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Fernando Coutinho – Dicas Sobre SEO Com Fotografias

fotógrafo

Você tem um blog/site de fotografias, mas não sabe como posicionar nos buscadores? Conheça as dicas de um profissional fotógrafo.

Queridos leitores hoje estou trazendo uma pessoa da área de fotografias com dicas fantásticas. A ideia é sempre agregar conhecimento com profissionais diferentes com áreas de trabalhos diferentes.

Conteúdo

Fernando Coutinho – Profissional Fotógrafo

Então pegue o seu banquinho e caderno para anotar todas as dicas.

Por favor, fale sobre o seu trabalho e como chegou ao mundo digital.

Sou Fotógrafo desde os 15 anos e sempre fui muito autodidata, corro atrás de informação, mesmo que a mesma esteja fora do meu alcance.

Conheci o Mundo Digital muito cedo, em 1999 já tinha e-mail o que era algo muito raro na época – em 2001 já tinha um site montado e com um chat acoplado – algo revolucionário pra época.

Algo que de nada valia, já que meus clientes nem sabiam que existia a internet.

Recebia muito chamado da galera de informática.

Fora isto era uma real perda de tempo kkkkk.

Com o passar dos anos fui evoluindo meu site e sem saber, acabava tendo um bom posicionamento em alguns buscadores como AOL, YAHOO ENTRE OUTROS MENOS CONHECIDOS.

Mas clientes eram poucos os que chegavam, mas sempre sem ter nada de concreto em conversão pela internet.

No início de 2006 recebi contato de um cliente brasileiro que morava na Itália e ao perguntar quem havia indicado meu trabalho, ele disse ter encontrado no Google. Eu nem conhecia o Google em 2006!

Casaria no Brasil e queria contratar, mas no Brasil eram raros os fotógrafos com site esta época. Foi meu primeiro contrato vindo da Internet Oficialmente com conversão.

Ao fechar contrato, senti o poder da internet e do posicionamento.

A partir daí comecei a buscar informações de como poderia aparecer ainda mais.

Com a chegada do Youtube, intensifiquei a busca, mas quanto mais resposta tinha, mais perguntas surgiam, enfim… Comecei a correr atrás deste conhecimento e tive certo sucesso em uma época de raras informações.

E aí comecei aplicar o pouco que aprendi e acredite aprendi a posicionar meu site e comecei a colher fortes resultados.

Diante de ser destaque na minha região, amigos fotógrafos começaram a pedir dicas e passava sempre de boa. E eles conseguiam ter resultados positivos também.

Em 2012 comecei a fazer consultoria para alguns fotógrafos que insistiam que ensinasse o que sabia, comecei a fazer alguns e destes vieram outros, enfim, não tinha na verdade tempo, pois o negócio da fotografia consumia muito tempo e era muito rentável.

O tempo passou e em 2017 senti que era a hora de investir mais na Mentoria SEO.

Comecei a ampliar as consultorias que eu mesmo reprimia por causa da profissão oficial.

Começou a aumentar os profissionais, comecei a ficar muito conhecido no segmento da fotografia e tornei especialista no segmento atendendo fotógrafos de todo o país e exterior via chamada de vídeo.

Meu trabalho consiste em ensinar pessoas e profissionais de fotografia e atualmente de outros segmentos também.

Eu não faço os trabalhos nos sites de clientes.

Eu oriento este cliente (profissional ou corporativo) a fazer o trabalho estratégico de SEO com uma Mentoria Personalizada.

E tem, sido assim desde 2012. E tem funcionado muito bem!

Você acha ou sabe se o futuro da internet será 100% em vídeo ou se manterá o formato texto/artigo?

Penso que na vida e na internet não seria diferente, sempre a nova geração, com certeza terá mais opção pelo vídeo, mas acredito que o formato dos sites ainda andará como conhecemos, por alguns bons anos.

Em 04 a 05 anos, sim, tudo será via comando de voz e o vídeo (ou algo ainda mais futurista – ainda não existente) será o que vai formar e dominar as Serps e o mundo digital.

Usa o Youtube para posicionar alguma coisa?

Adquiri muito conhecimento em Youtube, devido a meu trabalho de vídeo no Estúdio, e com isto aprendi muito como Rankear Vídeos, e tenho fortes resultados nas pesquisas.

O Youtube como maior buscador do mundo depois do Google e tenho fechado muitos trabalhos de clientes que chegam pelo Youtube. Conhecem meu canal, pesquisando sobre foto e vídeo.

Para quem trabalha com fotografia ou vídeo, o youtube e fundamental.

