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Elvio Amaral – Site de cupons e o bruxo dos links

Elvio Amaral mais um colega que eu conheci virtualmente e fiquei admirado com o nicho no qual ele atua. Já ouviu falar em sites de cupons? Hoje a entrevista esta focada nesse assunto com uma pessoa da área.

Conteúdo

Elvio Amaral o Bruxo Dos Links

Se você esta entrando no nicho de cupons essas dicas passadas pelo Elvio Amaral poderá ajudar e encurtar o seu trabalho. Somente para avisar eu chamo ele de bruxo dos links pela forma que ele consegue links impressionantes.

Elvio Amaral na serp dele é o cara.

Por favor, fale sobre o seu trabalho e como chegou ao mundo digital

Antes de chegar ao universo do marketing digital eu trabalhei com eletrônica e TI.

Dei os meus primeiros passos como Publisher na web em 2011, quando trabalhava na equipe de metodologia de desenvolvimento de sistemas da Oi, e um colega de trabalho (Ronaldo Chaves), me contou que tinha um site e ganhava dinheiro com ele através de cliques dos visitantes.

Eu achei a ideia interessante, então Ronaldo me ensinou como seria possível desenvolver sites sem ter que implementar “tudo do zero” e também me ensinou sobre SEO.

No marketing digital começou fazendo o que? Qual foi o seu primeiro projeto online?

O meu primeiro projeto online foi um blog sobre carros.

Como eu sempre gostei muito de carros, achei que seria interessante levar esse hobby para a web.

Infelizmente abandonei o projeto depois de alguns anos, pois cheguei a conclusão que o mesmo dependeria de um investimento muito alto para conquistar reconhecimento e vincular a ele uma marca respeitada pelos leitores.

Você largou o seu trabalho para viver do projeto online? Como foi a sua entrada no mercado de cupons online?

Sim, nos últimos cinco anos, antes de deixar o emprego CLT eu trabalhei na função de Gerente de Projetos de TI, como prestador de serviços para a Petrobras.

Sou natural de Ponta Grossa – PR, mas estava residindo no Rio de Janeiro – RJ, desde 2007, justamente para trabalhar com TI.

Porém em 2017, por preferências pessoais, decidi voltar a morar no Paraná.

Justamente nesse momento, vi no mercado de cupons de desconto uma alternativa de negócio para manter um novo estilo de vida.

Porém, desde 2011 eu vinha trabalhando com marketing de afiliação. Então presenciei a chegada dos cupons ao mercado nacional e dei meus primeiros passos nesse nicho em 2015, com uma versão beta do Descontos Top.

O que é e como funciona um site de cupons?

Um site de cupons de desconto é um ambiente de ligação entre as lojas e os clientes.

Nesse ambiente, nós publicamos cupons liberados pelas lojas para atrair os clientes, que por sua vez, são beneficiados com os descontos.

Os cupons são ótimos para os varejistas, pois eles conseguem praticar preços normais nas próprias lojas virtuais, e vender para os clientes que não são sensíveis a preço, mantendo assim uma margem de lucro satisfatória.

E ao mesmo tempo, utilizando sites de cupons como parceiros, eles conseguem atingir aqueles clientes que buscam por alguma forma de pechincha online e concluem a compra onde encontram o melhor desconto.

No aspecto da monetização, um site de cupons ganha comissão quando leva um cliente para um e-commerce e ele faz uma compra lá.

Existem detalhes como o modelo de atribuição e a latência dos cookies, mas de modo geral, a ideia é essa.

Quais foram os primeiros passos para achar os sites corretos, nome do domínio, tema, plugins e as configurações?

Os primeiros passos foram dados com a ajuda do meu ex-colega Ronaldo Chaves, como disse anteriormente, mas a minha jornada é muito longa, então não conseguiria resumir isso nessa entrevista.

Como eu sou autodidata, nunca fiz um curso na área de marketing digital, embora tenha lido muitos livros, muitos artigos e assistido muitos vídeos.

