Aprenda Como Encontrar As Melhores Palavras-chave LSI (Tutorial)

Se você quiser classificar para qualquer coisa no Google, você precisa de conteúdo + backlinks. E uma das coisas que mais chama atenção do usuário é a meta descrição com o título e nesse ponto entra as famosas palavras-chave lsi.

LSI palavras-chave (Latent Semantic Indexing) são, basicamente, as palavras-chave que são semanticamente relacionadas com a sua palavra-chave principal (foco).

Aprenda tudo sobre palavras-chave lsi

Palavra chave principal (foco) é importante. No entanto, o Google também considera outras palavras em sua página e sobre isso que eu vou falar hoje palavras-chave lsi.

LSI são palavras-chave relacionadas e podem ajudar na sua classificação junto ao buscador.

O Google já confirmou que usando keyword lsi, a sua página poderá obter as melhores posições, e isso faz sentido porque as pessoas estão procurando a mesma palavra-chave de várias maneiras, e a sua página tem essas palavras alternativas.

Lembre-se que a criação de conteúdo é sempre a primeira prioridade no fornecimento de valor para os usuários, em seguida, damos valor para o mecanismo de pesquisa.

O que é LSI?

Quando você escreve sobre um tópico, você vai notar que algumas palavras tendem a ocorrer juntas.

Por exemplo, se estiver for escrever uma resenha sobre iPhones você provavelmente vai usar as palavras Apple, iOS e o siri que não tem nada a ver com o comercial da famosa cerveja e o Google vai saber diferenciar.

Palavras-chave LSI é um algoritmo que tenta capturar a relação entre as palavras.

Uma palavra-chave LSI vai ser qualquer palavra que tende a ocorrer (acompanhar) com sua principal palavra-chave no texto.

Palavras-chave LSI

  • Sinônimos: Embora elas possam ser em algumas, eles também são palavras que aparecem com frequência com a sua palavra-chave principal.
  • Ela pode ou não se tornar uma palavra-chave de cauda longa.

Quando Uma Palavra-chave LSI é Importante?

A missão do Google é oferecer a melhor experiência de pesquisa para seus usuários.

Aqui está os resultados de pesquisa para “steve jobs” no Google.

Como o Google sabe que eu estou procurando o famoso steve jobs da apple e não sobre um gato chamado steve jobs próximo ao equipamento da apple?

Usando LSI o Google é capaz de igualar a sua consulta de pesquisa com documentos que contêm informações sobre o que deseja e não sobre um bicho.

Ele é capaz de fazer isso porque sabe, por experiência própria, que os artigos sobre steve jobs têm a famosa palavra:

  • Apple

Quando alguém escreve um artigo sobre o famoso steve jobs naturalmente vai relacionar a empresa apple, você dessa forma da para o Google um artigo que é relevante para a consulta de pesquisa usando estrategicamente estes termos.

LSI Keywords SEO

Densidade da palavra-chave é o percentual de ocorrência de palavra-chave em um artigo ou post. Em termos de SEO, é muito importante ter uma ótima densidade da palavra-chave em um artigo com moderação. Se você não tem uma quantidade suficiente de palavra-chave em seu artigo, o Google pode ter dificuldade em entender o seu artigo com foco na palavra-chave e se cometer excesso vira keyword stuffing, por outro lado, coloca em risco de ser penalizado.

O que se recomenda para uma palavra-chave em termos de densidade de intervalo é de 2 a 4% (o que significa a cada 100 palavras deve ter 2% a 4%). Mais uma vez, sempre crie conteúdo de valor para os usuários e, em seguida, comece a modificar o seu artigo adicionando as palavras-chave.

Qual a média recomendada em densidade de palavra-chave foco devo usar?

Se você escrever um artigo de 100 palavras com a palavra-chave com densidade 10%, isso significa que você usou a palavra-chave, 10 vezes no seu artigo.

Se você escrever um artigo com 1000 palavras, em seguida, você terá de usar a sua palavra-chave 100 vezes. Se você usar a palavra-chave 100 vezes no seu artigo com 1000 palavras você terá um problema muito sério com keyword stuffing.

Então, qual é a solução?

Em vez de calcular a densidade da palavra-chave foco pense no usuário e como ele vai ler. Dessa forma entra as palavras LSI, naturalmente, quando precisar sem precisar repetir a palavra chave principal várias vezes.

Otimização de palavras-chave

Você já ouviu e leu em vários artigos e vídeos que você precisa de uma palavra-chave principal (foco) e que deve aparecer certo número de vezes, em seu artigo para ajudar na busca/classificação.

Quando a sua palavra-chave principal se torna em excesso e isso é ruim junto ao Google e nesse caso entra as famosas palavras lsi e deixa o seu artigo bem mais natural.

