Quais são os fundamentos da estratégia de marketing de conteúdo

Neste artigo vou citar alguns fundamentos básicos de um conteúdo. Mas antes quero fazer um pequeno esclarecimento. Conheça o que eu faço e a minha estratégia de marketing de conteúdo.

Afinal, de nada adianta a sua visão sobre as coisas serem interessantes, se a maneira de reportá-las não for eficaz e direta.

O que é um conteúdo otimizado para SEO?

Vejo muitos blogs com conteúdos horríveis ou apenas algumas partes e sem resolver o problema do usuário. Em outros, as ideias apresentadas são enroladas demais, e o que deveria ser dito de forma clara, fica perdido numa infinidade de palavras.

Ainda existem alguns que não possuem os problemas citadas acima, mas que não se preocupam em melhorar e serem considerados uma fonte de informação pelo público internauta e você precisa de uma estratégia de marketing de conteúdo.

QUAIS SÃO OS FUNDAMENTOS BÁSICOS DE UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DE CONTEÚDO

São várias falhas que podem ser combatidas com pequenas mudanças de hábito na escrita e a análise de algumas coisas antes não percebidas pelo blogueiro.

Então, vamos lá:

  • Antes mesmo de começar a escrever, no caso de estar sem ideias ou de não conseguir terminar o artigo iniciado, você pode tomar pequenas atitudes que irão te tirar do bloqueio criativo. Saia de casa e faça passeios por lugares que ainda não foi ou que faz tempo que visita, converse com pessoas que compartilhem do seu interesse, assista a filmes, leia livros que não sejam os acadêmicos, mantenha uma vida social ativa, etc. Tudo isso pode espairecer a mente e, às vezes, tirar o foco do que precisa ser feito, é a melhor saída.
  • Quando as ideias vierem à tona, sente-se, concentre-se e mão na massa. Mas para início de conversa, faça um pequeno esquema de como o artigo decorrerá. Ele precisa ter um início, meio e fim bem definidos. Alguns escritores gostam de inserir imagens no meio dos parágrafos e, para que elas não fiquem deslocadas, é interessante pensar bem na disposição delas antes de publicar o texto.
  • Coloque um título que chame a atenção de seu leitor. O alcance de um artigo com um título diferente do usual é muito maior do que aqueles com os títulos manjados. A verdade é que estamos em um cenário onde existem textos sobre todos os assuntos imagináveis, portanto é necessário prender a atenção do leitor da forma mais rápida possível, antes que ele migre para outras páginas.
  • Foque na importância de ser direto, claro e eficaz. Dar mil voltas para dizer o que realmente interessa é um dos erros mais cometidos entre os blogueiros de plantão. A famosa encheção de linguiça apenas para dar volume ao texto pode fazer com que o internauta nem leia até o final e nunca mais acessem o blog. No primeiro parágrafo já é necessário deixar bem claro sobre o que se trata o seu artigo e, caso haja necessidade de abordar coisas relacionadas, como curiosidades, por exemplo, use subtítulos. Parágrafos e frases longas costumam tirar a atenção do leitor e confundi-lo.
  • Quanto às imagens utilizadas para ilustrar o conteúdo, tente usar os seus dotes como fotógrafo. Caso você não se sinta seguro ou não gosta do trabalho fotográfico obtido, peça para algum amigo ou familiar tirar fotos para você. Isso é importante para trazer mais autenticidade ao seu blog como um todo, mostrando que as imagens não foram, simplesmente, encontradas no Google, copiadas e colocadas ali, de forma aleatória.
  • As palavras relevantes em seu texto podem ser colocadas em negrito. Como o leitor, muitas vezes, está à procura de coisas específicas, ele rolará a barra para baixo, para ver se o artigo supre as suas necessidades. Nesse momento, as palavras em negrito, que devem ser persuasivas e infalíveis, lhe chamarão a atenção e ele dará mais importância ao conteúdo.
  • Colocar links internos e externos também ajudam na divulgação e alcance do seu blog. Caso ainda não haja links internos disponíveis, que encaixem com o assunto do texto que está escrevendo, uma boa ideia é trazer links de outros blogs, que também sejam de ótima qualidade, para complementar o seu conteúdo.
  • Traga situações ou questionamentos não apresentados ainda pela maioria dos artigos do mesmo assunto. Quanto mais inovação o seu texto tiver, melhor será. E não precisa se esforçar muito para conseguir inovar. Basta pensar fora da caixa quando for criar uma estratégia de marketing de conteúdo!

DIFICULDADE EM CRIAR ARTIGOS PARA SEU BLOG?

