5 ferramentas necessárias para um sistema de captura de contatos

Hoje estaremos tratando de um assunto muito, mais muito importante, que chega até ser imprescindível para quem pretende ganhar dinheiro na internet, que é o sistema de captura de contatos.

As pessoas que já ganham dinheiro na internet sabem da grande importância que é construir uma lista de contatos. Os grandes marqueteiros de sucesso que já tem grandes projetos na internet são pessoas que estão sempre a bater nessa tecla, sistema de captura de contatos, pois dizem que o dinheiro está na lista e que também é o bem mais valioso de um negócio online.

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E para você que ainda não entende desse assunto e que está começando no mundo dos blogs, hoje quero clarear a sua mente e lhe mostrar como poderá está utilizando algumas estratégias para aumentar a sua lista de contatos e consequentemente aumentar a receita do seu blog.

Mas antes de lhe mostrar as estratégias para ter um sistema de captura de contatos, vou lhe explicar o que seria uma lista de contatos. Tome nota:

LISTA DE CONTATOS

Bem, você já deve ter visto alguém oferecendo algum produto, ou algum serviço em algum site e para que você tivesse acesso a essa informação seria necessário que entrasse com seus dados, nome e e-mail. Pois bem, a partir do momento que você deixa os seus dados ali, essa empresa ou site começará a lhe enviar informações periodicamente sobre os produtos e serviços que compete a ela.

Observe que você não é o único que deixou os dados ali, a empresa trabalha para que mais e mais pessoas tenham acesso aquela determinada página, para que também mais pessoas deixem ali os seus dados e assim a lista dessa determinada empresa vá crescendo e crescendo e juntamente a probabilidade de ganhos também aumentando, pois a oferta de serviços irá alcançar várias pessoas.

A lista é imprescindível porque, mesmo você não vendendo na primeira oportunidade, você tem a possibilidade de ir trabalhando com a mesma pessoa de forma profissional até esse usuário transformar-se em um cliente. E isso já aconteceu comigo, não comprei na primeira, mas os e-mails da pessoa que me vendeu eram tão persuasivos, que logo no terceiro e-mail não resisti e acabei comprado o produto, que por sinal era muito bom.

Dito isso, vejamos algumas estratégia para aumentar a nossa lista de contatos, que por sinal tem funcionado muito bem aqui no Blog Marketing Online.

1. POPUP DOMINATION

O popup domination é uma ferramenta que é programado para aparecer assim que um site é carregado. Nele você pode capturar o nome e e-mail do usuário, ou até só o e-mail, dependendo das suas necessidades.

popupdomination

Essa é uma estratégia que muitos tem usado como um sistema de captura de contatos e funciona sem falhas, pois a ferramenta traz várias funcionalidades consigo que levam o usuário a deixar ali os seus dados. Além do template atraente, você pode colocar os anúncios chamativos, imagens de algum produto e várias outras coisas.

Outro plugin grátis para wordpress é o OptinMonster.

2. SQUEEZE PAGE

Essa é uma ferramenta que funciona exclusivamente para captura de contatos, e você deve ter a sua também.

Uma squeeze page, funciona da seguinte forma. Você precisa de Alguma coisa para oferecer em troca da captura de contatos. Pode ser um curso grátis, um e-book de qualidade, ou qualquer outro produto que traga valor acrescido para o seu subscritor. No meu caso eu ofereço um mini curso, que ensina blogueiros iniciantes a começar um negócio com blogs.

3. SISTEMA DE CAPTURA DE CONTATOS NO FACEBOOK

Use a redes sociais para divulgar os seus artigos ou trabalhos e o facebook atualmente é o ideal para capturar contatos, porém não fique preso em um único local.

4. CAIXA DE SUBSCRIÇÃO NA SIDEBAR DO BLOG

É sabido que quanto mais estratégias para captura de contatos melhor é, dessa forma você precisa implementar essa estratégia aonde puder em seu blog, como se fosse uma armadilha. E uma outra estratégia que utilizo e muitas pessoas também é colocar uma caixa de subscrição na parte superior da barra lateral do blog e no final do artigo.

5. SISTEMA DE CAPTURA DE CONTATOS NO FINAL DOS ARTIGOS

Outra estratégia, é fazer uma chamada a ação no final de todos os seus artigos. Você vai redigir os seus textos normalmente e no final você oferece alguma coisa para em troca você capturar o contato do seu leitor, caso ainda o mesmo não tenha se subscrito em sua lista. Como já citei, pode ser um e-book de qualidade, um mini-curso, enfim você poderá está usando sua criatividade.