Tenho inclusive uma consultoria dedicada a fotógrafos e produtoras de Vídeo e também empresas que querem destacar seu Canal.

Alguns gurus do marketing mostra que viver da internet é fácil. Com a sua experiência quanto tempo você precisa para poder viver da internet?

Penso que tudo na vida e uma questão de dedicação, muito trabalho, buscar e aprender sempre o desconhecido, e claro um pouquinho de sorte sempre ajuda.

05% e Sorte e coincidências – 95% trabalho dedicação estudo e claro, persistir sempre e nunca desistir.

Com tudo isso, se você tem o SEO como um segundo trabalho, você pode em 2 anos ter sim fortes surpresas como sua vida vai mudar. Pessoas muito focadas podem sim se destacar em muito menos tempo. Mas creio que se você fizer apenas SEO para viver bem de internet, 1 ano seria um tempo mínimo para começar a ver diferenças financeiras em seus projetos. Claro, trabalhando com muito foco.

De todas as técnicas que você experimentou qual se surpreendeu ao testar?

Em 2016 comecei a trabalhar forte o GSA na criação de LINKS entre outros, e era incrível a rapidez e os resultados que conseguia com o GSA.

Recentemente tenho feito muitos testes, e Resultados absurdos e rápidos com o Mobile, quando aplicado em técnicas de acesso ao site, pode render crescimento forte nas pesquisas de segmento de concorrências baixa e média. Um trabalho manual, mas de alta performance.

Porém deve ser aplicado constantemente. Encerrado o trabalho, seu site pode cair novamente. Para isto devemos então trabalhar a autoridade para conseguir manter o site sempre no topo, independente de qualquer técnica de SEO utilizada para crescer seu posicionamento.

Rodolfo Sabino sempre cita que é necessário conhecer o seu inimigo para saber o que fazer ou tomar decisões. Conhecer a técnica black hat é aconselhável?

Recomendo Fortemente saber como funciona Técnicas BH!

Conheci o Black Hat um pouco tarde, considerando que se aplica BH há muito Tempo, desde os primórdios do SEO.

Quando conheci ele estava bem em alta e no Brasil, ainda pouco se falava do Termo.

Conheci o BH há cerca de 6 atrás.

Foi muito aprendizado. Muitas novidades na época com muitos softwares de automação. Esta parte acabei vivendo por um bom tempo e conquistando muita coisa nos projetos da época, mas infelizmente deixou de funcionar já algum tempo muita coisa.

Acho que tudo que aprendemos no SEO não deve ser descartado, pois podemos rever técnicas antigas e aplica de formas diferentes.

Por Exemplo, cheguei Usar GSA por muitos anos e funcionava incrivelmente bem.

Hoje não mais. Porém utilizo sempre, nos dias de hoje as ferramentas da família GSA aplicando para Tier 3 – 4 ou mais, e funciona sim muito bem.

Então, podemos sim aplicar técnicas BH, mas diferentemente de como era há 4 – 5 – 6 anos atrás. Vamos adaptando. Aqui funciona muito bem.

Black hat e White hat tem como aplicar em algum projeto juntos? Saber black hat ajuda em algo na área White hat?

Como citei acima, temos de conhecer o maior número possível de informação, mesmo porque se você se dedica na área de SEO, deve se informar e aprender o maior número possível de técnicas e ter a informação de como e porque fazer. Isto abre nossa mente para entender a fundo o que pode ser feito com SEO.

E plenamente possível trabalhar em conjunto WHITE HAT COM BLACK HAT. Apenas temos de saber até onde podemos ir. Sim, se não souber usar o Black Hat seja isolado ou em conjunto com o White Hat, podemos ter sérios problemas.

Por isso recomendo sim saber sobre Black Hat para então pensar e elaborar as melhores estratégias para nossos projetos de SEO.

SEO muda, evolui e melhora. Alguma estratégia do passado influenciou você no presente?

Disse tudo com esta pergunta. E nos temos que caminhar e dançar conforme a música.

No Passado podia se criar toneladas de Links e independente da qualidade desses links, conseguimos muito resultado.

Hoje sabemos que a criação de links e extremamente funcional e importante, porém não somente isto funciona.

Temos de juntar os LINKS, que por sinal devem merecer extrema atenção da nossa parte, pois pode ser prejudicial se não tivermos conhecimento sobre o assunto.

Outro fator que temos de saber está em conseguir este link.

Muito válido para quem ainda não pode investir pesado com uma PBN poderosa, a compra de links de alta autoridade é uma atitude inteligente.

Ajudara muito seus projetos.

Mas assim que começar a alavancar seus projetos, procure investir em uma rede de sites própria.

