Ricardo Guedes – Entrevista Com Um Grande Conhecedor Sobre SEO

Se você esta começando e precisa de mais informações sobre SEO ou assuntos relacionados sobre sites/blogs, Google e deseja tirar dúvidas esse artigo vai ajudar e orientar sobre essas questões com o Ricardo Guedes.

Esse sabe do que fala com autoridade e podemos aprender muito. Conheça agora o Ricardo Guedes com uma mega entrevista sobre diversos assuntos.

Venha comigo em mais uma entrevista com super dicas e pequenos detalhes que podem para ajudar em alguns projetos online.

Conteúdo

Ricardo Guedes vai explicar sobre os seus projetos com dicas simples e valiosas

1 – Fale sobre o seu trabalho e como foi a sua caminhada até o mundo digital.

Eu sou formado em Tecnologia de Petróleo e Gás, Pós graduação em Engenharia de Produção com Ênfase em Gerenciamento de Projetos e antes de trabalhar numa Multinacional eu ralei muito.

Trabalhei em academia de ginástica, loja de  roupa de shopping, eu fiz um pouco de tudo e cheguei a cursar gastronomia, pois é…

Depois de ralar muito eu fiquei 5 anos na Petrobras como terceirizado, lá conheci o Brasil, viajava quase toda semana para um refinaria ou obra que estivesse em andamento em solo nacional.

Foi nesse período que comecei a conhecer o mundo digital através do Conrado Adolfo e Érico Rocha, sim eu comecei mau, mas depois fui ajustando meu caminho e conheci grandes empreendedores digitais que realmente fizeram a diferença em minha vida como Mayko Santos, Anderson Makiyama, Gleidson Henrique, Alejandro Salinas, Ricardo Franco, Fábio Santos e Byong foi este último que abriu meus olhos definitivamente para o SEO, quando ele lançou seu curso eu fiquei maravilhado com aquele conteúdo maravilhoso.

Foi então que comecei a criar sites e fazer SEO principalmente o Black Hat, até encontrar o caminho foi difícil eu não sabia qual era a rotina, o que fazer, e quais passos eu devia dar com maior precisão, então recebi muitas orientações de amigos, os cursos não ajudaram muito, eram todos mais do mesmo, e tinham uma qualidade baixíssima.

Depois que o Matheus Bertolluci abriu uma comunidade SEO Black Hat no Facebook foi que a coisa deslanchou, as pessoas perderam o medo de falar de Black Hat em público e o negócio começou a fluir.

Em 2015 a Petrobras mandou todo mundo embora e ai eu já estava preparado para começar a viver apenas de SEO.

Eu foquei totalmente nisso, e com o dinheiro que tinha de rescisão poderia viver até 1 ano e meio sem receber um centavo, mas ao final disso eu já estava fazendo algum dinheiro pela internet.

Graças a Deus hoje eu não dependo mais de um patrão, ou um salário miserável.

Recentemente moro em Portugal e vivo uma vida quase totalmente livre, pois ainda sou casado 🙂

2 – Ricardo Guedes qual a sua opinião e se usa ferramentas online? É confiável? Quais são as mais indicadas?

Elas não são confiáveis, pois elas nem chegam perto da capacidade analítica do Google. Ela serve apenas como ferramenta de pesquisa. Na minha opinião não existe a mais confiável, e sim a que mais dados nos trás. Nesse caso seria a Hrefs.

Isso quando falamos em Backlinks, mas se for outra coisa como tráfego, ou outro tipo de análise, temos a Semrush como excelente ferramenta de análise.

3 – GSA/SENUKE ainda funciona com as novas mudanças da Google?

Sim funcionam e enquanto o coração do Google for Backlinks elas continuaram funcionando, mas existe uma foram inteligente de usa-las.

4 – Aproximadamente quanto você gasta todos os meses no aprendizado online e ferramentas?

Em torno de R$ 2.000 reais.

5 – Algumas ferramentas online podem mostrar algumas diferenças nos resultados. Qual seria a mais confiável? Qual você usa?

A tool que mais dados fornece para backlinks é Hrefs em seguida Majestic. Para análise de tráfego eu uso o Hrefs pois estou mais habituada a usa-la, mas as vezes também utilizo a Semrush.

6 – Dependendo da SERP nem sempre o backlink será seu amigo ou vai ajudar?

Backlinks ainda ajudam muito. Existem serps que eles são desnecessários pois o que manda mesmo é o conteúdo ou assuntos de origem viral, nesse caso backlinks não ajudaram muito.

7 – Fazer redirecionamento 301 para passar autoridade ainda funciona?

Sim funciona muito bem.

8 – Se soubesse todos os “Segredos” dos Gurus Online, isso mudaria o sucesso do seu negócio online? Por quê?

Não existem segredos, existe trabalho duro e foco, são seres  humanos como eu e você.