Como Formular Melhor Sua Squeeze Page (E Converter Muito Mais Com Muito Menos)

Se você é um Afiliado ou Produtor Digital, com certeza já ouviu falar nos termos: página de captura, Landing page ou Squeeze Page. E se não ouviu, não está fazendo seu trabalho da maneira mais correta.

Antes de começar nossa explicação vamos deixar uma coisa bem clara: nosso objetivo aqui é mostrar como você pode fazer para capturar e-mails, ou seja, leads, de uma maneira mais eficiente, pagando bem menos por isso. Com isso você precisa saber diferençar os termos.

Landing Page nada mais é uma que qualquer página sua criada na internet, seja informativa, seja geral, não importa. Se você criou uma página, ela pode ser chamada de landing page, traduzindo para o português (segundo o Google Analytcs) seria o mesmo que Página de Destino.

Squeeze Page é uma página feita para um objetivo final, onde você espera uma ação do usuário, seja uma compra, seja uma captura, uma visualização de vídeo ou qualquer outra coisa que gere um impacto na pessoa e ela precise reagir contra o impacto.

E finalmente uma página de captura é aquela onde você visa a conversão de um visitante em um lead. Em termos gerais, você quer que uma pessoa chegue na sua página e só saia de lá quando ela te dê um e-mail.

A grande questão de formular uma boa Squeeze page é diminuir o seu custo. Com a grande maioria dos Empreendedores Digitais, a geração de tráfego para uma squeeze page é paga, por grande motivos mas dentre eles se destaca a falta de vontade ou de interesse dos empreendedores em investir no SEO, até porque isso leva tempo e muito mais esforço. Por isso a necessidade de se pagar por tráfego e quando tudo toca no seu bolso você quer economizar, ainda mais quando falamos em anúncios.

Não vou entrar em méritos de quem gera métricas para o ROI, taxa de conversão, valor de conversão e etc. Mesmo que isso seja OBRIGATÓRIO para todos Empreendedores digitais, principalmente para saber qual melhor Squeeze page do seu nicho.

Entendendo os Elementos de Uma Squeeze Page

Uma Squeeze page tem sempre uma formação padrão, as vezes alguns empreendedores variam acrescentando algo além mas há sempre 3 elementos básicos. Vamos falar sobre eles agora.

Você precisa sair daqui sabendo a importância de cada um e principalmente sabendo qual deles mais impacta o visitante.

Existem 3 grandes elementos: o headline ou título, o opt-in ou area de captura e a imagem / vídeo de captura. Eu não sei qual é a plataforma, plugin ou tema que você usa para criar sua squeeze page e se você ainda não usa nenhum recomendo muito que conheça o OptimizePress, que na minha opinião é o mais completo do mercado. A questão é que independente da plataforma, esses 3 elementos TEM que estar presentes. Sem 1 deles sua conversão já irá cair absurdamente.

Headline ou Título

O headline é a primeira coisa que o visitante vai ver ao chegar na sua Squeeze page, basicamente ele irá diferenciar sua taxa de conversão. É por isso que fazemos eternos testes A/B nos títulos, seja em e-mails, seja em anúncios ou Squeeze page, o que importa é testar.

Pensa que seu título é a sua primeira impressão. Os 5 primeiros segundos que o visitante olha para ele, tem que fazer a diferença, assim como acontece quando você encontra uma pessoa nova. A primeira impressão é a que vai ficar.

Então use todos os princípios de copywriting necessários e principalmente conheça seu público-alvo. Cada público reage de uma forma. Cada headline vai precisar ter a sua forma de modo que atinja melhor o seu público.

Por exemplo, se eu quiser atingir um público de Empreendedores Digitais, um dos títulos que eu usaria seria esse: “Descubra Como PESSOAS COMUNS Estão Usando a Internet Para Aumentar Sua Renda e Iniciar um Negócio do ZERO…”

Opt-in ou Área de Captura

Essa parte sempre é composta por uma breve descrição, muitas vezes em forma de um “mini-headline” e logo depois um texto pequeno, ambas as mensagens passando algum sensação de persuasão.

Geralmente nessa área utilizamos apenas o Gatilho mental do Benefício ou em alguns casos a Escassez.

Como nessa área a descrição é muito curta e ela precisa ser impactante, teste bastante ela. Eu recomendo mudar a cada 3 dias de squeeze page ativa.

Imagem ou Vídeo de captura

Dependendo do seu nicho sua conversão irá melhorar com a aplicação de um vídeo ou de uma imagem. No geral, os visitantes costumam converter mais quando a Squeeze page tem um vídeo mas isso não é uma regra. Tudo novamente vai girar em torno de testes.

