-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.

Coloque abaixo o seu melhor email e fique atualizado:

Delivered by FeedBurner



Blog precisa registrar marca? Entenda

Blog precisa registrar marca

Muito mais do que uma página na internet, existem centenas de blogs que se tornaram nos dias de hoje, verdadeiras empresas e até mesmo, da qual os donos dos blogs tiram o seu sustento.

Sabendo que se trata de uma empresa para muitos, mesmo que online, será que existe a necessidade de registrar a marca de um blog?

Para quem tem dúvidas sobre esse procedimento, pode conferir na íntegra o artigo que preparamos hoje, para tratar exclusivamente desse assunto.

A importância do registro de marcas para blogs

Não basta apenas ter o domínio registrado, para ficar tranquilo com a utilização do nome do blog.

O registro do domínio, irá garantir apenas que possa utilizar o endereço da web, inserindo o .com.br, sem que outra pessoa possa utilizar o mesmo endereço.

Já no caso do registro de marca, o nome e também a identidade visual do blog, especialmente nos casos daqueles que funcionam também como uma empresa, é preciso que seja realizado o processo para o registro de marca e assim, conseguir proteger o nome e a identidade visual.

Ainda mais na internet pode ser muito mais fácil de copiar uma ideia, produto, serviço, nome ou logo de uma outra empresa e blog, sem que o dono fique sabendo.

Por isso o registro de marcas possui elevada importância, conseguindo proteger o blog de possíveis plágios. Conheça neste artigo mais detalhes sobre os riscos de não registrar a sua marca.

registro de marca para blogs

Quando deve ser realizado o registro de marca para blogs

De forma específica, quando o dono do blog tem com essa página online alguma forma de renda e realiza outros trabalhos de divulgação para seus clientes, é necessário obter esse registro.

É possível que a obtenção desse registro não seja necessária logo no início do projeto. Afinal, são vários os cenários em que o registro pode acabar não sendo necessário. Por exemplo: uma determinada ideia não atingir o nível proposto inicialmente ou ainda, o proprietário do blog acabar desistindo do mesmo, seja qual for o motivo.

No entanto, quando o blog já possui, mesmo que pequeno, um certo nível de sucesso e principalmente quando gera receita, esse pode ser o momento ideal para buscar o registro de marca.

Saber o momento de buscar um recurso como esse é importante, especialmente pelos fatores tempo e investimento.

Por mais simples que pareça o processo para conseguir o registro, pode levar um certo tempo e para isso é necessário ter paciência. Por outro lado, o investimento para essa atividade também não é considerado um dos mais baratos e é preciso planejamento e acima de tudo, que o projeto já esteja em operação para garantir o registro de marca e ainda, que ele realmente será necessário para proteger a empresa que estará em funcionamento.

Consequências da falta de registro

O plágio de nome e obtenção da identidade visual de uma empresa, é o principal motivo pelo qual o registro se faz necessário, para garantir assim a exclusividade da marca.

No entanto, mais do que isso com esse registro que na verdade será um documento, é possível evitar gastos desnecessários como, por exemplo, no caso em que uma outra pessoa tome posse do nome do seu blog e na sequência, venha exigir do dono da página uma indenização por cópia.

Por mais que o primeiro dono seja realmente o desenvolvedor de toda a ideia, situações como essa podem sim acontecer e nenhuma empresa que esteja devidamente segura, terá como evitar um cenário como esse, sem o devido registro para a marca.

Saiba que o valor que deverá ser destinado para tal atividade, deverá ser considerado como um verdadeiro investimento para a sua empresa garantindo assim, a tranquilidade necessária em saber que o dono do blog é também o único dono da marca e que ninguém, poderá copiar ou se apropriar de forma indevida da mesma.

Deixe uma resposta