Blog precisa registrar marca? Entenda

Muito mais do que uma página na internet, existem centenas de blogs que se tornaram nos dias de hoje, verdadeiras empresas e até mesmo, da qual os donos dos blogs tiram o seu sustento.

Sabendo que se trata de uma empresa para muitos, mesmo que online, será que existe a necessidade de registrar a marca de um blog?

Para quem tem dúvidas sobre esse procedimento, pode conferir na íntegra o artigo que preparamos hoje, para tratar exclusivamente desse assunto.

A importância do registro de marcas para blogs

Não basta apenas ter o domínio registrado, para ficar tranquilo com a utilização do nome do blog.

O registro do domínio, irá garantir apenas que possa utilizar o endereço da web, inserindo o .com.br, sem que outra pessoa possa utilizar o mesmo endereço.

Já no caso do registro de marca, o nome e também a identidade visual do blog, especialmente nos casos daqueles que funcionam também como uma empresa, é preciso que seja realizado o processo para o registro de marca e assim, conseguir proteger o nome e a identidade visual.

Ainda mais na internet pode ser muito mais fácil de copiar uma ideia, produto, serviço, nome ou logo de uma outra empresa e blog, sem que o dono fique sabendo.

Por isso o registro de marcas possui elevada importância, conseguindo proteger o blog de possíveis plágios. Conheça neste artigo mais detalhes sobre os riscos de não registrar a sua marca.

Quando deve ser realizado o registro de marca para blogs

De forma específica, quando o dono do blog tem com essa página online alguma forma de renda e realiza outros trabalhos de divulgação para seus clientes, é necessário obter esse registro.

É possível que a obtenção desse registro não seja necessária logo no início do projeto. Afinal, são vários os cenários em que o registro pode acabar não sendo necessário. Por exemplo: uma determinada ideia não atingir o nível proposto inicialmente ou ainda, o proprietário do blog acabar desistindo do mesmo, seja qual for o motivo.

No entanto, quando o blog já possui, mesmo que pequeno, um certo nível de sucesso e principalmente quando gera receita, esse pode ser o momento ideal para buscar o registro de marca.

Saber o momento de buscar um recurso como esse é importante, especialmente pelos fatores tempo e investimento.

Por mais simples que pareça o processo para conseguir o registro, pode levar um certo tempo e para isso é necessário ter paciência. Por outro lado, o investimento para essa atividade também não é considerado um dos mais baratos e é preciso planejamento e acima de tudo, que o projeto já esteja em operação para garantir o registro de marca e ainda, que ele realmente será necessário para proteger a empresa que estará em funcionamento.

Consequências da falta de registro

O plágio de nome e obtenção da identidade visual de uma empresa, é o principal motivo pelo qual o registro se faz necessário, para garantir assim a exclusividade da marca.

No entanto, mais do que isso com esse registro que na verdade será um documento, é possível evitar gastos desnecessários como, por exemplo, no caso em que uma outra pessoa tome posse do nome do seu blog e na sequência, venha exigir do dono da página uma indenização por cópia.

Por mais que o primeiro dono seja realmente o desenvolvedor de toda a ideia, situações como essa podem sim acontecer e nenhuma empresa que esteja devidamente segura, terá como evitar um cenário como esse, sem o devido registro para a marca.

Saiba que o valor que deverá ser destinado para tal atividade, deverá ser considerado como um verdadeiro investimento para a sua empresa garantindo assim, a tranquilidade necessária em saber que o dono do blog é também o único dono da marca e que ninguém, poderá copiar ou se apropriar de forma indevida da mesma.

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