Rodrigo Sanchez – Diversas dicas sobre estratégia digital

Rodrigo Sanchez mais um colega do mundo digital que dedicou um pouco do seu tempo para trazer informações para você leitor do blog marketing online.

Hoje se prepara para as dicas passadas pelo Rodrigo Sanchez que poderá aplicar no seu projeto. Tendo mais dúvidas pode postar abaixo.

Rodrigo Sanchez conte um pouco sobre a sua história no mundo digital.

Sou o Rodrigo Sanchez, 35 anos, pai de 3 cachorros e 1 coelho. Me formei em publicidade, fiz especialização em administração de empresas, especialização em marketing e MBA em comunicação digital.

Minha carreira se deu muito no âmbito de negócios, trabalhei boa parte da minha vida profissional na parte de negócios/atendimento ao cliente em agências do RS de comunicação. Até que 3 anos atrás resolvi que estava na hora de ter meu negócio próprio na área. Com isso lancei a DBT.Marketing, onde atendemos clientes focados em vender mais através do marketing digital.

O que é estratégia de marketing digital?

Eu sempre penso em estratégia como em administração, muitas pessoas confundem estratégia x tática, e talvez por isso acabam ficando apenas em uma parte mais superficial da discussão e objetivos.

A estratégia em marketing digital, na minha visão tem que estar e baseada em objetivos de longo prazo, a tática é mais concreta e baseia-se nas melhores ações para tomar trilhar. As reflexões que devemos fazer no marketing digital para chegar em uma estratégia devem ser de cunho mais conceitual: quero focar em criação de um branding, reconhecimento, autoridade? Quero simplesmente vender? A estratégia passa por essa linha de questionamento.

Como começar um planejamento estratégico?

Para começar, separei 4 pontos fundamentais de um bom planejamento estratégico, onde teremos uma visão macro e um direcionamento do trabalho.

  1. Missão, visão e valores da empresa (ou profissional)
  2. Análise Swot
  3. Objetivos (aonde se quer chegar)
  4. Estratégia e táticas (o macro e o mapa para atingir os objetivos)

Como elaborar uma boa estratégia para marketing digital?

Elaborar uma boa estratégia que atenda um planejamento estratégico hoje em dia é bem mais simples do que antigamente. Hoje dispomos de muitos dados, muitos meios, muitos formatos de ações possíveis e geralmente muito mais baratas com o marketing digital e que ajudarão a chegarmos nos objetivos que determinamos.

O grande segredo para elaborar uma boa estratégia é sempre antes de propor ou executar uma ação pensar no que ela vai ajudar você a dar o próximo passo em direção ao objetivo. Se a ação em questão não for relevante nesse sentido, muito provavelmente ela deva ser descartada.

Se for possível informe quais as estratégias de marketing digital que você utiliza.

Eu elencaria em 3 grandes blocos de estratégias que utilizo hoje:

  1. Estratégias de Lançamento
  2. Estratégias de Vendas perpétuas
  3. Estratégia de Branding / Reconhecimento de marca

Quais são as opções de estratégia de marketing digital mais utilizadas para os clientes?

Das 3 estratégias que mais uso hoje a que mais está na moda é a de lançamentos, claro que com as duas diversas táticas diferentes e dos mais diversos tipos (desde whatsapp, e-mails, webinários, sequências de aulas e etc).

Leia também: COMO ENCONTRAR WEBS 2.0 EXPIRADAS COM ALTO PA E DA 100% GRÁTIS – TWITTER, BLOGSPOT, WORDPRESS, TUMBLR

Mesmo escolhendo uma das outras estratégias, considero que em 90% das vezes a de branding seja fundamental para alavancar as demais estratégias.

Quais os tipos de marketing digital?

Os grandes tipos de marketing digital que considero são:

  • Marketing de mídias sociais
  • Marketing de influenciadores (que pode se dar nas mais diversas mídias)
  • Marketing de conteúdo
  • Marketing de buscadores
  • Marketing PPC (pay per click)

E uma infinidade de sub-tipos dos mais normais até os mais extravagantes e nichos criados para tentar uma estratégia de diferenciação.

Como saber se a estratégia de marketing digital está funcionando?

Tenha KPIs que norteiem o projeto, isso é importante para saber se a direção está correta, tendo sempre no mínimo algo que possa ser tangibilizado e medido.

Dependendo das estratégias adotadas, uma série de dados coletados e analisados podem trazer importantes informações para todas de decisão e saber se as estratégias estão ou não funcionando.