Aprendo muito com os ciclos captação de informação e aplicação prática. Então sempre leio artigos e assisto vídeos baseados em uma necessidade do meu negócio e procuro aplicar o conhecimento para sana-la.

Qual foi a sua principal dificuldade quando começou com o site de cupons? Como passar credibilidade para o cliente/visitante?

A minha principal dificuldade com o site de cupons foi a questão do ranqueamento no Google para gerar tráfego no site.

Como os principais players do mercado tem domínios muito fortes em termos de SEO, é muito difícil competir em top keyowds com eles.

Além disso, muitos portais de notícias e de tecnologia entraram no nicho de cupons de desconto ao perceberem o potencial desse mercado. Esses portais também possuem grande autoridade, então conseguiram se posicionar na primeira página para as principais palavras-chave sem grande esforço.

Sobre a credibilidade, como o jeitinho brasileiro está enraizado em todos os âmbitos da nossa sociedade, inclusive na web, o nosso consumidor é muito desconfiado e tem receio de cair em golpes.

No Descontos Top, eu assino as postagens do blog, assino os e-mails, atendo os clientes com uma abordagem pessoal, permitindo que eles saibam quem está à frente do negócio.

Também sou muito crítico com o conteúdo que público no site.

Na correria, às vezes passa algum conteúdo que não está exatamente do jeito que eu gostaria, mas o foco está sempre em entregar informações corretas e claras aos usuários.

A estratégia de um site de cupons tem que ser toda focada em vendas, algo bem diferente do que muita gente pratica nos sites que monetizam com Adsense.

Se você publicar um conteúdo raso e de baixa ou média qualidade, certamente estará desperdiçando tempo e comprometendo a reputação da sua marca.

Como você acha/procura os cupons que deseja divulgar? Usa algum sistema de sorteio?

Sempre me baseio pela demanda de pesquisas no Google, pois o meu principal foco está na aquisição de tráfego orgânico.

Entendendo a demanda, eu analiso o perfil dos cupons liberados pelas empresas nas redes de afiliados e priorizo a publicação do conteúdo que tem maior potencial de conversão.

Eu não público cupom de terceiros no Descontos Top, então todos os cupons do site estão lá com o consentimento das empresas.

Acredito que essa é uma forma de manter a qualidade dos cupons, o que beneficia os usuários, e também de gerar valor para meus parceiros, que nunca encontrarão no site um voucher “vazado” que venha a comprometer o seu lucro.

O seu tráfego é orgânico ou pago? Qual você mais usa?

No começo, eu trabalhei com tráfego pago, mas achei o trabalho muito ingrato.

Os compradores querem abrir um site de cupons e encontrar aquele código promocional que dá 50% de desconto na loja toda, porém as empresas normalmente liberam cupons categorizados.

Isso acaba gerando um baixo percentual de conversão nos usuários vindos do tráfego pago, e no final das contas, o lucro é muito baixo.

Sem contar que os cupons são muito voláteis, pois expiram em pouco então manter as campanhas rodando com os anúncios corretos demanda um grande esforço.

Na minha opinião, é necessário ter uma equipe dedicada para manutenção de campanhas de Ads. Algo que é inviável para mim, no momento.

Por esses motivos, atualmente não trabalho com tráfego pago.

Você mesmo que escreve sobre o produto? Ou está usando uma redatora?

Eu tenho uma redatora, mas faço a revisão de tudo o que público no site e também faço adaptações no conteúdo, para tornar e dar um tom mais pessoal aos textos.

Como tenho formação em TI e conheço bem a dinâmica dos principais e-commerces, consigo mesclar informações que simplifiquem a vida dos consumidores, que muitas vezes conhecem pouco de tecnologia e compras pela internet.

Quando começou como era o seu conhecimento de SEO? O que precisou melhorar?

