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Vinicius Kolling – Quer Aprender Mais Sobre SEO? Leia Agora.

Consultor SEO

Vinicius Kolling conheci em um grupo do zap sobre SEO criado por uma colega. E com o tempo fui trocando ideias e reparando o seu conhecimento. Quer aprender mais sobre SEO? Leia tudo.

Já indiquei o trabalho do Vinicius Kolling para cliente para ajustar um tema em Elementor. Era algo básico, mas surpreendeu com o que fez e foi além. Aí não tinha como perde uma entrevista com ele aqui no Blog Marketing Online.

Conteúdo

Vinicius Kolling tem muito conhecimento para passar

Aconselho que leia tudo até o final que esta sendo passado pelo Vinicius Kolling.

Por favor, fale sobre o seu trabalho e como chegou ao mundo digital.

Trabalho a 23 anos com o mundo digital. E comecei com um curso de artes gráficas no SENAI/RS. Após, iniciei no desenvolvendo sites em HTML (notepad) e flash e hoje trabalho com toda a parte de marketing digital de performance e desenvolvimento de sites/e-commerces.

Quantas horas por dia você trabalha nos seus projetos?

De 8 a 14 horas por dia. Divido meu tempo em 8 horas de produção e no mínimo 2h de estudo por dia.

Para quem deseja entrar na área de consultoria o que é preciso aprender e apresentar ao cliente?

Dedicação e apresentação de resultados. Se quer entrar neste mundo e não tem resultados? Faça trabalhos de graça para amigos e apresente os seus resultados, porém não esqueça: Verdades absolutas não existem! Sinta-se sempre um aluno havido a querer aprender.

Como você faz contato com os clientes para prestar consultoria? O que você fala?

Hoje, em 90% dos casos os clientes me buscam. Criei uma pequena autoridade em alguns nichos e isso facilita as coisas. Faço muito pouca prospecção ativa, mas se fosse fazer começaria abrindo o Google Maps e vendo empresas ao meu redor para propor este serviço.

Como definir uma ou mais persona e a jornada de compra em um e-commerce ou blog?

Para começar a definir as personas eu sigo estas 3 regras:

Cliente de Ticket baixo
São clientes de fácil conversão. Vai precisar de muito volume de tráfego e vendas.

Cliente de Ticket médio
São clientes de moderada dificuldade de conversão. Vai precisar de médio volume de vendas e tráfego e mais interação.

Cliente de Ticket alto
São clientes de difícil conversão. Vai demandar muita interação e relacionamento.

Você pode ter os 3 ou alguns destes na sua jornada de compras. Depois de identificado os perfis é que iniciamos a definição de persona e como falar com este público

A loja online consegue que o usuário faça todos os passos pedidos no comércio eletrônico, ele selecionou o produto que ele quer comprar e ele está disposto a pagar, mas de repente ele vai embora … O que aconteceu neste ponto crítico? O que fazer?

Abando de carrinho e de jornada é sempre um ponto complicado de lidar. Você pode fazer muito ads com Remarketing buscando o fechamento deste cliente ou mesmo (a depender do seu target e ticket médio) esquecer. Em lojas virtuais de grande volume de vendas e ticket médio e baixo, normalmente se faz pouco remarketing.

Se o cliente for de alto ticket, aí você precisa investir numa boa estratégia de remarketing através de educação, e argumentos e de quebra de objeções.

Como desenvolver ou implementar alguma estratégia para gerar tráfego, leads até chegar as vendas?

Mapeamento de jornada é o caminho. Você precisa definir conteúdos para cada etapa do funil. Este funil eu trabalho com 3 etapas:

– Atração
– Reconhecimento do problema
– Consideração de compra

O maior erro dos atuais profissionais de SEO é o foco na estratégia de atração (e apenas atração).

Para profissionais de Google Adsense, esta é uma boa opção de estratégia de focar apenas em conteúdo de atração, porém no comercio eletrônico é preferível focar em uma estratégia completa do que gerar toneladas de tráfego e poucas vendas.

Qual a forma de estruturar um planejamento de conteúdo conforme um estudo de palavras-chave? Pensar no buscador ou no usuário quando usar as keywords?

Estruturar sempre pensando em palavras de atração (como funciona a [KEY], tudo que precisa saber sobre a [KEY]) palavras de conversão (comprar [KEY], preço de [KEY])

Como desenvolver uma boa estratégia para captação de leads? O que mandar nos primeiros contatos?

Para capturar, dê algo de valor em troca de nome, e-mail e telefone. Para converter, vai depender muito da intenção do usuário e do nicho. Não tem fórmula básica.

O que faço, e dá certo, é lançar conteúdos de atração (por e-mail) e vendo a interação do público enviar ofertas de algo relacionado ao tema anterior que foi de interesse de quem abriu, por exemplo.

Como medir a performance da campanha e otimizar para obter o melhor desempenho na captura dos contatos?

Volume de Tráfego X Conversão. Se estiver abaixo de 5% (dependendo do volume de tráfego enviado diário), considere mudar. Taxas como 10 a 20% são possíveis desde que você tenha um bom apelo, uma boa copy e um conteúdo de valor para dar em troca. Não existe almoço grátis hoje em dia, quer algo? Dê algo.

Como proceder e fazer análise de mercados e tendências?

Acompanhar o Google Trends, acompanhar principais players do mercado, Google News, grupos de Whatsapp (como o boletim 300) e digitais influencers do mercado (não necessariamente gurus).

Como reduzir custo de aquisição de clientes sem aumento na verba de investimento? Ou isso não é aconselhado?

O CAC é um custo que deve estar no plano de precificação do seu produto. Se você não considera no mínimo 25% do valor do seu produto/infoproduto/serviço para investimento em Marketing, você precisa revisar suas políticas de precificação.

O que pode ser feito, é investir mais em SEO e estratégias orgânicas, porém não é um marketing grátis e tão pouco barato. Se feito por quem não conhece, o custo de desfazer pode ser a perda de um negócio online.

Seja esperto (ou esperta): Adicione hoje mesmo 25% do custo do seu produto o preço de marketing e nunca mais se preocupe com orçamentos.

Como fazer na prática para converter leads em vendas?

Conteúdo educativo + estratégia de oferta em cima do conteúdo visto.

O seu conhecimento é tráfego orgânico ou pago? Qual o motivo?

AMBOS, consegui me especializar muito em SEO para Lojas virtuais e também em ADS de Perfomance. Não foi fácil, muita dedicação e estudo.

Respeito ambos os resultados, mas vejo que se você quer escalar um negócio online não vai escapar de ter uma boa estratégia de ADS bem montada.

Como definir quando usar tráfego pago ou orgânico?

Eu uso o fator escala x velocidade! Se o cliente deseja aumentar as vendas de forma rápida e exponencial, ADS. Se o cliente tem um life time longo, deseja um crescimento mais consciente, focamos em BRANDING e SEO.

Uma pergunta: Você recebeu uma proposta para lançar um produto novo no mercado em 4 meses. O que você faria e quais estratégias usaria?

Supondo que o produto seja um produto físico em uma loja virtual, eu montaria uma Landing Page, focaria no Copy bem feito, estruturaria muitos vídeos e fotos de explicação e focaria numa estratégia de ADS MUITO AGRESSIVA com testes de público, testes de criativos e depois de estes testes bem feitos, escalaria as campanhas mandando direto a LP.

Este processo todo não levaria 15 dias para estar operacional. Pegaria o restante de 105 dias para escalar e testar campanhas chamando a venda e criaria um Blog de segmento de mercado próximo ao do produto mandando tráfego orgânico de lá para o produto.

Dizem que SEO morreu… Qual a sua opinião sobre isso?

Jamais! SEO é uma estratégia de Life Time longo, branding e educação de mercado. Na minha opinião ESCALAR LOJAS VIRTUAIS com SEO é complicado sim, porem é possível.

SEO e ADS não são concorrentes, são complementares. Quem vê isso de forma diferente está dando murro em montanha. Adapte-se ou morra! Seja flexível e não lute contra ambos, aprenda bem os dois.

No site em termos de SEO o que você olha/foca? Qual o seu procedimento quando começa um projeto do zero?

Ajustes de erros e performances são os primeiros passos, correções de on-page, links internos e construção de autoridade de páginas através destes links. Básico muito bem feito.

Hoje em termos de SEO quais são os maiores erros que você encontra?

Falta de lógica de construção de autoridade por meio dos links internos e erros grotescos de on-page estão na lista de coisas que me deixam angustiados. heheheh

Para terminar, que mensagem você gostaria de deixar para quem está começando e informe os seus projetos online. Por favor, deixe alguns conselhos sobre o mercado.

Como 99% dos projetos que tenho são de clientes e a maioria com contrato de exclusividade e confidencialidade, não posso expor. Então deixo o site da minha empresa www.procurada.com.br.

Sobre uma mensagem para quem está começando: Seja eternamente um aluno, pergunte se tiver dúvidas e lembre-se sempre que NÃO EXISTEM VERDADES, EXISTEM RESULTADOS.

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