Uma estratégia de marketing digital é igual para todas as redes sociais? Quais as diferenças?

Cada rede social deve ser encarada como única, nem todas terão o mesmo propósito e por isso devem ser tratadas de forma isolada. Cada plataforma por si já tem sua peculiaridades e formatos que engajam mais, por isso vale apostar em “semear” os grãos de acordo com o solo.

Qual a função de uma landing page?

Uma landing page nada mais é do que uma página de destino, e geralmente tem a função de ser o destino de uma campanha com um objetivo central de conversão.

Qual a melhor Landing Page?

Para ser bem direto é aquela que cumpre com a expectativa de quem chegou até ela e tem elementos diretos e concebidos para que a experiência flua de forma a conversão natural.

Como criar landing pages que convertem?

Uma boa landing page conceitualmente deve ser pensada não de forma isolada, ela tem que ser uma das peças da engrenagem. Ela por si pode ter elementos de não conversão, mas muito mais do que isso, ela deve ser a resposta de um primeiro estímulo que o visitante teve.

Imagina de forma bem simplistas: você está vendo no Instagram uma campanha de uma caminhonete com imagens e argumentos sobre questões off-road e quando clica e chega na landing page do carro se depara com apenas informações e argumentos urbanos. Uma coisa não supre a outra, não dá liga e não converte.

Além disso, tem uma técnica bem simples que vai lhe dizer se o primeiro impacto está correto ou não:

  1. Abra a landing page e fique olhando por 5 segundos ela
  2. Feche a landing page e coloque de forma hierárquica tudo que lhe passou pela cabeça e que lembra dela.
  3. Pronto, você já tem a ideia se estará ou não entregando aquilo que planejou.

Quanto custa fazer uma Landing Page?

O valor de uma landing page é muito relativo, mas vejo no mercado uma variação entre R$ 500 – R$ 2.000,00 (logicamente depende do projeto, da importância, estrutura, velocidade e etc).

Qual a diferença entre site e Landing Page?

Um site seria uma plataforma mais completa, mais complexo e com diversas páginas, já a landing page é uma página única com um objetivo central de conversão específica (com o mínimo de distração possível).

Como criar uma landing page do zero?

Hoje temos inúmeras formas de fazer tecnicamente, como Klickpages, Wix, Landigi, entre outros para formatos mais simples e para quem não tem tanta habilidade; bem como WordPress e seus diversos plug-ins (meu preferido é o Elementor pela facilidade e flexibilidade para os projetos).

Como criar landing pages gratuitas? Vale a pena?

Existem na maioria das plataformas as opções gratuitas, porém com menos funcionalidades… Funcionam? Sim, mas você perde em flexibilidade e profissionalismo. Mesmo que adote uma plataforma mais “pronta”, opte por uma versão com mais recursos que lhe facilitará a vida.

O que é um lead?

Um lead podemos resumir como uma oportunidade de negócio gerada, talvez por uma landing page, talvez por uma estratégia de mídias sociais, ou qualquer outro meio / plataforma que utilizar e que possibilite buscar e trazer novas pessoas (ou empresas) interessadas no seu negócio e assim uma oportunidade = lead.

Landing page para ecommerce é a mesma de um blog?

Para ecommerce podemos entender que cada produto possa ser encarado como uma landing page, algumas empresas inclusive fazem páginas mais “temáticas” para cada um para que todos os elementos reforcem exatamente o seu objetivo = conversão.

Para um blog tem uma outra questão mais de densidade de conteúdo, mas alguns princípios poderiam ser utilizados para aumentar conversões: ter um objetivo claro de próximo passo, ter CTAs (call to action) claro e com contrate, pouca distração e poucos caminhos de saída do visitante.

Informe os seus projetos online e deixe uma mensagem para os leitores.

Meus dois grandes projetos hoje são:

Consultoria em Marketing Digital – https://dbt.marketing

Meu projeto pessoal que estou iniciando de Landing Pages onde vou abordar mais o tema e elementos de conversão – https://rodrigosanchez.com.br junto com o meu instagram profissional: https://instagram.com/rodrigosanchez.mkt

Uma mensagem final que eu sempre busco refletir: pense o projeto com um olhar prático e minimalista, buscando sempre a conexão do início, meio e o fim, sabendo exatamente esse percurso e que tudo se encaixe com fluidez. Isso é o prato feito para a venda e conversão.

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