Qual o primeiro passo para um bom planejamento de conteúdo? Não existe somente uma etapa do planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo são várias e precisa entender como funciona.

Conteúdo para marketing digital é totalmente diferente de um conteúdo para livros.

A internet é usada por muitos para expressar os sentimentos e pensamentos. É nas redes sociais, por exemplo, que momentos da vida são postados, assim como textos sobre alguma situação inusitada, opiniões sobre o cenário político, check-in na cidade em que está visitando, etc.

Tudo isso é considerado uma forma divertida de socializar com os amigos e conhecidos, mantendo contato com aqueles que moram longe e partilhando suas ideias com várias pessoas, ao mesmo tempo.

Mas para aqueles que realmente gostam de escrever bastante, independente do assunto, o ideal é a criação de um blog. O blog, nada mais é, do que uma página com a cara do seu dono. É nele que você, ao chegar de uma viagem interessante, por exemplo, poderá contar tudo o que desejar em forma de texto.

A parte escrita pode ser acompanhada de fotos e os visitantes podem deixar seus comentários para que o escritor leia.

Até aí, parece tudo muito fácil. O que algumas pessoas não sabem é que para manter um blog abastecido de conteúdo bom, não plagiado e ainda conseguir ter uma boa aceitação do público internauta, é preciso muito comprometimento e qualidade de texto.

Seguem algumas dicas para quem ainda não é um blogueiro, mas também para aqueles que já seguem a carreira, porém encontram dificuldades com o bloqueio criativo e falta de ideias inovadoras:

Estou sem criatividade 

Um dos grandes obstáculos aparece quando não se sabe mais sobre o que escrever no referido blog. Para pensar sobre uma solução, é preciso entender se a página possui um assunto específico, como viagens, moda, maquiagem, futebol, etc.

Caso ele seja direcionado a somente uma coisa e tenha um público-alvo definido, é preciso procurar as possibilidades dentro disso. Aposte nas curiosidades de cada tema, saia de casa, pesquise, converse com pessoas do meio, busque sempre novas informações que possam engrandecer o tema existente.

Apresentar um diferencial é sempre à chave do negócio. Siga nas redes sociais pessoas influentes, que possam largar dados importantes sobre o assunto que você está falando.

Caso o blog seja diversificado, se torna muito mais fácil surgirem às pautas. Às vezes, apenas o fato de o escritor sair de casa para ir ao mercado, pode dá-lo uma ideia ótima de artigo.

Acontecimentos dos mais diversos e, por mais estranhos que sejam, rendem histórias intrigantes, engraçadas, que prendem a atenção do leitor. E é justamente essa a intenção do blogueiro: prender a atenção e fidelizar o seu leitor.

Sem pânico

O bloqueio criativo é capaz de tirar do sério o dono de um blog. Se ele estiver em um período onde as ideias, simplesmente, desapareceram da cabeça, o desespero se instala e tudo pode ir por água abaixo. Ansiedade e pressa são totalmente dispensáveis nesse momento.

O blogueiro deve ter atitudes objetivas para que a criatividade apareça novamente, como por exemplo, mudar o ambiente de trabalho. E se, ao invés de passar à tarde na mesa de casa escrevendo, trocássemos o cenário por uma praça bem arborizada, com cachorros e crianças passeando?

Ou então à beira do mar, para quem mora na praia, a sacada de um apartamento com uma avenida bem movimentada à frente… Enfim, qualquer lugar diferente do usual, poderá ser uma boa chance de ter ideias.

Busque sua criatividade

Estimular a imaginação e a criatividade também são formas de dar aquele empurrãozinho em uma mente que não quer trabalhar.

Leia livros, de preferência, não acadêmicos, assista filmes, séries, faça atividade física, desenhe, toque algum instrumento, mantenha sua vida social ativa, vá a festas, veja regularmente seus amigos. Toda e qualquer movimentação poderá fazer com que o cérebro engrene novamente.

Surpreenda-se

Ideias geniais costumam aparecer quando menos esperamos, portanto, ter sempre na mochila um caderno de anotações e uma caneta não é uma má ideia.

Se estiver em algum lugar com muitas pessoas, como dentro de um ônibus ou metrô, escreva apenas palavras-chave que te lembram sobre do que a ideia se tratava, basicamente.

Entretenimento para criar

Parece besteira, mas assistir filmes e palestras motivacionais pode acionar o que está faltando na cabeça do escritor. As vantagens do marketing de conteúdo são várias.

Procure ir atrás de pessoas que venceram na vida, que falam sobre os assuntos que você gosta e tire forças deles para conseguir ter bons pensamentos. Afinal, se somos todos iguais, por que eles conseguiram e você não poderá conseguir, não é mesmo?