Tenho utilizado hoje 40% de minhas estratégias à criação de backlinks seja em sites (PBN) ou mesmo em redes 2.0. Sim as WEB 2.0 ainda funcionam bem para projetos de baixa e média concorrência, quando aplicadas de maneira correta.

SEO/Google muda muito frequentemente, o que hoje funciona amanhã já era. O que ontem valia hoje tem penalidades. De que maneira podemos manter durante anos sem ser penalizado?

Hoje vemos mudanças fortes a cada 3 ou 4 meses e mais do que o Google mudar, temos a mudança do usuário, que impacta fortemente os resultados de pesquisa também.

Sempre digo que continuo tendo bons resultados e mantidos nas pesquisas por procurar trabalhar muito com foco no usuário. Hoje temos de aprender a fazer este jogo com o usuário e assim conseguimos manter nossa autoridade com o Google. Novamente os Links fazem diferença, mas o Conteúdo focado no usuário também muda nossa realidade na pesquisa.

O Google mais inteligente está atento a tudo.

A sua Presença social também tem afetado bem os rankings. E principalmente as buscas por Mobile. Elas levantam sua presença nas pesquisas, e aumenta sua autoridade no médio longo prazo. Porém somente acessos não mantém ninguém no Topo todo o tempo.

Aí voltamos às técnicas para dar sustentação.

Modo Operandis do Usuário + Técnicas SEO + Autoridade com o Google. Vejo que a coisa anda por aí!

Quem faz White Hat também pode sofrer com as mudanças do Google?

No SEO tudo muda o tempo todo. Com o WH não seria diferente. Tudo o que funciona hoje, seu site vai de boa na pesquisa. Amanhã as regras mudam você tende a ter quedas, pois o algoritmo vê isto como fator de penalização.

Em resumo, se você trabalhar seguindo as regras, trabalha seus links de maneira suave e constante com links contextuais e de alta qualidade, sua autoridade com o Google tende a crescer, se seu site tem uma boa experiência do usuário, dificilmente você terá quedas muito fortes.

Claro, deverá corrigir no seu site o que está infringindo as novas normas e então ficará fácil retomar seu posicionamento.

Aliás, o termo WH ou BH, tiveram origem baseados nas regras do Google. Se você faz apenas o que o Google quer você e do time WH.

Se você trocar um Link com alguém do seu segmento – PRONTO já caiu pro Time do BH.

Então e muito claro. Sem querer sempre você acaba saindo da linha. Resta saber o quanto fora da linha você tem andado.

É importante escolher uma boa formação/curso na área de SEO? Ou é possível descobrir tudo sozinho e ser bom em SEO?

Penso que tudo agrega e pode mudar seu conhecimento na área.

No Brasil até temos algumas opções assim, quando o assunto e mais SEO Técnico. Quando partimos para o Lado do SEO Estratégico, ai você cai em um universo que agrega muito pouco.

Então temos de correr atrás do conhecimento, como já citei.

E a internet tem sim muito conhecimento grátis e pago.

Porém, apenas conhecimentos em língua espanhola, inglês russo, indiano e por aí vai.

Se souber como traduzir e entender essas informações, seu conhecimento explode. Comigo foi e tem sido assim, nos últimos 12 anos.

Falando de clientes, sabemos que o nosso mundo/SEO é complicado por depender dos buscadores e nem sempre conseguimos os resultados desejados. Como alguém deve lidar com isso e o que fazer nessa situação?

O que os Profissionais, ou mesmo, qualquer pessoa que quer viver exclusivamente de Clientes precisam saber, são as regras que você define ao aceitar um trabalho de SEO que podem ser o sucesso ou o fracasso desta parceria.

Você faz as regras e seu cliente aceita. Simples assim. Não tem meias verdades.

Se você definir que vai trabalhar o site e vai deixar este site bem posicionado no Nicho de seu cliente e vai também crescer a força de sua marca, para este cliente, o fato de posicionar em XYZ palavras chaves no começo, no meio ou no final da primeira página, será menos importante a ele, se o faturamento da empresa crescer 65% em 6 meses devido ao trabalho no site.

Agora se você promete 5 x XYZ Palavras Chave no topo da Primeira Página, não atinge sua promessa e seu cliente tiver crescimento de 70% ele ainda assim, vai questionar sua promessa e ainda forçar você a rankear na Palavra Chave AAA com posicionamento nacional, que além de não pertencer a este mercado de atuação da empresa quando definido o contrato, estava fora do combinado. Se não tiver resultados então, você terá mais problemas pela frente!

