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Felipe Oliveira – Especialista em Marketing Digital para Negócios Locais

SEO LOcal

Quem disse que apenas grandes empresas, ou que somente empresas com dinheiro é que conseguem vender ou ter resultados através da internet?

Felipe Oliveira – Ideias para negócios locais

É isso que o nosso entrevistado de hoje vai contar. Felipe Oliveira é especialista em marketing digital para negócios locais e já atua como consultor há mais de 8 anos.

Marketing negócios locais

Conheci seu trabalho através de um amigo em comum que atua com SEO, foi um pouco difícil conseguir essa entrevista, mas acho que vale a pena ler até o final se você também prestar consultoria para empresas na sua cidade ou região.

1 – Conte um pouco mais sobre o seu trabalho e como chegou no marketing digital?

Hoje eu atuo como consultor de marketing digital para negócios locais, ou seja, ajudo empresas que precisam melhorar as vendas na sua região a fazerem isso utilizando o potencial da internet como parte de sua estratégia.

Eu tenho a minha empresa de consultoria que é a FULLED.com.br (link: https://fulled.com.br ), e sou colaborador e colunista no site site do nosso amigo André Lelis Braga Publiup SEO (Link:https://www.publiup.com.br/).

Minha história no marketing digital começou em 2010 quando fui trabalhar como desenvolvedor em uma agência de marketing, na época existiam poucas agências digitais na minha cidade, mas achei interessante a proposta deles e fui trabalhar criando site para empresas.

Logo vi que o grande diferencial daquela agência não era o que eu fazia (criação de sites), mas o poder que a agência tinha de gerar negócios para outras empresas através Google.

Na época aquilo não fazia muito sentido para mim, como uma empresa paga outra para aparecer no Google? Google Ads estava começando a ser uma grande oportunidade para pequenas empresas aumentarem suas vendas.

Aprendi ainda dentro da agência como trabalhar com anúncios no Google e de lá pra cá foram muitas experiências boas, estudei bastante, aprendi sobre marketing na sua essência e hoje aplico tudo que venho aprendendo nestes últimos 09 anos para ajudar empresas a vender todos os dias através da internet.

SEO Local
Marketing Digital para Negócios Locais

2 – Marketing para Negócios Locais realmente funciona? Fale sobre algumas estratégias que você utiliza com seus clientes.

Marketing digital para negócios locais funciona sim! Funciona bem para qualquer tipo de negócio, mas principalmente para para negócios locais.

Claro que temos que ter noção que a escalabilidade de um negócio local e físico é bem menor do que um negócio digital.

Onde os negócios digitais, quem vende infoproduto por exemplo consegue impactar o Brasil todo, ou até outros países, quem trabalhar com um negócio local tem que ter em mente que vai impactar um número infinitamente menor de pessoas, mas com uma efetividade e possivelmente um ROI maior.

Algumas das estratégias que trabalhamos para empresas físicas locais, são anúncios no Google, SEO Local e anúncios nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Dependendo do negócio uma mídia pode dar mais certo do que a outra, por exemplo: se você trabalha prestando serviços com toda certeza estratégias que envolvam o Google vão dar mais certo, porque geralmente o seu serviço resolve o problema de uma pessoa.

Agora se você vende um produto como comida (restaurante) ou roupas, o que geralmente melhor impacta o seu público são as redes sociais.

Dentro disso utilizamos táticas tanto para ser encontrado pelo seu público no momento em que ele está procurando o seu serviço, ou impactamos ele em momentos adequados nas redes sociais.

3 – Como entrar no mercado de consultoria para negócios locais?

Não existe segredo para trabalhar nessa área, mas você tem que se atentar algumas peculiaridades de cada setor que você queira trabalhar, mas no fim o que conta mesmo é quanto de resultado você consegue gerar para seu cliente.

Existem peculiaridade por exemplo para trabalhar com Dentistas, Médicos e Advogados, pois tem a questão dos códigos de ética de cada profissão, mas tirando isso é bem tranquilo de se trabalhar com esse público.

Já ramos de alimentação como:  Restaurantes, lanchonetes, bares, etc. O lance é trabalhar por regionalização, saber sobre o comportamento das pessoas da região, saber o que as pessoas pesquisam naquele lugar e que horas elas pesquisam, para aí sim montar estratégias de impacto e vendas para esse público.

O que eu indico para quem quer trabalhar prestando serviços para negócios locais é: estude os seus clientes, para tentar entender para quem essa empresa vai vender, quais são sua particularidades e como vai desenvolver suas ofertas de vendas para cada situação.

Uma dica que sempre que me perguntam, como conseguir clientes na minha cidade para ajudar elas a vender todos os dias. Primeira coisa ter autoridade, autoridade vende! Mostre seus cases, mostre seus clientes, basicamente empresas locais contratam você por conta dos seus concorrentes.

Exemplo disso que fiz no começo: prestei serviços para empresas de forma gratuita, construí a minha presença online e a presença online dos meus clientes.

Depois fui atrás de empresas parecidas com as quais eu atendi e ofereci meu serviço.

Hoje eu apresento minhas credenciais, onde falo dos meus case e dos meu clientes mais famosos, porém sempre focando no gatilho da concorrência.

Se você ainda não tem clientes e quer começar do zero, então minha dica é: faça de graça e construa cases, cobre mais barato do que as pessoas que já existem no seu mercado, faça para uma amigo, faça para um parente e o mais importante, faça para você! Quando comecei eu utilizei essa tática, trabalhei para seu meu primeiro case, quando as empresas procuram por consultor, desenvolver site eu sempre aparecia no Google.

Lembrando seja seu primeiro case: trabalhe seu SEO, anúncios e redes sociais.

4 –  Como medir os resultados dos seus clientes?

Medir os resultados é o mais importante em qualquer projeto e isso não é diferente para quem trabalha com negócios locais, saber quantas vendas você gerou, saber quantos contatos chegaram na empresa através da sua estratégia é o mais importante.

Isso é o que mais me perguntam como conseguir medir esses resultados! Quando eu fecho com o cliente eu costumo trabalhar com contrato, onde dentro desse contrato existem cláusulas onde o cliente tem que me passar o dados deles, número de contatos, número de vendas entre outras coisas.

Além disso existem possibilidade de na hora que você montar uma estratégia de vendas para negócios locais, é utilizar formulários no Google, phonetrackers entre outras formas de acompanhar os resultados.

a minha dica é sempre encontre formas de provar para seu cliente que o seu trabalho dar certo que você está gerando resultados para ele.

5 – Para terminar, que mensagem você deixaria para os profissionais que estão começando e informe os seus projetos online.

  • Foque em um mercado (Clínicas, advogados, dentistas, restaurantes).
  • Estude seu público.
  • Estude o público do seu cliente.
  • Seja seu primeiro Case
  • Crie autoridade
  • Estude, estude muito sobre vendas, inclusive vendas um a um e offline.

Meus projetos:

Minha consultoria: https://www.fulled.com.br

Meu blog pessoal: https://www.felipeoliveira.net

Minhas colaborações: https://www.publiup.com.br

1 comentário em “Felipe Oliveira – Especialista em Marketing Digital para Negócios Locais”

  1. Profissional extremamente qualificado. Em 2014 tive o prazer de conhecê-lo, e desde então, conversamos sobre marketing e aprendemos um com o outro.

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