Quando você começa a repetir em excesso a sua palavra-chave principal “keyword stuffing” e associado a uma baixa de qualidade de artigo o Google vai entrar em alerta contra você e será prejudicado.

Focando na LSI palavras-chave você vai, naturalmente, evitar o danado do “keyword stuffing” e vai usar outras palavras-chave relacionadas.

Como Você Pode Encontrar Palavras-chave LSI

Aqui estão algumas ferramentas gratuitas que poderá usar:

Sugerir do google

Quando você digita na caixa de pesquisa do Google vão aparecer algumas sugestões para a sua consulta.

Tecnicamente, essas são as sugestões de pesquisa.

No entanto, as palavras contidas podem mostrar o que é relacionado com a palavra-chave principal “batata frita”.

Se você der um (enter) nesse tipo de palavra e rolar até o final da busca vai aparecer outra listagem de pesquisa relacionada sugerida pelo Google.

Google Correlate

Google correlate você pode usar os dados que eles têm sobre as tendências de pesquisa, você pode usar esta ferramenta para ver o que outras questões estão relacionadas com a sua palavra-chave principal.

Os resultados são sensíveis ao tempo, nesse caso seria mais sobre as buscas recentes.

Não esqueça em country marque Brazil.

Acima ele não mostra todas as palavras, mas já da algumas sugestões e ideias.

Pesquisa de palavras-chave usando o Google Trends

A grande vantagem do Google Trends é saber o crescimento dessa palavra e saber se esta crescendo nas buscas ou caindo.

Abra o Google Trends e coloque a palavra chave que deseja posicionar (ranquear).

Vou citar um exemplo que é um pouco antigo, porém serve para o nosso exemplo.

Já existiu uma empresa chamada My Travel And Cash uma pirâmide que infelizmente usava o nome do marketing multinível e na época estava crescendo bombando nas buscas absurdamente e hoje olha como esta e não teria como escrever um artigo hoje sobre o assunto.

Se hoje eu for escrever algum artigo sobre marketing multinível vou olhar como esta o crescimento sobre o assunto no qual vou abordar e procurar as palavras relacionadas para acrescentar no meu artigo que são as palavras lsi.

LSI Graph 

Site bem amigável com interface simples. Essa ferramenta é destaque como gerador de palavras lsi.

É bem simples de usar. Coloque a palavra que deseja e marque a opção “não sou um robô” e depois clique em generate e terá várias sugestões.

Eu uso com muita frequência esse site e ainda ajuda gerando ideias de títulos.

Serpstat

Serpstat encontra todas as palavras-chave semanticamente relacionadas e ainda exibe uma com ranqueamento das palavras-chave extraídas de páginas relacionadas a partir do top 20.

Essa ferramenta gera um relatório bem completo. A ferramenta analisa os dados disponíveis que aparecem com a sua palavra-chave pesquisadas e também mostra a ligações fortes com a sua palavras-chave.

Use a ferramenta acima e veja a quantidade se informações que terá acima. Passei apenas um gostinho para você ter ideia do que essa ferramenta poderá fazer por você. 

Escolher as palavras-chave certas

Uma vez que você tem uma lista de palavras LSI, o próximo problema aparece.

Como eu uso uma lista de palavras lsi?

  • Título
  • Descrição
  • URL
  • Texto âncora
  • Imagens
  • Primeiro parágrafo
  • Meio do texto
  • Último parágrafo
  • H1
  • H2
  • H3

Vou dar um exemplo prático:

Palavra principal – Borboletas

Palavras LSI ou Long Tail.

  • Asas das borboletas
  • Alimentação das borboletas
  • Ciclo de vida das borboletas
  • Tipos de borboletas
  • Predadores das borboletas
  • Metamorfose das borboletas
  • Tipos de borboletas
  • Borboleta coruja
  • Borboletas cleópatra
  • Borboletas beija-flor
  • Borboletas de vidro
  • Borboletas diurnas
  • Borboletas esfinge caveira
  • Borboletas isabelinas
  • Borboletas Monarca
  • Borboleta Morpho Azul
  • Borboletas pretas
  • Borboletas noturnas
  • Borboletas tigre
  • Borboletas tornasoladas
  • Borboletas venenosas

Podemos usar sem problema as palavras-chave mais relevantes para o nosso artigo, porém nem todas as palavras-chave são utilizáveis por não combinar com o assunto abordado. Prefiro palavras-chave que tenha um potencial de pesquisa e que os usuários estão digitando para encontrar o nosso conteúdo.

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2 Comentários

  1. Luana julho 12, 2017
    • Claudio Gomes julho 13, 2017

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