Eu não sabia nada de SEO quando criei o meu primeiro site.

Achei muito estranho quando pesquisei pelo nome, logo após cria-lo, e não o encontrei no Google ?.

Uma das últimas coisas que aprimorei foi a questão de linkbuilding.

Sempre consumi muita informação errada sobre a construção de links, pois há um movimento de desinformação muito grande no mercado de SEO.

Para vender serviços, as pessoas disseminam informações que levam os menos experientes a acreditar que o trabalho de linkbuilding é muito caro e só funciona se você conseguir guest posts em grandes sites. Contudo existem muitas oportunidades a serem exploradas.

A ferramenta que deu um salto na minha visão sobre linkbuilding foi o Whatsapp, pois através dele cheguei às pessoas certas e encontrei muitos parceiros para a construção de links.

Como fazer/aplicar SEO em site de cupons?

Na verdade, eu acho que a base do trabalho de SEO é a mesma para qualquer nicho.

Sob esse ponto de vista, o planejamento de palavras-chave e a análise da dificuldade para ranquear essas palavras são fundamentais.

Porém isso tem que ser feito com foco em conversão.

Na minha opinião, não vale a pena investir um esforço imenso para tentar ranquear para as palavras relacionadas a cupons do ifood, por exemplo, somente porque essas têm um enorme volume de pesquisas, se você não consegue monetizar esse tráfego.

Dados estruturados mais site de cupons como fazer?

Analisei marcações específicas para cupons, porém concluí que é inviável utiliza-las, então uso marcações genéricas, adaptadas a cada página ou SERP.

Você em algum momento teve problema com direito de imagem? Como foi essa situação?

Sim, tive fui processado duas vezes por pessoas de uma mesma família, pois em meu site haviam duas fotos aéreas de praias do Nordeste.

Essas fotos haviam sido fornecidas pelo Hotel Urbano em um feed XML da Zanox e publicadas no site através de um processo semiautomático.

Segundo os fotógrafos, proprietários das fotos, o Hotel Urbano não tinha autorização para utiliza-las.

Como o objetivo dos fotógrafos era fazer dinheiro com os processos, em nenhum momento entraram em contato comigo, solicitando a remoção das imagens.

Somente tomei conhecimento do problema após os processos terem sido abertos na justiça.

Assim que fui notificado sobre o primeiro processo, fiz um trabalho de remoção de imagens de praias do site, porém deixei passar algumas delas.

O que deu margem a abertura do segundo processo, que foi feita em um munícipio diferente e por um familiar do autor do primeiro processo. Essa manobra foi usada por eles para dificultar a prática maliciosa pelo judiciário.

Após tomar conhecimento dos dois processos, tirei o site do ar e abandonei o domínio.

Os processos correm na justiça há mais de quatro anos, e infelizmente fui condenado nos dois, mesmo tendo apresentado evidências de que as imagens foram fornecidas pelo Hotel Urbano.

Não gosto dessa parte da minha história, porém acho interessante compartilha-la para que as pessoas entendam os riscos referentes à violação de propriedade intelectual no ambiente digital.

Quantos sites de cupons você tem? Como manter o seu cliente informado dos cupons? Como divulgar os cupons? Média de ganhos?

Eu tenho apenas o Descontos Top.

Prefiro não compartilhar informações sobre estratégias de relacionamento com os clientes e os ganhos.

Como manter, gerenciar e divulgar um site de cupons? Quanto de investimento? Como ter cliente recorrente?

Eu sempre digo que a quantidade de possíveis concorrentes nesse nicho é minimizada pela complexidade da operação.

Manter um site de cupons dá muito trabalho e é muito diferente de manter um blog com foco em ganhar dinheiro com Adsense.

Na minha opinião, se a pessoa tem um site de cupons de desconto para publicar cupons das principais lojas do Brasil, e percebe todo o potencial que ele tem, não consegue tempo para outros projetos.

