Técnicas de SEO Para Melhorar o Desempenho e Gerar Mais Tráfego

Implementar as melhores técnicas de SEO no seu blog pode ser uma das tarefas mais importantes para conseguir atingir o sucesso com o seu blog, no entanto existem sempre dúvidas principalmente no que diz respeito às palavras-chave, por isso vamos deixar aqui algumas dicas para implementar e catapultar o seu blog para os primeiros lugares dos motores de busca.

Quando se pensa nas melhores formas de levar um blog ao sucesso, rapidamente se percebe que é nas técnicas de SEO que está a chave, principalmente no que diz respeito à escolha das melhores palavras-chave para o seu blog. É extremamente importante e quase essencial para conseguir alcançar o sucesso, escolher palavras-chave adequadas ao seu nicho de mercado, que não são muito competitivas mas que ao mesmo tempo apresentam um bom tráfego de pesquisa.

Vou passar algumas dicas que uso nos meus projetos e sempre falo que em termos de SEO a resposta correta é “sim”, “não” e “depende”, pois tudo são testes.

Técnicas de SEO do básico ao avançado

Use expressões

É muito comum ver os blogueiros aplicarem nos seus blogs as palavras-chave soltas, no entanto são  poucas as pesquisas que os leitores comuns fazem com apenas palavras isoladas. Por isso, uma excelente técnica é apostar em expressões chave (também chamadas de keyphrases) para conseguir melhorar o posicionamento para pesquisas mais comuns por parte dos leitores.

De acordo com estudos feitos recentemente, mais de 50% das pesquisas feitas diariamente são feitas com 2 ou 3 palavras e apenas 20% são com uma única palavra. Assim, aconselhamos a todos que apostem mais nas expressões chave que nas palavras, porém é importante que também dê a devida atenção a estas.

Encontre o seu nicho

Mesmo apostando forte nas expressões chave é importante que encontre as expressões mais adequadas para o seu blog. Se por um lado estas devem ser extremamente comuns e não muito técnicas, para conseguir chegar até um determinado público, por outro lado devem ser específicas e exatas para que se consiga sobressair no meio de milhões de resultados dos motores de busca e direcionando para um público-alvo diferente.

Keywords específicas

A utilização de keywords específicas, principalmente em alguns nichos de mercado, podem traduzir-se em tráfego de qualidade que proporciona muito mais sucesso de compra que qualquer outro público.

Ou seja, aconselhamos sempre que o blogueiro trabalhe para as expressões mais comerciais que tiver. Em termos práticos, se estiver produzindo algo na área da restauração de móveis, seria fantástico conseguir chegar na primeira página para “restauração de móveis”, no entanto é muito mais vantajoso e de qualidade se tiver “restauração em X” (em que X é a cidade que queremos trabalhar), pois certamente o tráfego que conseguir pela keyphrase é mais vantajoso e terá maior probabilidade de se traduzir numa venda direta.

Como encontrar as melhores palavras-chave

Se o seu objetivo é encontrar quais as melhores palavras-chave para o seu blog, então existem ferramentas especialistas para isso que vão garantir uma análise mais detalhada do seu projeto.

Usando uma ferramentas é possível analisar quais são as palavras ou frases chave mais vantajosas para apostar no seu blog, garantindo não só um melhor posicionamento nos motores de busca como em termos de rentabilização.

https://www.twinword.com/ideas/suggest/

http://answerthepublic.com/

Como as tags podem prejudicar o SEO do seu blog

Muitos dos novos blogueiros, principalmente os que utilizam wordpress ou blogger, tem tendência a criarem artigos cheios de tags. Porém a maioria não entende que essa prática faz muito mal à otimização de seu blog. Embora seja difícil ser punido pelo Google por essa prática, trabalhar de forma errada com as tags é como ter hipertensão, o blog vai morrendo aos poucos sem que o blogueiro perceba.

Cuidado com as técnicas de SEO em excesso para não gerar keyword canibalization?