O QUE É COPYWRITING?

Para quem ainda não conhece este nome ou apenas ouviu falar, a técnica de Copywriting é a arte de escrever textos com finalidade de fazer marketing e vendas online.

Para produzir estes textos você utiliza uma “Copy”, que nada mais é do que um material escrito que irá persuadir um cliente a comprar o seu produto. Ou mesmo influenciar suas crenças. Um texto com finalidade promocional pode ser considerado Copywriting. Mas não confunda Copywriting com Copyright que se refere a algum material que está protegido por direitos autorais.

Geralmente as empresas utilizam planejamentos comuns, mas essa técnica é diferente e pode motivar e inspirar o público, criando um relacionamento entre cliente e empresa. Essa relação irá gerar lucros para o negócio e firmar uma conexão entre os dois.

Objetivo do Copywriting

O intuito é fazer com que o cliente leia o texto, se identifique com ele, com as histórias, com as experiências descritas e tome uma ação imediata de maneira sútil e não agressiva como em muitas publicidades que vemos na internet.

Diferente de outras formas de escrita, a Copywriting exige uma boa redação. A escrita para internet não é qualquer escrita. Os textos com está técnica, leva em consideração os leitores, bem como ferramentas de busca para que o texto possa ser produzido de forma a ser identificado pelos buscadores interessados.

A grande demanda de comunicação através das mídias e o público que cada dia mais tem estado sempre mais exigente e antenado nesses novos e cada dia mais modernizados acessos, irá auxiliar, facilitando a procura do seu produto através de sites de busca. Para a Copywriting possui repetição de palavras, fazendo com que a busca seja mais rápida e eficaz.

Os textos produzidos com essa técnica precisarão convencer as pessoas a tomar uma ação ou continuar a leitura, ele irá produzir 3 ações. São essas: chamar a atenção, comunicar e persuadir.

O texto, ou headline, precisará chamar a atenção, ser atrativo e provocador. Uma boa frase de impacto chama a atenção e faz o leitor querer continuar a ler o que vem pela frente.

Uma comunicação clara irá ajudar no entendimento. Um pouco de mistério para incitar a curiosidade pode ser utilizado, mas o texto não pode ser muito abstrato ou passar uma mensagem sem clareza.

Um texto claro, evita que as pessoas imaginem as coisas por si próprias, então comunicar de maneira que todos entendam é o melhor. Escreva o que você tem em mente!

A técnica de persuasão irá fazer a pessoa continuar lendo, se cadastrar no seu site, comprar seu produto, compartilhar o conteúdo com outras pessoas e o que mais você desejar. Ele define a personalidade que vai além de uma simples apresentação. Através dos estudos certos, a Copywriting irá criar laços com os clientes e irá garantir à sua marca uma identidade que nenhuma outra tem.

Ter uma identidade de marca para atrair os clientes sempre chamará ainda mais atenção do leitor e dará um ar de qualidade, originalidade e a atenção devida ao que cada um acha que merece ter.

Copywriting – Como Funciona e quais as Vantagens… Vou tentar explicar o melhor possível para te ajudar entender.

A técnica de Copywriting foi criada para motivar e inspirar o público, criando um relacionamento entre cliente e empresa, consequentemente gerando vendas e lucros para o negócio. Geralmente as empresas utilizam de planejamentos comuns, como por exemplo, contratar um vendedor para alcançar o público segmentado. No caso do Copywriting as “palavras cópias” são capazes de transformar sua arte de juntar palavras, em ponto de venda.

Copywriting é uma técnica que utiliza design, marketing de conteúdo, SEO e outros e é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de marketing online. Nenhuma campanha está totalmente completa sem esta técnica, uma vez que para vender um produto você precisa produzir alguns copywritings, que nada mais são no sentido geral, do que redações.

Para vender o produto ou serviço, você precisa primeiramente de um blog ou site para mostrá-los ao consumidor. É lá que eles estarão expostos aos interessados, e onde você irá escrever todas as informações a respeito do que é oferecido.

Diferente de outras formas de escrita, a técnica exige uma boa redação. É necessário escrever para a internet, levando em consideração os leitores, bem como ferramentas de busca para que o texto possa ser produzido de forma a ser identificado pelos buscadores interessados.

Na Copywriting o intuito é inspirar, influenciar e motivar as pessoas á ação. Para isso, a repetição é muito influente. Repetir palavras reforça a mensagem a ser passada. Além disso, a ideia ou argumento irá otimizar seu texto.

Vantagens

Existem muitas vantagens que irão beneficiar seu negócio ou empresa como o reconhecimento da marca. Tão importante quando a imagem visual que representa uma marca é o caráter que a identifica.

