Remover data wordpress de forma fácil e descomplicado

Esse artigo não tem o intuito de dizer se é certo ou errado remover data wordpress e sim mostrar que é possível e qual a sua utilidade junto ao google.

Remover data post wordpress

Uma das perguntas mais comuns que recebo no meu e-mail e por isso resolvi escrever esse artigo como remover a data dos resultados da Pesquisa do Google. Antes de compartilhar a solução para isso, deixe-me explicar que condições você deve tirar e qual o motivo para ser importante remover a data dos posts/artigos.

Remover-data-wordpress

Para wordpress uma das formas é usando um plugin que fará o trabalho o que eu uso no meu blog é o Wp old post date remover ou poderá usar o plugin WP Meta and Date Remover.

Se você ainda não sabe, nos últimos anos o Google fez diversas mudanças e adicionou muitas funcionalidades novas na pesquisa do Google, like Knowledge graph e Star rating. No geral, agora a sua posição no motor de busca não é o único critério para obter o tão famoso tráfego, mas outros fatores também contribuem para obter mais cliques dos resultados de pesquisas.

Muitos blogueiros têm por habito deixar/mostrar a data do artigo no site de busca e com isso o visitante quando procura algo ele deseja algo novo e isso vai fazer toda diferença na hora do clique. Uma razão muito simples para o mesmo são as datas velhas em post e diminuiu muito o CTR do post. Eu mesmo quando vou ler algum artigo sempre olho o título e a data do artigo e quem tiver o mais atual é nesse que eu vou.

E se o artigo não mostra a data no resultado de busca e quando entro for antigo?

Simples o visitante vai sair se não for relevante ou atual. Nesse ponto existem vários fatores até mesmo a taxa de rejeição do Google.

Por exemplo, se você procurar por qualquer coisa como “melhores plugins para wordpress”, você vai ver a data dos artigos conforme exemplos abaixo ano 2013 e 2015. Está mais propenso a ignorar o artigo de 2013 e clicar sobre o resultado com a data mais recente.

Para um exemplo, vamos ver o resultado de uma consulta de pesquisa:

data-wordpress

Você pode ver os resultados de 2013-2015, e logo você pensa em qual eu vou clicar? Nesse ponto entra dois detalhes que podem fazer toda diferença que é o título e a data/ano do artigo.

Agora, vamos dar outro exemplo com a mesma busca “melhores plugins para wordpress”.

remover-data-wordpress

Neste caso acima verificou-se vários artigos sem data e vai contar o título mais chamativo/descritivo.

Neste exemplo a batalha para conseguir mais cliques está entre os posts/artigos sem data.

Remover data wordpress/ano da SERP/Google

Exemplos acima são apenas para provar o ponto que a remoção da data de sua descrição de pesquisa será útil para obter mais CTR. Agora, há uma grande armadilha sobre a remoção de datas se você tem um site com conteúdos de notícias, esportes, tecnologias e modas. Se você estiver executando um site de notícias, onde as datas podem ter um desempenho ou um papel importante para uma boa experiência do usuário, esta técnica pode voltar contra você, e não aconselho nesses casos precisa pensar bem antes de fazer. Portanto, antes de usar a seguir determinada solução, verifique se você sabe o que está fazendo.

Utilize este plug-in gratuito para esconder a data/ano se estiver rodando WordPress. O plugin vai remover somente da SERP no artigo vai manter. Basta instalar e na configuração do plugin na opção “How many days would you like to display the date?” deixe em branco.

Outro plugin que não é mais atualizado e pouco ultrapassado e não funciona com todos os temas, mas como é grátis você pode experimentar é o Date Exclusion. Ele ajuda você a remover a data a partir da SERP. A melhor coisa sobre este plugin é que ele da algumas opções, que será muito útil. Apesar de ser um plug-in desatualizado, mas eu testei com o WordPress 4.1 ou superior para um dos meus sites e de clientes e funcionou sem qualquer problema.

Depois de ter instalado o plugin Date Exclusion SEO, você pode configurar as definições em Configurações> Date Exclusion SEO, e fazer algumas mudanças. Um das vantagens que achei bem interessante desse plugin é você pode selecionar para remover a data a partir dos posts mais antigos de x dias. Isso vai garantir seu conteúdo mais recente com datas, e você pode remover a data dos artigos mais velhos no resultado de busca. Eu configurei o plugin da seguinte forma abaixo e você pode configurar da forma que achar melhor.

Date-Exclusion-SEO

Atenção e espero que entenda esse artigo não é para ensinar como tirar a data dos artigos dentro do seu wordpress e não aconselho que faça isso e sim explicando para que não apareça a data nos resultados de buscas para os artigos mais antigos.

E se quiser tirar na unha sem uso de plugins também pode nesse caso indico a leitura do artigo em inglês How to remove your WordPress post date stamp from Google SERPS.

Se você usa o plugin Yoast SEO entre nas configurações do plugin na opção SEO – Títulos e Metadados » Tipos de posts – Data na Prévia do Snippet – se estiver marcado SHOW marque a opção OCULTAR.

Atenção no plugin yoast você também pode ajustar para remover da serp essa informação: Como Configurar O Plugin WordPress SEO By Yoast (Guia Completo)

Outra dica no WordPress você também pode remover o ano/data/mês dos artigos publicados sem precisar de plugin. Na administração do seu WordPress acesse Configurações – Geral – Formato de data – Marque Personalizado e delete tudo que estiver nesse campo. Logo abaixo acesse Formato de hora – Personalizado apague tudo o que estiver dentro desse campo. Salve as novas configurações.

Se você tiver algum plugin de cache use para mostrar as novas alterações.

Se você esta precisando de mais visitas tente essa alternativa de remover data wordpress.

Remover data wordpress de forma fácil e descomplicado
5 (99.42%) 137 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

4 Comentários

Deixe uma resposta