Keyword Canibalization é um termo muito usado na otimização de sites e nada mais é do que fazer duas páginas concorrerem pela mesma palavra-chave. Isso leva o Google, e outros buscadores, a terem dificuldades em definir qual é o melhor resultado para ser apresentado. Em consequência desse problema, um artigo que poderia estar na primeira página, por exemplo, fica na terceira junto com o outro que concorre pela mesma Keyword.

O que a Keyword Canibalization tem a ver com as Tags

Suponhamos que você tenha criado um artigo falando sobre Psicologia Canina, o título do artigo que é psicologia canina, e deseja que ele fique bem posicionado para essa palavra-chave especificamente. No momento que você cria uma tag com o nome Psicologia Canina, toda a relevância dessa palavra-chave é passada através dessa tag. Isso significa que o artigo será menos relevante do que a URL da tag Psicologia Canina.

Como utilizar Tags sem prejudicar o blog

Para que seu blog não seja prejudicado com isso, ou melhore seu SEO, você pode seguir alguns passos bem simples:

  1. Crie uma planilha no Excel;
  2. Defina as palavras-chave que você vai usar no seu artigo;
  3. Na planilha, escreva o nome do artigo e as palavras-chave que você está utilizando;
  4. Sempre que for criar um novo artigo consulte essa planilha para fazer ligações através dessas palavras-chave;
  5. Evite criar tags usando as palavras-chave que estão na planilha;
  6. Evite também criar tags utilizando sinônimos. Os mecanismos de busca identificam essas palavras-chave como sendo iguais entre si.

Como colocar dois artigos na primeira página sem fazer Keyword Canibalization

Essa é uma dúvida que deve ter surgido em sua mente quando lia esse artigo. Afinal, se você direcionar toda a relevância para apenas um artigo, terá apenas uma página bem posicionada por keyword. Para resolver esse problema, simplesmente crie artigos com as mesmas palavras-chave, mas trabalhe bastante na distribuição de links internos. Distribua-os de maneira semelhante entre os artigos criados. Além disso, trabalhe o linkbuilding (externo) de cada artigo igualmente.

Técnicas de SEO aplicadas no WordPress

Primeiros passos

O wordpress foi feito exatamente pensando na otimização de sites. Ele já vem bem otimizado para um bom posicionamento, mas podemos melhorar isso com medidas simples. Vamos começar pelas URLs amigáveis. Não sabe como ativar, é simples siga os passos:

  • Menu opções (settings) > permalinks
  • Selecione Estrutura personalizada
  • Insira no campo: /%category%/%postname%

Pronto as URLs já estão amigáveis. Se os seus títulos forem grandes sugiro então que coloque no campo apenas %postname%.

Relevância

Baixe o plugin Breadcrumb NavXT instale e configure da seguinte maneira:

Abra o arquivo single.php (ou index.php se desejar que a BreadCrump Navigation seja exibida na home) do seu tema e insira o seguinte código dentro do loop, normalmente acima da tag the_title:

Isso aumentará a relevância das categorias de seu blog. Já existem novos temas/templates que normalmente não é necessário mais fazer isso que foi explicado acima.

Outro plugin bem interessante para aumentar a relevância é o WP Related Posts. Esse plugin adiciona ao fim de suas postagens links de posts relacionados, o que aumenta a força desse artigo nos mecanismos de busca dando um melhor posicionamento e mais tempo do usuário no blog.

Não podemos esquecer também do SEO Smart Link que adiciona links internos nos seus posts automaticamente. O que é muito importante porque no momento que o seu site for rastreado será mais fácil para ele encontrar as demais páginas.

Plugin

Um plugin muito importante para configurar as tags meta é o All in One SEO Pack, porém existem outros e precisa testar para saber qual o melhor para você. A função é adicionar com facilidade as meta description e keywords, que são importantes para um bom trabalho SEO em seu blog.

Dicas de SEO básicas, mas necessárias

A primeira vista trabalhar com SEO, Otimização de Sites, pode parecer trabalhoso devido ao grande número de fatores que o posicionamento de um site precisa passar. Se você não trabalha exclusivamente com isso e está começando a criar um blog ou site, talvez fique um pouco perdido na hora de criar um artigo que seja ao mesmo tempo bom e otimizado para mecanismos de busca. Por isso segue as 5 dicas básicas de SEO que fazem a diferença.

Foque em 2 ou 3 palavras-chave por artigo

Usar muitas palavras-chave por página pode causar o chamado Keyword Stuffing, mas normalmente quando você escreve um artigo longo naturalmente poderá criar sem perceber essas palavras-chave. Focar em 2 ou 3 keywords significa encontrar os melhores grupos de palavras que descrevem o seu conteúdo e que ainda são buscadas pelos usuários. Para isso você pode usar uma ferramenta de sugestão de palavras-chave.

Posicionamento das palavras-chave

Depois de encontradas as keywords coloque a principal delas no título e no primeiro parágrafo. Uma pesquisa feita demonstrou que quanto mais próximas as keywords estão do topo, mais relevantes são. Em seguida inclua as demais palavras-chave nos parágrafos seguintes.

Use sinônimos

A partir das suas keywords, encontre palavras que sejam sinônimos e as inclua no texto. Essa variação é reconhecida pelos mecanismos de busca. Isso evita o Keyword Stuffing e é uma ótima maneira de reforçar o assunto que está sendo tratado.

Use negrito, itálico ou tags heading

Destacar um texto significa chamar a atenção do leitor e dos buscadores para o texto em destaque. Procure marcar com negrito, itálico ou com tags heading algumas palavras-chave, sinônimos ou frases que contenham suas keywords.

Antes de tudo, escreva para os seus leitores

Antes de fazer SEO, procure pensar em seu leitor. Proporcionar uma boa experiência ao usuário é mais importante do que colocar palavras-chave em negrito. Quem trabalha com SEO sugere que os textos não sejam feitos para o Google, mas para os usuários. Publicando bons textos, eles serão bem posicionados naturalmente.

Essas são dicas simples que, na minha opinião, são básicas e extremamente necessárias para que seu blog ou site fique bem tanto aos olhos dos leitores quanto dos mecanismos de busca. Pense sempre em oferecer algo novo aos seus leitores e eles recompensarão através de citações, compartilhamentos e até mesmo artigos inteiros.

Passos para combinar SEO e Usabilidade para aumentar as conversões

Quanto mais você aprende sobre o ser humano, mais você entende porque existe SEO e porque o Google faz tudo pensando na experiência do usuário. A otimização de sites para os mecanismos de busca funciona porque é baseada nas necessidades das pessoas. Para entender melhor isso, basta pensar no que você gosta de encontrar quando visita um site ou blog.

Muitas pessoas pensam em otimizar apenas o site e o conteúdo, mas fazer SEO é muito mais do que isso. A melhor maneira de dar o que o usuário quer é através da otimização da usabilidade. Juntando isso com a otimização on-page e off-page você tem a receita certa para que seu site seja amigável aos olhos do Google e outros mecanismos de busca.

Ao invés de separar isso em duas áreas distintas, o melhor é combinar SEO com Usabilidade. Meio a meio para cada lado. Note que palavras-chave, por exemplo, são necessárias para os buscadores, mas também são necessárias para dar um rumo ao usuário. Queremos saber se encontramos o lugar certo ou se teremos que buscar outro site. Assim como esse principio, existem vários outros que podem ajudar a combinar SEO e Usabilidade de maneira que possa atrair tanto os leitores quanto os buscadores.

A quantidade de conteúdo ideal

Certifique-se de que suas páginas tem conteúdo suficiente para trazer alguma resposta ao usuário. Se for uma loja virtual, veja se tem carrinho de compras e descrição. Trate todas as páginas como se fossem únicas. O objetivo é fazer o leitor entender que não se trata de apenas uma cópia, mas de um conteúdo original.

Coloque legenda nas imagens, além do ALT

Adicione os atributos ALT nas imagens para satisfazer aos mecanismos de busca e adicione legendas, através do atributo TITLE, para satisfazer aos leitores.

Crie páginas para converter

Crie páginas especificas para conversão, com links para onde o leitor deve ser direcionado. Em cada artigo faça um link para essas páginas utilizando as palavras-chave mais importantes.

Use links com texto âncora completo

Use links com textos completos que direcionam o usuário para comprar um produto ou assinar determinado serviço. Por exemplo, Adquira o pacote futebol 2017 agora com 70% de desconto. Um link com texto âncora completo converte mais do que uma simples palavra Clique aqui.

Coloque links em outros idiomas

Se seu publico alvo não for totalmente do idioma português coloque alguns links com variações de idiomas. É provável que ao se deparar com a sua página ele clicará no link que reconhecer.

Mostre o que é importante para os buscadores

Sinalizar para os buscadores sobre um conteúdo importante com as tags H (H1, H2, etc.) Faça o mais natural quanto possível. Além de dar destaque para o leitor, receberá uma prioridade maior dos buscadores.

Brinque com verbos

Brinque com as palavras: Vá, Busque, Compre, Veja, etc. Muitas vezes os usuários precisam de uma chamada de ação para tomar uma atitude.

Mostre sua localização

Caso não tenha impacto em sua vida pessoal, adicione seu endereço atual. Se você possuir um site comercial isso é imprescindível. Isso ajuda na classificação das buscas locais e também dá a impressão de que não tem nada a esconder.

Analise como as pessoas chegam ao seu site

Analise sempre como as pessoas estão encontrando seu site ou blog. Inclua os termos de pesquisa exata em suas páginas e posts. Isso ajuda a melhorar ainda mais o posicionamento. Por exemplo, se seu site está na 5ª posição para a pergunta onde comprar uma tv 42 polegadas, considere incluir exatamente essa pergunta no seu texto. Com certeza seu site subirá algumas posições.

Mostre quem trabalha no site ou blog

Mostre quem trabalha no site. Apresente a biografia de cada pessoa que publica ou revisa artigos, trabalha na otimização, na parte visual, etc. Muitas pessoas buscam pelo nome dos autores nos mecanismos de busca.

Relato Pessoal

Uma teoria que estou acompanhando e quero compartilhar, mas não tenho como afirmar 100%. Tudo são testes eu não sou o Google e não trabalho para o Google.

O Google tem um período de decisão dos artigos/blogs nas primeiras posições.

Olhando alguns artigos que tive nas primeiras posições teve um período de + – 2/3 semanas nas primeiras páginas como se fosse um teste do Google para verificar o comportamento dos usuários.

Um desses artigos que subiu e acompanhei percebi que ele teve uma grande taxa de rejeição (olhei junto ao Google Analytics) e após 2 semanas ele caiu novamente de posições.

Fiz um teste usando o programa IPTS para manipular as visitas e consegui um outro artigo e esse não teve muitas visitas, e uma taxa de rejeição alta para o assunto e não atualizei para ver os resultados e acredito que foi um dos motivos de cair nas posições por não agradar ao público.

Ainda acredito em duas coisas backlinks e a resposta do usuário junto ao seu conteúdo.

Já sabemos que o Google faz diversos testes, mas não temos como saber quais são ou poderia manipular tudo e o tempo que os testes são feitos não sabemos.

Uma forma de manipular as SERPS que uso são os richs snippets, porém também já percebi em alguns artigos o Google mostra quando esta com vontade.

Um teste que esta gerando muito resultado junto ao Google até o momento é tirar a data/ano dos artigos mais antigos usando, o plugin Old Post Date Remover e percebi que o Google esta levando outros pontos em consideração na hora de posicionar os meus artigos mais antigos sem data.

Não aconselho que faça isso em sites de notícias, mas fica por sua conta e risco.

Algo que eu dou muito valor e fico de olho é a taxa de rejeição junto ao Google Analytics e acredito muito que o Google usa também esse fator para posicionar o site/artigo.

Nem sempre colocar um site/artigo na primeira página do Google será um sinal de muitas vendas/visitas e até mesmo se o conteúdo for ruim e não atende o seu usuário o Google vai saber disso.

Indico e aconselho que fique de olho na sua taxa de rejeição, conteúdo que resolva o problema e os famosos backlinks.

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