Link Building nas redes sociais com Paper.li

link building paper li

Ano passado, uma série de serviços novos foram lançados dando continuidade a onda de inovações que temos presenciado, na área de mídias sociais há algum tempo na internet.

Alguns desses serviços tem uma utilidade real quando bem utilizados, outros representam mero desperdício de KB trafegados e podem ser enquadrados na categoria “inutilidades”.

Um dos serviços que teve uma boa visibilidade devido ao seu potencial para Link Building nas redes sociais foi o Paper.li.

Conteúdo
  1. O que é o Paper.li?
  2. Paper.li como estratégia de Link Building
    1. Dicas de utilização

O que é o Paper.li?

Essa startup chegou disponibilizando um modelo de serviço inovador, sendo de forma gratuita, uma espécie de jornal virtual com o editorial criado com base no conteúdo compartilhado por uma pessoa e seus amigos (quem ela segue) no twitter. Ou seja, cada twitada ou RT contendo links, fotos, e outras formas de conteúdo compartilhado em sua rede de relacionamento no twitter, são utilizados (pelo sistema do paper.li de forma automatizada) para montar um jornal com os principais tópicos  do dia ou semana.

Paper.li como estratégia de Link Building

A grande sacada da utilização do serviço como estratégia de Link Building nas redes sociais o grande apelo social devido a forma, com a qual ele trata os autores dos principais tópicos da edição do jornal. Toda vez que uma nova versão de seu jornal é disponibilizada (seja ela diária ou semanal) um tweet automático é enviado pelo sistema, em sua conta, mencionando o perfil das pessoas que contribuíram com as principais notícias presentes naquela edição.

O que é assessoria de imprensa?

Ao criar um tweet com menções às pessoas que ajudaram a formar o jornal com seus conteúdos, um grande potencial de RT é gerado, visto que a pessoa irá compartilhar não só o seu jornal no paper.li, mas também links para o conteúdo que ela mesma compartilhou, muitas vezes sendo um artigo criado por ela mesma. Nesse processo todos são beneficiados, seja com exposição de seu conteúdo ou links.

O grande contra da utilização do serviço em sua primeira versão era a impossibilidade de qualquer controle sobre o que era publicado neste jornal. Todo editorial era definido automaticamente pelos algoritmos do paper.li, mesclando o conteúdo compartilhado por você e todos os seus amigos na rede social. Isso por vezes se tornava um problema, sendo que seu jornal poderia conter conteúdo impróprio, ofensivo ou muitas vezes spam por parte de um “amigo” mais esperto.

Leia também: Como divulgar cupons de desconto gratuitamente

Esse problema foi solucionado na nova versão. Agora já é possível ter um certo nível de controle no conteúdo utilizado para compor seu jornal, elevando a eficácia do uso do sistema como estratégia de Link Building.

Dicas de utilização

Existem algumas dicas simples que podem ajudar muito a aumentar a visibilidade e o compartilhamento de seu paper.li na sua rede social, dentre elas podemos destacar:

Ferramentas de marketing que atraem clientes e aumentam as taxas de conversão
  • Defina um horário para a criação de seu periódico. Estude o comportamento de seu público alvo e descubra quais são os horários de pico de audiência (cada nicho tem um comportamento específico), use esse horário como estratégia de visibilidade de seu conteúdo.
  • Poste seus conteúdos (com links) pouco tempo antes desse horário. O algoritmo do paper.li dá preferência ao uso de conteúdo recente, poste suas principais matérias de duas horas a 20 minutos antes do horário definido para criação automática de seu jornal.

O serviço é pago, porém é super indicado por grandes portais.

Espero que tenha curtido o conteúdo sobre:
Link Building nas redes sociais com Paper.li
Em DICAS BLOGS temos diversos artigos sobre este tema. Recomendo :)

Claudio Gomes

Criei o Blog Marketing Online para falar sobre negócios online e offline. Trabalho com internet marketing e negócios online alguns anos e consegui acumular muitas informações e formas de ganhar dinheiro online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up