O que vale em minha opinião será gerar valor a Marca e claro, este valor se transformar em resultados e o mais importante deles, será vender mais e aumentar o faturamento com as estratégias que você pretende ajudar a conseguir.

Temos de ver o que será mais importante.

Eu foco em aumento de faturamento e o melhor rankeamento possível e mais perto do TOPO da página.

Só lembrando, de nada adiantar rankear no topo se a equipe de vendas e incompetente, ou o Produto da Empresa e Horrível, ou ainda ela falha em todos os outros processos, entrega por exemplo.

TEMOS DE SABER VENDER SEO.

Ser Primeira Página do Google não quer dizer que haverá conversão (vendas exponenciais).

Por isso devemos saber vender nosso trabalho. Para gerar apenas expectativas que sejam coerentes com todo o contexto deste projeto.

Ambos se complementam SEO onpage e SEO off page?

Tenho por princípio, antes de começar qualquer trabalho de SEO, estudar e corrigir todos os problemas do onpage. Acho essencial resolver esta etapa, para então começar a avançar por outros caminhos.

Resolvido e otimizado toda a parte onpage, partimos então para estratégias de otimização ofpage. E neste ponto que o seu conhecimento fará diferença. Saber trabalhar diversos segmentos do SEO vai fazer forte diferença em seu rankeamento.

Neste sentido, sim ambas se complementam. E quando trabalhamos desta forma os resultados acontecem.

Você acha que as redes sociais ajudam em termos de SEO? Como podemos tirar vantagem delas para posicionar uma página/artigo?

Sim, até já citei acima, em outra resposta.

Eu trabalho muito o Fator Social e tenho fortes resultados. Principalmente em site de negócios locais/ Regionais.

As Redes Sociais, fortalecem e auto afirmam ao Google a credibilidade deste negócio, principalmente quando nestes fatores, consideramos as citações, seja dentro ou mesmo fora das Redes Sociais.

Um forte exemplo disso está em Comentários feitos em Posts e Artigos em seu site.

Tenho feito testes aqui e conseguido saltar em posições, quando tenho numero de comentários interessantes e claro estes comentários foram algo, como acima de 40 a 50 palavras cada um.

Pergunta do usuário do site contribui e se torna uma grande oportunidade de ajudar a rankear ainda mais. E aí se você souber Black Hat, se torna um diferencial incrível! Use e abuse das redes sociais e veja seus posts / Artigos rankear como nunca nas pesquisas.

Tem lançamentos de algumas extensões para novos domínios como .online, .download ou .center. Ajuda em alguma coisa em termos de SEO? Ou somente uma TLD que não faz diferença?

Em forma geral não sinto diferença o fato da TLD ser como as citadas.

Porém, toda regra tem exceções, e elas podem ser bem interessantes quando esta extensão pode ser um complemento de 1 palavra chave, por exemplo.

Exemplo TLD: fotografodecasamento.campinas.br pode ter seu lado altamente positivo. Pode ajudar a crescer seu projeto.

São aqueles pequenos detalhes que aprendemos com os testes de SEO.

Aqui já funcionou recentemente.

Teve um rapaz que andou divulgando um tal de SEO binário. Alguma invenção fabulosa ou isso existe?

Desconheço o Assunto SEO Binário.

Mas pode ser alguma técnica criada e “BATIZADA COM ESTE NOME”.

Pesquisar sempre, este e o caminho. Assim vamos aprender o que podemos desconhecer, mas já ser plenamente utilizado no mundo só SEO.

É importante ter uma boa pirâmide de links ou temos que nos concentrar apenas os que dão muita força para o nosso site?

Hoje a quantidade não significa nenhum sucesso de rankeamento. A Qualidade desses links será o que vai validar a força de seu projeto.

Se a Pirâmide construída for Contextual e linkada a partir de domínios de autoridade e que estes domínios tenham sim tráfego, pode sim agregar e muito, a seu site.

A força vinda destes links vai de encontro mais uma vez, ao que comentei da experiência do usuário com estes sites que estão linkando seu projeto. Minha Opinião!

Como você planeja os sites/projetos dos clientes na área de fotografias?

Eu não faço criação do site em si. Meu trabalho está em mentorear o profissional orientando em tudo o que deverá fazer para ter sucesso de posicionamento e aumento de faturamento com o Google.

Em geral, mais de 90% dos fotógrafos que me procuram para este trabalho, tem seu site em plataformas prontas, que são feitas por empresas com foco neste nicho de mercado. No segmento da fotografia temos muito isso.

Não usam o WordPress ou outra plataforma do tipo.

Então, conhecer estas plataformas, ajuda muito o trabalho. Apesar de parecida cada uma tem funções e recursos bem diferentes. E estes “possíveis recurso” como exemplo, redimensionar a fotografia automaticamente deixando a foto como ideal com 700 a 900 KB de peso, quando o ideal seria ter fotos com 70 a 100 KB ou menos.

O segmento da fotografia tem ainda um inimigo cruel! A quantidade de imagens utilizadas nestes sites, e com isto a velocidade de carregamento sempre se tornam um Problema. E ainda temos de saber e conseguir administrar para entender que o fotógrafo quer as suas milhares de imagens reduzidas nos formatos ideais, porém a fotografia deve estar com a qualidade 4K que ele deseja em seu site. Ai a conta sempre não fecha!

Esta e a parte mais complicada!

E como estas plataformas prontas, são muito específicas, não aceitam plug-ins que otimizam fotografias, como as do WordPress, por exemplo, temos de saber orientar muito bem este profissional de fotografia.

Como conseguir resultados de máxima qualidade com o menor formato destas centenas/ milhares de fotografias quanto possível para de seu site.

O bom que este problema está em todos os sites de fotógrafos e não apenas no site do meu cliente. A média de carregamento de um site de fotógrafo gira de 7 a 12 segundos. Uma lentidão só!

Existe alguma coisa na área de fotografia que você não consegue aplicar em outros projetos em termos de SEO?

Dentre os projetos que já atuei um fator e bem certo em sites de fotografia, claro, se seu trabalho for de alto nível na fotografia, um dos fatores que não conseguimos aplicar em outros sites com facilidade, e o tempo de permanência do usuário no site.

Geralmente o usuário que busca um site de Fotógrafo de Casamento, por exemplo, acaba por ficar em média de 5 a 15 minutos neste site. Isto se deve ao fato que noivas em geral ao escolher um profissional de fotografia, fica um bom tempo em cada um dos sites analisando a qualidade e o estilo de fotografar deste profissional. E quando falo fotografia incluo o trabalho de profissionais do vídeo, que em meu caso, tenho os 2 trabalhos em minha empresa de foto e vídeo.

E para termos este tempo em outros segmentos, pode ser uma missão muito difícil de conseguir. Haja conteúdo!

Penso que apesar do SEO ter uma base de trabalho padrão, ele tem pequenas variações de um segmento para outro.

Se trabalhar em um site de beleza, da mesma maneira que faço em um site de fotografia, terei sucesso na otimização e no rankeamento, porém o tempo para conseguir será bem mais longo que pode desenvolver as estratégias que funcionam no segmento de beleza.

Para terminar, que mensagem você gostaria de deixar para quem está começando e informe os seus projetos online. Por favor, deixe alguns conselhos sobre o mercado.

Para iniciantes no SEO, uma coisa que devemos aprender o mais cedo possível: Não desistir nunca. Assim como em qualquer trabalho, o SEO demora a acontecer e tem um período de amadurecimento, principalmente em seu primeiro projeto.

A partir do momento que você vai adquirindo experiências, aumentando seus clientes ou caso você trabalhe com sites como afiliado, a conta e a mesma.

O mais difícil e conseguir alavancar o primeiro projeto, os demais acabam sendo pouco mais fácil.

Procure definir qual será seu foco no SEO.

Quando atuamos em um nicho específico, nos tornamos especialista neste segmento. E isto dá mais autoridade a seu trabalho para este nicho.

Se você trabalha SEO para o segmento Rural, você se tornara autoridade para todos deste segmento com o passar do tempo.

Leitura indicada: Lucas Dolibaina – Dicas Auditoria SEO

Se você trabalha para todos os nichos você será sempre mais um a brigar pelo cliente e com valores sempre baixos, o que vai demorar ainda mais seu sucesso financeiro.

Se torne especialista e venda seu conhecimento e não somente seu tempo, suas horas.

E isto vale para qualquer profissão.

Atualmente tenho projetos próprios na área da Fotografia, Beleza, Alguns sites como afiliado, Blogs de Noivas onde comercializo os espaços e tenho atuado com mentoria e supervisão de sites de clientes, na área da fotografia, agências de marketing, clientes que são afiliados, e de empresas de pequeno e médio porte, em outros segmentos também.

Faço também Workshops para Empresários e Fotógrafos por todo o Brasil.

Palestrei no Maior Congresso de Fotografia da América Latina em São Paulo em 2019 para mais de 200 fotógrafos. Tema da Palestra:

Site Vencedor – Como Posicionar seu Site na Primeira Página do Google.

Agradeço a Oportunidade e seguimos rumo ao Topo – Sempre

Fernando Coutinho

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