O copywriting permite definir uma personalidade que vai além de uma simples apresentação. Através de caminhos bem estudados, você consegue criar laços inabaláveis com os clientes e garantir à marca uma identidade única. Isso será sempre sinônimo de qualidade, originalidade e atenção.

Os textos otimizados irão alcançar os primeiros resultados de uma pesquisa na internet colocando a empresa nas primeiras posições dos rankings em sites de pesquisa. Essa ação facilita o encontro de seu site, afinal, os leitores não costumam ir muito adiante às páginas de pesquisa que o site de busca encontra.

Com o público muito bem informado e exigente, e o mundo tendo inúmeros recursos digitais para facilitar os acessos, a qualidade do que é divulgado é chave para conquistar a escolha dos clientes. Por isso, é preciso ficar atento para não fazer o processo contrário e acabar afastando esses leitores.

A presença na internet é indispensável nos dias atuais. Por isso, toda empresa que quer estar bem na web, precisa aderir à técnica do Cpywriting. Destaque-se chamando a atenção do público. A partir da técnica você irá criar a conexão ideal transmitindo a mensagem de acordo com as intenções da marca ou empresa, criando a ligação entre o cliente.

Por fim, para ter bons frutos, “copiar-escrevendo” é dar significado e atualização para um projeto e estabelecer as bases para qualquer planejamento em marketing digital.

Por que Copywriting é tão importante no Mercado?

Cada dia novas palavras surgem para quem queira iniciar ou ampliar seu negócio online, ou também, para quem queira ganhar um extra, para ajudar nas contas. Bom vamos lá, vamos à importância de mais uma dessas novas palavras que aparecem na rede e são fundamentais que você compreenda.

Vamos explicar um pouco sobre o que é o copywriting e porque é algo tão importante no cenário atual da internet.

O copywriting trata-se de uma redação publicitária que vem gerando muito lucro ao profissional que a conhece e utiliza como ferramenta, conseguindo muitos resultados com sua publicidade se comparado aos profissionais que desconhecem essa técnica.

Os conteúdos do copywriting são diretos e objetivos, diferentes do que habitualmente é visto em blogs ou sites.  Tornando um diferencial que faz muita falta em alguns segmentos, seja para pequenas ou grandes marcas ou para lançamentos de produções internas com novos projetos de implementação na rotina de uma empresa.

Como já dissemos, o copywriting atende muitos mercados, seja para o marketing digital como para outros meios de monetização, pois funciona muito bem e serve para fins de eliminação de algumas objeções das mais variadas origens.

Podemos pensar em exemplos como: justificativa para o preço de um produto, estimulação de cliques em banners de afiliados, ou só para causar muita curiosidade sobre algum tema ou conteúdo da sua página e mais algumas funções.

Copywriting está aí

Copywriting está aí e vale aproveitar e muito, ainda é raro encontrar pessoas que se interessem em trazer sua atuação para este mercado, vale insistir e conhecer mais para essa novidade que a função representa.

Para o futuro, ao que tudo indica é cada vez mais profissionais em copywriting, os chamados copywriters, ganhem espaço no mercado de criação de conteúdo, aumentando a quantidade de seus concorrentes, e melhorando os resultados de quem deseja fazer uso desses serviços, atenção então para começar logo e se tornar um dos experts nesse conteúdo para assim, dominar o mercado.

Você pode pesquisar e acabar notando que um texto feito com as técnicas usadas em copywriting atraí muito mais interesse do público que você quer atingir do que dez textos simples e normalmente utilizados que tratam do mesmo assunto.

Se você quer realmente investir na qualidade de informação da sua página ou do trabalho como freelance, você vai precisar correr para conhecer mais sobre o copywriting e começar a usá-lo. Assim, você começará a investir de verdade na qualidade de informação de uma página.

Talvez devesse usar copywriting com muito mais frequência do que a simples atualização automática do seu conteúdo. Isso só não acontecerá, se a quantidade for mais importante do que a qualidade das atualizações para você.

A copywriting ainda é uma novidade para muitas pessoas, mas pode se tornar uma excelente saída para você, pois realmente é eficaz e talvez muito mais em conta do que diversos outros tipos de estratégia que esteja pensando em adotar.

Quais são os fundamentos da estratégia de marketing de conteúdo
5 (100%) 48 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

8 Comentários

  1. Adriano
  2. Nayara de Melo
  3. Augusto Sam
  4. Alienderson Santos
  5. Edivaldo Saraiva
  6. Abreu Costa
  7. Josiane

Deixe uma resposta