. Assim sendo, é preciso fazer de tudo (webs, sinais sociais, pbn, links manuais etc.) sem esquecer a qualidade dos mesmos. Não adianta, por exemplo, construir uma web 2.0 com cinco artigos e um link para seu Money site e nunca mais mexer nela. Isso não é natural, nem tem qualidade.

Sobre programas de automação, eu ainda uso GSA e particularmente tenho resultados com ele. Muitos não conseguem resultados com softwares, pois não usam os mesmos dentro de uma estratégia. O gsa deve ser usado dentro de uma estratégia de SEO e não o inverso.

7 – Como otimizar um site para as palavras-chave que deseja classificar?

Primeiro de tudo eu penso na estrutura do site (Isso poucas pessoas fazem), depois vamos para as tags (título, description, h1, h2, imagens com alt text etc.), por último vem à velocidade de carregamento do site.

É importante fazer uma análise de concorrência. Jogue a palavra chave que deseja classificar no Google, e olhe os concorrentes, analise o que estão fazendo, densidade da palavra chave, onpage etc. A partir daí você define como vai fazer dentro do seu site.

8 – Quanto tempo demora para chegar na primeira página da Google? É possível prever?

Não podemos afirmar com total certeza o tempo, porém a experiência nos diz que em média de 4 a 6 meses é possível estar com um site nas primeiras posições.

Eu, por exemplo, tenho um site no nicho de saúde e levei um mês e meio para posicionar em 2º lugar para uma das palavras chaves. Isso depende muito do seu foco, dos processos, da concorrência, e do tempo que você dispõe para trabalhar no projeto.

9 – Para quem esta começando precisa depender 100% da Google?

Eu particularmente prefiro trabalhar com orgânico do que ads, existem pessoas que enquanto não conseguem resultados no orgânico fazem ads. Essa não é a minha praia, pois no meu caso, meio que divide o foco.

A melhor forma de conseguir resultados é focar em uma coisa só, depois que dominar essa coisa ai é momento de partir para outros ares.

10 – Ganhar links rapidamente gera punição?

Se for feito de maneira correta não, porém é preciso pensar nisso antes de decidir fazer. Na minha forma de trabalhar SEO, existe uma coisa que eu chamo de: preparar o campo.

Pensa comigo, um site não tem tráfego do Google, não tem tráfego direto, não tem tráfego de mídias sociais, nem de ads, e recebem links, isso não é natural.

Antes de pensar em links é preciso preparar o campo, isso sem falar que antes de começar nos backlinks é bom concluir o onpage (Isso quando o domínio é novo). Porém essa questão pode ser relativa, pois existem pessoas que fazem o inverso, ou seja, focam em backlinks para depois focar no onpage, porém eu acredito que só é possível fazer isso se o domínio for expirado, se for um domínio novo pode ser um tiro no pé.

11 – Links externos prejudicam o ranqueamento? De que forma e onde usar?

Links externos ajudam a mostrar que o seu site tem intenção de ajudar o usuário, isso é bom aos olhos do Google.

Se você linka para sites de relevância naquele assunto, você dá credibilidade ao seu conteúdo, além de passar naturalidade. Apenas lembre-se de não linkar para concorrentes rs.

Use links externos para mostrar matérias sobre o assunto do seu artigo, estudos feitos naquela área, etc.

12 – O que é autoridade da página e autoridade do domínio?

Autoridade de página é a autoridade de uma página específica, já a autoridade de domínio se trata da autoridade do domínio como um todo.

Essa sem dúvida é uma das métricas mais amadas pela maioria das pessoas, existe uma empresa (Moz) que faz um cálculo matemático que em teoria reproduz o cálculo do Google e resulta em um número, esse número representa a autoridade de uma página e autoridade de domínio (O chamado PA e DA). Eu particularmente nem olho para a cara do PA e DA quando estou trabalhando em um projeto. Pra mim essa métrica é a mais fácil de manipular, pois leva em conta apenas a quantidade de links e não a qualidade dos mesmos.

A dica é: Esqueça PA e DA, aprenda a analisar sites com o olho, e a ver qualidade dos Links e não quantidade.

13 – Porque fazer link building?

Backlinks são e será por muito tempo o maior fator de posicionamento. Sendo assim, é essencial e não se pode abrir mão de fazer link biulding.

Veja bem, 80% das pessoas não conseguem resultados com SEO, e o que tem em comum com todas essas pessoas é que elas não fazem link biulding, ficam esperando receber links por força divina, e isso nunca vai acontecer.

14 – Qual a melhor forme de construir links?

Não existe uma forma melhor, a melhor estratégia na minha opinião é diversificar o perfil de backlinks. É possível conseguir isso a partir de um conjunto de “coisas”, as principais são: ferramentas + links manuais, e pensar no texto ancora.

15 – Programas para automatizar a criação de backlinks ainda funcionam? Qual a sua opinião?

Funcionam se forem usados dentro de uma estratégia. Podem existir pessoas que acreditam que usar apenas ferramentas irá conseguir subir uma serp, mas a coisa não é bem por ai.

16 – O que o Google deseja dos links criados?

Em teoria: que sejam em sites de qualidade e naturais. Na prática: que eles existam.

17 – Há quem diga que o conteúdo é o “Rei” no SEO. Qual a sua opinião?

Conteúdo é o que vende, porém conteúdo que não é lido nem encontrado não gera receita. É preciso ter tráfego + conteúdo que converta.

18 – Existe certo ou errado na área de SEO? Ou realmente tudo são testes, pois o que funciona para um pode não funcionar para outro?

Não existe certo ou errado em SEO, nem em marketing digital. Se olharmos a matéria de fundamentos do marketing, teremos aulas de uma coisa chamada: mix de marketing, se for transportar o conceito especificamente para o marketing digital, podemos dizer que o mix de marketing digital é um processo que engloba: Objetivo, pesquisa, análise, estratégia, teste, validação, e otimização de todo o processo.

19 – Qual a sua opinião sobre o mercado de SEO em cinco anos?

Tenho observado familiares e conhecidos que tem feito muitas pesquisas por voz. Tenho observado que crianças de cinco anos já estão mexendo em celular, muitas delas não sabem ler nem escrever, elas pesquisam por voz. A tendência é que essas crianças cresçam e continuem com o hábito de fazer pesquisa por voz, uma vez que é até mais rápido.

20 – Para terminar, que mensagem você gostaria de deixar para os blogueiros que estão começando e informe os seus projetos online.

Estude e aplique, seja lá qual for a sua área, apenas estude e aplique, os resultados podem demorar ou podem chegar rápido, mas eles chegaram desde que haja estudo e aplicação.

Atualmente tenho projetos de afiliado, clientes de consultoria, além do trabalho de prestação de serviços. Não tenho site meu pessoal, o que tenho de pessoal é um case interessante que gostaria de deixar aqui pra gente pensar sobre o assunto.

Dizem que o primeiro projeto nunca vinga. Quando comecei no SEO, fiz um site pra otimizar para o Google e conseguir clientes de consultoria. O projeto é ruim, site fraco, backlinks que podem ser considerados até ruins, com pouquíssimas páginas e conteúdo, o design também não é dos melhores, porém ele recebe tráfego de termos como: consultoria de marketing digital, marketing digital pequenas empresas, etc.

Eu não mexo há muito tempo nesse projeto, apenas fiz, posicionei, e toda semana recebo contato de pessoas interessadas. O domínio é o www.estrategiasmarketing.com.br

Silas Belucio – Entrevista Sobre SEO – Black Hat – Marketing de Afiliados
5 (100%) 34 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta