Se você é um Afiliado ou Produtor Digital, com certeza já ouviu falar nos termos: página de captura, Landing page ou Squeeze Page. E se não ouviu, não está fazendo seu trabalho da maneira mais correta.
Antes de começar nossa explicação vamos deixar uma coisa bem clara: nosso objetivo aqui é mostrar como você pode fazer para capturar e-mails, ou seja, leads, de uma maneira mais eficiente, pagando bem menos por isso. Com isso você precisa saber diferençar os termos.
Landing Page nada mais é uma que qualquer página sua criada na internet, seja informativa, seja geral, não importa. Se você criou uma página, ela pode ser chamada de landing page, traduzindo para o português (segundo o Google Analytcs) seria o mesmo que Página de Destino.
Squeeze Page é uma página feita para um objetivo final, onde você espera uma ação do usuário, seja uma compra, seja uma captura, uma visualização de vídeo ou qualquer outra coisa que gere um impacto na pessoa e ela precise reagir contra o impacto.
E finalmente uma página de captura é aquela onde você visa a conversão de um visitante em um lead. Em termos gerais, você quer que uma pessoa chegue na sua página e só saia de lá quando ela te dê um e-mail.
A grande questão de formular uma boa Squeeze page é diminuir o seu custo. Com a grande maioria dos Empreendedores Digitais, a geração de tráfego para uma squeeze page é paga, por grande motivos mas dentre eles se destaca a falta de vontade ou de interesse dos empreendedores em investir no SEO, até porque isso leva tempo e muito mais esforço. Por isso a necessidade de se pagar por tráfego e quando tudo toca no seu bolso você quer economizar, ainda mais quando falamos em anúncios.
Não vou entrar em méritos de quem gera métricas para o ROI, taxa de conversão, valor de conversão e etc. Mesmo que isso seja OBRIGATÓRIO para todos Empreendedores digitais, principalmente para saber qual melhor Squeeze page do seu nicho.
Entendendo os Elementos de Uma Squeeze Page
Uma Squeeze page tem sempre uma formação padrão, as vezes alguns empreendedores variam acrescentando algo além mas há sempre 3 elementos básicos. Vamos falar sobre eles agora.
Você precisa sair daqui sabendo a importância de cada um e principalmente sabendo qual deles mais impacta o visitante.
Existem 3 grandes elementos: o headline ou título, o opt-in ou area de captura e a imagem / vídeo de captura. Eu não sei qual é a plataforma, plugin ou tema que você usa para criar sua squeeze page e se você ainda não usa nenhum recomendo muito que conheça o OptimizePress, que na minha opinião é o mais completo do mercado. A questão é que independente da plataforma, esses 3 elementos TEM que estar presentes. Sem 1 deles sua conversão já irá cair absurdamente.
Headline ou Título
O headline é a primeira coisa que o visitante vai ver ao chegar na sua Squeeze page, basicamente ele irá diferenciar sua taxa de conversão. É por isso que fazemos eternos testes A/B nos títulos, seja em e-mails, seja em anúncios ou Squeeze page, o que importa é testar.
Pensa que seu título é a sua primeira impressão. Os 5 primeiros segundos que o visitante olha para ele, tem que fazer a diferença, assim como acontece quando você encontra uma pessoa nova. A primeira impressão é a que vai ficar.
Como crescer a sua lista de emails - [Lista de emails matrix]Então use todos os princípios de copywriting necessários e principalmente conheça seu público-alvo. Cada público reage de uma forma. Cada headline vai precisar ter a sua forma de modo que atinja melhor o seu público.
Por exemplo, se eu quiser atingir um público de Empreendedores Digitais, um dos títulos que eu usaria seria esse: “Descubra Como PESSOAS COMUNS Estão Usando a Internet Para Aumentar Sua Renda e Iniciar um Negócio do ZERO…”
Opt-in ou Área de Captura
Essa parte sempre é composta por uma breve descrição, muitas vezes em forma de um “mini-headline” e logo depois um texto pequeno, ambas as mensagens passando algum sensação de persuasão.
Geralmente nessa área utilizamos apenas o Gatilho mental do Benefício ou em alguns casos a Escassez.
Como nessa área a descrição é muito curta e ela precisa ser impactante, teste bastante ela. Eu recomendo mudar a cada 3 dias de squeeze page ativa.
Imagem ou Vídeo de captura
Dependendo do seu nicho sua conversão irá melhorar com a aplicação de um vídeo ou de uma imagem. No geral, os visitantes costumam converter mais quando a Squeeze page tem um vídeo mas isso não é uma regra. Tudo novamente vai girar em torno de testes.
Eu geralmente uso uma parte no OptimizePress chamada de OverlayOptimizer, é uma área onde é aplicado um javascript encima de um botão, imagem ou algo do tipo, para que quando a pessoa clique, abra uma pop-up de captura, dando mais uma oportunidade de pegar o e-mail dela. No nicho de atuação sobre Empreendedorismo Digital e principalmente para quem é afiliado, essa é parte do OptimizePress costuma aumentar muito a conversão.
Como Melhorar de Forma Incrível Sua Conversão
Eu nunca chegaria aqui para falar de uma Squeeze Page perfeita, simplesmente porque isso não existe. Cada nicho reage de uma forma.
Eu amo o mundo do Marketing de Afiliados, então, além de me enquadrar no campo do produtor digital, ainda ganho bastante dinheiro online como afiliado. Os ramos que mais atuo fazendo anúncios e tentando gerar conversão como afiliados são: Mundo fitness, Empreendedorismo Digital e Importação.
Eu escolhi esses 3 nichos porque são áreas que eu atuo como hobby ou como profissão, então de certo modo já entendo um pouco sobre elas. Dessa forma eu consigo filtrar ao máximo os produtos que eu indico, evitando que minha audiência não se agrade e que eu converta mais de uma vez.
Quando você fideliza sua audiência, você está sempre convertendo mais e mais e então chega um ponto que você cria uma renda passiva somente com programas de afiliados, mas isso vamos discutir depois.
Voltando ao nosso foco, você precisa converter na sua Squeeze Page, utilizando menos recursos financeiros. Então vamos as recomendações por partes e no final eu digo um bônus que costuma funcionar para qualquer nicho.
Convertendo Mais Mudando Só o Headline/Título
Além de usar técnicas de copywriting e aplicar testes periódicos nos headlines, existem algumas armadilhas para chamar mais atenção do usuários nessa parte.
Essas armadilhas são baseadas na arte da persuasão das cores. Por isso minha recomendações são:
1 – Frise sempre o elemento que você quer destacar, deixando-o em negrito e algumas vezes utilizando itálico ou sublinhando.
2 – Troque a cor dos elementos que você quer destacar. O vermelho costuma funcionar MUITO para frisarmos termos super importantes, como por exemplo valores absolutos: “…. 3 KG/s por semana!”
3 – Modifique o “peso” da fonte para ela ficar mais grossa com tag em html: “font-weight: XXX px;”. Essa é uma das mais belas formas de frisar algum termo e no geral os empreendedores pouco usam ela. Então dê um destaque quanto a isso.
Alterando o Opt-in ou Area de Captura
Saber como converter mais mudando somente essa área, é a mesma coisa que você fazer eternos testes mudando o benefício que está sendo entregue na frase de persuasão.
Uma das técnicas interessante e que eu particularmente uso muito para saber qual é o melhor, é mudando a cor do botão de confirmação. Eu utilizo bastante as cores: amarelo, laranja e vermelho. Costumo aplicar também alguma sombra ou algo do tipo.
Jamais deixe seus botão totalmente retangular, isso da um aspecto ruim ao visitante. Procure utilizar bordas redondas.
Aqui também é válido modificar os elementos do texto inicial, colocando-os em negrito, itálico ou sublinhando.
E não se esqueça de oferecer a garantia de proteção para o e-mail da pessoa. Apesar dessa garantia ser a famosa “letrinha”, que fica embaixo do botão, ela aumenta sua conversão. É por isso que existe!
Lembre que essa é a parte que mais te interessa na conversão, é a aqui que o usuário vai digitar o e-mail, então não relaxe nessa parte e tenha atitude para formular ela bem.
Imagem ou Vídeo??
Se você estiver usando na sua Squeeze page uma imagem, sempre modifique ela para saber qual converte mais. Geralmente imagens mostrando screenshot de comprovantes ou algo do tipo, ajudam na conversão.
Se você estiver usando um vídeo, ele precisa ser persuasivo. Então estude sobre copywriting e se seu projeto tiver um alto valor para você, contrate um copywriter profissional porque no final sempre vale a pena!
Lembrando que quando falamos de recursos financeiros, toda boa ideia de redução de custo é válida!
Página de Captura Grátis – Aprenda Criar a Sua Passo a Passo
Ótimas dicas, pelo menos metade dessas ferramentas eu aínda não conhecia.
Vou testa-las para ver o potencial de cada.