9 – Qual a sua opinião sobre tantos Gurus Online no meio do marketing digital?

Acho que cada um ganha dinheiro na área que que escolheu, ele trabalha dessa forma, pois seu caminho no Internet Marketing o levou a isso, pode ter sido proposital ou não.

10 – Quando é que alguém se torna um “Perito Online”?

Eu acho que alguém se torna perito, quando percebe onde quer chegar exatamente, e sabe cada passo que necessita dar para alcançar aquele objetivo.

11 – O que seria mais adequado para um money site: comprar um domínio expirado com boas métricas, ou criar um novo?

Se de fato ele possui um bom histórico e bons links certamente que o domínio expirado será mais vantajoso.

12 – O que seria mais indicado em sua opinião PBN ou Guest Posting?

Depende do projeto, se for para afiliados eu nem me preocupo com Guest Post, vai ser tudo de PBN mesmo, agora se for para clientes ai tudo muda.

13 – Guest Post já foi condenado por alguns na área de SEO. Qual a sua opinião?

Eu acho que cada um tem sua opinião, é normal alguém criticar isso, pois tudo que se faz fora das diretrizes do Google pode ser considerado Black Hat, então estará passível de crítica. Na minha opinião, Guest Post é muito interessante e deve ser explorado.

14 – Hoje temos uma grande divulgação que os artigos com 2000 palavras podem posicionar melhor? Qual a sua opinião? Artigos pequenos também podem resolver o problema do usuário e posicionar?

Sim certamente, o importante é ele possui a Semântica necessária e atenda a expectativa do usuário, se ele gerar interação com o Site, cliques dentro da página e certamente irá sobressair diante de um competidor com 2k de palavras de um texto mau escrito.

15 – É possível posicionar nas primeiras posições somente com sinais sociais e compartilhamentos?

Depende da concorrência, mas sim acredito que é possível. Eu nunca fiz essa façanha que me lembre.

16 – Hoje temos alguns blogs com vários comentários e sem backlinks. É possível posicionar sem backlinks somente com comentários? Qual a sua opinião?

Acho que é sim possível posicionar em algumas serps sem backlinks, se for uma serp muito disputada eu não saberia como fazer isso. Agora acho que um site bem posicionado numa determinada serp estar bem posicionado devido a comentários sem backlinks, creio que não há alguma ligação direta com isso. Provavelmente está bem posicionado por outros fatores.

17 – Para você colocar algum artigo ou Money site nas primeiras posições quais são as técnicas ou dicas?

Para isso é necessário cobrir todas as lacunas, desde o On page até o Off page, a dica é é, não deixe nada passar em branco. Dedique-se a criar um bom conteúdo, faça uma boa campanha de links e seja consistente nela. Uma hora você estará na primeira página. Eu hoje tenho certeza que consigo rankear para qualquer palavra, basta saber se ela vale a pena!

18 – Criar Money sites ou blogs com vários artigos para vender?

Acho que os dois funcionam, porém se você criar um blog com vários artigos de nicho, certamente ele obterá uma melhor desempenho do que um site feito exclusivamente para alguns produtos. Isso por que, esses produtos irão um dia parar de vender e ai esse mini site não vai mais servir para nada.

19 – Quanto mais aparecem cursos de SEO no Brasil mais eu vejo que são iguais. O que se deve ter nos novos cursos?

Eu acho que hoje o que falta são cursos mais estratégicos, cursos que mostrem o dia a dia de um SEO. Acho que as pessoas não sabem exatamente como se portar diariamente, estão perdidas e desconhecem a rotina que devem seguir.

No meu curso SEO – 1 Página eu procurei ter teoria e prática, ambos caminhando lado a lado, e ainda temos um cronograma, simples e lógico que o aluno deve seguir para alcançar as primeiras páginas do Google.

As pessoas estão mesmo adorando o conteúdo do curso, não é nenhum jabá, é mesmo algo que eu e o Anderson Fizemos com muito carinho e dedicação.

20 – Informe os seus projetos online e o que você espera da blogosfera para o futuro?

Eu atualmente não tenho um site de SEO, eu acredito que falar sobre SEO dá mesmo trabalho, e prefiro fazer meus blogs de afiliados onde lucro muito mais.

Atualmente eu moro em Portugal e tudo por causa do SEO, isso me permite ter liberdade financeira e geográfica.

Eu não espero nada da Blogosfera, mas acho que cada vez mais o Brasil está crescendo em Marketing Digital, em breve vamos ter muitas boas surpresas dos conteúdos nacionais.

Curso SEO 1 Pagina: http://seo1pagina.com/

Ricardo Guedes – Entrevista Com Um Grande Conhecedor Sobre SEO
5 (100%) 45 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

2 Comentários

  1. Lia março 29, 2018
  2. Ricardo março 30, 2018

Deixe uma resposta