Muitas atividades referentes à atualização dos cupons no site precisam ser feitas manualmente, e isso demanda muito esforço.

É comum que os cupons cheguem com problemas de qualidade, seja por falhas na ativação ou por links quebrados. Sendo assim, para ter um site em que os clientes confiem, é necessário um processo manual de validação, antes de publicar os cupons.

Até é possível construções soluções automatizadas para essas validações, porém a complexidade dessas soluções inviabiliza a adoção por sites menores.

Sobre a recorrência de clientes, acredito que a principal forma de a conseguir está na qualidade dos cupons e das informações fornecidas no site.

Trabalho com menos lojas do que poderia trabalhar, entretanto consigo direcionar os esforços de modo a equilibrar o faturamento e as ações para que os clientes não percam tempo com cupons expirados ou conteúdo pobre.

Quais são as dificuldades dessa área? Maiores problemas encontrados causados com clientes?

Na minha opinião, as falhas na qualidade dos cupons, despriorizadas pelas redes de afiliados e pelas lojas, estão entre a principais dificuldades dessa área.

Esse ano também temos passado por algumas dificuldades com atrasos nos pagamentos pelas redes de afiliados. O que gera um trabalho adicional para readequar o orçamento.

Problemas relacionados a falhas de trackeamento, que resultam em vendas não captadas também estão entre as vulnerabilidades desse nicho.

Quem mais inspirou no marketing digital?

O meu ex-colega de trabalho, Ronaldo Chaves, certamente foi a pessoa que mais me inspirou no marketing digital, pois foi através dele que consegui dar os primeiros passos nesse universo.

Quais sites você indica para quem está começando?

Há uma infinidade de sites interessantes para quem está começando, mas uma alternativa legal para esse público é o site do Neil Patel.

Pode parecer um clichê citar o site dele, mas realmente acho o conteúdo interessante, além de haver a oportunidade de aprender a usar a ferramenta Ubersuggest, que é gratuita e funciona muito bem para o que se propõe.

Infelizmente não temos outros sites relevantes com conteúdo em português, então sites gringos como o Search Engine Land, Search Engine Roundtable e Backlinko são boas alternativas.

Para terminar, que mensagem você gostaria de deixar para os blogueiros que estão começando e informe os seus projetos online.

Acho fundamental que quem está começando pense respeitosamente em seus leitores e procure lhes entregar informações úteis.

Hoje em dia, não estou mais aceitando guest posts no Descontos Top por conta dos problemas de qualidade nos textos que recebi de parceiros.

Não tenho como investir horas revisando um guest post que foi enviado por alguém com o único intuito de criar um backlink, sem pensar se o texto tem algum valor para os leitores ou se compromete a reputação do site.

Ainda com esse mindset, invista tempo na pesquisa de keywords que tenham maior volume de pesquisas, baixa concorrência e alto potencial de conversão.

Também sugiro que tentem entender o que o pessoal tem praticado no universo black hat.

Mas veja, não estou recomendando que pratiquem black hat e coloquem seus sites em risco.

A minha recomendação tem o objetivo de ajudar os iniciantes a pensarem de uma maneira mais ampla e consumirem informações menos “castradoras” que as disseminadas pelos puritanos e vendedores de serviços e cursos de SEO.

Sobre os meus projetos, como falei anteriormente, tenho somente o Descontos Top e pretendo seguir assim por alguns anos.

2 comentários em “Elvio Amaral – Site de cupons e o bruxo dos links”

  1. Realmente é um nicho bem complicado. Comecei faz pouco tempo, e é difícil alcançar as posições e a qualidade dos grandes sites.

    Como o Elvio Amaral disse, o trabalho é muito manual e demanda tempo para deixar o site atualizado, além de ter que garantir a inexistência de links quebrados e cupons que não funcionam.

    O jeito é ter paciência e agregar cada vez mais conhecimento.

    Com certeza o blogmarketingonline.com.br está ajudando muito.

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