Eu geralmente uso uma parte no OptimizePress chamada de OverlayOptimizer, é uma área onde é aplicado um javascript encima de um botão, imagem ou algo do tipo, para que quando a pessoa clique, abra uma pop-up de captura, dando mais uma oportunidade de pegar o e-mail dela. No nicho de atuação sobre Empreendedorismo Digital e principalmente para quem é afiliado, essa é parte do OptimizePress costuma aumentar muito a conversão.

Como Melhorar de Forma Incrível Sua Conversão

Eu nunca chegaria aqui para falar de uma Squeeze Page perfeita, simplesmente porque isso não existe. Cada nicho reage de uma forma.

Eu amo o mundo do Marketing de Afiliados, então, além de me enquadrar no campo do produtor digital, ainda ganho bastante dinheiro online como afiliado. Os ramos que mais atuo fazendo anúncios e tentando gerar conversão como afiliados são: Mundo fitness, Empreendedorismo Digital e Importação.

Eu escolhi esses 3 nichos porque são áreas que eu atuo como hobby ou como profissão, então de certo modo já entendo um pouco sobre elas. Dessa forma eu consigo filtrar ao máximo os produtos que eu indico, evitando que minha audiência não se agrade e que eu converta mais de uma vez.

Quando você fideliza sua audiência, você está sempre convertendo mais e mais e então chega um ponto que você cria uma renda passiva somente com programas de afiliados, mas isso vamos discutir depois.

Voltando ao nosso foco, você precisa converter na sua Squeeze Page, utilizando menos recursos financeiros. Então vamos as recomendações por partes e no final eu digo um bônus que costuma funcionar para qualquer nicho.

Convertendo Mais Mudando Só o Headline/Título

Além de usar técnicas de copywriting e aplicar testes periódicos nos headlines, existem algumas armadilhas para chamar mais atenção do usuários nessa parte.

Essas armadilhas são baseadas na arte da persuasão das cores. Por isso minha recomendações são:

1 – Frise sempre o elemento que você quer destacar, deixando-o em negrito e algumas vezes utilizando itálico ou sublinhando.

2 – Troque a cor dos elementos que você quer destacar. O vermelho costuma funcionar MUITO para frisarmos termos super importantes, como por exemplo valores absolutos: “…. 3 KG/s por semana!”

3 – Modifique o “peso” da fonte para ela ficar mais grossa com tag em html: “font-weight: XXX px;”. Essa é uma das mais belas formas de frisar algum termo e no geral os empreendedores pouco usam ela. Então dê um destaque quanto a isso.

Alterando o Opt-in ou Area de Captura

Saber como converter mais mudando somente essa área, é a mesma coisa que você fazer eternos testes mudando o benefício que está sendo entregue na frase de persuasão.

Uma das técnicas interessante e que eu particularmente uso muito para saber qual é o melhor, é mudando a cor do botão de confirmação. Eu utilizo bastante as cores: amarelo, laranja e vermelho. Costumo aplicar também alguma sombra ou algo do tipo.

Jamais deixe seus botão totalmente retangular, isso da um aspecto ruim ao visitante. Procure utilizar bordas redondas.

Aqui também é válido modificar os elementos do texto inicial, colocando-os em negrito, itálico ou sublinhando.

E não se esqueça de oferecer a garantia de proteção para o e-mail da pessoa. Apesar dessa garantia ser a famosa “letrinha”, que fica embaixo do botão, ela aumenta sua conversão. É por isso que existe!

Lembre que essa é a parte que mais te interessa na conversão, é a aqui que o usuário vai digitar o e-mail, então não relaxe nessa parte e tenha atitude para formular ela bem.

Imagem ou Vídeo??

Se você estiver usando na sua Squeeze page uma imagem, sempre modifique ela para saber qual converte mais. Geralmente imagens mostrando screenshot de comprovantes ou algo do tipo, ajudam na conversão.

Se você estiver usando um vídeo, ele precisa ser persuasivo. Então estude sobre copywriting e se seu projeto tiver um alto valor para você, contrate um copywriter profissional porque no final sempre vale a pena!

 

Lembrando que quando falamos de recursos financeiros, toda boa ideia de redução de custo é válida!

CONCLUSÃO

Essas são as ferramentas e estratégias que utilizo para a captura de contatos em meu blog. Você pode perceber que não existe nenhum segredo, basta você trabalhar com seriedade, comprometimento e sem preguiça para que os resultados sejam satisfatórios. Então arregace as mangas e mãos a obra.

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